Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

hércules 21/07/2022

Emocionante
Terra Americana me fez lembrar constantemente de qualquer filme sobre imigração que já assisti. Tiveram momentos em que senti uma familiaridade e momentos que senti não saber nada sobre o que estava lendo, porque os assuntos que a autora nos traz são frutos de uma extensa pesquisa sobre o longo caminho entre o Mexico e os Estados Unidos.
O que mais dificultou a leitura não foi os debates sobre migração, fronteiras e política, e sim a forma como a autora misturou isso com a parte de romance e de ação em uma forma, no mínimo, peculiar. Não acho que o livro é mal escrito, apenas mal resumido. O teor emocional que a autora quer passar é, diversas vezes, exagerado e repetitivo, o que tornou a leitura pesada em alguns momentos.
Mas quero destacar aqui como pontos fortes a trama bem construída, a construção de personagens e a nobre intenção de Jeanine de trazer os fatos o mais próximo da realidade. Às vezes é muito pertinente saber de assuntos que ocorrem do lado de lá, mesmo que permeadas pelo véu da ficção.

Sofia.Batista 20/07/2022

Definitivamente difícil de digerir!
Sabe quando você tem q parar pra digerir o que acabou de acontecer? Isso me ocorreu algumas vezes lendo Terra Americana.

O livro começa com a mesma dor que carrega até o fim, e se faz mais que necessário! É como finalmente criar laços a vida de migrantes que são resumidos aos números que sempre vemos nos jornais, todas as dores, os medos, as prioridades e desventuras das personagens agora parecem mais próximas e reais.

Ing | @ingridalvesdiary 15/07/2022

PERFEITOOOOOO
Dezesseis membros de uma mesma família foram brutalmente assassinados. Incluindo o marido de Lydia, o jornalista responsável por divulgar o perfil completo do maior narcotraficante e homem mais poderoso da cidade de Acapulco. Sendo os únicos que escaparam, ela e seu filho Luca precisam chegar aos EUA. É a única chance deles sobreviverem. Mesmo devastados por perder tantas pessoas que amavam, eles precisam ter uma determinação inimaginável para fugir e passar por todos os desafios (muitas vezes mortais) de serem migrantes.

Acompanhamos essa jornada de 3.000 km, com um nível de angústia que beira o desespero. Quem lê só tem um sentimento: "cheguem bem nos Estados Unidos! Por favor! Sobrevivam!".
Eles passam pelas situações mais extremas, mais perigosas, e cada cidade se torna uma vitória, um risco a menos. Muito estudo foi feito para que esse livro fosse criado, o que torna ainda mais real e necessário, pois esse é um retrato dos migrantes que sonham em ter uma vida mais digna. Eles não tem escolha.

Está mais do que claro para mim o porquê desse livro ter sido indicado por Oprah Winfrey e Stephen King. É uma escrita num nível que poucos conseguem alcançar: narrativa cheia de pontos altos e que, até quando não está acontecendo nada demais, te envolve para continuar lendo com o mesmo interesse e emoção.
Ele é necessário. E esmagador.

Um favoritado que me emocionou em vários momentos. Um dos poucos que no exato momento que terminei, queria voltar ao início para ler tudo de novo.

Deixo aqui uma frase da vida real que a autora trouxe em seus agradecimentos, que a moveu durante toda a escrita de Terra Americana:
"Deste lado também há sonhos".

Esse livro precisava ser escrito.

Andy 14/07/2022

Gostei muito, mesmo que na maior parte do tempo eu tenha passado muito tensa com o que iria acontecer kkkkkkk

Renata 13/07/2022

Livro por 9,90 a gente não recusa!!
Nunca tinha ouvido falar da história, mas pelo preço e avaliações que tinham, acabei botando no carrinho!
E que grata surpresa?
Terra Americana traz um enredo pouco abordado, pelo menos pra mim, sobre migração.
E só por aí já imaginamos o misto de sentimentos que essa narrativa vai trazer, com amor, amizade, temores, medos, aflições e realizações.
Algumas vezes senti a leitura um pouquinho devagar, mas logo vinha um acontecimento que engrenava de novo.
Vale a pena?

?(?) o risco às vezes resulta na cobrança de um pagamento injusto.? (Pág.: 392)

Biblioteca Álvaro Guerra 13/07/2022

Ontem Lydia era dona de uma livraria.Estava casada com o homem que amava.Vivia rodeada de família e amigos.Hoje Lydia perdeu tudo.Tudo, menos o filho, Luca, de oito anos.Por ele, vai amarrar uma faca de mato à perna.Vai saltar para um comboio de alta velocidade em andamento.Vai até ao fim do mundo.Únicos sobreviventes do massacre da sua família às mãos de narcotraficantes, Lydia e Luca sabem que têm de fugir do México imediatamente. Cada minuto conta. Cada troca de olhares está impregnada de perigo. Em cada momento de fraqueza pulsam a vida e a morte.Já considerado um clássico moderno da literatura americana e comparado ao romance As Vinhas da Ira, de Steinbeck, Terra Americana é um romance oportuno, incómodo e, acima de tudo, impossível de esquecer.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551006528

mirrorbel 09/07/2022

entrou para a minha lista de leituras favoritas
amei esse livro e não vou tirar essa história da minha cabeça nunca, fiquei totalmente submersa junto com os personagens dentro da narração e quando notei já tinha devorado o livro, um livro que me emocionou muito e também me deu muito soco no estômago se eu pudesse faria todo mundo ler.

