Noite Sobre as Águas

Noite Sobre as Águas Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Noite Sobre As Águas

Millene 05/02/2023

Não se engane achando que é um thriller
Que livro ruim! Normalmente tento ser gentil nas resenhas de livros que não gostei mas esse é ruim mesmo

É uma história meio caótica, conta a história de vários passageiros que vão numa viagem para os EUA, a 2° Guerra acabou de começar então os passageiros vão por diversos motivos, fugir, à força, dinheiro, etc etc
A parte do thriller é que um dos mecânicos é obrigado a fazer que o avião mude de rota para fszer a troca com uns gangsters e recuperar sua esposa. O livro seria bem melhor se focasse nesse thriller.

Ao invés disso, o livro foca demais nos relacionamentos amorosos dos passageiros, é a garota que procura liberdade dos pais e se apaixona por um cara dentro do voo, é uma mulher que foge com o amante, a história de uma viúva que aprende a amar de novo.
Até tem umas historia por trás mas o autor foca tanto em apresentar a historia de cads personagem (que são muitos) que o thriller fica em terceiro plano.

Além disso, eu não entendi bem o que o autor pretendia, ele até tenta fazer as mulheres parecerem fortes e independentes que parecem tão determinadas mas isso tudo é na superfície e todos os problemas delas são resolvidos por seus parceiros românticos.

Mas o que mais me fez detestar esse livro é a quantidade de cenas de sexo explícitas por motivo nenhum, o autor é daqueles fala dos seios da mulher em qualquer oportunidade que tiver e nada justifica ele escrever uma cena explicita entre duas menores de idade.

Ratinha da Biblioteca 15/12/2022

E o dom que esse autor tem de me transportar para a história é maravilhoso!
Em "Noite Sobre as Águas" vamos acompanhar uma viagem de hidroavião da Inglaterra para os Estados Unidos após a Inglaterra e França declararem guerra contra o Hitler e a Alemanha. Destacando que naquela época, esse hidroavião era um dos únicos a sobrevoar o Atlântico e o meio mais rápido, pouco mais de 26 horas, enquanto um navio levava semanas.

Na primeira parte da história vamos conhecer alguns personagens e suas motivações pessoais, assim como vamos descobrir suas razões para embarcar no Clipper, o hidroavião. A partir do momento que embarcam, vamos vivenciar suas relações ali, conhecer outras pessoas e tentar descobrir seus motivos naquela viagem, porque de pano de fundo temos um sequestro da esposa do engenheiro chefe do Clipper e o pedido de resgate é "pouse o avião onde um dos nossos lhe comunicar durante o voo."

Eu fiquei fascinada quanto a imersão que eu senti lendo, boa parte da história se passa dentro do avião relatando a convivência e os causos dessas pessoas ali, sem puxar o passado. Eu passei a gostar e também a detestar alguns personagens só conhecendo-os ali. Como se tivesse embarcado junto, sabe? Foi incrível!

Eu recomendo muito, esse livro além de ser um prato cheio de história (afinal, Follett pra mim é o melhor do gênero ficção histórica), esse livro também entrega com maestria um suspense delicioso e aflitivo, uma pitada de romance e choquem, até cenas quentes 🔥 Eu me via pensando na história e nos personagens nos momentos em que não podia estar lendo. E apesar de Pilares da Terra ter meu coração, Noite Sobre as Águas acabou de ganhar o posto de Livro Favorito do Ken Follett pra mim!

Guy 19/08/2021

Emoção no hidroavião, não só pela navegação
Um bom suspense de Ken Follett que cria diversas situações todo o tempo, vários cenários e personagens, com muito dinamismo destacando o desconhecido, curioso e luxuoso hidroavião Clipper. O final lembra um pouco os clichês de filmes americanizados, mas não desmerece o livro.

Jessica1248 22/03/2021

Leitura fluida
Eu amo a narrativa do Ken, sério, nunca vi alguém escrever sobre ficção histórica de forma tão leve e gostosa de acompanhar.

