Noite Sobre as Águas

Ken Follett

Resenhas - Noite Sobre As Águas

Gigi 27/12/2021

Um trailer dos anos 30
Espionagem, guerra, luxo e gangster. Há uma riqueza de informações sobre o luxuoso hidroavião usado de cenário neste livro. Inimaginável que se atravessasse o atlântico nele. Inimaginável o quanto ele dependia do fator humano para voar. Realmente, a geração dos nossos avós fora a mais corajosa.
Mas quanto ao livro, bom, como todos os livros de K. Follet, mas é fato o quanto ele ficou espetacular com os anos. Neste livro, há muita ação, muitos personagens envolventes e outros nem tanto, as histórias são interessantes e o suspense fica mesmo para o final. Empolgante!
Alessander.Oliveira 27/12/2021minha estante
Entrou pra fila?

Nanda 18/03/2021

Sem palavras. Ken Follet não decepciona. Só gostaria de saber o q acontece à Elizabeth. Fiquei imaginando q teria uma conclusão sobre à personagem ao final. Mas ainda assim, não deixa de ser uma leitura maravilhosa, cheia de reviravoltas e surpreendente.

AmadosLivros 15/08/2017

Olá queridos! Tudo bem com todos vocês? Eu sinceramente espero que sim! Hoje eu tenho o prazer de trazer a resenha de mais um romance histórico do grande e não tão conhecido Ken Follett! Já falei de outra obra dele aqui que eu amei, Mundo sem fim, e devo dizer, estou amando cada dia mais a escrita do autor.

O ano é 1939, poucos dias depois do Reino Unido declarar guerra contra a Alemanha nazista de Hitler. Nós vamos acompanhar o voo de um hidroavião de luxo, o Clipper, que sairá da costa sul da Inglaterra, no que seria o último voo comercial a deixar a Inglaterra antes do conflito, com destino a New York. Mas a beleza da história gira em torno da variedade dos personagens e como o caminho deles se cruzam ao decorrer da trama.

Nesse voo temos os mais diversos personagens: um ladrão de jóias, um físico renomado, uma esposa fugindo com seu amante, uma estrela do cinema, um fascista, uma jovem que quer abandonar a família e lutar pelo pais na guerra, uma princesa, entre tantos outros. Follett consegue costurar suas vidas de tal forma, que eles passam a coexistir e parecem que nunca antes se separaram.

A narrativa é muito boa, e o leitor fica imerso na história, torcendo para tudo dê certo, e que o seus personagens consigam alcançar exito. Devo dizer que a cada novo livro do autor eu fico mais encantada com seu estilo e a forma como ele encaixa todas as palavras de forma tão perfeita! Definitivamente uma leitura que recomendo.

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/08/resenha-noite-sobre-as-aguas.html

Re 24/01/2023

Eu esperava mais...
Um velho preconceituoso, uma mulher que traiu o marido, um marido traído que ficou andando atrás da mulher enquanto ela estava junto com o amante. Um irmão querendo passar a perna na própria irmã. Um ladrão que se acha bom porque só roubava de ricos. Uma jovem rica, que admirava bandidos e qualquer um fora da lei.
Muitas histórias e ainda bem previsíveis, acho que o autor poderia se deter a menos personagens, colocar mais suspense. Situações muito fora da realidade. Pela capa do livro e pela quantidade de páginas, eu esperava mais.

Caesar 02/01/2021

Uma trama no ar
Follet não decepciona ao desenvolver personagens. Agora pense em vários passageiros com seus respectivos problemas internos e familiares em um hidroavião que partiu da Europa na eclosão da Segunda Guerra Mundial. E, neste mesmo voo, há uma conspiração que pode colocar a vida de todos em risco. Essa é a história deste livro. Bons personagens, bom enredo e ambientação! Vale a leitura!

Monique 25/09/2016

Nunca decepciona
Ken Follett e suas obras que nunca decepcionam.
Noite sobre as águas é um livro que fala sobre um avião luxuoso que viaja da Inglaterra para os Estados Unidos com passageiros ricos, prisioneiros e até um cientista fugindo da Alemanha Nazista.
E a estória se desenrola dentro do magnifico avião.
Um amor nasce.
Um casamento termina.
Um marido traído se paixona.
Uma esposa é sequestrada.

Tudo isso com diálogos bem desenrolados e personagens inesquecíveis.
Vale a pena ler!!!

Sah 03/05/2023

O primeiro livro desse autor que eu leio, ouvi muito falar do escritor e morria de curiosidade de conhecer suas obras. Neste livro o autor nos trás uma narrativa de poucos dias, tudo se passa em um vôo por volta do período da segunda guerra, trazendo inclusive o nazismo como tema de várias conversas entre os personagens. Em noite sobre as águas o autor conta a história de vários personagens de modo paralelo, é um romance envolvente que prende o leitor a partir dos capítulos iniciais.

