Noite Sobre as Águas

Noite Sobre as Águas Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Noite Sobre As Águas

@tigloko 11/08/2020

Uma boa história que terminou fraquíssima
Até a metade do livro estava gostando. Os elementos de espionagem, os pontos de vistas bem diferenciados, o contexto da época, o funcionamento de um hidroavião (como era perigoso fazer uma viagem dessas). Tudo isso estava enriquecendo muito a minha experiência. Mas daí o ritmo desacelerou. Como se tivessem situações ali só para aumentar o número de páginas. E no final acelerou de novo, com a resolução dos personagens sendo concluída de forma apressada. Foi uma leitura oscilante demais. Porém ainda quero ler outros livros mais conhecidos do autor, apesar de não ter gostado tanto fiquei com uma boa impressão do jeito dele de contar a história.
Sandra Rosa 11/08/2020minha estante
Leia sim, a escrita dele amadureceu muito!

@tigloko 11/08/2020minha estante
opa ai sim :D tem alguma recomendação ?

Sandra Rosa 11/08/2020minha estante
Dele eu só li OS PILARES DA TERRA, mas acompanho todas as resenhas que posso e nunca ninguém se arrepende de ler seus livros.

@tigloko 11/08/2020minha estante
hmm vou adicionar na lista entaum :)

CML 24/11/2020minha estante
a trilogia "o século" é excelente! retrata, em cada livro respectivamente, a primeira guerra mundial, a segunda e a guerra fria. Tem também a chave de rebecca, excelente! E espiãs do dia D, muito bom também!! Sou fã do autor!

@tigloko 29/11/2020minha estante
Opa indicações anotadas :)

Gabi Baschirotto 01/04/2021

Sensacional
Talvez essa resenha seja suspeita, porque Ken Follet é disparado meu autor favorito. E com esse livro, eu só confirmo o porquê ele tem esse posto por aqui.
A conexão entre os personagem, a história e o jeito que ele leva tudo até o final são brilhantes! E que final! Vale muito muito a pena!
LuisIV 01/04/2021minha estante
Só li 1 dele até agr, quero "maratonar" as obras... Comecei por " o homem de São Petersburgo", qual vc recomenda que seja o próximo?

Gabi Baschirotto 01/04/2021minha estante
É incrível né? Ler Ken Follet é um caminho sem fim. Se vc está disposto a ler as trilogias, eu começaria por Pilares da Terra, que foi leu livro preferido da vida. Mas ?Queda de Gigantes? e os demais também são sensacionais. Se for nas obras únicas, ?O Buraco da Agulha? é maravilhoso também.

LuisIV 01/04/2021minha estante
Pilares da terra tá no meu carrinho da Amazon, o volume único... Acho q vai ser o próximo então

Gabi Baschirotto 01/04/2021minha estante
É apaixonante! Um monstrinho no número de páginas, mas quando vc viu já acabou ?

LuisIV 01/04/2021minha estante
Li It a coisa recentemente, nd mais me assusta ?

Gabriel1994 17/01/2023

Uma viagem luxuosa que pode vir a ser perigosa...
Noite Sobre as Águas foi meu quinto livro lido do mestre Ken Follett e uma grata surpresa dentre os livros do homi!

Noite Sobre as Águas vai se passar em setembro de 1939, pouco antes do início da segunda guerra mundial e vai contar a histórias dos personagens a bordo de um luxuoso e gigantesco hidroavião que vai transportar alguns passagens por um trajeto longo, atravessando o Atlântico.

Um homem branco com opiniões nazistas deploráveis, madames formosas e esbeltas, uma mulher empoderada dona de si e do próprio negócio, a cobiça de interessados além da amizade, a aventura de jovens apaixonados alá Titanic durante essa viagem no hidroavião, uma ameaça impactante ao piloto da aeronave, uma mudança drástica de planos e de viagem, um sequestro e um mistério com o espaço para uma colab (Easter egg) de um personagem emblemático do best seller O Buraco da Agulha... Tudo isso em uma trama muito bem desenvolvido pelo mestre de Ficção Histórica, Romances e Espionagem, Ken Follett!!!

Um livro que me cativou de maneira surpreendente e positiva! Confesso que quando peguei Noite Sobre as Águas para ler achei que estivesse mediante a uma tentativa de romance romântico de Ken Follett (o que é uma meia verdade), mas fui pego de surpresa com a narrativa deste livro!

Aqui o Ken Follett vai trabalhar com diversos personagens de personalidades, lugares, pensamentos e destinos diferentes, sendo assim tendo que explorar as diversidades e características individuais deles. Para sacar melhor a diferença da narrativa deste livro para as outras obras envolvendo espiões e vilões do tipo, a construção dessa história se assemelha bastante com a adotada na trilogia O Século pelo próprio Ken Follett... É uma escrita com uma pegada de ficção familiar ou aqueles romances com diferentes pontos de vistas, trabalhando o romance e o impacto individual em cada um.

