Noite Sobre as Águas

Noite Sobre as Águas Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Noite Sobre As Águas

Francisco 07/03/2023

Uma das melhores histórias de Follett
Após algumas semanas do início da Segunda Guerra Mundial em 1939, com a declaração de participação da Inglaterra no conflito, diversas pessoas decidem deixar o país por muitas razões e ir para os Estados Unidos viajando no primeiro vôo Inglaterra-Novo Mundo, algo novo com uma duração da apenas vinte e sete horas.

Cada personagem é muito bem desenvolvido e torna-se impossível não gostar de nenhum, pois acompanhamos suas mazelas, tristezas e angústias que lhes impulsionam à viajar para a América. Além disso, Follett conduziu muito bem a história até o final: suspense,romance e inúmeras reviravoltas até seu desfecho.

Recomendo sem hesitação alguma. Esse livro pode ser facilmente lido para uma primeira experiência com o autor, pois como um todo não é de decepcionar. O único questionamento ue permaneceu em minha mente ao final foi: "O que aconteceu com Peter, o irmão de Nancy Lenehan no final?".

Diana279 02/04/2021

Meu Deus que história maravilhosa, vc passa o livro inteiro "sabendo" o que está acontecer com cada passageiro, e o motivo de alguns para irem nessa viagem, mas no final, descobre que o motivo é totalmente diferente, a história é tão bem feita, que te deixa chocado com a revelação no final. A cada livro que leio desse autor, me encanto mais.

Andre.Vieira 27/03/2023

Primeiro do Follett do ano
Bom, nessa minha jornada de querer lê todos os livros do melhor autor de todos os tempos. "Noite Sobre as Águas" foi o meu oitavo livro do FOLLET que eu leio. Nossa, OITAVO, conheci no final de 2021.
Segue a ordem: "As Espiãs do Dia D", "Tripla Espionagem", "O Homem de São Petesburgo", "O Buraco da Agulha", "O Vôo da Vespa", "Uma Fortuna Perigosa", "Um Lugar Chamado Liberdade"
Vamos nos ater sobre esse aqui.
Temos vários personagens, a família Oxenford, um ladrãozinho de jóias, uma mulher casada que foge com Ricardão, o mecânico ex militar, uma atriz famosa e alguns outros. Cada personagem muito bem contado, Follet vai te cativando com sua escrita, seus personagens maravilhosos, cada um com seus problemas, suas aventuras, decepções. Até que todos os personagens se reúnem para pegar Clipper da Pan American com o destino ao Estados Unidos da América.
Foi o livro do Ken que eu mais me acabei de da risada hahahaha fora o alívio cômico, tem ação, aventura, romance, divergências políticas, aquele clima de novela que o autor sabe fazer e muito bem.

Uma conversa que achei muito bom.

"Já encontrei alguns fascistas. Quase sempre são pessoas assustadas."

"Por dentro, no entanto, vivem apavorados. É por isso que gostam de marchar de um lado para outro usando uniformes... Sentem- se seguros quando fazem parte de um bando. É por isso que não gostam de democracia... É incerta demais. Ficam felizes numa ditadura, na qual se sabe o que vai acontecer em seguida e o governo não pode mudar de repente."
" Os fascistas estão sempre com raiva. Muitas vezes são pessoas que se decepcionaram com a vida por algum motivo."

Não tem como não comparar no que acontece nos dias de hoje, não é?

Minha nota é 9,9

CLAUDIA 25/04/2021

Maravilhoso
Uma história envolvente com personagens cativantes, uma mistura de aflição, romance, suspense!! Vale muito a pena a leitura uma viagem maravilhosa!!
Joy 25/04/2021minha estante
Oi! Criei um grupo no WhatsApp para leitores. Lá falamos sobre livros, séries etc. Se quiser entrar, manda teu número com DDD no meu direct que eu te add! ??

AlessandroNunes 14/05/2023

A capacidade de Ken Follet misturar História com romance de suspense é sensacional! Nunca decepciona! Uma leitura dinâmica, informativa e muito agradável! Excelente livro!

Alessandratss 31/12/2020

Esperava um bom suspense, recebi um romance chato.
Entendo que esse não é um dos melhores livros do autor. Escolhi esse justamente para conhecer se era um tipo de leitura para mim antes de pegar seus calhamaços, porém esperava bem mais do que foi apresentado.

Situado a bordo do Clipper, o maior avião de passageiros de sua época, esse livro conta a história de um grupo distinto de passageiros fazendo uma das últimas viagens antes do serviço ser suspenso por causa da Segunda Guerra Mundial. Com direito a triângulo amoroso, um ladrão insignificante com esperança de escapar da prisão, uma família nobre em desgraça, entre outros.

A premissa é cativante, fortes ideias históricas, personagens intrigantes, com alguns momentos emocionantes e cheios de suspense, mas com um péssimo desenvolvimento.

Tenho que confessar que a escrita do autor é ótima, me lembrou até em alguns momentos os romances da Agatha Christie. E foi interessante no começo, saber os problemas pessoais dos personagens e como eles os enfrentam, só que na metade do livro se tornou uma grande novela mexicana, em que NADA de verdade acontece, com cenas de sexo aleatórias e um final completamente apressado.

