Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

Anastácio 24/04/2024

Terra Americana
Sem dúvida um dos melhores livros que já li. A escrita mesmo parecendo densa é tão fluida ao mesmo tempo. As emoções que o livro transmite á medida que avança, a ansiedade que sentimos se o Luca e a Lydia vão conseguir. Leiam de coração. O mais chocante é saber que realmente está é a realidade de muita gente mas prontos. Incrível é só o que tenho a dizer.

Raquel448 21/03/2024

É uma das obras mais lindas e ao mesmo tempo mais tristes que eu já li na vida. É um livro lotado de sentimentos, esperança, desespero e reflexões. A história gera um tremendo inconformismo quando a gnt para pra pensar que isso é a vida ou rotina de MUITOS imigrantes ilegais e o absurdo que é eles terem que passar por isso. Enfim? lindíssimo. Todo mundo deveria ler.

bornthisway 13/03/2024

Dios mio
Prendeu minha atenção do começo ao fim, como a boa fofoqueira que sou.
não vejo absolutamente ninguém falando sobre ele e acho que merecia mais conhecimento, afinal, narra uma história que é vivida diariamente, recomendo mtoo

LucasValima 26/02/2024

Devore-o ou ele te devorará!!
Para descrever esse livro, apenas um trecho do próprio livro:

"A temperatura, a luz, as cores, tudo fica suspenso em algum precipício perfeito"

Porquê dei três estrelas para um livro na qual está num "precipício perfeito"? Pq antes de chegar nesse precipício, senti que deu uma "travadas", alguma coisas criadas apenas por criar, não teve muito enredo ou trouxe tanta importância. Mas o livro é excelente, te faz ler a todo instante sempre querendo saber mais

Kleilson.Torquatto 25/02/2024

Este lado também há sonhos ??
Essa leitura me impressionou demais!!
Passei o livro todo com o coração nas mãos.

Quando eu li a sinopse eu pensei: é o meu tipo de livro. Dito e feito!
É uma leitura super original e rica em detalhes. Eu nunca tinha visto nenhum livro abordar a temática de migração do México pra os EUA, e nesse livro é feito de uma forma brilhante e surreal que eu fiquei preso em cada parte da história.

É uma história tão bem construída, tanto em personagens quanto em ambientação que foi o que mais me impressionou, eu até sonhei a noite, me imaginando lá nessa jornada junto com os personagens passando os perrengues que eles passam ali. Foi BIZARRO a minha experiência de leitura.

O livro vai contar a história de Lydia e seu filho Luca que após terem toda sua família dizimada em uma chacina na cidade de Acapulco/ México e terem sido os únicos a sobreviverem, partem para uma jornada de migração em busca de um recomeço através da travessia do México para o Estados Unidos e também com o intuito de salvar suas vidas. A partir dai vamos acompanhando a longa jornada frenética de perseguição contra eles, os perigos e desafios que eles enfrentam durante todo o percurso em busca de fazerem a travessia e se livrarem de vez da violência e o risco iminente de morte por conta do chefe do cartel.
À medida que se juntam às inúmeras pessoas que tentam uma vida melhor fora do país, e enfrentam todos os obstáculos e perigos dessa viagem que deixa uma infinidade de vítimas pelo caminho, Lydia descobre que todos ali estão fugindo de algo.

Durante a leitura acontece cenas muito gráficas e chocantes de estupro, violência, torturas, mortes, mutilação? a leitura se desenvolve de uma forma muito rápida e fluida, deixando o leitor preso a todo momento, angustiado e sofrendo junto com os personagens. Eu chorei horrores e sofri demais lendo esse livro.

Com personagens cativantes, cujas histórias fazem refletir sobre o heroísmo e a generosidade das pessoas que arriscam tudo para ter um lugar em que possam viver com dignidade.
Terra Americana é um livro que foi publicado em 2020 aqui no Brasil e eu não sei porque ele não é tão falado por aqui. Ele devia ter um hype muito grande pois merece demais. E outra, ele é tão gráfico que facilmente viraria um filme, o roteiro já tá pronto não precisaria nem adptar nada. Hahah?

É um livro muito duro, triste, realista e impossível de esquecer!!
Eu indico demais esse livro!!
Com certeza é um favorito da vida!

Obs: Eu li em ebook e no meio da leitura já sabia que seria um favorito, dai comprei o livro físico na Estante Virtual que foi o lugar mais barato que encontrei, hahaha?
Pretendo reler com certeza e passar as minhas marcações do ebook para o livro físico.

