Noite Sobre as Águas

Ken Follett

Resenhas - Noite Sobre As Águas

Wagner 18/06/2021

Bom passa-tempo
Para quem já leu ken follett não há novidade, mas é um bom divertimento. O único personagem real do livro é o hidroavião Boeing 314 onde a trama se desenvolve. O início da segunda grande guerra é apenas mencionado, não
tendo muita relevância. O estilo é o de sempre, contando um pouco da vida de cada personagem e depois todos se encontrando. O final é bem exagerado e inverossímil, mas o fato é que dá vontade de ler de uma vez só.

Maria Tereza 17/03/2021

Condenado pela ressaca
Noite sobre as Águas teria me encantado muito mais em outros tempos, mas nem por isso deixa de ser ótimo!
Após uma profunda ressaca literária, tentei fazer com que esse livro me ajudasse a voltar aos eixos, mas apenas condenei essa leitura a uma experiência arrastada e sem muita empolgação.
O enredo em si faz meu estilo e com certeza me fascinou em muitos momentos, em especial os conflitos finais. Alguns acontecimentos me foram óbvios e sem surpresas, mas no geral a leitura me agradou.
Apesar dos pesares, esse livro me ajudou a passar o tempo em momentos de tédio e espera, portanto... Obrigada, Ken Follett.

Joana 11/07/2020

Muito bom! O livro é um pouco lento no começo mas depois que engrena vale muito a pena!

Jéssica 11/10/2022

Que final, que final...
Em noite sobre as águas Ken Follett nos conta uma história eletrizante que se desenvolve num curto espaço de tempo. Fora uma passagem de dois a três dias com o intuito de nós contextualizar sobre os personagens, Ken nos dá (como sempre) uma aula de história envolvida em uma trama envolvente de suspense corrida contra o tempo. Em um voo (um dos poucos ocorridos antes da Segunda Guerra) da Inglaterra aos Estados Unidos diversos personagens vivem seus dramas e sonham com a nova vida que os aguarda. A cereja do bolo se dá pelo suspense de alguém determinado a fazer o hidroavião mudar sua rota. Quem está por trás dessa missão? Qual o objetivo de todo esse trabalho? São pontos que nos questionamos ao longo de todas a história e ficamos doidos para ler só mais um capítulo e descobrir o que irá acontecer. Como sempre, Ken Follet entrega uma escrita fluida, cheia de fatos históricos e referências culturais que nos prendem do início ao fim. E para completar tudo um final cheio de ação, de deixar o leitor sem fôlego.

José Carlos 25/08/2017

Muito bom!
Li o livro em 2 dias! Não conseguia parar!
@bibliotecadanat 01/09/2017minha estante
Tb nao consegui parar! Amei!

Cintia (@jeitolivrodeser) 21/11/2021

Mais uma leitura incrível do Ken Follett! Me envolvi com as histórias pessoais dos passageiros do hidroavião, me apeguei a alguns personagens, torci contra outros, fiquei tensa com o sequestro em andamento, e o desfecho final de tudo foi de tirar o fôlego.

Romance, suspense, perigo, traição, fortes emoções. Adorei!!!

Leo 06/11/2021

Vôo transatlântico em plena segunda guerra mundial
Já imaginou como era voar num luxuoso avião, numa época em que sobrevoar o Atlântico era algo novo, arriscado e nem um pouco barato. O livro proporciona isso. Ele te faz sentir dentro deste hidroavião, como um dos passageiros. E para quem ama coisas sobre aviação, como eu, a obra é um prato cheio com detalhes sobre tudo do Clipper, como funcionam, procedimentos de pouso e decolagem, etc. Para quem não é entusiasta, pode parecer chato esse nível de descrição do autor que acaba travando o andamento da história, mas pessoalmente não me incomodou. O desenvolvimento dos personagens é muito bem feito, fazendo com que você se sinta próximo de cada um deles e entenda suas frustrações, desejos, sonhos. Além disso, o suspense criado pelo livro é fantástico. A obra aborda temas tão importantes para a atualidade que vivemos, mesmo tendo sido escrito há quase 30 anos! A primeira coisa que é notável no livro são personagens femininas fortes, onde os créditos são todos da esposa do autor, Bárbara Follett, que faz uma consultoria sobre as personagens mulheres em todos os seus livros e garantir que sejam verossímeis. O discurso antifascista, a luta de classes e a conivência de industriais por movimentos de extrema direita tornam o livro ainda mais próximo da realidade e o autor faz isso magistralmente. Ken Follett é de fato um mestre em escrever romances históricos e Noite Sobre as Águas se tornou um dos meus favoritos do autor. Recomendo bastante a leitura.

