COMO LEER UN LIBRO

COMO LEER UN LIBRO Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Cezar.Tosta 27/03/2021

Lugar especial na prateleira.
Um livro que nos ajuda a refletir sobre a arte de ler. É um livro prático que busca otimizar a nossa capacidade de leitura crítica, esmiuçando os detalhes para este fim. Seus ensinamentos são úteis para qualquer tipo obra e ao longo do livro isso é explícito. Os capítulos são bem organizados e seguem a lógica a que o autor se propôs a nos apresentar, facilitando a assimilação dos ensinamentos. Recomendo a todos que buscam melhorar a compreensão durante a leitura e a desfrutar dos livros com mais intensidade.

Léo_Martins 07/03/2021

Como ler livros
Um livro clássico que orienta sobre passos que ajudarão a alcançar uma leitura inteligente.

Rodrigo Celestino Menezes 04/03/2021

Útil para leitores habituais
O próprio título do livro é autoexplicativo, evidenciando exatamente a qual finalidade a obrase propõe.
Contudo, tal obviedade não se reflete no conteúdo, a meu sentir primoroso, com dicas bastante relevantes, claras e fáceis de serem implementadas para extrair o maior proveito possível da leitura, quer se trate de uma obra técnica ou ficcional.
Digno de menção, também, os exercícios na parte final do livro, que auxiliam tanto na revisão do conteúdocomo na avaliação de como está nosso grau de assimilação das informações contidas em um texto que tenhamos lido.

DAN LIMA 28/02/2021

Um livro precioso e diferenciado, que aborda de fato como se deve ler seja um livro, revista, jornal etc. Lamentável não aprender na escola esses ensinamentos indispensáveis.
Uma narrativa que convida o leitor aprender a absorver qualquer livro que a gente deseja da melhor maneira possível. É excepcional!!!
É surpreendente quando se está lendo a obra. Chega-se a conclusão que temos muito o que aprender sobre a leitura no seu substrato. Sabe-se pouco.
Percebe-se ao final do livro o porquê do brasileiro tem dificuldade de ler e de interpretar. Realmente, não se aprende a ler de verdade na escola. É uma percepção falsa.
Os tipos e as técnicas de leitura desde à básica até a avançada do livro evidenciam fatalmente de que não sabemos ler. É impressionante!!!
É uma aquisição que qualquer pessoa tem que possuir na sua estante obrigatoriamente. E consultar sempre como forma de praticar, fixar e aprender de fato. Motivo: há muitas informações, ensinamentos valiosos e a prática.
A temática é tão encantadora que ela consegue conversa com o leitor de uma maneira gostosa, envolvente, quebrando paradigmas e comprovando por meio da ciência que ler é mais do que o próprio ato em si. :-)
Um dos melhores livros que já li em toda a minha vida! Ameiiiiiiiii...!!!
Merece 10 estrelas!!! ;-)

Obs:

-As escolar deveriam indicar o livro como referência. É libertador!!!
Ziza 01/03/2021minha estante
Nossa... Fiquei curiosa.

DAN LIMA 02/03/2021minha estante
Ziza, leia quando puder. Só tem a ganhar. :-)

Luciana.Albuquerqu 28/03/2021minha estante
Esse livro esta na minha lista de desejados. Bom saber sua resenha sobre ele!

DAN LIMA 16/10/2021minha estante
Bjssssssss...Lú! ;-)

Deborah 23/02/2021

Maravilhada
Estou maravilhada com este livro. Ele se mostra realmente como um "manual de instruções" para a leitura, é um livro fantástico.

caio.lobo. 16/02/2021

Livro perfeito, o único defeito é a capa feia dessa edição.
Livro importante para quem é leitor, até mesmo para os leitores experientes. O guia gira em torno dos 4 níveis de leitura:

Leitura elementar: o nível básico que é saber ler, a alfabetização, formar as palavras, mas além disso, entender a formação da frase. Parece algo qie todos estão habituados, mas quantas vezes corremos os olhos por uma frase sem entendê-la e já passamos para outra e assim não se forma a unidade de leitura.

Leitura inspecional: é quando "fuçamos" no livro quando acabamos de comprar. Olhar índice, folhear as páginas, ler algus parágrafos aleatórios e absorver a divisão do livro. Infelizmente com o Kindle esse nível fica um pouco prejudicado.

