COMO LEER UN LIBRO

COMO LEER UN LIBRO Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Lucas1429 13/11/2023

Melhor guia de leitura
O livro pretende ensinar que o aprimoramento da capacidade de leitura não anda junto com a leitura em si mesma e se nós aprendemos a crescer nossa capacidade de leitura crescemos inteiramente, é algo que serve para manter a mente viva e sempre crescendo.

Para isso á uma série de conselhos práticos que podemos resumir nas quatro perguntas básicas que devemos perguntar para todos os livros para investigar e extrair o melhor possível de tudo o que lemos:

"O livro fala sobre o quê?
O que exatamente está sendo dito, e como?
O livro é verdadeiro, em todo ou em parte?
E daí?"

É um livro muito didático mas ao mesmo tempo denso, porque explora desde a leitura mais elementar até a mais complexa que alguém pode fazer de modo que com ele podemos ter a ideia da capacidade de leitura.

Eu fiz uma resenha bastante compreensiva para servir de material de apoio. Aqueles que quiserem conhecer melhor clique no link que deixei destacado!

site: https://comolerlivros.blogspot.com/2023/10/como-ler-livros-talvez-nao-soe-tao.html

Chester 30/10/2023

Um livro que ensina a ler livros?
Meu amigo João indicou-me essa leitura e qual foi minha primeira reação? Isso mesmo, eu questionei a ideia de existir um livro que ensine a ler livros.
De início, fui fisgado pelo currículo espetacular do autor e pelo manual básico de leitura. Manual este que vai desde leituras básicas e despretensiosas até artigos científicos.
Toda a obra prepara o leitor para a conclusão que é a "leitura sintópica", uma espécie de leitura comparativa onde devemos buscar outros autores com visões diferentes do mesmo assunto. Para mim, algo bem semelhante à dialética de Heráclito: tese, antítese e síntese.
No mais, uma obra para consulta, já que nos bombardeia com informações diversas. Afinal, se existe vários tipos de leitores e vários tipos de livros, imaginemos o produto dessa equação: vários tipos de leituras!

Raphael Trivelati 26/10/2023

Simplesmente um classico...
Um classico a ser lido por todos os públicos. Estudantes, professores e leitores esporádicos. Colocar em oratica o que o livro se propõe não é das tarefas mais simples, porém te proporcionará uma evolução gigantesca no entendimento dos livros. Leitura obrigatória para estudantes e pesquisadores.

Diogo Ramos 02/10/2023

Criticando o livro de Mortimer Adler a sua maneira.
Criticando o livro de Mortimer Adler como ele nos ensina a criticar um livro.

Como Ler Livros foi publicado pela primeira vez no primeiro semestre de 1940, imediatamente se tornou um best-seller e se manteve no topo da lista dos mais vendidos nos Esta­dos Unidos por mais de um ano. Desde então, o livro continuou a ter ampla circulação, em numerosas tiragens, em brochura e capa dura, e foi traduzido para outros idiomas: francês, sueco, alemão, espanhol e italiano por exemplo.

O livro é escrito por Mortimer Jeromer Adler em parceira com Mark Van Doren, uma dupla ímpar: um dos maiores filósofos da educação do século XX e o outro um gênio por natureza, ganhador do Pulitzer.
Na versão brasileira o livro é prefaciado brilhantemente pelo grande professor José Monir Nasser, escrito de maneira condizente com a obra, sua descrição do que veremos no livro é fabulosa, intimidora e instigante.
Nasser analiza sistematicamente obras que abordam o tema do livro, que é a leitura. O professor explicita que nenhum outro livro sobre o tema foi escrito de forma sistemática e completa (no que se propõem) como essa obra, tivemos grandes obras no passado sobre tal arte, citamos a exemplo: Didascálicon (Hugo de São Vitor), A Vida Intelecutal (Sertillanges), Convito (Dante) e outros são comparados. Apesar de obras com elevadíssima contribuição tais são oriundas de ideias de resoluções particulares, isto é: não apresenta uma obra sistemática ou completa (esse não é o objetivo desses livros) pois com exceção do livro de São Vitor os mesmo tratam a leitura de forma colateral, o de Hugo por outro lado abordar a leitura de forma bastante eficaz, contudo não abordar os níveis de leitura e como alcançar ás mesmas, em Adler encontramos isso e muito além.

