COMO LEER UN LIBRO

COMO LEER UN LIBRO Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Samuel M de Paula 28/12/2020

“O sujeito que leu muito, mas leu mal, deveria ser condenado, e não elogiado”
A obra de Mortimer J. Adler é uma leitura essencial para aqueles que desejam ler mais ativamente e melhor, ensinando como realizar a leitura em cada um dos estágios (elementar, inspecional, analítica e sintópica) e níveis.

O livro ensina a ler melhor diferentes gêneros literários e é recomendado em sua integralidade, se tiver tempo, ou em parte, de acordo com o gosto literário do leitor.

Em tempos de pandemia, estudos mostram que o hábito da leitura aumentou, com base na compra e download, mas a questão que se apresenta é que por muito tempo se leu pouco e mal. O sistema de ensino brasileiro ensina a ler até o segundo ou terceiro estágio, mas por ser uma leitura obrigatória e não por gosto/afinidade ocorre que muitos são excluídos desse mundo.

Caso considere a obra muito extensa recomendo a leitura do livro Estratégias de Leitura de Ismar Souza, a qual é como ele mesmo diz um resumo direto dessa obra.

Judah Figueiredo 27/12/2020

Essencial para quem quer ler melhor
Trata-se de um livro muito conhecido e indicado fora do Brasil, mas que chegou a pouco tempo para nós, brasileiros. Seus ensinamentos são de extrema importância para qualquer pessoa que queri, efetivamente, evoluir na sua leitura, haja vista que é apresentado, de maneira extremamente didática, diversas técnicas a serem empregadas em diferentes estágios da evolução na arte de ler.

Lucas 10/12/2020

Livro sensacional
Para todos os tipos de leitores. Contém dicas preciosas, recomendações práticas e, ademais, recomendações bibliográficas da melhor qualidade. Leitura indispensável.

Isis.Binder 08/12/2020

Extremamente necessário e deve ser lido conforme suas necessidades
Pretendia realmente chegar na última página, mas como o autor reforça em vários momentos e nós sabemos de forma empírica, a leitura é um hábito que se adquire e se melhora com a prática.

Li por completo as partes 1 e 2, onde Adler expõe as regras de 3 níveis da leitura (elementar, inspecional e analítica). Eu diria que as bases da leitura analítica são as mesmas de um debate: é necessário prestar atenção e argumentar, já que Adler trata um livro como uma conversa entre o autor e o leitor. A diferença é que uma das partes não está presente.Em 2020 podemos concordar que esse raciocínio analítico/crítico faz muita falta.

Sendo assim e concordando muito com o autor sobre a habilidade de leitura ser algo cumulativo de um nível p/ outro, resolvi dar por concluído depois de ler uns capítulos da parte 3, justamente aqueles que se aplicam aos tipos de livros que tenho na estante e que talvez eu me sinta mais preparada p/ mudar a forma como leio: ficção (ficção científica, quadrinhos, coleção de Sherlock Holmes) e biografias.

A parte 4, sobre leitura sintópica, envolve leitura de vários materiais simultaneamente. Não li porque não tenho esse foco. Tenho o primeiro volume do Capital de Marx e uns 2 livros de filosofia, coisas que provavelmente eu precise ler dessa forma, talvez com um material de apoio p/ leigos, mas não vai ser agora.

A única coisa que eu não entendi foi o índice remissivo desse livro. Espera-se que lá vc possa consultar as páginas onde aparecem palavras ou expressões que o autor julga importante, principalmente quando vc precisa pesquisar p/ fazer referência. O índice remissivo só possui as obras citadas. Tô aqui procurando por "leitura sintópica" e "leitura analítica", que são ideias importantes do livro, e não existe nenhuma entrada. Então, pegue um marcador de texto, post-its, lápis e marcadores laterais de página coloridos, porque vc vai precisar se quiser encontrar um trecho específico, já que o autor não deu essa ajuda.

Wells.Jesus 05/12/2020

Sensacional
Eu achava que sabia ler livro, mas depois desse livro entendi que não lia de maneira adequada certo livro, e não dava a devida atenção de como eles deveriam se lido.

Adler no mostra como fazer uma leitura correta, e nos mostra os caminhos pra chegar a uma leitura satisfatória.

lucas wilson 02/12/2020

ok boomer, ou em pt-br, mama eu tiozão
o que eu esperava: um manual com boas dicas para eu tirar mais proveito do meu hábito de leitura.

