Noite Sobre as Águas

Noite Sobre as Águas Ken Follett
Ken Follett

Resenhas - Noite Sobre As Águas

MariBreyer 06/12/2020

Livro maravilhoso, como todos do Ken Follet( eu adoro). Ritmo ágil, passado quase em sua maioria numa noite apenas mas num excelente ritmo.
Excelente

Alipio 31/10/2020

Noite Sobres as Águas
Vários núcleos de personagens vão compondo uma história de suspense, romance, aventura, mistério e dramas pessoais.
Os fatos e os acontecimentos vão se entrelaçando e se convergem para um luxuoso hidroavião Boeing 314 Clipper da Pan American Airways, que fará a última viagem da Inglaterra ao Estados Unidos dias depois do Reino Unido declarar guerra à Alemanha de Hitler.
Em uma narrativa fascinante, Ken Follett, tece um trama cheio de emoções. Dentre os passageiros do avião estão um jovem ladrão que com seu charme e lábia, procura conquistar moças da alta sociedade para atingir os seus objetivos inescrupulosos, um aristocrata Inglês e sua família em fuga da iminente guerra, um cientista alemão que é alvo dos nazistas, uma jovem esposa que abandona o marido machista e foge com seu amante, uma senhora viúva que está retornando ao seu país na tentativa de salvar a empresa da família das garras de seu irmão incompetente e outros passageiros que darão um sabor todo especial ao enredo.
Responsável pelo controle de vôo, o experiente engenheiro Eddie Deakin, que é alvo de uma quadrilha perigosa que o força a sabotar o vôo e realizar um pouso forçado com a intenção de sequestrar um dos passageiros que será útil para os intentos dos nazistas. Para isso, sequestram a sua esposa e a mantém em cativeiro. É muita ação, muita adrenalina. É um trama com a engenhosidade de um grande mestre da ficção histórica..

* Não é um " Pilares da Terra " , mas vale a leitura ?

@livros.historia

Katielly1 12/10/2020

Simplesmente amei!
É uma ficção histórica perfeita. Início da Segunda Guerra Mundial. Um avião de luxo como cenário. Totalmente cativante.
Conforme os personagens vão aparecendo, suas histórias sendo contadas e suas interações entre si acontecendo, o livro vai ficando cada vez mais emocionante. A atenção é completamente prendida. Fiquei totalmente sem fôlego no ápice do enredo.
Virou um dos meus livros favoritos.

Nanda 09/10/2020

Ken Follett já escreveu melhores
No início parecia que seria eletrizante... Me decepcionou bastante. Achei o clímax do livro fora de contexto, além do final "sem sal".
Típico livro pré Segunda Guerra, incrivelmente clichê.

Rejane 08/10/2020

Noite sobre as águas
Setembro de 1939. Início da Segunda Guerra Mundial um luxuoso hidroavião sai da Inglaterra em direção a Nova Iorque. Aborda suspense,espionagem e romance.

Luana 14/09/2020

Ken Follett nunca decepciona. Mais um livro que você começa a ler e não ver a hora de chegar ao final pra descobrir o desenrolar da trama.

Milena Alves 14/09/2020

Gostei, apesar de a história ser bem previsível, Ken Follet a desenvolve com maestria como sempre.

@tigloko 11/08/2020

Uma boa história que terminou fraquíssima
Até a metade do livro estava gostando. Os elementos de espionagem, os pontos de vistas bem diferenciados, o contexto da época, o funcionamento de um hidroavião (como era perigoso fazer uma viagem dessas). Tudo isso estava enriquecendo muito a minha experiência. Mas daí o ritmo desacelerou. Como se tivessem situações ali só para aumentar o número de páginas. E no final acelerou de novo, com a resolução dos personagens sendo concluída de forma apressada. Foi uma leitura oscilante demais. Porém ainda quero ler outros livros mais conhecidos do autor, apesar de não ter gostado tanto fiquei com uma boa impressão do jeito dele de contar a história.
Sandra Rosa 11/08/2020minha estante
Leia sim, a escrita dele amadureceu muito!

@tigloko 11/08/2020minha estante
opa ai sim :D tem alguma recomendação ?

Sandra Rosa 11/08/2020minha estante
Dele eu só li OS PILARES DA TERRA, mas acompanho todas as resenhas que posso e nunca ninguém se arrepende de ler seus livros.

@tigloko 11/08/2020minha estante
hmm vou adicionar na lista entaum :)

CML 24/11/2020minha estante
a trilogia "o século" é excelente! retrata, em cada livro respectivamente, a primeira guerra mundial, a segunda e a guerra fria. Tem também a chave de rebecca, excelente! E espiãs do dia D, muito bom também!! Sou fã do autor!

@tigloko 29/11/2020minha estante
Opa indicações anotadas :)

Joana 11/07/2020

Muito bom! O livro é um pouco lento no começo mas depois que engrena vale muito a pena!

