Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

Princesa.Anne 29/09/2021

Eu nao sabia o que esperar quando abri pela primeira vez o livro. Confesso q comprei ele por impulso.
Mas mano.... que história. Nossa, me envolvi demais com os personagens. Fiquei chocada com o inicio da história, não esperava uma tragédia desse porte. E depois a luta pela sobrevivência da Lydia e do Luca, nossa, intenso demais, essa é a palavra certa, intenso...

Gabi 26/09/2021

Se esse livro fosse adaptado para o cinema, seria aquele estereótipo hollywoodiano com as imagens amarelas/sépia pra indicar que é o que eles consideram latino, muito suor, provavelmente drogas e violência exageradas.

@mundo.da_jheni 20/09/2021

Terra Americana
Minha nossa que livro! Me deixou ansiosa do início ao fim, te prende de uma forma que você nem imagina!

Lydia é casada com um jornalista, e tem um filho chamado Luca.

Lydia também é dona de uma livraria, onde misteriosamente um homem começou a frequentar e fez amizade com ela.

O problema é que saiu uma matéria por Sebastián ( marido de Lydia ) sobre o cartel Los Jardineros e o homem que comanda a área de Acapulco onde eles vivem. E que esse homem é o frequentador da livraria de Lydia e o comandante do cartel.

Pronto, daí já começa o desespero, as coisas vão acontecendo em um acelerar no livro, e Lydia não vê outra saída a não ser sair dali com o filho Luca imediatamente.

Ela entra em uma jornada inimaginável entre migrantes e imigrantes pela busca da terra do norte ( os EUA ), e é um absurdo o que ela tem que passar para fugir do cartel Los Jardineros.

Nesse Caminho ela encontra muitos personagens importantes e fortes como as irmãs hondurenhas Soledad e Rebeca, que já percorrem o caminho há um bom tempo, e suas histórias impressionam tanto como a de Lydia.

A rota para chegar nos Estados Unidos, não é nada fácil, tendo que passar por la migra e por ladrões, torturadores, onde imagine, que, MILHARES DE PESSOAS diariamente, na vida real fazem isso. É incrível imaginar numa situação dessa, e chegando na fronteira ainda tem a situação do coiote, o deserto, onde muitos não conseguem sobreviver na esperança de uma vida melhor.

bia 17/09/2021

Envolvente.
Me interessei pelo livro logo quando li a sinopse dele e, sério, ele é realmente incrível. É uma leitura necessária, principalmente agora.
Fiquei muito envolvida na história, senti tudo de uma forma muito forte e parecia até que eu estava seguindo a jornada junto deles.
Esse livro conta a história da Lydia, que perdeu toda sua família em uma chacina na cidade onde eles moravam no México, Acapulco. Os únicos sobreviventes foram ela e o filho, Luca, de apenas 8 anos. Depois disso eles precisam fugir de lá, migrar para os Estados Unidos. A jornada até lá não é nada, nada fácil. O medo é constante para os dois. Os obstáculos que eles encontram no caminho são assustadores. Infelizmente, é a realidade. Várias pessoas viveram aquilo, varias pessoas morreram tentando fugir do seu país de origem. Por isso, esse livro é extremamente necessário para que possamos enxergar essas pessoas, entender que elas são humanas e deixaram forçadamente uma vida inteira para trás.
Eu vi uma resenha de alguém falando que esse livro é problemático porque a autora não é mexicana e tal... Embora eu entenda isso, não acho que seja um motivo para alguém não ler esse livro. A autora passou anos escrevendo e pesquisando, viajou para o México, contou com a ajuda de muitas pessoas (inclusive imigrantes) para poder escrever. E ela escreveu MUITO bem. Além disso, ela indica leituras sobre o assunto de autores mexicanos.
O livro todo foi incrível pra mim, só o final que deixou um pouco a desejar... Mesmo assim, 5 estrelas. Favoritado. Eu recomendo muito mesmo. Você vai ficar envolvido do começo ao fim.

Lu 16/09/2021

Confesso que a leitura apesar de prender a atenção logo no início e se desenvolver bem ao longo da história, acaba decepcionando conforme se aproxima do final.

Se me perguntar como eu gostaria que tivesse acabado muito possivelmente eu não vá saber explicar, mas fiquei com a sensação de ter faltado mais emoção ao relatar o fim. A história em si é bastante pesada e por vezes nos sentimos apreensivos pela fuga de Lygia e Luca, e talvez por isso mesmo eu tenha ficado com a sensação de que faltou.