Gabs 22/02/2024

Incrivel!
Visitei, com esse livro, uma realidade que eu nunca imaginei ser tão dificil! A historia dessa família me tocou bastante! Mereceu 5 estrelas

vanessa.cnuness 21/02/2024

Um drama tem, entre outras funções, estimular a empatia do leitor quanto a um assunto específico, e este aqui consegue com maestria: Terra Americana nos mostra de forma crua e realista a vida dos migrante ilegais, como e o que leva uma pessoa a arriscar a própria vida ao atravessar as fronteiras de um dos países mais vigiados do mundo, mesmo que isso signifique a morte.
Lydia tinha uma vida muito estável em Acapulco: uma família feliz, um trabalho tranquilo como dona de uma livraria. Até que um dia seu caminho se encontra com o de Javier, que é nada mais nada menos que o chefe do cartel local.
Seu marido, um jornalista especialista em cartéis, acaba colocando tudo em risco quando divulga uma matéria reveladora de Javier, e as consequências disso são catastróficas: num rompante de vingança, ele manda exterminar a família toda de Lydia, mas por ironia do destino ela e seu filho saem ilesos. Sem olhar para trás, Lydia abandona tudo e parte em uma saga para sobreviver no único lugar em que Javier não teria controle, nos Estados Unidos. Essa saga é contada de forma detalhista, intensa e envolvente, uma jornada de 3000 km rumo a "El Norte"; ela passa por momentos tenebrosos, angustiantes, arriscando sua vida e de seu filho.
É impossível terminar de ler esse livro e não sentir compaixão e solidariedade pela vida de pessoas que muitas vezes entram nessa condição simplesmente para fugir da violência desumana de suas terras natais, para poderem viver com dignidade. Gera uma reflexão pois nós mostra a realidade, não romantizando o dilema dos migrantes ilegais, é uma travessia extremamente perigosa, pouco falada e muitas vezes mortal.

Dudu 01/02/2024

Não esperava que gostaria tanto desse livro, mas fiquei incrivelmente preso à trama.

A autora consegue costurar bem uma história que prende bastante pela tensão e pela curiosidade do desenvolvimento dos fatos.

É claro que há alguns momentos um pouco forçados e difíceis de acreditar pela plausibilidade, mas, em geral, é uma obra que entretém e prende o leitor.

O tema é, por vezes, pesado e pode trazer alguns gatilhos ao leitor. Apesar disso, o livro apresenta um tema contemporâneo, de bastante relevância, e a obra permite a reflexão sobre as questões abordadas.

Lucia | @lucia_esta_lendo 26/01/2024

Que jornada incrível
Um livro que precisa ser lido com coragem e calma.
É pesado, denso, tenso. Cruel em muitas vezes. Puro instinto de sobrevivência. Você se vê no meio da jornada, torcendo, sofrendo.

Acho que a autora soube captar bem as angústias, conflitos e dilemas de todos os personagens, suas histórias e traumas e marcas.

Em minha opinião, renderia um bom filme.

Gabi 28/12/2023

?Deste lado também há sonhos?
Uma mãe e um filho de oito anos.
Mais de 2500 km a percorrer.
Muitos perigos a enfrentar.

Apesar de ser uma ficção escrita por uma estadunidense, Terra Americana retrata bem o horror que milhares de migrantes enfrentam todos os dias na busca pelo ?sonho americano?, na fuga da violência dos cartéis ou da miséria.

A narrativa é viciante e faz o leitor mergulhar no desespero junto com as personagens. O final é feliz na ficção, mas raramente na realidade.

?(?) ele começa a entender o que todos os migrantes têm em comum, a solidariedade que existe entre eles, embora todos venham de lugares e circunstâncias diferente: alguns, da cidade grande; outros, do campo; alguns, de classe média; outros, pobres; alguns, instruídos; outros, analfabetos; sal-vadorenhos, hondurenhos, guatemaltecos, mexicanos, indígenas. Cada um deles carrega uma história de sofrimento no alto daquele trem, seguindo para e norte.?

Eridhons0n 22/11/2023

Um impacto atrás do outro
Terra Americana é como assistir um filme de terror e perseguição sem pausas para respirar, enquanto te faz ao mesmo tempo refletir sobre como coisas simples podem ser absurdamente importantes. Leitura maravilhosa.

jjuniecode 17/11/2023

Que livro deslumbrante! os temas foram abordados de maneira esplêndida, com certeza será um livro que irei ler novamente sempre que puder

Duda 19/10/2023

Que história necessária
Todo mundo deveria ler essa história!!!

Quando peguei o livro, imaginei que seria meio massante, mas fluiu bem, os personagens são muito envolventes e vc sofre com eles.

Que temática ótimo de ser abordada, como a própria autoria disse, é preciso enxergar os imigrantes como as pessoas que elas são. E é tão triste de imaginar que isso não é ficção, que realmente existe esse nível de sofrimento e ainda pior

Simplesmente leam!!!!

OBS: A história das irmãs é puro sofrimento, o que foi aquilo, as coitadas não tiveram um momento de paz

Nina 13/10/2023

Histórias
Mais do que um livro sobre a história de um massacre que leva a uma fuga, "Terra Americana" é um livro sobre histórias. E não no sentido único de contar várias histórias de indivíduos, mas como essas histórias são únicas e se entrelaçam, ao mesmo tempo.

É um livro sobre mulheres fortes e corajosas, enfrentando o destino da melhor maneira possível. É um livro sobre a crise humanitária causada pela rejeição da imigração por alguns países. É um livro sobre cultura, afeto e política.