Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

Laura 29/01/2022

Não foi uma leitura rápida e sequer posso dizer que foi fluída.
Achei que iria para um lado e o tempo todo eu fiquei esperando uma coisa específica acontecer, mas fico feliz que não tenha acontecido.
Já disse outras vezes: foi uma leitura densa, sensível, cheia de aprendizados e dores.
Profunda, real e possível. Eu parava e ficava pensando o quanto aquilo se aproximava de uma realidade frequente, e aquilo me doía demais.
Demorei meses para terminar, mas fico feliz que o fluxo da leitura tenha encontrado seu lugar na minha rotina quando eu tinha uma bagagem melhor para isso.

Carol 19/01/2022

Interessante leitura para conhecer, ao menos superficialmente, uma realidade muito diferente. Livro rápido de ler, mas o enredo e a escrita são medianos.

Isa 18/01/2022

Terra americana
Primeiro livro do ano. História emocionante que tem como protagonista Lydia, mãe de Luca. Casada com jornalista, dona de uma livraria, Lydia e sua família vivem em Acapulco, México. Ela faz uma amizade muito forte com Javier, e tempo depois descobre que ele é chefe de uns dos cartéis mais perigosos do México e, por coincidência, seu marido está investigando esse cartél e faz uma reportagem a respeito de Javier. Porém, o pior acontece. Toda a família de Lydia e assassinada e, somente ela e Luca sobrevivem por pura sorte. A partir daí, começa a grande jornada do livro: a travessia da fronteira do México para os EUA. Em cada página nós sofremos com cada personagem, e enfrentamos cada dia junto com eles. A autora consegue passar o perfil de cada um envolvido na trama de tal modo que não importa se sua passagem pela história é rápida ou não, nós torcemos por cada um, e as vezes odiamos outros. Desde a viagem por La Bestia - os trens - até o encontro com o coiote para a travessia propriamente dita, nos emocionamos, suspiramos e ficamos tensos inúmeras vezes. É uma história de sobrevivência e acima de tudo, sobre como o ser humano pode ser resiliente. Ótimo livro. Para abrir o ano com chave de ouro.

Mariana113 16/01/2022

O único defeito do livro foi ter sido escrito por uma autora estadunidense... o que eleva os esteriótipos das personagens latinoamericanas à obra.
Mas, fora esse mínimo ponto, é extremamente cativante. A temática da migração, expressa por detalhes minuciosos e ações de apreensão, com uma narrativa que te coloca dentro do cenário que a protagonista vive. Uma construção de personagens incrível, que peca apenas nos momentos finais, com pessoas que parecem terem sido esquecidas durante a elaboração da obra.
A humanização do "antagonista", Javier, e dos cartéis que dominam a América Central, que não tem papel de desculpar, mas sim nos fazer valer direitos e motivações, mesmo que injustuficáveis, mas mostrando que o ser não nasce mal; se torna. E muitas das vezes não há nem percepção deste por sua parte.
É uma leitura necessária, intrigante, que te agarra, fascina e devora.

Aninha52 16/01/2022

la bestia: meu novo pesadelo
Impactante é a palavra que melhor descreve esse livro. Desde a primeira página a narrativa te prende, iniciando com muita ação na comemoração da quinceañera de Yénifer, onde 16 pessoas são mortas em uma chacina promovida pelo cartel Los Jardineros. Apenas Lydia e seu filho Luca escapam do massacre de sua família, agora os dois precisam deixar tudo para trás para garantir sua sobrevivência, longe da violência do cartel. A história então narra a migração ilegal de mãe e filho através da América Latina, suas dores e dificuldades para chegar aos Estados Unidos.

A leitura pra mim foi dolorosa, não unicamente pela história, mas principalmente por retratar a realidade de milhões de migrantes, que precisam fugir de suas terras em busca de uma vida melhor. O medo, a dor, a fome, a violência, os roubos, a morte... é tudo muito claro para eles.
Foi o primeiro livro que li com esse tema, ele abriu meus olhos para coisas que eu não sabia que existiam (gente, como assim as pessoas pulam em trens em movimento????), trouxe reflexões importantes acerca de um assunto que eu ainda não tinha acesso. Apesar disso foi beeeem tedioso em algumas partes, com muitas descrições sem necessidade e cenas que não agregaram em nada na história. Você lê, lê e não sai do lugar, mas se for parar pra pensar talvez seja exatamente o sentimento que a autora quis passar, me senti na pele da Lydia em todos os momentos, é angustiante.