Paulo.Cesar 06/06/2021

Mais um de Ken Follet....
Primeiramente deixarei registrado que esse é o primeiro livro do autor que não tem foco real em ambientes da segunda guerra, o que achei bem interessante.

O autor conseguiu manter uma narrativa intrigante e nada repetitiva, mesmo o cenário do livro sendo somente um hidroavião americano.

Gostei do desenvolvimento de todos os personagens e suas motivações, além da trama ser interessante no modo geral, mas infelizmente devo dizer que é o "pior" livro do autor que eu já li.

Enfim, é mediano, na minha opinião.

Clara3370 31/03/2022

Eu fiquei absolutamente envolvida por esse livro! O Clipper B-314 é um pu7a avião foda, eu fiquei olhando o mapa do avião, lendo fatos históricos sobre ele, vendo as viagens? e o final é muito surpreendente! Ele tem umas cenas de romance bem adolescentes, então não é um livro mega sério ! Mas é super legal pra quem quer uma leitura leve e cativante

Fabio.Barbosa 19/10/2021

Otimo
Mais um livro que li deste autor, que acabou me surpreendendo é muito, achei top como a trama se desenvolveu

Juliana 14/08/2022

Se passa no início da segunda guerra na Inglaterra. Toda trama se desenrola em poucos dias, mas vale muuuiiiittttoooo a pena. Personagens bons, trans inteligente. Super recomendo.

Fátima Lopes 26/06/2016

Decepcionante
Trama pobre, com toques de aventura e suspense para atrair o interesse do leitor. Os trechos românticos são inverossímeis e apelativos. É difícil acreditar que este livro foi escrito pelo mesmo autor da ótima trilogia "O Século".

Rosana 17/10/2017

Maravilhoso
Sem palavras para descrever o autor simplesmente sensacional o livro sem o foco tradicional d do autor espionagem , recomendo.

Bruna 27/03/2024

Prometeu tudo e entregou nada. Pela sinopse eu achava que esse livro seria ótimo, enredo bom... Porém não me prendeu. Achei a leitura demorada e os personagens fracos e chatos. E esse negócio de se apaixonar/amar a pessoa em menos de 24h??? Sério, não dá. Uma pena, porque eu realmente criei muitas expectativas.

Patricia 26/10/2016

Noite Sobre as Águas
Toda a narrativa do livro se desenvolve no voo do hidroavião Clipper que faz o trajeto da Europa para America e vice e versa. Durante o voo, que é pioneiro e por esse motivo também um tanto arriscado, somos envolvidos pelas historias de Margaret, uma moça da aristocracia britânica que quer se ver livre da tirania do pai fascista.

Harry, um sujeito de poucos recursos mas que encontrou no roubo de joias a chance de possuir riqueza e frequentar a roda social da aristocracia britânica.

Diana, uma dona de casa, que apesar de ser uma linda mulher e possuir tudo o que deseja, é infeliz no casamento.

Nancy uma empresaria americana que é traída pelo irmão, quando o mesmo tenta vender a empresa sem o seu conhecimento.

E Eddie o engenheiro de voo que vê sua vida virar de cabeça para baixo ao ter sua mulher sequestrada por um grupo de gangster.

Dito isso, sigo para minhas impressões sobre o livro: Sempre fico ansiosa para ler um livro do Ken Follet, não importa qual seja o tema da historia, pois ele sabe como ninguém criar a narrativa e instigar o leitor. No entanto, confesso que achei a historia de "Noite sobre as Águas" muito morna, mas muito mesmo para um gênio que escreveu uma obra tão magnifica como a trilogia "O Seculo".

A trama policial é muito fraca assim como os trechos românticos, tudo muito previsível, as personagens femininas são extremamente bobas, de personalidade fraca, com exceção de Nancy talvez.

Enfim, em se tratando de Ken Follet o livro deixa a desejar, não é uma historia de tirar o folego, serve para passar o tempo.