Anita Pêssego 17/06/2020

Leitura Sensacional
O cenário era a Inglaterra em 1939, após o Reino Unido declarar guerra à Alemanha.
Uma seleta parte de afortunados da época, gângsteres e fugitivos da justiça, veem a oportunidade de escapar da guerra atravessando o Atlântico sobre o mar, a bordo de um luxuoso hidroavião, com destino aos Estados Unidos.
A partir desta perspectiva o autor narra essa viagem cruzando as histórias dos tripulantes de uma maneira SENSACIONAL, muito bem estruturada, uma das melhores que já li, repleta de suspense, momentos de tensão e romance.
"Sentia-se dividida por deixar a Inglaterra no momento em que a guerra começara. Parecia uma covardia, mas era grande a emoção de partir." (Pag 89)
Boa Leitura!

Maria 28/05/2020

30 horas de suspense em cima do Atlântico
Como o fluxo de ideias surge e se desenvolve para Ken Follett. Isso foi o que se passou em minha mente assim que fechei o livro.
Nesse mesmo dia ouvi de uma youtuber famosa uma frase que fez todo o sentido e de certa forma se encaixa bem ao tema desse livro; " Existem muitas histórias que se passam na Segunda Guerra Mundial, mas poucos se passam na Primeira Guerra". Fiquei pensando sobre o limbo que o espaço entre as duas grandes guerras também representa, ninguém fala muito sobre aquilo que antecedeu a Segunda Guerra, ou sobre aqueles que não podiam fazer nada ao tempo que muitos estavam na linha de frente contra ideais extremistas.
E não é justamente nesse limbo que muitos estão vivendo, bem agora? Quando é considerado sensato o simples fato de ficar em casa, para proteger a si e aos demais.
Bom, sobre o livro não há como dizer que esse cara (o autor) não é um mestre do gênero que escreve. Como adorei ver as histórias se desenrolando e se encontrando dentro do Clipper. Margaret e Mervyn foram meus personagens favoritos a todo tempo e não teriam fim melhor, assim como Harry e sua lábia que garantiram um lugar cativo em um divã do Clipper e no meu coração.
Ao julgamento de 3/5 estrelas, é a falta que me fazem respostas sobre o futuro de alguns personagens. Mas nada que abale minha devoção em leitura.

BANNWART 21/03/2020

Ótima leitura!
Muito bom! Vc de vê preso aos destino de cada um dos passageiros e como a vida de cada um deles se entrelaça! Muito bom!

Naty__ 13/03/2020

Este é o primeiro livro que li de Ken Follett. O autor é considerado um dos mestres do suspense. A propaganda contida na contracapa nos relata que ele arrasta o leitor para um redemoinho de intriga e romance. Fica até difícil não querer ler com uma sinopse tão chamativa e uma indicação tão promissora.

Iniciei a leitura sem esperar tanto do autor e da história. Quis ir devagar para não me decepcionar com tanta expectativa. E posso afirmar que isso não aconteceu. Follett não decepciona de forma alguma, mas também não foi aquela leitura surpreendente em todos os momentos. Senti-me presa do início ao fim e aquele final foi surpreendente num pequeno detalhe. Os outros foram normais até demais. No entanto, esse único fator foi o suficiente para predominar e me fazer querer ler outro livro dele.

Uma coisa que não posso negar é a capacidade de Follett criar personagens, cada um com suas peculiaridades. O leitor consegue se simpatizar, desejar o bem, o mal e uma série de sentimentos com cada um. São vários deles neste livro e, em cada capítulo, adentramos numa história, ansiando para que cada um seja desvendado o mais rápido possível.

Estamos no mês de setembro do ano de 1939, após o Reino Unido declarar guerra à Alemanha. Um hidroavião, o mais luxuoso do mundo, está prestes a partir da costa sul da Inglaterra a Nova York. A bordo dele encontram-se diversas pessoas de classes distintas, seja da sociedade ou da escória da humanidade. Uma das principais motivações para os passageiros deixarem o continente é a guerra, mas não somente. Eles querem se distanciar do próprio passado.

A história começa de uma forma instigante e o final do primeiro capítulo deixa o leitor preso ao segundo. Os passageiros estão confinados por trinta horas em meio a todo o conforto, mas tudo pode ocorrer e tirar o sono de cada um. Afinal, nessa época voar é uma arte arriscada e pode ocasionar vários perigos inimagináveis. Quer saber o que ocorreu? Leia o livro e descobrirá.

Além dos vários personagens, existe algo em comum que fará a ligação com todos. Embora os capítulos sejam alternados, como mencionei, nenhuma história foi escrita em vão. Existe um fator determinante para cada personagem estar ali e ter a sua vez de aparecer. Posso afirmar que Kollett soube fazer isso muito bem.

Temos a presença da segunda guerra mundial no livro, mas esse não é o foco e então apenas vemos alguns flashes sobre ela. Foi uma leitura proveitosa e que, ao final, me fez enxergar pontos que estava cega enquanto lia. O autor jogou mistérios no ar e foi nos revelando a cada momento – alguns não tão misteriosos assim.