Curti demais ter lido esse livro na época (livro lido em 2021). Recomendo muito essa leitura!! Um digníssimo 5 estrelas de um dos meus escritores favoritos, Ken Follett.
Cacauzinha1 17/01/2023minha estante
Também amo esse autor já li uns dois dele ou três não lembro bem , leia também Contagem Regressiva se ainda não leu .

Gabriel1994 17/01/2023minha estante
Li em 2021 Noite Sobre as Águas. Contagem Regressiva tá na minha mira, pretendo ler algum dia! Estou terminando o último da trilogia O Século do Ken Follett, muito bom!!

Cacauzinha1 17/01/2023minha estante
Vou por na minha lista essa trilogia

Naty__ 13/03/2020

Este é o primeiro livro que li de Ken Follett. O autor é considerado um dos mestres do suspense. A propaganda contida na contracapa nos relata que ele arrasta o leitor para um redemoinho de intriga e romance. Fica até difícil não querer ler com uma sinopse tão chamativa e uma indicação tão promissora.

Iniciei a leitura sem esperar tanto do autor e da história. Quis ir devagar para não me decepcionar com tanta expectativa. E posso afirmar que isso não aconteceu. Follett não decepciona de forma alguma, mas também não foi aquela leitura surpreendente em todos os momentos. Senti-me presa do início ao fim e aquele final foi surpreendente num pequeno detalhe. Os outros foram normais até demais. No entanto, esse único fator foi o suficiente para predominar e me fazer querer ler outro livro dele.

Uma coisa que não posso negar é a capacidade de Follett criar personagens, cada um com suas peculiaridades. O leitor consegue se simpatizar, desejar o bem, o mal e uma série de sentimentos com cada um. São vários deles neste livro e, em cada capítulo, adentramos numa história, ansiando para que cada um seja desvendado o mais rápido possível.

Estamos no mês de setembro do ano de 1939, após o Reino Unido declarar guerra à Alemanha. Um hidroavião, o mais luxuoso do mundo, está prestes a partir da costa sul da Inglaterra a Nova York. A bordo dele encontram-se diversas pessoas de classes distintas, seja da sociedade ou da escória da humanidade. Uma das principais motivações para os passageiros deixarem o continente é a guerra, mas não somente. Eles querem se distanciar do próprio passado.

A história começa de uma forma instigante e o final do primeiro capítulo deixa o leitor preso ao segundo. Os passageiros estão confinados por trinta horas em meio a todo o conforto, mas tudo pode ocorrer e tirar o sono de cada um. Afinal, nessa época voar é uma arte arriscada e pode ocasionar vários perigos inimagináveis. Quer saber o que ocorreu? Leia o livro e descobrirá.

Além dos vários personagens, existe algo em comum que fará a ligação com todos. Embora os capítulos sejam alternados, como mencionei, nenhuma história foi escrita em vão. Existe um fator determinante para cada personagem estar ali e ter a sua vez de aparecer. Posso afirmar que Kollett soube fazer isso muito bem.

Temos a presença da segunda guerra mundial no livro, mas esse não é o foco e então apenas vemos alguns flashes sobre ela. Foi uma leitura proveitosa e que, ao final, me fez enxergar pontos que estava cega enquanto lia. O autor jogou mistérios no ar e foi nos revelando a cada momento – alguns não tão misteriosos assim.

A capa do livro representa parte do que a história tem: romance. Além de conseguir retratar uma imagem da referida época. A diagramação é demasiadamente simples, mas que proporciona um conforto ao leitor por conter as páginas amareladas. A revisão não deixou a desejar. Se você gosta de mistérios, este livro é o seu lugar, mas o alerto porque nem todos são incríveis, alguns são até previsíveis. No entanto, o principal eu duvido que você descubra!

Quotes:
“Enquanto esperavam, no entanto, falavam sobre a guerra com seus sotaques ingleses. As crianças estavam empolgadas, os homens discorriam em voz baixa sobre tanques e artilharia e as mulheres apenas exibiam expressões sombrias”.

“- Diga-lhes para não se preocuparem – declarou, com mais confiança do que na verdade sentia. – O homem pode deixar Southampton, mas nunca chegará a Nova York”.