Leitura analítica: é a leitura completa do livro, tentando absorver o máximo seu conteúdo, fazer anotações, "fazer perguntas" ao livro e sempre com foco e com auxílio da leitura inspecional.

Leitura sintópica: o nível mais profundo, onde se busca adentrar no âmago da obra, com pesquisas, ler obras relacionadas, ler obras antagônicas à leitura principal, buscar sentidos profundos ou até mesmo ocultos, meditar sobre as questões e finalmente obter as próprias conclusões racionais.

Há no final do livro exercícios para exercitar cada nível de leitura, com ótimos textos, tirados das obras de Dante, Aristóteles, Rousseau e Darwin.

Interessante também são as dicas de como ler diversos assuntos, como literatura, poesia, épicos, história, ciências, matemática, filosofia e até mesmo livros práticos.

Como José Monir Nasser disse sobre este livro, que "além de manual abrangente de técnicas de leitura, é um estudo ontológico sobre a natureza desta (a leitura)". Uma obra baseada no Trivium e Quadrivium, que segue a tradição aristotélica e escolástica, uma obra que já nasceu clássica.

P.S.: Infelizmente a capa da edição da É Realizações é horrorosa. Este é o livro que cairia bem uma capa dura e com letras douradas.
@PinkLemonade 17/02/2021minha estante
Nada como achar pessoas no skoob falando de "trivium" e "quadrivium". É reconfortante. Hahaha. Quando tu vai adentrar o estudo de lógica?

caio.lobo. 17/02/2021minha estante
Tenho medo, vai ser última coisa que vou pegar para estudar kkk

@PinkLemonade 17/02/2021minha estante
Eu também tenho adiado. No entanto, já comecei a pesquisar "bibliografia palatável " e grupos de estudo pela internet ( achei alguns). Quem sabe a gente não pode se ajudar quando formos estudar :)

caio.lobo. 17/02/2021minha estante
Que legal. Gostei da idéia.

Nina 14/02/2021

'Como ler livros' ensina a aprender com os livros que lemos
É um livro muito didático, lógico, de fácil leitura e que realmente estabelece um método para se ler melhor.

Na contramão da febre de livros para ler rápido, o Como Ler Livros, nos ensina a tirar o máximo das leituras que estamos fazendo - seja livros teóricos, práticos ou romances.

O que senti falta foi a ligação mais transcendente, artística e profunda do ato de ler com a vida e com a arte, o que, de imediato pode parecer irrelevante, mas que pra mim é a essência da leitura.

No sentido de que todo o método deveria partir desta essência primeira e não simplesmente ignorá-la. Mas eu entendo que o livro se insere numa tradição mais aristotélica da vida.

Kemuel.Ribeiro 10/02/2021

Ótimo
Gostei bem instrutivo, aprendi a ler melhor. Autor explica muito bem. Recomendo

Otoniel.Filho 19/01/2021

Como ler livros
O guia excelente para quem quer aprender a ler de verdade, sair da incompreensão e passar a ter uma visão mais apurada! Levanta a questão sobre se realmente saber ler ou achamos que sabemos. Bem o livro é um manual, um livro expositivo como próprio classifica, ele esmiúça alguns aspectos, na verdade vários, explicando tudo de maneira mais didática possível! Excelente guia! Excelente livro!

Luis.Elias 01/01/2021

Veredicto final
Um bom livro, que tem como objectivo principal ensinar o leitor a focar-se naquilo em que se deve realmente focar, caso o intuito de quem lê seja extrair de um livro o seu máximo possível que é, precisamente, entender a mensagem que um autor tem para transmitir, independentemente do seu género literário. Dos livros filosóficos aos romances, dos livros científicos à poesia (e todos os outros), Adler mostra-nos como abordar cada género literário particularmente, utilizando sempre uma linguagem bastante simples, pois este livro é direcionado à grande maioria de quem gosta de ler mas, particularmente, para quem não o sabe fazer.

Existem tipos diferentes de leitura - da mais superficial à mais exigente, existem também velocidades de leitura diferentes - que devemos ter em consideração ao pegar num livro, existem livros que nem deveriam ser lidos... ! O autor explica-nos tudo.