o que eu li: um guia caga regra e completamente elitista querendo tecer os pilares essenciais para a leitura de uma ?boa obra?. sério, ler isso é exatamente a mesma sensação de ouvir um homem de meia idade que se acha dono da verdade fazendo palestrinha pra você.
o conceito de existir uma ?alta cultura?, que é o princípio desse livro basicamente, é totalmente escrota ao meu ver. eu entendo e compreendo os valores ?objetivos? de todas as artes, mas o valor da arte em si está na sua via subjetiva, ou seja, qualquer obra deveria ser julgada pelo seu fator de impacto pessoal acima de tudo, não pelas regras conjuntas imaginárias feitas por um bando de veio babaca a 200 anos atrás.
minha opinião é: a mona lisa é a pintura mais famosa e apreciada do mundo, mas um desenho da minha irmãzinha de 3 anos é subjetivamente melhor pra mim, e no final isso que importa.
não nego que existe valor nos clássicos, mas fingir que você prefere a Odisseia de Homero do que Harry Potter apenas porque as GRANDES REGRAS DA LITERATURA te dizem isso, é simplesmente estupido.
eu nem consegui ler esse livro inteiro porque tava puto com esse discurso do autor, mas se eu marcar como ?abandonado? não dá pra expressar minha putidão através dessa resenha.
enfim, aprecie o que é arte para você. goste do que você mais goste sem se basear nas regras de ninguém do que você deveria gostar. arte é o que você faz dela. e se vídeo de tartaruga gemendo no youtube ilumina seu coração como ilumina o meu, é ARTE SIM.
e que livros como esse parem de ser publicados, porque isso aqui já era antiquado a 60 anos atrás.
Gustavo Lima 04/12/2020minha estante
Você disse: "qualquer obra deveria ser julgada pelo seu fator de impacto pessoal acima de tudo".

Ora, mas todas as obras sugeridas no livro de Adler fizeram exatamente isso. Essas obras causaram, e ainda causam, impacto na vida de milhões de pessoas. Se o critério do valor de uma obra é esse, então essas obras não estão lá por causa de meras "regras conjuntas imaginárias feitas por um bando de veio babaca a 200 anos atrás". Você não acha?

lucas wilson 05/12/2020minha estante
não

Jamayra Greyce 07/12/2020minha estante
MAMA EU TIOZAO KKKKKKKKKK

Maurício 01/01/2021minha estante
Porra men eu ia comprar ele para o Kindle me fez reprender 10x

lucas wilson 03/01/2021minha estante
comprar eu n recomendo, mas se ficar curioso pra ler >https://b-ok.lat/s/?language=portuguese< esse site é ótimo ?

Ave Fantasma 04/01/2021minha estante
Me divertindo para caramba com suas resenhas! Talvez eu ainda leia esse livro por diversão, porque fiquei curiosa pelas cagações de regra kkkkkkkkk

Alex 20/03/2024minha estante
Livretinho liberal de merda. O que Olavo de Carvalho e Adam Smith tem a ver com teoria literária?? O cara enfiou doutrinação liberal num manual de leitura de 400 páginas que poderia ter sido escrito em 200 se não enchesse tanta linguiça. Ele ?ensina? a ler livros sem referenciar nenhum teórico real da literatura e ainda deixa evidente que o que ele precisava mesmo era de um manual sobre como escrever livros. Redundante e desnecessário. É um liberalism for dummies.

Polliana 23/11/2020

Guia de Leitura para Estudantes jovens e adultos
O autor conseguiu neste livro ensinar o passo a passo para fazer a leitura eficiente de qualquer livro, texto, ou qualquer outro escrito.

O que eu, particularmente, mais gostei, foi a parte da leitura inspecional, que me ajudará muito em meus estudos e leituras diárias. Sempre tive o hábito de ler o sumário (quando não era muito grande, agora lerei todos), capa, contracapa e orelhas. Mas achei incrível fazer uma inspeção no conteúdo do livro, identificar partes principais e etc., antes de fazer uma leitura mais detalhada (a analítica).

A leitura analítica, ou interpretativa, é o coração do livro, o autor gasta muitas páginas com esse assunto, que é de extrema importância. Neste ponto, gostei especialmente do primeiro estágio, por possuir algumas regras que eu não seguia, e que também poderei implementar aos meus estudos.

A leitura sintópica ajudará em algum tipo de pesquisa mais específica a ser feita, não será muito útil no dia a dia, mas foi muito bem explicada e certamente seguirei as regras citadas pelo autor quando precisar fazer algo do tipo.

Gabriel1141 23/11/2020

Um dos manuais que todo bom leitor deveria ler!
O título pode,a princípio, causar uma estranheza e repulsa do tipo: ??isso só pode ser piada...Um livro que te ensina a ler?????? Eu também pensava isso até pegar a obra de fato para ler.

Extremamente completa e detalhada de como aprimorar a leitura e suas nuances. Além de indicar vários livros que vale a pena ler ao longo da obra. Sempre que eu preciso, volto a revisar certos pontos.

Lukedo 23/11/2020

O livro tem informações extremamente importantes, mas vendo por outra perspectiva, ele é prolixo demais. Aqueles que conseguem ler esse livro já não precisam dele, realmente. Podem até tirar informações boas e úteis com a leitura, como foi meu caso, mas o autor se delonga demais e com isso quebra o ensino para aqueles que realmente querem aprender a ler (de verdade).

Sabrina382 11/11/2020

Como ler livros
Como ler livros nos transmite técnicas de leitura, interpretação, análise e muitos conceitos essenciais para não só lermos por ler, mas sim, lermos com qualidade buscando entender o que o autor quer nos passar de conhecimento.