Gostei muito dos personagens, me apeguei a todos, porém me incomodou profundamente as crianças serem tão fortes, não consigo imaginar tanta maturidade depois dos traumas que passaram, até eu fiquei perturbada!!! Esperava um final melhor, mas no geral achei fiel ao que prometeu. É uma experiência válida para conhecer mais sobre a crise migratória, mesmo que tenha sido escrita por alguém fora de seu lugar de fala. (é importante ter isso em mente)

Recomendo.

ps: prepara o coração, se tiver ansiedade como eu vai até passar mal em alguns momentos.

Soufi 16/01/2022

Amei esse livro ele é incrível, uma obra prima para qualquer que queira embarca em uma viaja com medos, crimes, sonhos em ir para o EUA.

Ana 11/01/2022

Impactante, marcante e inesquecível
Eu já sabia que essa história teria um impacto grande devido a todos os temas que são abordados nele, mas não esperava que o impacto da história seria tão grande.

Amei seus personagens, cada um com sua história dolorosa mas com a esperança de que tudo pudesse mudar no final de sua jornada para El Norte.

A jornada deles me prendeu até o último momento, com todos os desafios, perseguições, perdas e problemas que eles enfrentaram do início ao fim.

Uma leitura inesquecível, uma jornada dolorosa para El Norte com a esperança de que na terra americana eles terão paz finalmente.

Ro15 11/01/2022

Angustiante
Impactante e cruel ?.um livro cheio de reflexões. Mexeu demais comigo ler esse livro, cada página lida era como golpe em meu coração?.

vicro 04/01/2022

uma leitura tensa e cativante. alguns personagens mereciam mais e algumas situações fugiram um pouco da realidade, mas, ainda assim, é um ótimo ponto de início pra conhecer e pesquisar mais sobre a situação da imigração etc

Wes_silas 03/01/2022

Terra Americana
Uma leitura fácil e rápida, que te prende do início ao fim.
Aqui conhecemos Lydia e Luca, mãe e filho, que vivem uma grande tragédia e se tornam alvo de um chefe de quartel mexicano, com as ameaças crescendo de todos os lados, Lydia só vê uma saída para poder se salvar, e salvar Luca, a fuga pra o El Norte, os EUA, mas sem documentos ela acaba sendo obrigada a tomar a rota mais difícil; a rota dos imigrantes ilegais, e a história narra sua viagem, e conta também histórias de pessoas que eles acabam conhecendo pelo caminho, como as irmãs Soledad e Rebeca, é uma viagem perigosa, pois existem risco de sequestro, desaparecimento, estupro, e assassinatos!
Não conheço muitos livros com essa temática, mas gistei muito, achei uma história bem detalhada, bem escrita, embora ache que o final dos personagens poderiam ser mais detalhados, mas a história é excelente, recomendo muito a leitura, só um aviso de que tem bastante gatilho de violência, e abuso sexual.

Mona 31/12/2021

Impressionante e tenso
Primeiramente, queria alertar sobre o fato de o livro retratar cenas de estupro e violência, o que poderá ser um gatilho.
E apesar dos gatilhos, o livro é muito bom, fiquei tensa do início ao fim e também me senti presa a leitura.
A história retrata a vida de uma mulher e seu filho que após uma tragédia, tentam fugir de um grupo de narcotraficantes que domina algumas partes do México. Como o grupo tem uma grande influência no México, eles resolvem ir para o norte, pois só assim poderiam ficar a salvo. Durante esse trajeto, eles precisam enfrentar grandes desafios, como o de andar muitos km, andar sob um trem chamado de La bestia, ir para abrigos, passar fome, sede, tentar fugir da polícia e dos narcotraficantes.
Em diversos momentos, meu coração ficou acelerado e parecia que eu estava lá, vivendo ao lado dos personagens. Me apeguei a muitos deles e sofri junto com eles.
Eu recomendo a leitura, pois através dela é possível saber um pouco sobre como é feito e quais são os perigosos do caminho para chegar ao norte.
Só senti que no final faltaram informações sobre alguns personagens, parece que a autora esqueceu de citá-los em algumas partes. Só não dei 5 estrelas por causa disso.