Gabi 04/07/2022

Esse foi um dos melhores livros que li nesse ano, com certeza entra nos melhores que já li na vida também. A história é incrível do começo ao fim, é um suspense muito bem desenvolvido, fiquei obcecada com o enredo e curiosa demais pra saber o que iria acontecer no desenrolar da trama. Os personagens são extremamente bem desenvolvidos, principalmente o Luca, que é uma criança inteligente e sagaz demais. A autora aborda com muita sensibilidade a questão dos migrantes mexicanos ao longo de toda história.

Deixo um adendo especial para a parte estética do livro, a capa é perfeita e por dentro tem um mapa muito lindo também!

Bea 23/06/2022

Me surpreendeu
Eu fui sem expectativa nenhuma. Pensei que seria uma leitura maçante e arrastada, e meu Deus, me surpreendeu MUITO! Foi emoção do início ao fim, eu tive insônia por querer acabar o livro e ter que dormir, tem noção? Tava muito ansiosa pra saber o que aconteceria e agora que terminei, tô me sentindo muito órfã, porque tava muito bom e queria acompanhar todo o pós epílogo pra sempre kkkkkk
Bom, quem tem ele na lista para ler e esta postergando a leitura, NÃO FAÇAM ISSO!!! Peguem agora e leiam, não vão se decepcionar!!! Uma história emocionante e que te deixa com o coração apertadinho a cada situação. Só leiam e depois me contem o que acharam ok?!

Rafa Gomide 22/06/2022

Que livro maravilhoso! A história mostra em detalhes a dura travessia dos imigrantes, com uma escrita envolvente e tocante.

Thainá @thaii.limab 21/06/2022

Que história emocionante. Impossível não chorar, impossível não pensar: "e se fosse comigo, será que eu aguentaria?"

Em saber que essa é a realidade de tantos migrantes ao redor do mundo, da uma dor no coração..

gio 20/06/2022

é uma leitura bem lenta, e em partes, entediante. apesar disso gostei bastante e é realmente um livro que te faz pensar e pensar, além de ser bem tenso e angustiante.

Sandra 15/06/2022

Terra Americana.
Aqui conhecemos Lydia e Luca, mãe e filho, que vivem uma grande tragédia e se tornam alvo de um chefe de quartel mexicano, com as ameaças crescendo de todos os lados, Lydia só vê uma saída para poder se salvar, e salvar Luca, a fuga pra o El Norte, os EUA, mas sem documentos ela acaba sendo obrigada a tomar a rota mais difícil; a rota dos imigrantes ilegais, e a história narra sua viagem, e conta também histórias de pessoas que eles acabam conhecendo pelo caminho. É uma viagem perigosa, pois existe risco de sequestro, desaparecimento, estupro, e assassinatos!
Achei a história bem detalhada, bem escrita, embora o final foi meio corrido, mas a história é excelente, recomendo muito a leitura, só um aviso de que tem bastante gatilho de violência, e abuso sexual.

Cacau 10/06/2022

Rumo El Norte
Sem palavras para esse livro! Terminei ele totalmente sem fôlego. A trajetória de Luca e Lydia pelo México até cruzar a fronteira americana é tão bem descrita pela autora que, de fato ,vc se sente vivenciando isso com os personagens. Além disso, percebe-se que a autora estudou muito sobre o assunto antes de construir os personagem e as situações. O livro nos guia pela dura realidade vivida pelos migrantes, incluindo a perigosa jornada em cima de trens em movimento (La Bestia), fugas da La guarda, o medo constante dos carteis que dominam a região, estupros, assaltos e tantas outras situações assombrosas.
Além disso, os personagens são extremamente bem construídos e cada um guarda uma história singular de vida mostrando o motivo por estarem fugindo do país. Sem palavras para descrever a força das personagens femininas do livro (as irmãs Soledad e Rebecca principalmente) que lutam contra as adversidades para buscar uma vida mais digna, assim como muitas mulheres migrantes.
Termino esse livro com minha admiração a todos os migrantes que encaram essa travessia sempre com esperança e fé!

mardelivross 09/06/2022

Livro extremamente interessante, o tema central são imigrantes tentando chegar em "el norte", Estados Unidos.
Fala sobre as dificuldades dos imigrantes, a violência dos cartéis e principalmente sobre força e resiliência.
Gostei do livro, mas achei a leitura meio arrastada.