Gabi Baschirotto 01/04/2021

Sensacional
Talvez essa resenha seja suspeita, porque Ken Follet é disparado meu autor favorito. E com esse livro, eu só confirmo o porquê ele tem esse posto por aqui.
A conexão entre os personagem, a história e o jeito que ele leva tudo até o final são brilhantes! E que final! Vale muito muito a pena!
LuisIV 01/04/2021minha estante
Só li 1 dele até agr, quero "maratonar" as obras... Comecei por " o homem de São Petersburgo", qual vc recomenda que seja o próximo?

Gabi Baschirotto 01/04/2021minha estante
É incrível né? Ler Ken Follet é um caminho sem fim. Se vc está disposto a ler as trilogias, eu começaria por Pilares da Terra, que foi leu livro preferido da vida. Mas ?Queda de Gigantes? e os demais também são sensacionais. Se for nas obras únicas, ?O Buraco da Agulha? é maravilhoso também.

LuisIV 01/04/2021minha estante
Pilares da terra tá no meu carrinho da Amazon, o volume único... Acho q vai ser o próximo então

Gabi Baschirotto 01/04/2021minha estante
É apaixonante! Um monstrinho no número de páginas, mas quando vc viu já acabou ?

LuisIV 01/04/2021minha estante
Li It a coisa recentemente, nd mais me assusta ?

@tigloko 11/08/2020

Uma boa história que terminou fraquíssima
Até a metade do livro estava gostando. Os elementos de espionagem, os pontos de vistas bem diferenciados, o contexto da época, o funcionamento de um hidroavião (como era perigoso fazer uma viagem dessas). Tudo isso estava enriquecendo muito a minha experiência. Mas daí o ritmo desacelerou. Como se tivessem situações ali só para aumentar o número de páginas. E no final acelerou de novo, com a resolução dos personagens sendo concluída de forma apressada. Foi uma leitura oscilante demais. Porém ainda quero ler outros livros mais conhecidos do autor, apesar de não ter gostado tanto fiquei com uma boa impressão do jeito dele de contar a história.
Sandra Rosa 11/08/2020minha estante
Leia sim, a escrita dele amadureceu muito!

@tigloko 11/08/2020minha estante
opa ai sim :D tem alguma recomendação ?

Sandra Rosa 11/08/2020minha estante
Dele eu só li OS PILARES DA TERRA, mas acompanho todas as resenhas que posso e nunca ninguém se arrepende de ler seus livros.

@tigloko 11/08/2020minha estante
hmm vou adicionar na lista entaum :)

CML 24/11/2020minha estante
a trilogia "o século" é excelente! retrata, em cada livro respectivamente, a primeira guerra mundial, a segunda e a guerra fria. Tem também a chave de rebecca, excelente! E espiãs do dia D, muito bom também!! Sou fã do autor!

@tigloko 29/11/2020minha estante
Opa indicações anotadas :)

BANNWART 21/03/2020

Ótima leitura!
Muito bom! Vc de vê preso aos destino de cada um dos passageiros e como a vida de cada um deles se entrelaça! Muito bom!

Anita Pêssego 17/06/2020

Leitura Sensacional
O cenário era a Inglaterra em 1939, após o Reino Unido declarar guerra à Alemanha.
Uma seleta parte de afortunados da época, gângsteres e fugitivos da justiça, veem a oportunidade de escapar da guerra atravessando o Atlântico sobre o mar, a bordo de um luxuoso hidroavião, com destino aos Estados Unidos.
A partir desta perspectiva o autor narra essa viagem cruzando as histórias dos tripulantes de uma maneira SENSACIONAL, muito bem estruturada, uma das melhores que já li, repleta de suspense, momentos de tensão e romance.
"Sentia-se dividida por deixar a Inglaterra no momento em que a guerra começara. Parecia uma covardia, mas era grande a emoção de partir." (Pag 89)
Boa Leitura!

Antunes 04/03/2022

Noite sobre as águas - UMA GRANDE NOVELA
Um dos meus escritores preferidos, para tanto fazer uma resenha crítica sem ser imparcial é bastante complicado!

Nesse romance (quase uma novela das 9:00, podemos dizer.. hehehehe) Follet nos apresenta uma gama de personagens completamente diferentes, cada um deles totalmente diferentes entre si e tento apenas um fator em comum... um hidroaviões gigantesco que vai levar essas personagens pra longe da segunda guerra mundial que se inicia.

Muito longe dos acontecimentos épicos dos seus livros com fatos históricos como "PILARES DA TERRA" ou mesmo da "TRILOGIA O SÉCULO", aqui temos uma história mais simples, que vai direto ao ponto mas que me chamou a atenção principalmente pelo desenvolvimento dos personagens!

Se existe uma "falha" talvez seja a conclusão que é muito apressada!!!

Sugiro como uma leitura de abertura do autor!!!

A resenha completa em vídeo sai no canal logo, logo!!! ?

Gabriel1994 17/01/2023

Uma viagem luxuosa que pode vir a ser perigosa...
Noite Sobre as Águas foi meu quinto livro lido do mestre Ken Follett e uma grata surpresa dentre os livros do homi!