Os paralelos que ele criou, de cada personagem e em como as histórias de todos se afunilaram para juntarem-se em um mesmo ponto, foi sensacional.

Um livro com reviravoltas, romances fervorosos em meio ao voo e suas paradas, sequestro, gângsters, nazismo, traições e a guerra iminente de 1939. Narrativa que eu não pude desgrudar os olhos.

Maria 28/05/2020

30 horas de suspense em cima do Atlântico
Como o fluxo de ideias surge e se desenvolve para Ken Follett. Isso foi o que se passou em minha mente assim que fechei o livro.
Nesse mesmo dia ouvi de uma youtuber famosa uma frase que fez todo o sentido e de certa forma se encaixa bem ao tema desse livro; " Existem muitas histórias que se passam na Segunda Guerra Mundial, mas poucos se passam na Primeira Guerra". Fiquei pensando sobre o limbo que o espaço entre as duas grandes guerras também representa, ninguém fala muito sobre aquilo que antecedeu a Segunda Guerra, ou sobre aqueles que não podiam fazer nada ao tempo que muitos estavam na linha de frente contra ideais extremistas.
E não é justamente nesse limbo que muitos estão vivendo, bem agora? Quando é considerado sensato o simples fato de ficar em casa, para proteger a si e aos demais.
Bom, sobre o livro não há como dizer que esse cara (o autor) não é um mestre do gênero que escreve. Como adorei ver as histórias se desenrolando e se encontrando dentro do Clipper. Margaret e Mervyn foram meus personagens favoritos a todo tempo e não teriam fim melhor, assim como Harry e sua lábia que garantiram um lugar cativo em um divã do Clipper e no meu coração.
Ao julgamento de 3/5 estrelas, é a falta que me fazem respostas sobre o futuro de alguns personagens. Mas nada que abale minha devoção em leitura.

Naty__ 13/03/2020

Este é o primeiro livro que li de Ken Follett. O autor é considerado um dos mestres do suspense. A propaganda contida na contracapa nos relata que ele arrasta o leitor para um redemoinho de intriga e romance. Fica até difícil não querer ler com uma sinopse tão chamativa e uma indicação tão promissora.

Iniciei a leitura sem esperar tanto do autor e da história. Quis ir devagar para não me decepcionar com tanta expectativa. E posso afirmar que isso não aconteceu. Follett não decepciona de forma alguma, mas também não foi aquela leitura surpreendente em todos os momentos. Senti-me presa do início ao fim e aquele final foi surpreendente num pequeno detalhe. Os outros foram normais até demais. No entanto, esse único fator foi o suficiente para predominar e me fazer querer ler outro livro dele.

Uma coisa que não posso negar é a capacidade de Follett criar personagens, cada um com suas peculiaridades. O leitor consegue se simpatizar, desejar o bem, o mal e uma série de sentimentos com cada um. São vários deles neste livro e, em cada capítulo, adentramos numa história, ansiando para que cada um seja desvendado o mais rápido possível.

Estamos no mês de setembro do ano de 1939, após o Reino Unido declarar guerra à Alemanha. Um hidroavião, o mais luxuoso do mundo, está prestes a partir da costa sul da Inglaterra a Nova York. A bordo dele encontram-se diversas pessoas de classes distintas, seja da sociedade ou da escória da humanidade. Uma das principais motivações para os passageiros deixarem o continente é a guerra, mas não somente. Eles querem se distanciar do próprio passado.

A história começa de uma forma instigante e o final do primeiro capítulo deixa o leitor preso ao segundo. Os passageiros estão confinados por trinta horas em meio a todo o conforto, mas tudo pode ocorrer e tirar o sono de cada um. Afinal, nessa época voar é uma arte arriscada e pode ocasionar vários perigos inimagináveis. Quer saber o que ocorreu? Leia o livro e descobrirá.