Foi possível pegar muitos insigths através dessa leitura. O autor cumpre o que propôs nos fazendo aprofundar nos diversos tipos de livros.

Apesar de muitos aprendizados, o livro não causou o efeito que eu esperava e em diversos momentos se tornou uma leitura lenta e cansativa. Em todo caso, acredito que se aplique bem a todos que desejam se aprofundar em diversos métodos de leituras e tipos de livros e aconselho que leiam com calma buscando entender as propostas do autor.

Luciano 02/11/2020

Necessário pra quem gosta de ler
O livro abre muitos horizontes,pra quem esta acostumado a ler de um jeito apenas,mostra que existem outras formas de ler todos os tipos de livros,do fácil ao mais difícil, do simples ao mais complexo,como não gosto de todos os tipos de livro,creio que vou usar apenas uma forma,mas é legal as dicas e válidas pra quem gosta de ler.

FePFdeO 20/10/2020

Simplesmente perfeito. A obra elabora regras gerais e específicas de como ler livros de maneira inteligente com vistas à aquisição de cultura/conhecimento. Fornece exemplos concretos de como isso pode ser feito, além de indicar uma lista de grandes clássicos do Ocidente que devem compor uma biblioteca básica de estudos para o longo prazo.

Nat @nat.amora 02/10/2020

Essencial
Um livro de 400 páginas sobre como ler livros? Sim!
Este livro é um clássico para todos aqueles que desejam obter o maior proveito das leituras que fizerem. O livro nos ensina a fazer a leitura em diferentes níveis (elementar, inspecional, analítico e sintópico) e a calibrar nossa expectativa e método de leitura ao tipo de livro que pretendemos ler (ficção, filosofia, história, ciências exatas etc.).
Não se trata de forma alguma de um livro sobre leitura dinâmica, mas sim sobre como ler melhor, efetivamente absorvendo o que nos é apresentado e nos tonando capaz de emitir um juízo crítico realmente válido sobre a obra lida. O livro visa principalmente capacitar leitores a ler obras que estão acima de seu nível intelectual atual, ampliando seus horizontes para que possam entendê-los e apreciá-los.
O livro, apesar de extenso, é muito bem organizado, o que torna a leitura fácil e fluida e traz ao final uma lista de livros cuja leitura é recomendada.

@srlucasm 21/09/2020

Manual de uma boa leitura
Começo fazendo uma pergunta estranha: "Você sabe ler um livro?". Muitos vão responder que sim. Agora vou reformular a pergunta: "Você sabe ler bem um livro?". Nem sempre lemos corretamente um livro. Para te ajudar a melhorar a sua leitura apresentarei a você o livro de Mortimer Adler.

Escrito no século XX, o livro é um manual de como ler. O autor apresentará quatro níveis de leitura. Muitos estão no nível 1, o nível elementar. É o nível que separa um alfabetizado de um analfabetizado. O nível 2 é o nível inspecional. Esse nível vai além de um simples leitor. Nesse nível, o leitor "radiografa" o livro e tenta entender do que esse livro trata. O nível 3 é a leitura analítica. É o nível que o leitor lê o livro e, de acordo com as regras desse nível, ele faz "perguntas" sobre o conteúdo do livro. O último nível é a leitura sintópica. É o nível mais complexo, e pode envolver outros livros.

Nem todo o livro é igual. Não adianta querer ler um livro de ficção como se fosse um livro prático, por exemplo. Existem diversos tipos de literatura. No livro você será orientado sobre como ler os livros de ficção, os livros práticos e os livros teóricos. Ao final, existem questões para você exercitar o seu nível de leitura e possui também recomendação de livros.

Interessou-se e deseja ser um leitor melhor? Eis aí o livro. O preço é salgado, mas o valor será um investimento para você extrair o melhor de um bom livro. Que esse livro possa aumentar o seu desejo por ler livros; e não só desejar, mas ler e lê-lo bem. Boa leitura.

Att,
Lucas M.

André 27/08/2020

Como ler livros
O que escrever após a leitura de um livro como esse? Somente aceitar minha ignorância e ficar feliz por ter aprendido um pouco mais com esse autor. Mortmer Adler talvez tenha me feito entender o que significa leitura, um método fantástico para aprender. Estou grato por ter a oportunidade de ler esse livro.
Leituras e Reflexões 27/08/2020minha estante
Eu estava muito era curiosaaaaaa... pra saber o que você tinha achado! Que toppppp!! Foi bom, né? Amei também... eu achava que arrasava lendo, vi o tamanho da minha ignorância kkkkk TOP A SUA RESENHA!

Inaldo 28/08/2020minha estante
Sem dúvida, André. A vida de leitor pode se resumir a isto: antes de Mortimer Adler e depois de Mortimer Adler.

André 28/08/2020minha estante
Vdd! Rs

Daniela 31/08/2020minha estante
Eitaaa...ainda com mais vontade de lê lo

André 31/08/2020minha estante
Sim, gostei muito! Como disse o próprio autor temos de selecionar muito bem o que lemos.