João 27/12/2021

Melhor livro que já li
Antes de falar do livro em si e a história dele quero falar sobre algo.

Esse livro é muito importante que todos leiam, pelo simples fato de que as pessoas esquecem que as outras pessoas são PESSOAS. Seres humanos, com história, traumas, medos, inseguranças. Pessoas que estão vivendo sua vida, por mais difícil que esteja.
Esse livro abre sua mente, abre horizontes. Te faz enxergar o mundo, as coisas além de como elas são. Esse livro te mostra como tudo é pior de como imaginamos.

Antes de ler esse livro eu sabia da existência da migração ilegal e que era muito presente. Mas eu não sabia o quão difícil é essa situação, e o quão REAL é essa situação.
Eu não fazia ideia que pessoas subiam em cima de trem de mercadoria (em movimento ou não), que pessoas andavam quilômetros e mais quilômetros embaixo do sol quente sem água, sem comida e sem dinheiro. Não sabia que vários migrantes são mortos, sequestrados, roubados. Não sabia que existem muitos e muitos migrantes desaparecidos, tantos que não se pode falar com exatidão. A margem de erro é muito grande. Isso é assustador, devastador.

São PESSOAS desaparecidas. São PESSOAS que passam por essas situações com tantas dificuldades. São pessoas em busca de um futuro melhor, de uma nova vida. Pessoas dispostas a recomeçar. Pessoas que estão fugindo ou em perigo. São tantas pessoas, tantas?

Esse livro me fez pensar muito sobre isso, durante a leitura eu me peguei pesquisando diversas vezes na internet se isso que os personagens do livro estavam passando era real, se essas coisas realmente aconteciam. E todas vez eu pesquisei foi um soco, um choque de realidade. Um mix de sentimento.

Falando sobre o livro agora:
O livro começa com uma chacina. A família de Lydia e Luca, mãe e filho, é massacrada por um cartel mexicando após Sebastián, pai de Luca e esposo de Lydia, fazer uma matéria jornalística falando sobre o perfil de Javier, o líder desse cartel.
Sendo os únicos sobreviventes desse massacre, Lydia decide fugir de Javier para os Estados Unidos com seu filho.

Durante o livro acompanhamos Luca e Lydia fugindo de Javier, e vemos todo o processo de imigração acontecer.

Essa autora consegue escrever tão bem. Construir personagens e seus medos tão bem. Durante a leitura nós sentimos o medo de Lydia de perder seu filho, o medo de ser encontrada por esse cartel. O medo de morrer.

Eu me apeguei tanto aos personagens e tão rápido que durante a leitura eu me peguei chorando 6, 7 vezes. Perdi a conta. No fim do livro eu já não conseguia mais produzir lágrima, as coisas aconteciam e eu só ficava em choque.
A escrita dessa mulé é maravilhosa.

Não consigo falar desse livro sem dar spoiler, mas só tenho elogios. O livro é importantíssimo, abre a sua mente. Sério.

O livro é bem pesado, e o que mais me deixou chocado é que são situações REAIS. É tudo muito real. Não é normal. Não tinha que ser pesado. Essas coisas não tinham que acontecer. É tudo muito triste. Esse livro não tinha que abrir mentes, não tinha que ser assim.

Tâmise Pereira 21/12/2021

Vários gatilhos.
Um dos livros mais pesados que eu já li, talvez até o mais, mas também, um dos melhores. Um livro excepcional, entretanto com diversos gatilhos, um livro que precisa ser lido com calma, mas vale a muito a pena.

Patty 19/12/2021

Que livro meus amigos, que livro. Esse foi o primeiro livro que li o último capítulo, antes de terminar só pra ter a experiência, indico? Não kkkkk, mas foi legal fazer algo diferente.

Esse livro é narrado na terceira pessoa, logo muitas pessoas tem suas histórias xontadas não só a mãe e o filho que estão migrando de um país pra outro, um livro lindo e triste ao mesmo tempo, nos mostra como ser forte e ver que tem muita gente passando por coisas absurdas, enfim indico e contém assuntos que podem dar gatilho.