“- Você vai receber as instruções no avião, de um homem chamado Tom Luther.
[...]
- Mas o que vocês querem que eu faça? – Indagou Eddie.
- Cale a boca. Luther lhe explicará tudo. E é melhor você seguir as ordens ao pé da letra se quiser ver sua esposa outra vez”

“A esposa pegou a mala no quarto e lhe entregou depois que ele vestiu o paletó. Ela ergueu o rosto e Eddie beijou-a rapidamente.
- Não saia de casa zangado comigo.
Mas ele saíra.
E agora, parado num jardim, em outro país, a milhares de quilômetros, com o coração tão pesado quanto chumbo, especulava se tornaria a ver sua Carol-Ann”.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/08/resenha-noite-sobre-as-aguas.html
Angela Cunha 23/03/2020minha estante
Eu li tão pouco do autor que ouso afirmar que não o conheço. Aliás, penso que até quem lê muito de Ken, nunca o conhecerá de fato. O cara manda bem demais. Uma coisa que acho ruim, mas oh, ruim no bom sentido, é que seus livros normalmente são calhamaços e com letras muito pequenas. Aí a dona cegueta aqui não consegue ler.
Mas adorei a resenha e sim, se puder, um dia, lerei!!!
Beijo

Michelle 09/07/2020minha estante
Apesar de nunca ter lido Ken sei que suas obras são aclamadas tanto pelo público quanto pela crítica

Gigi 27/12/2021

Um trailer dos anos 30
Espionagem, guerra, luxo e gangster. Há uma riqueza de informações sobre o luxuoso hidroavião usado de cenário neste livro. Inimaginável que se atravessasse o atlântico nele. Inimaginável o quanto ele dependia do fator humano para voar. Realmente, a geração dos nossos avós fora a mais corajosa.
Mas quanto ao livro, bom, como todos os livros de K. Follet, mas é fato o quanto ele ficou espetacular com os anos. Neste livro, há muita ação, muitos personagens envolventes e outros nem tanto, as histórias são interessantes e o suspense fica mesmo para o final. Empolgante!
Alessander.Oliveira 27/12/2021minha estante
Entrou pra fila?

CLAUDIA 25/04/2021

Maravilhoso
Uma história envolvente com personagens cativantes, uma mistura de aflição, romance, suspense!! Vale muito a pena a leitura uma viagem maravilhosa!!
Joy 25/04/2021minha estante
Oi! Criei um grupo no WhatsApp para leitores. Lá falamos sobre livros, séries etc. Se quiser entrar, manda teu número com DDD no meu direct que eu te add! ??

José Carlos 25/08/2017

Muito bom!
Li o livro em 2 dias! Não conseguia parar!
@bibliotecadanat 01/09/2017minha estante
Tb nao consegui parar! Amei!

tadeu-cz 18/03/2017

dei só 2 estrelas porq esperava mais de ken follett, achei o livro meio massante e muito previsível, na minha opinião uma leitura fraca. nem comparar com as espiãs do dia d por exemplo que foi sensacional !
Alessandra.Melli 24/04/2019minha estante
Concordo, gosto muito dos livros dele, mas esse em especial me decepcionou...

Veruska 12/11/2016

Surpresa sobre as águas
Esse é um daqueles livros que você leva a tiracolo para todo lugar, só esperando uma oportunidade para ler mais uma página. A história tem como palco o Clipper, um hidroavião luxuosíssimo, em uma de suas travessias sobre o Oceano Atlântico em 1939. Os primeiros capítulos são dedicados à história de alguns personagens, e aí é interessantíssimo destacar como mais à frente todos eles estarão interligados em um enredo de intriga, paixão e suspense, em um dinâmica que deixa o leitor cada vez mais ansioso e apreensivo pelo seu desenrolar. O desfecho, enfim, é surpreendente, com reviravoltas para tantos personagens em um voo de 30 horas. Fantástico! Recomendo!
tadeu-cz 16/03/2017minha estante
olha , dei 2 estrelas , a história é meio monótona , achei meia previsível, esperava mais de ken follet . um ótimo autor , mas achei a história um pouco parada . nem comparar com as espiãs do dia d por exemplo . um show de livro .

ÃLINHO 13/12/2013

O autor é um dos melhores romancista que conheço. Este livro não é um dos campeões, mas mesmo assim vale a pena. Uma história bem bolada, que prende sua atenção do começo ao fim.

Caiuby 29/09/2015

Este foi o primeiro livro que li de Ken Follet e gostei bastante. Nota-se que o autor teve cuidado ao articular ações das personagens com os detalhes da história para que pareça verossímil. Neste esforço ele acrescentou reviravoltas interessantes e personagens humanizados e com profundidade psicológica. Achei seu estilo de escrever um outro diferencial importante porque é envolvente e torna a leitura flúida: percorri 507 páginas da edição de bolso (letras pequenas) sem perceber. Mas nem tudo são elogios. O autor se estende em descrições desnecessárias sobre procedimentos de vôo, locais e vestuário que não acrescentaram na história. E a maneira como organizou a sucessão dos eventos na primeira parte do livro é confusa porque o leitor tem que manter em memória várias linhas do tempo de personagens que não se relacionam e frequentes mudanças nas locações onde as histórias se passam. A impressão é que de ele tencionou escrever em uma dinâmica de roteiro para TV. Felizmente nas demais partes do livro a passagem do tempo torna-se linear a história fica muito melhor. Ainda é cedo para ter uma opinião formada sobre sua extensa obra. Enfim, comprei outros dois livros...