Ju.Inácio 14/09/2021

Deste lado também há sonhos
Muito difícil não sentir vontade de ler esse livro só por saber que Stephen King e Oprah o recomendaram. Mas é ainda mais difícil parar de ler depois de se aventurar nas primeiras páginas.

Esse livro aborda sobre a violência no México, narcotráfico e migração. A narrativa da Jeanine é muito precisa em visualização e contém detalhes necessários para que consigamos montar o cenário em nossa cabeça.

É uma história difícil, uma jornada árdua de Lydia e Luca que tentam fugir dos narcotraficantes e se embrenhar como imigrantes nos Estados Unidos após um cartel começar chacina contra sua família.

É difícil ler sobre as dificuldades que esses imigrantes estão sujeitos, sobre como muitos morrem no caminho e como, dificilmente, chegam ilesos em seu destino. Mas foi uma leitura muito rica em aprendizagem.

Dayra.Zambon 14/09/2021

"También de este lado hay sueños"
Comecei a leitura do livro de forma despretensiosa, achando que levaria muito tempo para terminar de ler, que não me seria tão interessante ao ponto de me prender, porém, com o desenrolar da história tudo foi ficando muito mais interessante, o coração apertado para que tudo chegasse ao fim e que ficasse tudo bem.

É um livro necessário nos tempos de hoje, tempos em que existem cada vez mais migrantes e que também existem cada vez mais pessoas passando por esses migrantes sem nem notar a presença, como se fossem pessoas invisíveis.
É um livro que nos faz refletir sobre a vida desses migrantes e nos faz olhar para eles com mais empatia e respeito, afinal, guardam sonhos dentro de si e estão em busca de realiza-los.

mere 12/09/2021

Que livro foi esse? Não conseguia parar de ler. Tenso. Forte. Triste.
Uma história de perdas e muito sofrimento. Mas que me pegou. Um dos melhores que li esse ano.

Bea 09/09/2021

Chiquitos...
Classificação: +16
Que livro! QUE LIVRO ?
Primeiro obra que leio da autora, o coração disparava a cada capítulo. É maravilhoso do começo ao fim. Triste pelo Beto ?. ???
Isadora1711 12/09/2021minha estante
Exatamente! Pobre Beto... confesso que foi a despedida mais triste do livro para mim.

mhcavalcante 07/09/2021

Intenso e sufocante
Terra Americana é um daqueles livros que já começa chocando. Suas primeiras páginas são incríveis e o ritmo dessa história se desenvolve muito bem. A forma com que se desenvolve também ajuda demais, com flashbacks bem utilizados e que dão um charme fantástico. Sem falar do "La Bestia", que proporciona os melhores e mais sufocantes momentos dessa jornada.

Lydia é muito carismática, forte e determinada, apesar de tudo que acontece com ela nesse livro. Luca também é um ótimo personagem, na minha opinião. Apesar de muitos terem o achado muito "adulto", eu vi o contrário, sendo que ele age diversas vezes como uma criança provavelmente o faria.

Apesar de violento, já que o enredo está diretamente relacionado com cartéis do México, Terra Americana consegue mostrar a bondade, a empatia e a solidariedade dos seres humanos em certos pontos da história.

O meu único problema com esse livro foi o final, fiquei muito triste pelas coisas terem se tornado tão simples e com a sensação de que os momentos mais complicados não fizeram sentido, já que a resolução foi "fácil". Sinceramente, resolver basicamente tudo com literalmente 1 página e meia me deixou muito decepcionado.

Mesmo assim, no geral o livro agradou muito. O final poderia ser muito melhor, mas ainda me emocionou em vários momentos e o enredo é interessante. Uma pena o final não ter o mesmo impacto que as primeiras páginas, mas ainda é uma leitura incrível.

mal 06/09/2021

terra americana
nao tenho uma opiniao formada sobre esse livro ainda, apenas que é mt bom, e que trata uma realidade nao tao boa, mas que querendo ou nao acontecem bastante em familias de imigrantes, o livrozinho que meche com a gente viu

Eliz 06/09/2021

Implacável
Um livro vira páginas. Em nenhum momento achei um livro lento, a cada capitulo, eu realmente queria saber o que ia acontecer em seguida. Poucas coisas foram convenientes para amarrar a história, mas existiram sim uns do nada tudo se resolveu. Quanto as criticas a narrativa dos migrantes, fiquei atenta, mas não identifiquei nada realmente problemático, mas tb não tenho nenhuma propriedade para julgar. Achei uma boa historia, claro como qualquer livro, um recorte de uma "vida" inteira.