Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

sabrinaavale 10/03/2022

Tema importante para conhecimento de todos
Existem críticas ao redor desse livro, principalmente em relação a autora. O termo apropriação cultural surgiu, assim como escolhas de palavras infelizes, características e detalhes aparentemente inexistentes na cultura mexicana.

No entanto, não posso deixar de levar em conta a destreza da autora de compartilhar informações cruciais sobre um assunto pouquíssimo falado. Apesar de não ser sua, mas ela deu voz a histórias que não eram bem conhecidas. Ela mostrou a cruel realidade em um texto tão bem escrito e envolvente. Entendo a crítica do uso de estereótipos, entendo a tomada de decisões equivocadas, mas acredito que o intuito foi de passar informações que não são largamente veiculadas.

Me sinto grata por ter acesso a essa história, me sinto grata por conhecer Lydia, Soledad, Rebeca, Mirasol. E o maravilhoso Luca. Me senti instigada a buscar mais, a saber mais sobre migrantes e dar valor a sua jornada, e acredito que esse era o ponto.

Nas últimas páginas, a autora fez uma escolha que não me agradou por inteiro, o que acabou por levar meia estrela, mas ainda assim favoritado.

Lalá 08/03/2022

é definitivamente um bom livro, com um bom enredo, personagens e escrita, mas foi escrito sob a perspectiva de uma autora que não tinha propriedade para escrevê-lo.

Kássia 05/03/2022

"Deste lado também há sonhos."
O livro é realmente muito interessante! Aborda a migração com mais detalhes do que eu de fato conhecia, por nunca ter pesquisado a respeito. Vi algumas pessoas falando sobre o fato de a autora ser estadunidense, mas leiam a "nota da autora" pra ver que faz sentido, mesmo ela não sendo migrante. Acredito que ela retratou bem e com detalhes que sejam suportáveis na leitura. Pq não consigo imaginar os horrores de uma coisa dessa.
Não foi um livro que me prendeu de cara, não era o que eu esperava, o início dele me deixou extremamente nervosa (e em alguns momentos ao longo da narrativa também). A autora detalhe demais coisas que poderiam facilmente serem deixadas de lado e chegou um ponto que isso se tornou cansativo. Então demorei a de fato conseguir ler muitas páginas em um dia. Mas recomendo. É bom termos ideia de como a violência, a pobreza... pode refletir fortemente na vida de tantas pessoas e levá-las a se arriscar tanto na tentativa de algo melhor.
Sobre o final, confesso que esperava algo diferente.

Fer 04/03/2022

Uma fuga desesperada
Em Terra Americana conhecemos a história de Lydia, a proprietária de uma pequena livraria em Acapulco, no México. A protagonista é casada com Sebastián, repórter responsável pelo perfil jornalístico do homem que controla o cartel de drogas mais poderoso da cidade; e também e mãe do pequeno Luca, um garotinho de apenas 8 anos mas um gênio em geografia.

Durante um almoço em comemoração aos 15 anos de sua sobrinha, Lydia tem toda sua família assassinada. São exatamente 16 membros, dentre eles seu marido, mãe, irmã, cunhado e sobrinhos. Apenas ela e Luca sobrevivem a essa chacina e de um modo bem inusitado.

Lydia sabe perfeitamente quem cometeu tal brutalidade e precisa urgentemente fugir com o filho para muito longe e o mais rápido possível. Como fazer isso se A Coruja tem infiltrados e espiões por todo lugar? Assassinos profissionais estão em seu encalço a todo momento.

Surge então o plano de fuga para os Estados Unidos tornando-se assim em migrantes em busca do único lugar que Javier, o narcotraficante, aparentemente não tem poder.

Enfrentam inúmeras barbáries em seu penoso percurso de travessia o qual deixa vítimas pelo caminho, desconfiança por toda parte, dor e sofrimento, além da perda da infância e do luto não vivido. Sentimentos dolorosos são protelados até que, de alguma forma são extravasados, porém não significa que a aceitação da perda se torne mais fácil.

?Repleto de suspense e profundamente impactante, Terra Americana tem personagens cativantes, cujas histórias revelam o heroísmo e a generosidade das pessoas que fazem de tudo em busca de um lugar em que possam viver com dignidade.?

Nos leva a refletir sobre o preconceito enraigado com relação aos migrantes. Ninguém sabe o que está por trás do que realmente os fizeram sair de sua terra natal e buscar novas condições de vida, um recomeço, um alento para suas almas sofridas. Ninguém sabe a dor do outro!