Patricia 26/10/2016

Noite Sobre as Águas
Toda a narrativa do livro se desenvolve no voo do hidroavião Clipper que faz o trajeto da Europa para America e vice e versa. Durante o voo, que é pioneiro e por esse motivo também um tanto arriscado, somos envolvidos pelas historias de Margaret, uma moça da aristocracia britânica que quer se ver livre da tirania do pai fascista.

Harry, um sujeito de poucos recursos mas que encontrou no roubo de joias a chance de possuir riqueza e frequentar a roda social da aristocracia britânica.

Diana, uma dona de casa, que apesar de ser uma linda mulher e possuir tudo o que deseja, é infeliz no casamento.

Nancy uma empresaria americana que é traída pelo irmão, quando o mesmo tenta vender a empresa sem o seu conhecimento.

E Eddie o engenheiro de voo que vê sua vida virar de cabeça para baixo ao ter sua mulher sequestrada por um grupo de gangster.

Dito isso, sigo para minhas impressões sobre o livro: Sempre fico ansiosa para ler um livro do Ken Follet, não importa qual seja o tema da historia, pois ele sabe como ninguém criar a narrativa e instigar o leitor. No entanto, confesso que achei a historia de "Noite sobre as Águas" muito morna, mas muito mesmo para um gênio que escreveu uma obra tão magnifica como a trilogia "O Seculo".

A trama policial é muito fraca assim como os trechos românticos, tudo muito previsível, as personagens femininas são extremamente bobas, de personalidade fraca, com exceção de Nancy talvez.

Enfim, em se tratando de Ken Follet o livro deixa a desejar, não é uma historia de tirar o folego, serve para passar o tempo.

Nanda 09/10/2020

Ken Follett já escreveu melhores
No início parecia que seria eletrizante... Me decepcionou bastante. Achei o clímax do livro fora de contexto, além do final "sem sal".
Típico livro pré Segunda Guerra, incrivelmente clichê.

Veruska 12/11/2016

Surpresa sobre as águas
Esse é um daqueles livros que você leva a tiracolo para todo lugar, só esperando uma oportunidade para ler mais uma página. A história tem como palco o Clipper, um hidroavião luxuosíssimo, em uma de suas travessias sobre o Oceano Atlântico em 1939. Os primeiros capítulos são dedicados à história de alguns personagens, e aí é interessantíssimo destacar como mais à frente todos eles estarão interligados em um enredo de intriga, paixão e suspense, em um dinâmica que deixa o leitor cada vez mais ansioso e apreensivo pelo seu desenrolar. O desfecho, enfim, é surpreendente, com reviravoltas para tantos personagens em um voo de 30 horas. Fantástico! Recomendo!
tadeu-cz 16/03/2017minha estante
olha , dei 2 estrelas , a história é meio monótona , achei meia previsível, esperava mais de ken follet . um ótimo autor , mas achei a história um pouco parada . nem comparar com as espiãs do dia d por exemplo . um show de livro .

paulia_barreto 29/07/2022

Sem palavras
Mais um pra lista dos poucos livros sobre os quais escrevi uma resenha neste Skoob. Mas, nossa!, que livro fantástico! Sei nem o que fizer, apenas leiam, por favor!

Sjofn 10/02/2022

Simplesmente delicioso
Pra mim, a leitura começou a ficar empolgante da metade em diante e quando chegou perto do fim foi impossível parar. É contagiante vivenciar os acontecimentos através de cada personagem. Algo interessante que me aconteceu foi me surpreender com o desfecho final. Ao longo da leitura me envolvi com os dramas particulares, e acredito que seja essa a intenção mesmo, que passou em segundo plano a trama inicial que é a fuga de um dos tripulantes e todos os outros enlaces para isso. A cada página fui devorando a leitura tentando absorver como cada um dos personagens (praticamente me senti íntima dos personagens centrais) se comportava.
Leitura fácil/prazerosa sem sombra de dúvidas.

cotonho72 10/03/2017

Ótimo!
A história começa com o inicio da Segunda Guerra Mundial, onde a Inglaterra declara guerra à Alemanha em Setembro de 1939, logo no principio da trama o suspense já paira no ar, literalmente, pois o engenheiro de voo Eddie Deakino é informado por telefone antes de embarcar, por uma organização criminosa, que eles tinham raptado a sua esposa, desta maneira eles exigem que o engenheiro colabore numa operação a bordo do Clipper, o luxuoso hidroavião da Pan American. Na época viajar de avião era um privilégio para poucos, onde os que tinham essa sorte usufruíam de ótimas refeições, bebidas e espaços separados.

Aos poucos vamos sendo apresentados a vários personagens que estão abordo dessa aventura com cerca de 30 horas de Southampton, na Inglaterra,à Nova Iorque, nos Estados Unidos, cada um com seus dramas familiares, seus infortúnios, seus amores e os reais motivos para essa longa viagem.