Além dos vários personagens, existe algo em comum que fará a ligação com todos. Embora os capítulos sejam alternados, como mencionei, nenhuma história foi escrita em vão. Existe um fator determinante para cada personagem estar ali e ter a sua vez de aparecer. Posso afirmar que Kollett soube fazer isso muito bem.

Temos a presença da segunda guerra mundial no livro, mas esse não é o foco e então apenas vemos alguns flashes sobre ela. Foi uma leitura proveitosa e que, ao final, me fez enxergar pontos que estava cega enquanto lia. O autor jogou mistérios no ar e foi nos revelando a cada momento – alguns não tão misteriosos assim.

A capa do livro representa parte do que a história tem: romance. Além de conseguir retratar uma imagem da referida época. A diagramação é demasiadamente simples, mas que proporciona um conforto ao leitor por conter as páginas amareladas. A revisão não deixou a desejar. Se você gosta de mistérios, este livro é o seu lugar, mas o alerto porque nem todos são incríveis, alguns são até previsíveis. No entanto, o principal eu duvido que você descubra!

Quotes:
“Enquanto esperavam, no entanto, falavam sobre a guerra com seus sotaques ingleses. As crianças estavam empolgadas, os homens discorriam em voz baixa sobre tanques e artilharia e as mulheres apenas exibiam expressões sombrias”.

“- Diga-lhes para não se preocuparem – declarou, com mais confiança do que na verdade sentia. – O homem pode deixar Southampton, mas nunca chegará a Nova York”.

“- Você vai receber as instruções no avião, de um homem chamado Tom Luther.
[...]
- Mas o que vocês querem que eu faça? – Indagou Eddie.
- Cale a boca. Luther lhe explicará tudo. E é melhor você seguir as ordens ao pé da letra se quiser ver sua esposa outra vez”

“A esposa pegou a mala no quarto e lhe entregou depois que ele vestiu o paletó. Ela ergueu o rosto e Eddie beijou-a rapidamente.
- Não saia de casa zangado comigo.
Mas ele saíra.
E agora, parado num jardim, em outro país, a milhares de quilômetros, com o coração tão pesado quanto chumbo, especulava se tornaria a ver sua Carol-Ann”.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/08/resenha-noite-sobre-as-aguas.html
Angela Cunha 23/03/2020minha estante
Eu li tão pouco do autor que ouso afirmar que não o conheço. Aliás, penso que até quem lê muito de Ken, nunca o conhecerá de fato. O cara manda bem demais. Uma coisa que acho ruim, mas oh, ruim no bom sentido, é que seus livros normalmente são calhamaços e com letras muito pequenas. Aí a dona cegueta aqui não consegue ler.
Mas adorei a resenha e sim, se puder, um dia, lerei!!!
Beijo

Michelle 09/07/2020minha estante
Apesar de nunca ter lido Ken sei que suas obras são aclamadas tanto pelo público quanto pela crítica

Léo 04/02/2020

Que livro maravilhoso
No meu projeto Ken Follett 2020, consegui finalizar o primeiro deste ano. Já imaginou como era voar num luxuoso avião, numa época em que sobrevoar o Atlântico era algo novo, arriscado e nem um pouco barato. O livro proporciona isso. Ele te faz sentir dentro deste hidroavião, como um dos passageiros. E para quem ama coisas sobre aviação, como eu, a obra é um prato cheio com detalhes sobre tudo do Clipper, como funcionam, procedimentos de pouso e decolagem, etc. Para quem não é entusiasta, pode parecer chato esse nível de descrição do autor que acaba travando o andamento da história, mas pessoalmente não me incomodou. O desenvolvimento dos personagens é muito bem feito, fazendo com que você se sinta próximo de cada um deles e entenda suas frustrações, desejos, sonhos. Além disso, o suspense criado pelo livro é fantástico. A obra aborda temas tão importantes para a atualidade que vivemos, mesmo tendo sido escrito há quase 30 anos! A primeira coisa que é notável no livro são personagens femininas fortes, onde os créditos são todos da esposa do autor, Bárbara Follett, que faz uma consultoria sobre as personagens mulheres em todos os seus livros e garantir que sejam verossímeis. O discurso antifascista, a luta de classes e a conivência de industriais por movimentos de extrema direita tornam o livro ainda mais próximo da realidade e o autor faz isso magistralmente. Ken Follett é de fato um mestre em escrever romances históricos e Noite Sobre as Águas se tornou um dos meus favoritos do autor. Recomendo bastante a leitura.