O livro é estruturado em quatro partes com subdivisões, totalizando vinte e um capítulos além de dois apêndices, a primeira parte trata da leitura elementar a segunda da leitura inspecional e a terceira da leitura analítica e por fim a quarta abordar a leitura sintópica. O primeiro apêndice traz uma lista de livros essenciais para uma formação clássica, uma lista muito rica (mas muito breve). O segundo apêndice traz alguns exercícios dos quatro diferentes níveis de leitura. As referências bibliográficas são de um valor descomunal, colossal.

Em direção a conclusão devo ainda salientar a quem é indicado essa obra. A obra é indicada para pessoas que desejam elevar seu nível de leitura, para pesquisadores que necessitaram da leitura sintópica, para bibliotecários que precisaram da leitura inspecional, não posso deixar de evidenciar que maior parte da população brasileira não conseguem ler além do nível elementar, se você não reconhece tal linguajar quiçá seja um sinal para ler essa obra fundamental, o contato de forma adequada com essa pérola transformara não apenas a qualidade de leitura mais além disso a forma como interpretamos as substâncias, no sentido empregado por Aristóteles.

Juh 30/08/2023

Impressões "Como Ler Livros"
A marcação de três estrelas é mais pela minha experiência pessoal do que pelo conteúdo do livro. O livro cumpre ao que oferece, é muito interessante para aqueles que buscam uma visão mais técnica e específica do estudo da literatura como um todo (abrangendo suas mais diversas faces temáticas), mas para mim a leitura foi um tanto complicada.

Talvez um dia eu o leia novamente e tenha uma outra experiência com outra visão, mas por hora, recomendo apenas para aqueles que realmente desejam estudar a literatura de forma técnica.

Rodrigo.Rocha 13/07/2023

Livro cheio de conselhos úteis para quem quer fazer uma leitura mais exigente. Vai desde o basico até o avançado sendo util para todos os tipos de leitores.
Pretendo seguir todas as regras nas minhas proximas leitura.

Dri 10/07/2023

Qualquer pessoa sabe ler um livro?
Parece bobo, mas o livro traz uma perspectiva de leitura que não nos ensinam nas escola.
O livro nos ensina a delinear, interpretar conteúdos e até a criticar livros. Apesar de ter sido escrito na década de 40, o livro é bastante atual, salvo a parte do uso das tecnologias relacionadas à leitura, criadas após este período.

"Não leia para contradizer ou refutar, bem para crer ou acreditar piamente, nem para conversar ou debater, mas para pesar e ponderar"

Romeu Felix 25/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Como Ler Livros: O Guia Clássico para a Leitura Inteligente", escrito por Mortimer J. Adler, é considerado um clássico no campo da leitura e da compreensão de textos. Publicado originalmente em 1940, o livro passou por revisões e atualizações ao longo dos anos, sendo lançada uma edição revisada em 1972 e, posteriormente, uma edição revisada e atualizada em 2010 pela editora É Realizações. O livro pretende ensinar os leitores a se tornarem leitores mais eficientes, ativos e críticos, oferecendo uma abordagem sistemática para a leitura inteligente.

Resumo do conteúdo:
O livro está dividido em quatro partes principais, cada uma abordando diferentes aspectos da leitura inteligente.

Parte 1: A abordagem ativa da leitura
Nesta parte, Adler destaca a importância de se tornar um leitor ativo, que busca compreender o significado do texto, em vez de simplesmente passar os olhos pelas palavras. Ele discute os diferentes níveis de leitura e apresenta estratégias para uma leitura mais eficaz, como identificar o tipo de livro, formular perguntas sobre o conteúdo, sublinhar e fazer anotações.

Parte 2: Os níveis de leitura
Aqui, o autor explora os quatro níveis de leitura: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Ele descreve cada nível em detalhes, fornecendo orientações sobre como abordar diferentes tipos de livros e como extrair o máximo de cada nível de leitura.

Parte 3: Tópicos especiais para a leitura de diferentes tipos de livros
Nesta seção, Adler aborda os diferentes gêneros de livros, como ficção, literatura, história, filosofia, ciência, matemática, entre outros. Ele fornece orientações específicas para a leitura de cada tipo de livro, destacando as abordagens e técnicas adequadas para extrair o máximo de conhecimento de cada obra.

Parte 4: A última análise
Na última parte do livro, Adler discute a importância da crítica e da avaliação na leitura. Ele enfatiza a necessidade de desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de formar julgamentos sobre os livros lidos. Adler também aborda a importância da leitura atenta, interpretativa e contextualizada.