Você também pode dizer? ?También de este lado hay sueños.?
?Deste lado também há sonhos.?

nicookie 02/03/2022

A 411 páginas atrás eu não imaginava o quanto essa leitura seria importante. Gostei da capa, achei a sinopse interessante, o comentário de Stephen King me encorajou e por fim, a promoção que a Amazon ofereceu na compra me ganhou. Esse tesouro ficou parado na estante por um tempinho, e ficaria mais se eu não o colocasse na tbr do 4legacy. Então aconteceu!

O romance narra a história de migrantes, que atravessam a fronteira do México a fim de chegar nos EUA, para fugir dos cartéis de narcotraficantes que ameaçam suas vidas e famílias, fazendo com que eles vivam, de uma só vez, seus piores pesadelos e dores. A travessia não é fácil, rápida ou simples, pois além de tudo, essas pessoas precisam lidar com agentes policiais que por muitas vezes, se mostram iguais ou até piores que os cartéis, se sujeitando sem escolha, a situações humilhantes.

Por mais fictícia que seja a obra, sou incapaz de não pensar nas pessoas reais que passam por isso, principalmente por nosso país ser uma ?saída? para muitos migrantes, nossas ruas suas camas e nossos habitantes, alguém que eles possam arriscar em pedir ajuda, sendo muitas vezes rejeitados e julgados sem pudor.

A autora aborda temas como violência, crime, corrupção, estupro e tantas outras coisas com muita cautela e responsabilidade, a leitura é tão visceral que estar atravessando o deserto com um coiote contratado por 5 mil dólares parece ser tão real quanto digitar essa resenha em uma rede social.

Essa leitura me fez enxergar o quanto o que eu achava que sabia sobre esses temas era pouco e insuficiente. Existem livros que mudam a gente, esse me refez completamente, sem dúvida alguma e até então, foi minha melhor leitura esse ano!
5??

suellem 19/02/2022

Impactante
Lydia é dona de uma livraria em Acapulco no México , casada com Sebastian que é jornalista e investiga sobre os cartéis do México . Eles tem um filho de 8 anos chamado Lucca

Javier é um homem que começa a frequentar a livraria de Lydia e acaba se apaixonando por ela, ambos trocam muitos segredos e histórias de vida .

Um dia Sebastian mostra para Lydia uma reportagem sobre os cartéis e Lydia fica surpresa ao vê a foto de Javier estampada na matéria .

Após a publicação Javier começa uma perseguição contra a família de Lydia onde acaba matando toda sua família exceto ela e o filho que começam uma fuga de forma clandestina .

Uma viagem perigosa e muito, muito emocionante . Onde a cada minuto tudo pode mudar .

O livro tem uma escrita maravilhosa é muito realista o tempo todo você se sente aflito e ansioso pra lê o próximo capítulo .
Gostei muito da história , fiquei bem intrigada com todos os relatos e chorei bastante também.
A autora fez um trabalho de pesquisa maravilhoso e esse livro é muito necessário .

Karol 18/02/2022

" Deste lado também a sonhos"
Um livro que todos deveriam ler, que te faz ficar pensando por horas sobre o assunto.
Uma história sobre barbaridades que nunca imaginamos que possa acontecer com tantas outras pessoas, mais acontece no nosso mundo também. Recomendo muito esse livro.

Ana Vizentim 18/02/2022

Meu Deus, q livro!!
Como bem disse Ophra Winfrey sobre esse livro : "Tudo nesse livro é incrível. Ele é repleto de suspense, bem escrito e tem uma história emocionante."
Sem contar q a autora nos dá um banho de realidade. Essa nota final foi perfeita.