Para Adler, quando pegamos num livro, inicia-se uma relação autor/leitor semelhante à relação professor/aluno, em que um livro é uma mensagem, um ensinamento, uma visão que cada autor pretende transmitir. Quando essa mensagem não chega de forma clara ao leitor, um livro poderá ter sido lido "em vão" se não dermos a devida atenção, na devida altura, a determinados aspectos.

Recomendo este livro.

TheKnup 31/12/2020

Pra ler e reler
Além das muitas dicas essenciais, o carisma dos autores dá um calor muito agradável a um livro que tinha tudo pra ser muito impessoal.

Samuel M de Paula 28/12/2020

“O sujeito que leu muito, mas leu mal, deveria ser condenado, e não elogiado”
A obra de Mortimer J. Adler é uma leitura essencial para aqueles que desejam ler mais ativamente e melhor, ensinando como realizar a leitura em cada um dos estágios (elementar, inspecional, analítica e sintópica) e níveis.

O livro ensina a ler melhor diferentes gêneros literários e é recomendado em sua integralidade, se tiver tempo, ou em parte, de acordo com o gosto literário do leitor.

Em tempos de pandemia, estudos mostram que o hábito da leitura aumentou, com base na compra e download, mas a questão que se apresenta é que por muito tempo se leu pouco e mal. O sistema de ensino brasileiro ensina a ler até o segundo ou terceiro estágio, mas por ser uma leitura obrigatória e não por gosto/afinidade ocorre que muitos são excluídos desse mundo.

Caso considere a obra muito extensa recomendo a leitura do livro Estratégias de Leitura de Ismar Souza, a qual é como ele mesmo diz um resumo direto dessa obra.

Judah Figueiredo 27/12/2020

Essencial para quem quer ler melhor
Trata-se de um livro muito conhecido e indicado fora do Brasil, mas que chegou a pouco tempo para nós, brasileiros. Seus ensinamentos são de extrema importância para qualquer pessoa que queri, efetivamente, evoluir na sua leitura, haja vista que é apresentado, de maneira extremamente didática, diversas técnicas a serem empregadas em diferentes estágios da evolução na arte de ler.

Lucas 10/12/2020

Livro sensacional
Para todos os tipos de leitores. Contém dicas preciosas, recomendações práticas e, ademais, recomendações bibliográficas da melhor qualidade. Leitura indispensável.

Isis.Binder 08/12/2020

Extremamente necessário e deve ser lido conforme suas necessidades
Pretendia realmente chegar na última página, mas como o autor reforça em vários momentos e nós sabemos de forma empírica, a leitura é um hábito que se adquire e se melhora com a prática.

Li por completo as partes 1 e 2, onde Adler expõe as regras de 3 níveis da leitura (elementar, inspecional e analítica). Eu diria que as bases da leitura analítica são as mesmas de um debate: é necessário prestar atenção e argumentar, já que Adler trata um livro como uma conversa entre o autor e o leitor. A diferença é que uma das partes não está presente.Em 2020 podemos concordar que esse raciocínio analítico/crítico faz muita falta.

Sendo assim e concordando muito com o autor sobre a habilidade de leitura ser algo cumulativo de um nível p/ outro, resolvi dar por concluído depois de ler uns capítulos da parte 3, justamente aqueles que se aplicam aos tipos de livros que tenho na estante e que talvez eu me sinta mais preparada p/ mudar a forma como leio: ficção (ficção científica, quadrinhos, coleção de Sherlock Holmes) e biografias.

A parte 4, sobre leitura sintópica, envolve leitura de vários materiais simultaneamente. Não li porque não tenho esse foco. Tenho o primeiro volume do Capital de Marx e uns 2 livros de filosofia, coisas que provavelmente eu precise ler dessa forma, talvez com um material de apoio p/ leigos, mas não vai ser agora.

A única coisa que eu não entendi foi o índice remissivo desse livro. Espera-se que lá vc possa consultar as páginas onde aparecem palavras ou expressões que o autor julga importante, principalmente quando vc precisa pesquisar p/ fazer referência. O índice remissivo só possui as obras citadas. Tô aqui procurando por "leitura sintópica" e "leitura analítica", que são ideias importantes do livro, e não existe nenhuma entrada. Então, pegue um marcador de texto, post-its, lápis e marcadores laterais de página coloridos, porque vc vai precisar se quiser encontrar um trecho específico, já que o autor não deu essa ajuda.