Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

Andy 14/07/2022

Gostei muito, mesmo que na maior parte do tempo eu tenha passado muito tensa com o que iria acontecer kkkkkkk

Renata 13/07/2022

Livro por 9,90 a gente não recusa!!
Nunca tinha ouvido falar da história, mas pelo preço e avaliações que tinham, acabei botando no carrinho!
E que grata surpresa?
Terra Americana traz um enredo pouco abordado, pelo menos pra mim, sobre migração.
E só por aí já imaginamos o misto de sentimentos que essa narrativa vai trazer, com amor, amizade, temores, medos, aflições e realizações.
Algumas vezes senti a leitura um pouquinho devagar, mas logo vinha um acontecimento que engrenava de novo.
Vale a pena?

?(?) o risco às vezes resulta na cobrança de um pagamento injusto.? (Pág.: 392)

Biblioteca Álvaro Guerra 13/07/2022

Ontem Lydia era dona de uma livraria.Estava casada com o homem que amava.Vivia rodeada de família e amigos.Hoje Lydia perdeu tudo.Tudo, menos o filho, Luca, de oito anos.Por ele, vai amarrar uma faca de mato à perna.Vai saltar para um comboio de alta velocidade em andamento.Vai até ao fim do mundo.Únicos sobreviventes do massacre da sua família às mãos de narcotraficantes, Lydia e Luca sabem que têm de fugir do México imediatamente. Cada minuto conta. Cada troca de olhares está impregnada de perigo. Em cada momento de fraqueza pulsam a vida e a morte.Já considerado um clássico moderno da literatura americana e comparado ao romance As Vinhas da Ira, de Steinbeck, Terra Americana é um romance oportuno, incómodo e, acima de tudo, impossível de esquecer.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551006528

mirrorbel 09/07/2022

entrou para a minha lista de leituras favoritas
amei esse livro e não vou tirar essa história da minha cabeça nunca, fiquei totalmente submersa junto com os personagens dentro da narração e quando notei já tinha devorado o livro, um livro que me emocionou muito e também me deu muito soco no estômago se eu pudesse faria todo mundo ler.

Gabi 04/07/2022

Esse foi um dos melhores livros que li nesse ano, com certeza entra nos melhores que já li na vida também. A história é incrível do começo ao fim, é um suspense muito bem desenvolvido, fiquei obcecada com o enredo e curiosa demais pra saber o que iria acontecer no desenrolar da trama. Os personagens são extremamente bem desenvolvidos, principalmente o Luca, que é uma criança inteligente e sagaz demais. A autora aborda com muita sensibilidade a questão dos migrantes mexicanos ao longo de toda história.

Deixo um adendo especial para a parte estética do livro, a capa é perfeita e por dentro tem um mapa muito lindo também!

Bea 23/06/2022

Me surpreendeu
Eu fui sem expectativa nenhuma. Pensei que seria uma leitura maçante e arrastada, e meu Deus, me surpreendeu MUITO! Foi emoção do início ao fim, eu tive insônia por querer acabar o livro e ter que dormir, tem noção? Tava muito ansiosa pra saber o que aconteceria e agora que terminei, tô me sentindo muito órfã, porque tava muito bom e queria acompanhar todo o pós epílogo pra sempre kkkkkk
Bom, quem tem ele na lista para ler e esta postergando a leitura, NÃO FAÇAM ISSO!!! Peguem agora e leiam, não vão se decepcionar!!! Uma história emocionante e que te deixa com o coração apertadinho a cada situação. Só leiam e depois me contem o que acharam ok?!

Rafa Gomide 22/06/2022

Que livro maravilhoso! A história mostra em detalhes a dura travessia dos imigrantes, com uma escrita envolvente e tocante.

Thainá @thaii.limab 21/06/2022

Que história emocionante. Impossível não chorar, impossível não pensar: "e se fosse comigo, será que eu aguentaria?"

Em saber que essa é a realidade de tantos migrantes ao redor do mundo, da uma dor no coração..

gio 20/06/2022

é uma leitura bem lenta, e em partes, entediante. apesar disso gostei bastante e é realmente um livro que te faz pensar e pensar, além de ser bem tenso e angustiante.