suele 14/02/2022

"Que possamos lembrar: são pessoas."
"Sempre brigando contra um desprezo evidente, sempre lutando contra a ignorância nas ideias dominantes sobre etnia e cultura. Tenho consciência absoluta de que as pessoas que chegam à fronteira sul dos Estados Unidos não são uma massa marrom sem rosto, mas indivíduos singulares, com histórias, bagagens e motivos para vir que são únicos. [...]
Por isso, tinha esperança de oferecer uma dessas histórias pessoais únicas, uma obra de ficção como uma maneira de honrar as centenas de milhares de histórias que talvez nunca possamos conhecer. E, ao fazer isso, espero criar uma ruptura, a partir da qual o leitor possa começar a individualizar. Quando aparecerem migrantes no noticiário, possamos lembrar: são pessoas." - Trecho da nota da autora.
Essa é uma leitura impactante, e real!
Apesar de ter toda uma trama fictícia, as histórias são construídas de uma forma tão sincera, que se tornam totalmente críveis, e durante a leitura a gente até poderia acreditar que é uma história real, porque na verdade acontece mesmo! Coisas até piores...
Os personagens foram intensamente bem desenvolvidos, o leitor pode conhecer os defeitos, medos, qualidades, princípios e valores de cada um, é muito fácil se importar com eles e ter profunda empatia.
Algo que amei foi poder conhecer uma realidade totalmente diferente da minha! Coisas que nunca poderia imaginar, foram me apresentadas e eu até pesquisei algumas notícias e reportagens sobre casos reais e fiquei surpresa com o quão fiel foi a escrita e com a crueldade com que são tratados os migrantes, que muitas vezes não tiveram escolha e passaram por coisas tão tristes e desumanas...
Além disso, conseguimos ver o passado e o presente mas não daquela forma abrupta e grosseira do tipo que segue uma narrativa, daí corta e volta pro passado, não! É feita de uma forma muito suave, como que seguindo de acordo com a maré por assim dizer, é como se realmente estivéssemos na mente dos personagens e vendo suas lembranças, como se fosse nossas lembranças também, mesmo que descobrindo detalhes novos e importantes para narrativa.
Enfim, é um livro sobre humanidade e empatia, nos faz refletir sobre o quanto a violência e o medo pode nos levar a ter atitudes que nunca pensaríamos antes, e também sobre o quanto o dinheiro e a ganância levam pessoas a agirem de uma forma muito pior do que animais.
Preciso avisar que esse livro possui gatilhos de estupro e violência, não achei explícito mas é impactante de qualquer forma.
Aquela que tá olhando pro céu 16/02/2022minha estante
Somos muito, muito, muito privilegiados.

suele 16/02/2022minha estante
e muito ignorantes a realidade dos outros tbm

Ana Claudia 14/02/2022

Lydia é dona de uma livraria em Acapulco, no México, casada com Sebastian, que trabalha como jornalista investigando os cartéis no país e tem um filho, Luca, de 8 anos.

Javier é viúvo e tem uma filha que mora fora do país. Ele ama livro e um dia entra na livraria para comprar livros, acaba fazendo amizade com Lydia. Ela passa a confiar nele a ponto de confiar seus segredos e sobre os livros, mas Javier acaba se apaixonando por ela.

Sebastian está concluindo uma matéria sobre o narcotráfico e mostra para Lydia seu trabalho. Ela leva um grande susto quando encontra a foto de Javier, que passou a frequentar diariamente a livraria dela, estampada na reportagem. Ela abre o jogo com Sebastian. Quando a matéria é publicada, uma tragédia acontece na vida de Lydia. Sua família foi assassinada pelos traficantes, incluindo Sebastian e somente ela e seu filho Luca sobrevivem à chacina.

Para fugir daquele cenário devastador e para proteger seu filho, Lydia resolve fugir para Denver, nos EUA, onde tem parentes que moram lá. Durante a árdua travessia, muitas coisas acontecem com eles, pois os homens de Javier a perseguem em todos os lugares por onde ela e seu filho passam.

Com uma narrativa em terceira pessoa, essa história tem capítulos curtos tornando a leitura fluida e eletrizante. A escrita da autora é bem descritiva o que faz com que o leitor se envolva e consiga visualizar o cenário por onde os personagens passam.

ducaldieraro 10/02/2022

impactada
meu. deus. que livro foi esse? muito bem escrito, a história é muito bem desenvolvida e é ótimo como os personagens são humanos. tem defeitos e qualidades. passam por conflitos psicológicos depois de traumas ABSURDOS. deixo avisado a todo mundo que não é um livro leve, trata de temas absurdamente pesados e as vezes tu tem que largar o livro pra respirar um pouco

Bruna Beatriz 09/02/2022

Terra Americana, de Jeanine Cummins
Esse livro não só é interessante pela história, mas os sentimentos que ela te proporciona!
De cara já li 150 páginas em um só dia quando peguei ele, não conseguia largar, eu simplesmente não podia!!!

A escrita da Jeanine é algo que eu nunca tinha experimentado antes, eu lia e lia e quando via já havia passado duas, três horas do meu dia. Tirando as polêmicas entre o livro e a autora, consegui me aproximar tanto da Lydia, Luca, as irmãs?. caramba, haja fôlego!

Posso dizer com total afirmação que foi o primeiro livro que eu chorei (não tanto, mas chorei). Me envolvi com os personagens, as tramas, os problemas que cada um levava junto na travessia para os Estados Unidos, tudo tão triste e doloroso. Favoritado com certeza!!!!!

KaillanyMorais 04/02/2022

Achei esse livro bem interessante, mas de fato, para mim, não foi uma leitura que me empolgou, não achei quase nada fluída. Independente disso, é um livro realmente emocionante, cheio de reflexões. Na maior parte eu gostei, mas o que fez eu abaixar minha nota foi a narrativa em si, achei muito arrastada e muuuito descritiva, depois de um certo ponto, pra mim a leitura se tornou muito cansativa.