Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

Nina 13/10/2023

Histórias
Mais do que um livro sobre a história de um massacre que leva a uma fuga, "Terra Americana" é um livro sobre histórias. E não no sentido único de contar várias histórias de indivíduos, mas como essas histórias são únicas e se entrelaçam, ao mesmo tempo.

É um livro sobre mulheres fortes e corajosas, enfrentando o destino da melhor maneira possível. É um livro sobre a crise humanitária causada pela rejeição da imigração por alguns países. É um livro sobre cultura, afeto e política.

Kleyton 09/10/2023

Terra americana é um romance que apesar de ser fictício, não foge sobre assuntos reais, que é sobre a realidade do dia a dia dos refugiados lutando para ter uma vida digna de se viver. É um livro sobre o amor de uma mãe pelo filho, e sobre ter esperança quando tá tudo acabado. Sobre sobrevivência e resistência.

? Contém gatilhos de estupro e violência infantil

É um livro que me causou várias emoções com o desenvolvimento da estória, com o dia a dia dos personagens principais e com as pessoas que eles encontram durante esse momento de mudanças. Esse livro mostra também como as pessoas podem se aproveitar de outras pessoas em situações vulneráveis. Muito bem escrito!

Dudu 03/10/2023

Muito Bom
Uma história emocionante que prende o leitor do início ao fim. Cada capítulo um estímulo maior para acabar o livro. Vale a pena cada momento da leitura.

marianascariot 11/09/2023

Muito bom!
Terra americana me surpreendeu muito, principalmente pelo tema central do livro, que foi muito bem desenvolvido: migração.
o livro é muito bom, retrata de uma forma realista a vida dos migrantes e achei muito bom o desenvolvimento dele.
a leitura foi difícil em alguns momentos, porque a história ficou muito parada em alguns momentos e chata de ler e porque é uma história pesada. foi muito triste e irritante ler muitas coisas nesse livro. não consigo nem imaginar o sofrimento que essas pessoas passam.

Marjory.Vargas 05/09/2023

Luca e sua mãe, Lydia, são sobreviventes. Após verem a família ser dizimada por um dos cartéis de Acapulco, tudo que os dois precisam fazer é se manterem vivos até chegarem aos Estados Unidos.

Os dois embarcam em uma viagem cheia de percalços e percorrem o caminho que muitos migrantes fazem em busca do tão sonhado “sonho americano”. Lydia só quer uma chance de se manter viva.

A premissa criou expectativas, que infelizmente não foram alcançadas. Logo no início, a gente descobre que Lydia era amiga de Javier, o chefe do cartel que matou sua família. E aí já temos uma das primeiras coisas que me incomodaram na leitura: a autora optou por romantizar o chefe do narcotráfico. Ok, ele matou centenas de pessoas para se firmar na posição, mas, ele escrevia poemas e passava tardes conversando sobre livros com Lydia. WTF?? Um chefe de narcotráfico com bastante tempo livre hein!?

Outra coisa que me incomodou bastante é que, apesar de a narrativa ser em terceira pessoa, quase toda ela foi da perspectiva de Luca, um menino de oito anos. Porém, por mais inteligente que o menino fosse, e por mais que o trauma de ver a família morta o tenha afetado, a narrativa estava adulta demais.

E talvez daí tenha vindo a impressão que eu lia, lia e não saia do lugar kkk isso é terrível gente! É um livro com um tema que eu ainda não havia lido (em termos de ficção) e achei válida, com ressalvas.

Ecocrente 10/08/2023

Este é com certeza o livro mais trágico, doloroso e realista que eu já li.

Diferente de outras histórias trágicas, onde podemos nos confortar pensando que não são reais, ou que estão há séculos de distância de nós, este livro não pode ser confortado. Porque ele retrata uma realidade que acontece todos os dias bem aqui do nosso lado.

É um livro denso. Não recomendo pra qualquer um. Você precisa ser paciente, porque é difícil de ler. Tanto pelas palavras, pelo que ele retrata. Mas vale a pena.

Bia.teca 09/08/2023

Gatilhos: abuso, menção a estupro, morte....

Eu não sei o que falar desse livro e, na real, não sei se existem palavras certas pra descrevê-lo, é um livro incrível e ao mesmo tempo cruel, tem muitos gatilhos e me fez ter medo, angústia, pesadelos kkk. Mas é muito bom, MUITO BOM.

thalita 31/07/2023

También de este lado hay sueños
Livro lindo! Leitura que te prende e quando você vê já está no fim. É uma leitura com conjuntos de histórias de personagens que te deixa bem chocado e angustiado. Você começa a torcer muito pela personagem como se a vida dela fosse a sua. É um livro que te tira da sua bolha. Tocante e maravilhoso.

Jane.FAlix 04/06/2023

Terra Americana
Um livro interessante
A narrativa fala sobre dois assuntos bem relevantes, os cartéis no México e a imigração para os EUA.
Os protagonistas, Lydia e o filho Luca, se vêem obrigados a fugir da cidade de Acapulco no México, após a família ser dizimada por um cartel local. A partir daí o livro passa a narrar a história da fuga deles e a tentativa de entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Kduque 27/05/2023

Terra americana, Janine Cummins

Leitura fantástica, tema profundo e de intensa reflexão, que nos leva para um ambiente pouco explorado pelos autores, a travessia do México para os Estados Unidos pelo deserto. Realmente fiquei impactada com a história de Lydia e seu filho Luca, todo sofrimento dos dois e das
pessoas que vão fazendo parte do trajeto ao longo da narrativa, toda dor sentida por eles, a fome, o abandono, a morte, a maldade humana, a miséria, a violência dos cartéis, toda crueldade do mundo do suborno, onde o forte domina. Muito forte a história, muito triste e muito linda também.