Conclusão:
"Como Ler Livros: O Guia Clássico para a Leitura Inteligente" de Mortimer J. Adler é uma obra essencial para todos os amantes da leitura que desejam aprimorar suas habilidades e obter um maior aproveitamento de cada livro que leem. O livro oferece um conjunto de ferramentas e estratégias que capacitam o leitor a se envolver de forma mais profunda com os textos, compreendendo melhor seu conteúdo, identificando ideias-chave, formulando perguntas relevantes e avaliando criticamente as informações apresentadas.

Adler nos lembra que a leitura é um processo ativo e que demanda esforço e concentração. Ele nos encoraja a abandonar a leitura superficial e passiva em favor de uma abordagem mais analítica e reflexiva. Ao dominar os diferentes níveis de leitura e aplicar as técnicas adequadas a cada tipo de livro, somos capazes de explorar a vasta riqueza de conhecimento que a literatura tem a oferecer.

Além disso, "Como Ler Livros" também nos convida a pensar criticamente, a questionar as ideias apresentadas e a formar nossas próprias opiniões. Adler destaca a importância da leitura crítica e da avaliação cuidadosa dos argumentos, incentivando-nos a desenvolver um pensamento independente e sólido embasamento intelectual.

Em suma, este guia clássico sobre a leitura inteligente de Mortimer J. Adler é uma leitura indispensável para qualquer pessoa que deseja se tornar um leitor mais competente, engajado e capaz de extrair o máximo proveito de cada livro que atravessa seu caminho.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Ahmad 16/05/2023

Livro muito rico!
Cheio de alusões à grandes obras e grandes autores, esse livro do Adler explica sobre a arte da leitura e as formas para aproveitá-la ao máximo. Ele explica por meio de níveis (Leitura elementar, inspecional, analítica e sintópica) e regras, como a literatura pode ser explorada de maneira especial e técnica. Uma leitura prática, que necessita de muita atenção, mas que, com toda certeza, oferecerá muito conhecimento para os apaixonados por livros.
jasmine.mahmud 16/05/2023minha estante
??

Nominável 07/05/2023

Não falarei sobre o conteúdo.
Até porque outras resenhas certamente já o fizeram. Segue então a minha experiência pessoal com a obra: O que me trouxe a este livro foi a minha leitura anterior, uma tentativa quase frustrada de ler "O rinoceronte". Todos os insights e dicas dadas aqui foram suficientes para que nas próximas leituras eu consiga escolher o tipo de leitura necessária (que a obra exige). Ele serviu para mostrar-me que eu não sou inépto, eu só não tinha as ferramentas necessárias para a devida compreensão.
Muito obrigado por este livro existir.

Cristiane 14/04/2023

Bom livro para aprendermos como aproveitar ao máximo das leituras.

Abrange 4 tipos diferentes de leituras, além de exemplificar como ler cada tipo de livros, técnicos, literatura, poesia, etc.

Maria 24/03/2023

Achei algumas partes prolixas, o autor repetiu inúmeras vezes a mesma ideia, durante o livro todo, deixando a leitura um pouco cansativa.
Mas, em si, é um ótimo livro, explica de forma simples como ter uma boa leitura, para absorver bem o conteúdo, seja um artigo científico a um livro de história.
Gostei muito dos exercícios no final do livro, consegui praticar um pouco de interpretação na prática, com vários tipos de textos.

Kendi.Hashimoto 20/02/2023

Um guia para a leitura
O que pude tirar de melhor do livro foi a leitura inspecional e alguns insights no início, ele de certa forma em algumas partes ficou acima do meu nível de entendimento, então voltarei a ler denovo com mais calma, porém creio que já vai me ajudar bastante agora pois não vou precisar ler tudo pra decidir ler ou não o livro.

Nosso tempo é precioso e nem todo livro vale a pena ler, essa foi uma das lições que aprendi aqui e que foram muito boas, não vamos ler todos os livros do mundo, a leitura inspecional nos ajudar a ler os livros certos para alcançar nossos objetivos.

Giulia.DAria 29/01/2023

EU NÃO AGUENTAVA MAIS.
Nunca demorei tanto pra ler um livro e isso está me deixando agoniada, são muitas informações pra anotar, refletir e analisar.
O livro tem 432, gastei mais tempo anotando (são muitas dicas boas) do que lendo!
Isa 22/06/2023minha estante
Nossa tô na mesma! Não vejo a hora de acabar

Juh 30/08/2023minha estante
Te entendo hahahahah tem um capítulo que de tanto o autor falar a palavra "palavra", a própria palavra nem fazia mais sentido