Como sempre o autor Ken Follet nos presenteia com enredos históricos e bem construídos onde pesquisas não faltam para as suas histórias, posições políticas e sociais da época são bem definidas aqui, os personagens logo no início são apresentados como, por exemplo,um cientista alemão fugindo dos nazistas,o casal de amantes Diana e Mark,o charmoso ladrão Harry Marks, e a jovem lady Margaret Oxenforddentre outros como sempre enriquecem a história.

A leitura flui bem apesar de alguns pontos serem mais lentos, mas nada que incomode, pois assim ficamos conhecendo muito sobre os hidroaviões e os dramas da guerra, a trama é cheia de tensão, suspense, intrigas e romances, não é o melhor livro do autor, mas com certeza deve ser lido, uma narrativa incrível cheia de ganância e ambições e claro com umas pitadas de humor, o final como sempre nos surpreende, com certeza recomendo.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Danilo224 17/02/2023

Um vôo turbulento...
Noite sobre as águas é um livro que chama a atenção, tanto pela capa quanto pelo cenário e contexto da trama. O conceito da história é interessante mas a execução, infelizmente (Na minha humilde opinião) é rasa.

A história segue o formato clássico do autor, de seguir vários pontos de vistas e assim, contar diversas histórias. Mas nesse livro, eu não senti uma conexão boa com quase nenhum dos personagens. A introdução de vários deles é relativamente longa e que francamente, se o livro começasse com todos eles dentro do avião. Não teria tanta diferença assim e arrisco dizer que seria mais interessante se os dramas pessoais deles fossem explorados durante a vôo. Algo que é feito rasuavelmente.

Existia passageiros que ao meu ver, poderia entregar tramas muito mais interessantes, poderia ter mais situação interessantes envolvendo o avião. A falta de tensão no livro chega a ser frustante, o avião passa por uma tempestade no meio do Atlântico e isso é explorado de uma forma bastante banal.

A trama é bastante previsível, é como somar 2+2: Você sabe que vai dar 4. Existiu uma ou outra surpresa agradável no caminho mas no fim, não vai levar a nada.

Não vou dizer que a obra é horrível, a escrita de Follet continua muito boa mas, dessa vez ele errou um pouco na mão. Pois no final eu senti que aquela viagem me levou do nada para o lugar nenhum.

Milas Caldas 17/06/2017

Meu primeiro contato com o Ken Follet foi através do calhamaço Mundo sem fim, onde de forma brilhante nós acompanhamos a vida de alguns personagens, todas as tramas de um pequeno vilarejo de mercadores para sobreviver aos anos e a péssima gerência imposta pela Igreja. Ele me ganhou naquelas mais de mil páginas, e agora, estou ainda mais apaixonada.

Em Noite sobre as águas, Follett retorna de forma brilhante para nos contar um pouco sobre histórias de pessoas que até a primeira vista não possuíam motivos nenhum para estarem juntos no mesmo teto, mas que encontram-se a bordo de um hidroavião de luxo rumo a Nova York. Alguns estão fugindo da guerra, outros estão fugindo de algumas outras pessoas, mas todos eles estão assustados com a travessia, e com o que os aguardam em NY.

São muitas pessoas a bordo do Clipper, mas entre tripulantes e passageiros, a narrativa é focada em alguns personagens e através deles podemos acompanhar todo o desenrolar da trama. O drama pessoal de cada um: uma adolescente que não quer deixar o país, quer servir na guerra, mas é arrastada pelo pai fascista a um novo continente junto com o resto da família; um jovem ladrão que não quer ir parar na cadeia, e rouba um passaporte para fugir; uma esposa negligenciada que decide fugir com o amante para encontrar a felicidade; uma empresária que foi traída pelo irmão e tenta de todas as formas chegar a tempo de uma reunião e impedir que o legado do seu pai seja vendido; o engenheiro do avião que tem que cumprir ordens e por todos do avião em risco se quiser ver novamente sua esposa sequestrada. Varias figuras, várias peças nesse tabuleiro de xadrez que vão se interligando e nos envolvendo em suas vidas.

Follett possui um dom único de prender nossa atenção e nos dividir. Eu não sabia para quem torcer, ou o que esperar da história. Fui pega no meio dessa viagem e me senti a bordo do Clipper junto com todos os personagens, sentindo na pele seus dramas e medos. O mais legal que acho na escrita do autor é que não existem vilões e mocinhos, existem humanos que cometem erros, se arrependem, erram de novo e tentam sempre fazer o melhor em todas as situações. Follett é mestre em descrever a natureza humana, o que facilita a conexão leitor-personagem.

Uma obra única que nos conta sobre um voo real, sim, existiam Clippers e eles eram bem populares, mas com fatos fictícios. Toda a trama e personagens foram criadas na cabeça do Follett, mas conseguimos sentir todo o realismo e tensão da guerra eminente como se estivéssemos lá. Um livro brilhante, uma leitura incrível que eu recomendo com total certeza!

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/07/resenha-noite-sobre-as-aguas-do-ken-follet/