Noite Sobre as Águas

Ken Follett

Resenhas - Noite Sobre As Águas

Adriana 11/10/2012

Cansativo
não tem resenha porque o livro de todos os escritos por ele, esse é o pior.
Foge e muito do estilo dele e da grandiosidade dos livros que estamos acostumados a ler.

Abel 09/11/2016

Bom livro.
Não é melhor livro do Ken Follett mas vale a pena a leitura.

Rosana 10/11/2016

Mais uma ótima história com todos os elementos característicos de Ken Follet: contexto histórico, relações familiares, romance, aventura. Prende o leitor do começo ao fim. Recomendo muito.

Sandra 26/11/2016

Otimo
Policial, surprendente, envolvente. Varios conflitos pararelos. Otima leitura

Thalita Branco 20/12/2016

Resenha ~ Noite Sobre as Águas - Ken Follet
Um super luxuoso hidroavião conhecido como Clipper acaba de pousar nas águas da Inglaterra. Em breve retornará para Nova York em uma viagem que leva 30 horas carregando algumas das pessoas mais bem sucedidas do mundo, ou que pelo menos possam pagar o preço da exorbitante passagem. Eis que somos apresentados a um orgulhoso barão que precisa fugir da Inglaterra, sua filha que deseja lutar na guerra, um ladrão de joias, uma princesa russa, uma adúltera que deseja vida nova com o amante, um estudioso em fuga e diversos outros personagens.

Nunca pensei que fosse dizer isso do querido Ken Follet, mas em Noite Sobre as Águas sua escrita é enfadonha e excessivamente descritiva, com personagens falando e pensando as mesmas ações o tempo todo. Aquele tipo de escrita repetitiva que eu detesto, onde o autor parece pensar que o leitor não tem capacidade de se lembrar do que leu cinco páginas atrás. Isso me impressionou, pois não é do feitio do autor usar desse artifício de forma tão acentuada.

Os personagens não encantam. O suspense proposto logo nas primeiras páginas demora tanto para se desenvolver que você até se esquece dele. Pelo menos o ritmo é agitado, com doses de aventura e romance.

O grande protagonista é o Clipper. As descrições de seu funcionamento e de sua história são as coisas mais interessantes no livro e cativam infinitamente mais que toda a trama mirabolante envolvendo os personagens humanos. Fiquei curiosa para saber como seria voar nesse luxuoso avião com pousos e decolagens suaves por cima da água.

A capa e diagramação segue o padrão dos livros do autor na Editora Arqueiro. Ainda que contenha um pouco do charme da escrita do Ken Follet, Noite Sobre as Águas decepcionou, o que me deixa bastante triste já que ele é um dos meus autores favoritos :(

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Jaqueline 03/03/2017

Fica o aviso para quem é fã da obra de Ken Follett como eu: este não é o melhor trabalho do escritor. Ainda assim, é um romance acima da média, com um enredo envolvente e personagens bem explorados pelo escritor.

“Noite sobre as Águas” é um thriller simples e envolvente que conta a história do último voo civil a sair da Europa após a declaração do conflito entre Inglaterra e Alemanha em 1939. Durante as 36 horas de voo com destino à Nova York, pessoas dos mais diversos meios sociais, todas elas fugindo dos seus passados, terão que lidar com imprevistos, complôs, traições e alianças que podem mudar para sempre suas vidas.

Uma das características que mais aprecio no trabalho de Follett é sua capacidade de apresentar uma ampla gama de posicionamentos morais e políticos sem cair no didatismo ou na previsibilidade. Isso torna a narrativa dos seus livros bastante dinâmica, com cenários bem construídos e personagens circulares, que surpreendem por suas atitudes diante de situações inusitadas. Ainda que praticamente toda a história de “Noite...” se desenrole dentro de um hidroavião de luxo, com um número limitado de passageiros e tripulantes, é possível entender direitinho como a Segunda Guerra afeta cada personagem, desde um cientista judeu e uma estonteante estrela do cinema até um ladrãozinho sedutor e uma jovem idealista frustrada com o autoritarismo fascista do pai. Essa diversificada gama de personagens, assim como o detalhismo das descrições (que não é exagerado, mas surge na medida para nos ajudar a imaginar os cenários propostos pelo autor), são os pontos fortes do livro.

Ainda que certas situações parecessem inverossímeis e com soluções extremamente mirabolantes, como a trama do engenheiro de voo que acaba envolvido com terríveis mafiosos, as emoções evocadas pelo autor legitimam as ações dos personagens de forma humanizada, carnal, quase que instintiva. Atravessando o Oceano Atlântico rumo ao “Novo Mundo” eles traçam novos planos e rotas em um mundo em constante mudança, onde todas as certezas parecem questionáveis. Conforme a sinopse do livro nos diz, nesse voo de luxo temos o melhor e o pior da humanidade. Como as aparências enganam, acabamos surpreendidos por pequenas revelações que surgem de quando em quando na história, e isso mantém o leitor entretido com a história.

Por fim, falando como fã, gostaria de ressaltar também o bonito trabalho da editora Arqueiro, que vem publicando reedições e obras inéditas do autor aqui no Brasil com grande capricho no texto e na diagramação do livro.