Ana.Giori 23/05/2023

Triste realidade
O livro mostra de maneira nua e crua como é a realidade de muitas pessoas em países controlados por carteis e quando o sofrimento para mudar de vida nessa realidade impacta e marca as pessoas que o fazem. Mostra claramente como a jornada para o tão esperado "sonho americano" é repleta de sacrifícios e dificuldades e nem sempre é recompensada.
É um livro impactante, porém em muitas partes divaga um pouco, demorando a chegar no clímax e nos pontos principais do livro.

Will.ItinerArio 22/05/2023

TERRA AMERICANA
?@jeaninecummins ?@intrinseca ? 4?+???+18

??ESSE LIVRO CONTÉM GATILHOS
Temas abordados: Aborto, violência extrema, estupro, abuso sexual

Em Terra Americana acompanhamos a história de uma mãe e seu filho que se veem obrigados a largar suas vidas em Acapulco, no México, após ter 16 membros da sua família assassinados em uma festa de 15 anos por um cartel denominado como Los Jardineiros.

Para escapar do mesmo destino trágico da sua família, Lydia e seu filho Lucas acabam recorrendo à única maneira de escapar do México sem serem localizados pelo cartel, que é atravessar a fronteira ilegalmente. Diante das dificuldades Lydia vai acabar descobrindo que ter o cartel na sua bota será o menor dos problemas que ela e seu filho irão enfrentar.

Desde o início da leitura fiquei totalmente envolvido com os acontecimentos que me deixaram sem fôlego. O ponto forte desse livro é a escrita descritiva que a autora usa nas partes de tensão, mas acaba sendo o ponto negativo também, pois nos momentos mais calmos a leitura acaba ficando um pouco arrastada.

Para quem não conhece sobre as imigrações ilegais na fronteira entre o México e os Estados Unidos, o livro acaba sendo uma porta de entrada para o assunto que pode ser explorado após o término da leitura. Agora quem já conhece do assunto será possível encontrar diversos problemas que divergem da realidade.

Após o término da leitura eu fui atras do assunto e acabei descobrindo em meio disso tudo que, após o lançamento desse livro, a autora passou por diversas polêmicas desde o jantar de lançamento onde as mesas eram decoradas com arranjos florais e arame farpado em volta, o que traz uma romantização das cercas estendidas na fronteira. E essa é apenas uma de uma lista de controvérsias que esse livro passou, então irei deixar na minha BIO um link com a matéria completa que foi publicado em 2020 pelo G1 falando sobre esse livro caso queiram saber mais sobre as outras polêmicas.

Devido à essas informações minha avaliação tem como base somente a escrita da autora e os momentos de tensões bem construídos que me prenderam do início ao fim. No demais recomendo que façam a leitura e tirem suas próprias conclusões.

Ricc 20/05/2023

Lydia vê dezesseis familiares serem brutalmente assassinados em uma festa de 15 anos, em represália a uma publicação que marido de Lydia fez em um jornal local. Ela e Luca, seu filho, são os únicos sobreviventes da tragédia. "Los Jardineros" é o grupo de narcotraficantes por trás da chacina e Javier, o líder do grupo, tem uma forte ligação com Lydia.

***CONTÉM SPOILERS***

Ao longo das páginas vemos a luta de Lydia e Luca para fugirem daquele lugar. Agora eles são migrantes e precisam encontrar um local seguro para viver. Eles passam por apuros, violência e perigos inimagináveis no caminho até a fronteira dos Estados Unidos.

Durante a trajetória de Lydia e Luca, somos apresentados a outros personagens como Soledad e Rebeca, que se tornam, posteriormente, parte da vida deles.

Realista e cru, 'Terra Americana' é um retrato da realidade de vários imigrantes e seus desafios. Tortura, morte, violência e abusos marcam a vida de milhares pessoas que buscam encontrar paz em um lugar que se sintam mais seguros. Infelizmente, muitos não conseguem chegar lá.

O texto expõe um México marcado por guerra do narcotráfico e contrabando, o que não foge das tristes estatísticas e censos feitos recentemente, que demonstram que o país é um dos mais violentos e perigosos do mundo. Uma triste realidade!

Enfim, a narrativa é pesada, às vezes densa, mas necessária.

Thais.Marques 15/05/2023

Livro denso e emocionalmente impactante.
Achei a leitura pesada e abandonei o livro por meses. A história de Lydia foi criada pela autora, Jeanine Cummins, e não é baseada em eventos ou pessoas reais. Contudo, a escritora retrata de maneira visceral a violência e a exploração que muitas mulheres imigrantes enfrentam, incluindo o risco de serem vítimas de abuso sexual e tráfico humano.

A história é contada em detalhes, com cenas e descrições realistas que podem ser perturbadoras para alguns leitores.

O livro mostra como a violência e o trauma vividos pelos imigrantes não se limitam apenas à fronteira, mas fazem parte de uma rede complexa de exploração e opressão que muitas vezes começa em seus países de origem e continua durante toda a jornada de migração.

Embora seja uma obra de ficção, o livro traz à tona questões políticas, sociais e culturais que são relevantes e urgentes, e que merecem atenção e reflexão. Vale q leitura e principalmente a reflexão sobre os temas abordados.