Noite Sobre as Águas vai se passar em setembro de 1939, pouco antes do início da segunda guerra mundial e vai contar a histórias dos personagens a bordo de um luxuoso e gigantesco hidroavião que vai transportar alguns passagens por um trajeto longo, atravessando o Atlântico.

Um homem branco com opiniões nazistas deploráveis, madames formosas e esbeltas, uma mulher empoderada dona de si e do próprio negócio, a cobiça de interessados além da amizade, a aventura de jovens apaixonados alá Titanic durante essa viagem no hidroavião, uma ameaça impactante ao piloto da aeronave, uma mudança drástica de planos e de viagem, um sequestro e um mistério com o espaço para uma colab (Easter egg) de um personagem emblemático do best seller O Buraco da Agulha... Tudo isso em uma trama muito bem desenvolvido pelo mestre de Ficção Histórica, Romances e Espionagem, Ken Follett!!!

Um livro que me cativou de maneira surpreendente e positiva! Confesso que quando peguei Noite Sobre as Águas para ler achei que estivesse mediante a uma tentativa de romance romântico de Ken Follett (o que é uma meia verdade), mas fui pego de surpresa com a narrativa deste livro!

Aqui o Ken Follett vai trabalhar com diversos personagens de personalidades, lugares, pensamentos e destinos diferentes, sendo assim tendo que explorar as diversidades e características individuais deles. Para sacar melhor a diferença da narrativa deste livro para as outras obras envolvendo espiões e vilões do tipo, a construção dessa história se assemelha bastante com a adotada na trilogia O Século pelo próprio Ken Follett... É uma escrita com uma pegada de ficção familiar ou aqueles romances com diferentes pontos de vistas, trabalhando o romance e o impacto individual em cada um.

Curti demais ter lido esse livro na época (livro lido em 2021). Recomendo muito essa leitura!! Um digníssimo 5 estrelas de um dos meus escritores favoritos, Ken Follett.
Cacauzinha1 17/01/2023minha estante
Também amo esse autor já li uns dois dele ou três não lembro bem , leia também Contagem Regressiva se ainda não leu .

Gabriel1994 17/01/2023minha estante
Li em 2021 Noite Sobre as Águas. Contagem Regressiva tá na minha mira, pretendo ler algum dia! Estou terminando o último da trilogia O Século do Ken Follett, muito bom!!

Cacauzinha1 17/01/2023minha estante
Vou por na minha lista essa trilogia

Henrique Moutinho 29/03/2022

Ken Follett não decepciona, mas ainda assim me surpreendeu. Um livro que se passa durante uma viagem de avião tem tudo para ser monótono e cansativo. Não é o que acontece. A história é bastante dinâmica, com personagens interessantes e várias histórias em paralelo.

Millene 05/02/2023

Não se engane achando que é um thriller
Que livro ruim! Normalmente tento ser gentil nas resenhas de livros que não gostei mas esse é ruim mesmo

É uma história meio caótica, conta a história de vários passageiros que vão numa viagem para os EUA, a 2° Guerra acabou de começar então os passageiros vão por diversos motivos, fugir, à força, dinheiro, etc etc
A parte do thriller é que um dos mecânicos é obrigado a fazer que o avião mude de rota para fszer a troca com uns gangsters e recuperar sua esposa. O livro seria bem melhor se focasse nesse thriller.

Ao invés disso, o livro foca demais nos relacionamentos amorosos dos passageiros, é a garota que procura liberdade dos pais e se apaixona por um cara dentro do voo, é uma mulher que foge com o amante, a história de uma viúva que aprende a amar de novo.
Até tem umas historia por trás mas o autor foca tanto em apresentar a historia de cads personagem (que são muitos) que o thriller fica em terceiro plano.

Além disso, eu não entendi bem o que o autor pretendia, ele até tenta fazer as mulheres parecerem fortes e independentes que parecem tão determinadas mas isso tudo é na superfície e todos os problemas delas são resolvidos por seus parceiros românticos.

Mas o que mais me fez detestar esse livro é a quantidade de cenas de sexo explícitas por motivo nenhum, o autor é daqueles fala dos seios da mulher em qualquer oportunidade que tiver e nada justifica ele escrever uma cena explicita entre duas menores de idade.

Marcelo.Castro 19/12/2020

Não muito bom
Nesse livro Follett foge um pouco de sua melhor característica - fazer romances fictícios a partir de fatos históricos. Embora a história tenha sua base veridica - e ocorra em um momento histórico crucial (começo da 2a Guerra Mundial) - tais questões são meros detalhes e não afetam significativamente o desenrolar da história. Não que não estejamos diante de um bom romance, mas comparando com outras obras do autor, não temos a mesma qualidade. Os aspectos policiais da trama até conferem algum dinamismo a história, mas nada arrebatador. É impossível não lembrar de Assassinato no Expresso do Oriente, mas sem um Poirot à bordo, ficamos só com a lembrança mesmo. No fim das contas temos um bom livro, mas que claramente fica abaixo de outras grandes obras do autor.