Fátima Lopes 26/06/2016

Decepcionante
Trama pobre, com toques de aventura e suspense para atrair o interesse do leitor. Os trechos românticos são inverossímeis e apelativos. É difícil acreditar que este livro foi escrito pelo mesmo autor da ótima trilogia "O Século".

Blog Leio Livro 08/09/2016

Me decepcionei
Eu sempre tive vontade de ler um livro de Ken Follet e achei que Noite sobre as águas seria um bom começo, visto os milhares de elogios que encontrei. Não foi bem o que aconteceu, pois não consegui me ligar nesse livro. Achei ele meio maçante, com uma linguagem chata e difícil, que não flui.
Leia mais na resenha do Blog Leio Livro, no link a seguir ;-).

site: http://leiolivro.com.br/noite-sobre-as-aguas/

Monique 25/09/2016

Nunca decepciona
Ken Follett e suas obras que nunca decepcionam.
Noite sobre as águas é um livro que fala sobre um avião luxuoso que viaja da Inglaterra para os Estados Unidos com passageiros ricos, prisioneiros e até um cientista fugindo da Alemanha Nazista.
E a estória se desenrola dentro do magnifico avião.
Um amor nasce.
Um casamento termina.
Um marido traído se paixona.
Uma esposa é sequestrada.

Tudo isso com diálogos bem desenrolados e personagens inesquecíveis.
Vale a pena ler!!!

Greice Negrini 06/10/2016

Como sempre perfeito!
Clipper é um estilo de hidroavião que ficou muito famoso no final da década de 30 pois fazia a travessia da América para a Europa e vice-versa no período de trinta horas direto. Logicamente quem utilizava este meio de transporte era somente pessoas que tinham um grande poder aquisitivo já que o preço da passagem era o mesmo que metade de uma casa naquela época ou então um carro luxuoso. O conforto era garantido, sendo que as poltronas viravam camas e as refeições eram dignas de notas altas, com uma tripulação formada especialmente para trabalhar em grandes rotas.

Em 1939 Hitler acabava de colocar a Alemanha em guerra e muitas pessoas estavam saindo de seus países. também outras muitas estavam entrando para lutar na batalha, sendo que era uma honra para pessoas proteger seu país. A Inglaterra também estava entrando na guerra e outros países já faziam o mesmo. Para fugir do caos, alguns precisavam escapar para a América, a fim de não serem capturados por nazistas ou serem perseguidos por serem nazistas.

No Clipper uma diversidade de pessoas com interesses diferentes estava para partir para a América naquele que seria um dos últimos voos. A família Oxenford precisava fugir de todo o caos, já que o Lord Oxenford sempre pregou que o nazismo deveria ser instalado na Inglaterra. Não podia levar nada de sua riqueza e estava indo embora sem absolutamente nada a não ser algumas joias raras escondidas entre os pertences familiares.

Dentre os passageiros também havia um renomado cientista judeu procurado por Hitler, uma artista famosa, uma princesa russa, dois policiais, um prisioneiro e diplomatas com suas mulheres. A verdade é que muita intriga havia se revelado entre pessoas durante o processo antes da viagem para o Clipper. Cada um tinha sua vida e ela foi transformada de alguma forma.

A principal vida no avião era a de Eddie Deakin, o engenheiro. Trabalhava com muito orgulho mas agora tinha recebido uma ligação com uma grande ameaça. Sua esposa havia sido sequestrada e sua vida somente seria poupada se ele seguisse instruções de uma passageiro do Clipper. Ele não poderia levar a aeronave até o destino final. Uma vida estava em suas mãos, ou melhor, duas já que sua mulher estava grávida.

Os tripulantes e os passageiros dependiam de um engenheiro que sempre fez tudo certo para todos e que estava sendo ameaçado. Agora durante uma viagem de trinta horas ele vai precisar conhecer cada um e descobrir o que está acontecendo antes do destino final.

O que falo sobre o livro?

Veja mais em: http://www.blogandolivros.com/2016/09/noite-sobre-as-aguas-ken-follett.html

site: http://www.blogandolivros.com/2016/09/noite-sobre-as-aguas-ken-follett.html