O Médico e o Monstro (The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde)

O Médico e o Monstro (The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde) Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Hiego 23/01/2024

A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação. O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.

laiscunhaf 23/01/2024

Suspense interessante
A narrativa mergulha nas profundezas da psique de Dr. Jekyll, que, por meio de experimentos, desencadeia seu lado monstruoso, personificado em Mr. Hyde.

Stevenson utiliza a atmosfera gótica e a ambientação vitoriana para criar uma sensação de suspense e terror, transformando Londres em um cenário sombrio que ecoa a obscuridade da transformação de Jekyll. A dualidade moral e os conflitos internos são apresentados de forma convincente, destacando a pergunta central sobre até onde alguém pode controlar seus instintos mais sombrios.

[2023]

raannys 23/01/2024

O que prometeu
Costumo sempre gostar das leituras que a maioria das pessoas acham medíocres, esses é um deles. A história e o suspense foi, pra mim, muito interessante e me prendeu mais do que, muitos consideram também ser um "primo" de história, O Frankenstein, que também é uma obra boa, mas essa tem alguma coisa a mais que ainda não sei dizer o que é exatamente. Enquanto lia não conseguia tirar da cabeça q teoria de que já existia uma adaptação para o cinema, quando soube que não tinha, fiquei um pouco frustrada porque já estava imaginando que o William Defoe seria uma ótima opção para fazer o dr. Jekyll.

Gabriela3237 22/01/2024

O médico e o Monstro
Uma história que já tinha muito ouvido falar, mas não tinha conhecimento do que de fato se tratava.
Me surpreendi em muito, achei o começo meio difícil de entender, mas acredito que fosse eu me adaptando ao ritmo da história. Os capítulos finais são maravilhosos e as revelações no final me deixaram surpresa, confesso que nem desconfiava de nada, sendo um livro curto não tive espaço para tal.
Super recomendo, de fato, um clássico.

Henrique 22/01/2024

Estética imaculada
Olhando de longe, a trama do livro é bem simples, mas um elemento deixa a leitura bem mais interessante: a ambientação.

A estética geral do livro, de uma investigação sobre um indivíduo que dá asco em qualquer um que o vê e comete atos de extrema violência, sendo a pura representação do mal, em uma Londres do século XIX, escura e vazia, contando apenas com a iluminação dos lampiões. Toda a dinâmica de troca de cartas aos poucos construindo o mistério até a reta final também é sensacional.

Ao terminar o livro e buscar entender um pouco mais sobre a obra, achei interessante ver como o livro é considerado um precursor de Freud no estudo da psicanálise. Embora hoje em dia essa visão acerca da dualidade humana seja bem fantasiosa me ponho a pensar o quanto que todos temos um monstro como Senhor Hyde dentro de nós.

Cris 20/01/2024

20.01.2024
Esse é aquele livro que nos perguntamos: - Por que eu não li antes? Rsrsrs....gostei muito dessa história de terror, horror do Sec XIX, pois a obra é de 1886, mas diferente de A Queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe (1939) e A Casa das Sete Torres, de Nathaniel Hawthorne (1851) onde a casa ou o castelo é um ambiente de degeneração. No caso de O médico e o monstro, quem degenera é o ser humano. Não vou falar muito para não dar spoiler. Adorei ter lido!
CPF1964 20/01/2024minha estante
Belo Comentário, Cris. Reli não faz muito tempo. Não fui tão generoso como você... Mas gostei.

Diêgo 20/01/2024

Suspense em poucas páginas.
O livro em questão tem um bom ritmo, leitura que te deixa curioso pelas próximas páginas e bem curto para tomar ritmo e passar para leituras mais extensas.

Tomei esse livro pada começar em 2024 em busca de retomar meu hábito da leitura.

