COMO LEER UN LIBRO

COMO LEER UN LIBRO Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Tama 19/08/2020

Absolutamente excelente. Devia ser leitura didática sugerida. Se a cartilha alfabetiza, esse livro efetivamente ensina a ler

Victor.Novais 15/08/2020

Um verdadeiro tratado da boa leitura
Adler e Van Doren conjugaram, aperfeiçoaram os ensinamentos de Sertillanges, Payot, Guitton e Miriam Joseph e deram eles próprios suas contribuições. Um verdadeiro tratado para o desfrute de uma boa leitura de qualquer livro, seja ele teórico, seja ele prático.

Hebert 14/08/2020

Como ler livros
Um verdadeiro manual de como ler, principalmente livros de não ficção.

Talvez mais interessante ainda, seja o apêndice de leituras recomendadas pelos autores em ordem cronológica (a partir de Homero), para melhorar a capacidade de leitura, ampliar os horizontes e elevar nosso conhecimento.

Serviu para me alertar que nem só de livros de ficção vive o leitor.

"Ler bem, no sentido de ler ativamente, não é portanto, apenas um bem em si mesmo nem é apenas um meio de progredir no trabalho ou na carreira. É algo que também serve para manter nossa meste viva, sempre crescendo."

Guilherme 02/08/2020

Filosofia prática da dos estudo e da educação
Se quiser saber o que diz o livro e o que se aprende com ele basta ler o título e subtítulo.
Mesmo sendo bem antigo, eu creio ter lido a edição de 72, não sei ao certo, ainda continua relevante. Hoje em dia, com a tecnologia esse livro provavelmente seria ainda encorpado.

Em resumo, o autor propõem maneiras de encarar tipos diferentes de livro, seja para estudar, para apreciar ou o que quer seja, com uma série de regras e maneiras de encarar as propostas de cada tipo.

Algo muito interessante e que faz falta nos dias de hoje é a proposta da ética intelectual.
Vale muito a leitura.

Thiago.Silva 27/07/2020

Perfeito!
Você nunca mais lerá um obra da mesma forma. Se vc lê apenas livros de ficção talvez essa não seja uma obra para você, mas se estiver disposto a ler os verdadeiros clássicos,os livros que influenciaram a humanidade e ajudaram no seu progresso....essa obra é pra você, vá fundo e seja feliz rssss

Thalles 26/07/2020

Um manual de leitura formidável
Basicamente o autor nos toma pela mão e nos ensina que há vários níveis de leitura e que cada nível é necessário para seguinte. É um passo a passo delicioso de ler. As dicas são práticas e certeiras. Vale muito a pena.

Rinaldo 25/07/2020

Um guia clássico
Manual para ler de forma proveitosa para que a compreensão da leitura seja a mais clara possível.
Alguns trechos técnicos são cansativos, porém, o livro fornece ótimas dicas e incentiva a boa leitura.
Muito bom!

Eduardo Garcia 20/07/2020

Um manual para ler livros?
Um ótimo livro destinado aos amantes de livros. Um clássico, mas, que evidencia as características para quem adora frequentar bibliotecas e livrarias... uma ótima ideia de popularizar outros clássicos.

Valdir 15/07/2020

Mais do que ensinar como ler.
O livro é mais do que propõe-se a fazer. Ele nos ensinar a valorizar a palavra escrita! Nos estimula a nos melhorar como leitores tanto na qualidade de como lemos até no que lemos. Em nenhum lugar me senti forçado a concordar com o autor, e nem ele propõe isso, ele é humilde em tudo que diz. Valeu cada página.

beatriz.libanio 05/07/2020

Um livro de 80 anos que continua magistral
Livro 6 dos 19 livros antes dos 19 concluído com sucesso.

Sem dúvida foi o melhor livro de não ficção de 2020, os próximos que lerei terão que ser incríveis para superar o que Adler fez neste pequeno (grande) livro.

Grande por seu tamanho que se destaca na estante por ser maior e mais largo que os demais e pequeno pelo nível do assunto que trata, que poderia ser escrito em muitas páginas por se tratar de uma habilidade essencial para o aprendizado como a leitura.

Conforme adentramos no mundo literário nos deparamos com os livros que nos assustam, aqueles que de longe percebemos que estão acima das nossas capacidades e conhecimentos anteriormente obtidos, isso acontece com certos livros lidos para a graduação, livros religiosos, sobre os assuntos que lemos de forma autodidata e sobre muitos outros tópicos que irão nos interessar durante a vida.

Diante de uma situação como essa temos duas escolhas, ignorá-los ou encará-los, Adler defende a segunda e explica como tal processo pode ser realizado de forma mais tranquila, não porque o livro mudou, mas sim por você agora ter as ferramentas e métodos para ajudá-lo a entender.

O único ponto de defeito dele é que o ultimo nivel de leitura foi explicado de modo sucinto, a leitura sintópica (de diversos livros sobre o mesmo assunto) é essencial para a vida acadêmica e poderia ter sido ensinada como mais detalhes, porém os autores explicam no final que isso ocorreu pela complexidade de realizá-la em um livro, pois seria necessário a cópia integral de diversos livros para ser ensinado com detalhes o processo de consulta e pesquisa com várias obras.

Foi meu livro de cabeceira pelo último mês e com certeza será um dos mais consultados da estante, agora resta encarar o desafio proposto por Adler: Qual livro irá desafia-la e transformá-la durante a leitura?

Alan 25/06/2020

Este é um livro que pode vir agregar muito aos leitores dos diferentes estilos literários e têm a intenção de aprimorar seus entendimentos.
Até a metade do livro é interessante, mas depois fica chato. Muito massante nos conceitos.
Aos intressados, no apêndice do livro há uma lista de recomendações de leituras de obras que os autores acreditam que podem levar o leitor a outros patamares em diferentes aspectos.

Yann.Lessa 10/06/2020

Essencial
Não, esse não é um livro de alfabetização. Muito pelo contrário, ele nos educa a sairmos dos níveis elementares de leitura, aprendendo a ler de verdade, de forma ativa e solitária, buscando crescer em cada leitura.

Especialmente essencial para aqueles que estão começando na vida intelectual. Os autores, M.J. Adler e C. Van Doren podem nos auxiliar nesse labor literário.

Cada nível de leitura é bem explicado (elementar, inspecional, analítico e sintópica). Estando a ênfase no nível analítico. Não se assuste, caro leitor, ao descobrir após a leitura de "Como Ler Livros" que você não sabia ler como deveria.

EduardoCDias 08/06/2020

Não é tão simples...
Nem tão fácil como dá a entender... Se fizéssemos, para cada livro, o que é sugerido aqui, levaríamos mais de um ano para ler cada um deles... Basicamente ensina como analisar cada tipo de livro, inclusive como fazer uma leitura comparativa de livros com o mesmo assunto.

beleza 31/05/2020

Manual
Um ótimo manual para aprender a ler melhor
Principalmente livros de não ficção

Leonardo 28/05/2020

Ficou Aquém
Vi várias resenhas falando bem deste livro e acabei criando uma grande expectativa. Contudo, a leitura só foi prazerosa em seu início, da qual consegui extrair algumas dicas valiosas (como por ex. a sugestão de "conversar" com o livro - fazer anotações.). Em seu restante, acabou sendo algo prolixo e insípido.
Luciano 20/10/2020minha estante
Acho que tive essa mesma experiência, mas tem boas dicas pra ler livros difíceis.