Bete 22/07/2021

To até agora besta com o final? ken follet, foi você mesmo que escreveu esse livro? Não parece nada com os outros dele?

Alemão 16/07/2022

Noite sobre as águas
Outro sucesso deste escritor brilhante! Ken Follett consegue te manter dentro das história com muito dinamismo na escrita! Indico de maneira enfática para leitores que gostam deste estilo!

MariBreyer 06/12/2020

Livro maravilhoso, como todos do Ken Follet( eu adoro). Ritmo ágil, passado quase em sua maioria numa noite apenas mas num excelente ritmo.
Excelente

Katielly1 12/10/2020

Simplesmente amei!
É uma ficção histórica perfeita. Início da Segunda Guerra Mundial. Um avião de luxo como cenário. Totalmente cativante.
Conforme os personagens vão aparecendo, suas histórias sendo contadas e suas interações entre si acontecendo, o livro vai ficando cada vez mais emocionante. A atenção é completamente prendida. Fiquei totalmente sem fôlego no ápice do enredo.
Virou um dos meus livros favoritos.

Mika 20/04/2022

A narrativa não me prendeu
A narrativa de um vôo revolucionário saindo da Inglaterra em meio a guerra, e que os passageiros não sabe é que não vão pra o destino escolhido, devido uma chantagem que o engenheiro de vôo recebe, e ele vai ter que mentir e articular pra fazer um pouso de emergência em um determinado lugar.

Rejane 08/10/2020

Noite sobre as águas
Setembro de 1939. Início da Segunda Guerra Mundial um luxuoso hidroavião sai da Inglaterra em direção a Nova Iorque. Aborda suspense,espionagem e romance.

Caiuby 29/09/2015

Este foi o primeiro livro que li de Ken Follet e gostei bastante. Nota-se que o autor teve cuidado ao articular ações das personagens com os detalhes da história para que pareça verossímil. Neste esforço ele acrescentou reviravoltas interessantes e personagens humanizados e com profundidade psicológica. Achei seu estilo de escrever um outro diferencial importante porque é envolvente e torna a leitura flúida: percorri 507 páginas da edição de bolso (letras pequenas) sem perceber. Mas nem tudo são elogios. O autor se estende em descrições desnecessárias sobre procedimentos de vôo, locais e vestuário que não acrescentaram na história. E a maneira como organizou a sucessão dos eventos na primeira parte do livro é confusa porque o leitor tem que manter em memória várias linhas do tempo de personagens que não se relacionam e frequentes mudanças nas locações onde as histórias se passam. A impressão é que de ele tencionou escrever em uma dinâmica de roteiro para TV. Felizmente nas demais partes do livro a passagem do tempo torna-se linear a história fica muito melhor. Ainda é cedo para ter uma opinião formada sobre sua extensa obra. Enfim, comprei outros dois livros...

Maria Tereza 17/03/2021

Condenado pela ressaca
Noite sobre as Águas teria me encantado muito mais em outros tempos, mas nem por isso deixa de ser ótimo!
Após uma profunda ressaca literária, tentei fazer com que esse livro me ajudasse a voltar aos eixos, mas apenas condenei essa leitura a uma experiência arrastada e sem muita empolgação.
O enredo em si faz meu estilo e com certeza me fascinou em muitos momentos, em especial os conflitos finais. Alguns acontecimentos me foram óbvios e sem surpresas, mas no geral a leitura me agradou.
Apesar dos pesares, esse livro me ajudou a passar o tempo em momentos de tédio e espera, portanto... Obrigada, Ken Follett.