A capa do livro representa parte do que a história tem: romance. Além de conseguir retratar uma imagem da referida época. A diagramação é demasiadamente simples, mas que proporciona um conforto ao leitor por conter as páginas amareladas. A revisão não deixou a desejar. Se você gosta de mistérios, este livro é o seu lugar, mas o alerto porque nem todos são incríveis, alguns são até previsíveis. No entanto, o principal eu duvido que você descubra!

Quotes:
“Enquanto esperavam, no entanto, falavam sobre a guerra com seus sotaques ingleses. As crianças estavam empolgadas, os homens discorriam em voz baixa sobre tanques e artilharia e as mulheres apenas exibiam expressões sombrias”.

“- Diga-lhes para não se preocuparem – declarou, com mais confiança do que na verdade sentia. – O homem pode deixar Southampton, mas nunca chegará a Nova York”.

“- Você vai receber as instruções no avião, de um homem chamado Tom Luther.
[...]
- Mas o que vocês querem que eu faça? – Indagou Eddie.
- Cale a boca. Luther lhe explicará tudo. E é melhor você seguir as ordens ao pé da letra se quiser ver sua esposa outra vez”

“A esposa pegou a mala no quarto e lhe entregou depois que ele vestiu o paletó. Ela ergueu o rosto e Eddie beijou-a rapidamente.
- Não saia de casa zangado comigo.
Mas ele saíra.
E agora, parado num jardim, em outro país, a milhares de quilômetros, com o coração tão pesado quanto chumbo, especulava se tornaria a ver sua Carol-Ann”.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/08/resenha-noite-sobre-as-aguas.html
Angela Cunha 23/03/2020minha estante
Eu li tão pouco do autor que ouso afirmar que não o conheço. Aliás, penso que até quem lê muito de Ken, nunca o conhecerá de fato. O cara manda bem demais. Uma coisa que acho ruim, mas oh, ruim no bom sentido, é que seus livros normalmente são calhamaços e com letras muito pequenas. Aí a dona cegueta aqui não consegue ler.
Mas adorei a resenha e sim, se puder, um dia, lerei!!!
Beijo

Michelle 09/07/2020minha estante
Apesar de nunca ter lido Ken sei que suas obras são aclamadas tanto pelo público quanto pela crítica

Léo 04/02/2020

Que livro maravilhoso
No meu projeto Ken Follett 2020, consegui finalizar o primeiro deste ano. Já imaginou como era voar num luxuoso avião, numa época em que sobrevoar o Atlântico era algo novo, arriscado e nem um pouco barato. O livro proporciona isso. Ele te faz sentir dentro deste hidroavião, como um dos passageiros. E para quem ama coisas sobre aviação, como eu, a obra é um prato cheio com detalhes sobre tudo do Clipper, como funcionam, procedimentos de pouso e decolagem, etc. Para quem não é entusiasta, pode parecer chato esse nível de descrição do autor que acaba travando o andamento da história, mas pessoalmente não me incomodou. O desenvolvimento dos personagens é muito bem feito, fazendo com que você se sinta próximo de cada um deles e entenda suas frustrações, desejos, sonhos. Além disso, o suspense criado pelo livro é fantástico. A obra aborda temas tão importantes para a atualidade que vivemos, mesmo tendo sido escrito há quase 30 anos! A primeira coisa que é notável no livro são personagens femininas fortes, onde os créditos são todos da esposa do autor, Bárbara Follett, que faz uma consultoria sobre as personagens mulheres em todos os seus livros e garantir que sejam verossímeis. O discurso antifascista, a luta de classes e a conivência de industriais por movimentos de extrema direita tornam o livro ainda mais próximo da realidade e o autor faz isso magistralmente. Ken Follett é de fato um mestre em escrever romances históricos e Noite Sobre as Águas se tornou um dos meus favoritos do autor. Recomendo bastante a leitura.

ritita 07/10/2019

Me enganou direitinho
Já tentei ler alguns livros policiais do Ken, mas não me prenderam de início e ali mesmo fiquei; este eu consegui numa troca - claro que não ia comprar policial, né? E como a sinopse apresentada e o início me "picaram", continuei a leitura.

O desenvolvimento até que é bom e inovador, pelo menos para mim que não sabia destes vôos em hidroaviões.

A narrativa é dividida em capítulos que contam as vidas, amores, dores e o motivo de estarem naquele voo. Ricos, judeus, aristocratas, mulheres mimadas e meninas ricas entediadas, intelectuais, antissemitas, ladrões, etc. Pronto, está feita a mesclagem bem ao gosto do Ken, onde ele passeia com a propriedade de raros autores atuais.

Até a metade do livro há indícios que poderia ser um suspense policial muito bom, mas não é.
O final lembrou-me antigos filmes de faroeste. Atrapalhado, confuso, apressado e sem graça. Bem feito para mim que li.