Esse livro pertenceu ao meu irmão na época em que prestou vestibular, tempos antes do Enem, em que a banca exigia a leitura de algumas obras literárias obrigatórias, desde então o mesmo esteve na estante, mas não havia me despertado a leitura, só agora, com o desejo de retomar ao ritmo de ler livros, resolve começar por uma obra curta e que já há tempos estava guardado.

Por fim, achei uma leitura excelente, com um suspense que te toma de assalta para continuar lendo por páginas e mais páginas. O que me pegou foi o final, esperei por um fim marcante, mas compreendi a licença poética de se fim assim escolhida pelo autor.

Isis.Lavor 20/01/2024

Um dos melhores livros que já li.
Gosto demais do gênero terror e este trás questionamentos tão interessantes sobre aspectos da vida. Desde que li gosto de ver as pessoas de formas mais simplificada sabendo que todos temos um lado bom e um lado ruim dentro de nós, eu meio que gostei tanto dessa forma de pensar que trouxe para a minha realidade.

v de vanisse 19/01/2024

Ai, gostei não
Então, né? essa edição da DarkSide é belíssima (como qualquer edição da DarkSide), porém tem uns errinhos de tradução aqui e ali, nada muito grave. Sobre as histórias, EU não gostei? se foi problema da tradução eu não sei, mas achei as histórias bem fraquinhas, não vou mentir. Foi bem decepcionante pra mim.

@artt_XD 19/01/2024

Bonzinho, mas previsível
O livro não prendeu muito a minha atenção. À história é até interessante, mas do mistério eu já sabia a solução antes de começar o livro (tava na primeira orelha ?) E aí tirou metade da graça. Nessa edição tem um pequeno conto no final que eu também não achei nada demais, mas outras pessoas podem achar mais interessante!

xdudw 19/01/2024

Dualidade
Gostei do fato da dualidade estar presente o livro todo. Seja com o Utterson e o enfield, ou com o Jekyl e o Hyde, e até mesmo entre a sanidade e a loucura. Pra mim é uma lição de que o ser humano não pode ser inteiramente bom sem se destruir e nem inteiramente mal sem ceder a escuridão. Uma vez que o lado mal dele começa a tomar consciência própria ele se vê num vício, uma faca de dois gumes entre apodrecer por dentro ou extravasar e fazer algo que sua moral não lhe permitia anteriormente.
Como a maioria dos clássicos, o ponto forte desse livro é a reflexão.

Aline Dino 19/01/2024

Né q a história era boazinha ?, não é o estilo q eu gosto, mas achei bem interessante essa premissa q o autor trouxe.

lulsweber 19/01/2024

O Médico e o Monstro
"O Médico e o Monstro", invariavelmente, precisa ser analisado à luz da época em que foi escrito, considerando-se que a publicação original data de 1886, sendo impossível desassociar uma coisa da outra. Deve-se ter em mente que o que hoje são considerados "clichês" narrativos foram, um dia, inovações literárias, e o que alguns citam como "previsibilidade" da história não decorre de nenhum demérito da obra ou do autor, mas apenas do fato de o plot ser sido extremamente difundido, conhecido e referenciado na cultura pop ao longo de mais de um século de existência.

Tirei uma estrela do livro apenas em razão do último capítulo, que achei excessivamente expositivo e extenso. O final é, sim, surpreendente, e gostei muito do formato do encerramento, mas algumas das revelações poderiam ter sido feitas de outra forma, além de haver detalhes ali que acabaram não contribuindo tanto para a história àquela altura.

Sofiaeueu 18/01/2024

Bom ou ruim?
A história é boa e é um suspense interessante, só que as palavras são difíceis, mas é compreensível.

Maria19384 18/01/2024

O livro tem dois lados: um bom e um péssimo (igual o médico)
O último capítulo é um PESADELO. Parece que quanto mais eu lia, mas páginas faltavam para terminar o livro. Mas fora isso,gostei muito. A leitura flui muito bem e a história é simples e envolvente. Vale a pena ler.