Dani 18/02/2022

Confinados por trinta horas em um hidroavião atravessando o Atlântico os personagens vão tendo suas histórias contadas e apresentados seus motivos para estarem ali. Muitas intrigas, romances e aquele desfecho emocionante. Vale a pena ler!

tadeu-cz 18/03/2017

dei só 2 estrelas porq esperava mais de ken follett, achei o livro meio massante e muito previsível, na minha opinião uma leitura fraca. nem comparar com as espiãs do dia d por exemplo que foi sensacional !
Alessandra.Melli 24/04/2019minha estante
Concordo, gosto muito dos livros dele, mas esse em especial me decepcionou...

Julcimari 30/12/2021

Reality show dos livros
Realmente Ken Follet não decepciona!

Que livro gostoso de ler!
A história fala sobre uma última viagem de um hidroavião cruzando o mundo para levar passageiros da Europa para os EUA, fugindo da II Guerra Mundial.
Então o contexto se forma, o avião decola e a história é durantes essas 30h de voo.
Por isso acaba de tornando um reality show! A convivência no voo, troca de segredos, enfim. O melhor e pior de todos acabam aparecendo, fazendo com que a história prenda o leitor.

Salvo alguns acontecimentos que ficam muito óbvios desde o início, mas quem não adora um clichê certo?, me surpreendeu positivamente.

Obs: a personagem que mais gostei foi a Nancy Leneham, de longe! Uma mulher forte, inteligente, destemida.

Enfim, recomendo muito!
Boa leitura a todos!

Thunder Wave 22/04/2017

Ken Follett é um escritor de suspense bastante conhecido. Seu currículo conta com várias obras maravilhosas, como a Trilogia O Século. Noite Sobre as Águas é um thriller bem mais simples do que estamos acostumados a ver do autor, mas ainda assim é um bom livro.

Situado no começo da Segunda Guerra Mundial, em 1939, Noite Sobre as Águas mostra a vida dos tripulantes do Clipper, um enorme hidroavião luxuoso que promete cruzar o atlântico em “apenas” 27 horas. Para a época, é algo incrivelmente moderno. Durante a viagem, conhecemos mais da vida pessoal de cada um e seus dilemas atuais. Entretanto, há um problema maior, uma das pessoas a bordo está sendo manipulado por gangsteres para prejudicar o voo.

Um grande diferencial de Follett é unir várias histórias individuais em um só evento. Esse diferencial foi um ponto positivo e negativo aqui. Foi o "algo a mais" dessa obra, porém, deixou os capítulos dedicados às explicações do motivo de cada personagem embarcar no Clipper um pouco lentos, a leitura demora um pouco para pegar o ritmo com tantas linhas do tempo mostradas juntas.

Depois de um tempo a narrativa acostuma, e nos apegamos aos personagens de tal maneira que ficamos tão interessados em saber se resolverão suas questões pessoais quanto o mistério proposto. A guerra e algumas questões consideradas comuns em 1939- que agora parecem absurdas- ajudam muito nesse quesito. Follett é muito bom em se aprofundar tanto na parte histórica quanto sentimental da obra, por isso, podemos até mesmo aprender algo aqui.

Veja mais no link.

site: https://www.thunderwave.com.br/resenha-noite-sobre-as-aguas-ken-follett/

Volnei 21/07/2017

Noite sobre as águas
Este volume conta a história de um hidroavião que parte da Inglaterra logos após o inicio da segunda guerra em 1939. Ele traz a bordo tanto a elite quanto a escória da sociedade. Durante as 27 horas de voo muita coisa se passa com os passageiros e os tripulantes, cada um com seus conflitos particulares

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

ritita 07/10/2019

Me enganou direitinho
Já tentei ler alguns livros policiais do Ken, mas não me prenderam de início e ali mesmo fiquei; este eu consegui numa troca - claro que não ia comprar policial, né? E como a sinopse apresentada e o início me "picaram", continuei a leitura.

O desenvolvimento até que é bom e inovador, pelo menos para mim que não sabia destes vôos em hidroaviões.

A narrativa é dividida em capítulos que contam as vidas, amores, dores e o motivo de estarem naquele voo. Ricos, judeus, aristocratas, mulheres mimadas e meninas ricas entediadas, intelectuais, antissemitas, ladrões, etc. Pronto, está feita a mesclagem bem ao gosto do Ken, onde ele passeia com a propriedade de raros autores atuais.

Até a metade do livro há indícios que poderia ser um suspense policial muito bom, mas não é.
O final lembrou-me antigos filmes de faroeste. Atrapalhado, confuso, apressado e sem graça. Bem feito para mim que li.

Luana 14/09/2020

Ken Follett nunca decepciona. Mais um livro que você começa a ler e não ver a hora de chegar ao final pra descobrir o desenrolar da trama.

Carlos.Magnun 21/02/2021

Noitw sobre as águas
Confesso que já li romances melhores do autor. A trama vale a leitura, mas creio que ficou faltando algo

Fernanda.Calixto 04/04/2021

Follet sendo Follet
Esse livro fez eu retomar minha opinião sobre Ken Follet, já que o último que tinha lido foi uma decepção enorme.

A forma como o autor mescla a história com a realidade do início da Segunda Guerra mundial é fascinante em todos os livros, e este não seria diferente. Mas o fato dele ter conseguido juntar isso dentro de um hidroavião foi peculiar, no mínimo.

Os personagens são bem escritos e faz você simpatizar por uns e odiar outros, profundamente.

Não teve tantas reviravoltas como de costume, mas os acontecimentos não deixaram a desejar.