Sandra 15/06/2022

Terra Americana.
Aqui conhecemos Lydia e Luca, mãe e filho, que vivem uma grande tragédia e se tornam alvo de um chefe de quartel mexicano, com as ameaças crescendo de todos os lados, Lydia só vê uma saída para poder se salvar, e salvar Luca, a fuga pra o El Norte, os EUA, mas sem documentos ela acaba sendo obrigada a tomar a rota mais difícil; a rota dos imigrantes ilegais, e a história narra sua viagem, e conta também histórias de pessoas que eles acabam conhecendo pelo caminho. É uma viagem perigosa, pois existe risco de sequestro, desaparecimento, estupro, e assassinatos!
Achei a história bem detalhada, bem escrita, embora o final foi meio corrido, mas a história é excelente, recomendo muito a leitura, só um aviso de que tem bastante gatilho de violência, e abuso sexual.

Cacau 10/06/2022

Rumo El Norte
Sem palavras para esse livro! Terminei ele totalmente sem fôlego. A trajetória de Luca e Lydia pelo México até cruzar a fronteira americana é tão bem descrita pela autora que, de fato ,vc se sente vivenciando isso com os personagens. Além disso, percebe-se que a autora estudou muito sobre o assunto antes de construir os personagem e as situações. O livro nos guia pela dura realidade vivida pelos migrantes, incluindo a perigosa jornada em cima de trens em movimento (La Bestia), fugas da La guarda, o medo constante dos carteis que dominam a região, estupros, assaltos e tantas outras situações assombrosas.
Além disso, os personagens são extremamente bem construídos e cada um guarda uma história singular de vida mostrando o motivo por estarem fugindo do país. Sem palavras para descrever a força das personagens femininas do livro (as irmãs Soledad e Rebecca principalmente) que lutam contra as adversidades para buscar uma vida mais digna, assim como muitas mulheres migrantes.
Termino esse livro com minha admiração a todos os migrantes que encaram essa travessia sempre com esperança e fé!

mardelivross 09/06/2022

Livro extremamente interessante, o tema central são imigrantes tentando chegar em "el norte", Estados Unidos.
Fala sobre as dificuldades dos imigrantes, a violência dos cartéis e principalmente sobre força e resiliência.
Gostei do livro, mas achei a leitura meio arrastada.

Maisa 06/06/2022

Boa temática, mas leitura um pouco cansativa
Confesso que este por volta da página 120 estava amando o livro. Porém, conforme a leitura ia evoluindo, fui achando cansativo, com momentos bem entediantes. Penso que faltou um pouco mais de emoção, principalmente no que diz respeito ao Javier e ao que se descobre no final do livro.

A temática é excelente, interessante para se conhecer um pouco de como é toda a situação pouquíssimo falada do povo do México que por algum motivo necessita migrar para ?el norte? (EUA).

Se o livro tivesse 300 páginas ficaria menos arrastado, e, portanto, perfeito!
Maisa 06/06/2022minha estante
Corrigindo: em lugar de ?este?, leia-se ?até?

Magica.leitura 01/06/2022

Leitura tensa que te prende do inicio ao fim. Iniciei o livro com a expectativa lá embaixo e o finalizei amando!! Super recomendo.

Jubs 29/05/2022

Minha experiência com Terra Americana?
4?? e EU classifico como BOM? Achei que não fosse acabar nunca essa leitura. Sinopse extremamente interessante, quando peguei pra ler, MEUDEUS, a leitura não fluia de jeito nenhum. Estava bem cansativa mas ainda assim fui insistindo e sinceramente, QUE BOM! Lá pela página 135/140 por aí a leitura foi ficando interessante até que na página 150 foi ficando fluída demais, não dava vontade de largar o livro e desde então evolui BASTANTE na leitura. O livro é interessante, principalmente quando na Nota da Autora, ela esclarece que muitos dados e histórias são baseadas na realidade triste dos migrantes, e pessoas que sofrem violências, abusos de qualquer tipo, doa cartéis, minha nota foi mais pelo início cansativo mesmo. Mas enfim, feliz que insisti e curti a leitura levando tudo em consideração. *Atenção pra gatilhos de violência de diversos tipos e estupro, tem algo breve de suicídio, mas tem.