Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

Beatryz 05/11/2022

Livro incrível, não o conhecia e comprei pela capa ser lindíssima. A leitura foi muito fluída pra mim, ficava super apreensiva lendo querendo saber como ia ser o desfecho. O final poderia ter sido melhor, mas foi ele que me deu uma nova perspectiva sobre a leitura e o quanto ela pode ser prazerosa em meios as aflições

Isa 14/10/2022

Possivelmente o melhor livro que li esse ano. Ele é tão envolvente e dramático, e descobri que tenho muito apetite pra leituras com problemas reais, com personagens mega humanizados que passam por traumas e experiências realmente COMPLICADAS. É um livro bem pesado, não aconselho ler se vc é muito sensível (principalmente em questão de assédio e estupro), eu tento sempre ler coisas assim o mais "de boas" que eu consigo, mas uma das partes me fez chorar de agonia, então fica ai o alerta de gatilho!!
Acho facinante como a autora trouxe uma história fictícia pra tão perto da realidade e (infelizmente) do comum e amo que ela trás a tona a questão da migração que é algo pouco falado.
É um livro tenso, dramático e que te deixa subindo pelas paredes de tanta agonia, não tem passada de pano e nem "ah isso vai dar certo, é só um livrinho, não tem como dar errado" NÃO AMIGS, NÃO VAI DAR CERTO, dá tudo errado mesmo!! Mas ele é simplesmente incrível, não consegui pensar em mais nada enquanto estava lendo ele!!!
Amei amei amei, acho que todo mundo deveria ler ele!!

Bela 13/10/2022

Perfeito
Esse foi o melhor livro lido do ano, entrei de cabeça na história, e saber que isso acontece com muita frequência é preocupante, a violência no mundo é grande. Me surpreendi no final com o que a autora relatou

Léslie 08/10/2022

"También de este lado hay sueños."
"Quando aparecerem migrantes no noticiário, possamos lembrar: são pessoas."

Importantíssimo. Fiquei muito satisfeita com essa leitura, a escrita é muito fluida, autora consegue nos fazer enxergar os cenários e sentir os sentimentos, na nota da autora pude me encantar ainda mais por ela e entender como ela conseguiu fazer essa escrita tão atraente sobre um assunto que não é lugar de fala dela. Ela estudou bastante, pesquisou minuciosamente por anos até começar escrever. Achei bonito o interesse dela em um assunto onde muitas vezes é invisível.

A garra de Lydia percorrendo essa travessia com seu filho e enfrentando coisas das quais ela jamais imaginou, foi angustiante de ver, mas ao mesmo tempo muito forte e admirável. Perceber o crescimento espiritual de cada um ao longo da caminhada. O avanço de Luca mesmo com toda dor. Caramba, foi muito bacana acompanhar cada personagem, a autora soube nos envolver em cada um de forma especial e única. A maneira que cada gancho se desenvolve, se interligando foi muito inteligente.

É um livro bem fechadinho, com amarras fortes e intensas. Vale a pena cada página lida. Me senti realmente muito tocada com a história fictícia, mas também com as milhares de histórias reais que sabemos que existem dia após dia em tantas travessias mundo a fora. Que Deus tenha piedade de cada ser humano que precisa se arriscar em busca de uma vida melhor.

Marcelle 09/09/2022

Que livro incrível! A narrativa me prendeu desde o início, com um ritmo super rápido que deixa sempre o leitor curioso pra saber o que vai acontecer. Com o desenrolar dos fatos vamos entendendo melhor tudo que levou ao assassinato da família e a relação de Lídia com o Javier(que achei que foi muito bem trabalhada).

Me apeguei muito aos personagem, Lídia e Luca ganharam meu coração desde o começo. A escrita da autora coloca o leitor na mente dos personagens de uma forma tão natural que faz o saibamos exatamente como cada um se sente. A força dessa mãe e a forma como Luca amadureceu no decorrer do livro é impressionante. Os personagens que foram chegando também me agradaram bastante (até ao coiote eu me apeguei kkkk) enfim, dou o mérito a escrita da autora que é realmente imersiva.

Fiquei triste com um fato final do livro mas já esperava que algo do tipo fosse acontecer, entao não foi algo que me pegou desprevenida. O livro tem um final coerente e bem escrito.

Recomendo muito a leitura! Aborda um tema pouco falado e super interessante de se conhecer mais a fundo.

Giullia 06/09/2022

Simplesmente maravilhoso...um livro que me fez chorar mtoooo!
Toda a trajetória, tudo o que eles passaram foi surreal.
A autora fez com que eu sofresse juntamente com cada personagem, me emocionou com as histórias de vida deles, me fez sentir raiva, alegria, tristeza e mais um misto de emoções.
Com certeza é um favoritado ???

Carlos Padilha 03/08/2022

Adrenalina com qualidade
O livro cumpre o que promete. Uma estória forte e bastante chocante. É aterrorizador constatar que, em um país de que ouvimos tantas coisas boas, com um potencial turístico gigantesco, possa haver um esquema criminoso tão poderoso, dominando a maior parte dos sistemas de segurança e judiciário. Precisamos ficar atentos para não chegarmos ao mesmo ponto em nosso país.
A leitura é sempre rápida, a autora não perde tempo com digressões desnecessárias, embora nos faça sentir com força os medos e angústias dos personagens em sua fuga desesperada.
Alerta de pequeno spoiler: achei o telefonema no final do livro muito pouco plausível. Um pequeno detalhe negativo que não compromete o todo.

1usuario 01/08/2022

Apreensão
Resumindo esse livro em uma palavra escolho essa: apreensão, pois foi o que senti. No começo não estava assim, achei bem cansativo e parado mas quando tudo aconteceu foi como um estalo, acabei lendo bem rápido apesar de ter muitas partes em que os personagens divagam.
É a primeira vez que leio algo com esse tema e não posso deixar de pensar como isso é preocupante pois ainda acontece em pleno século XXI. Como as pessoas podem ter uma mente tão pequena a ponto de pensar em um ser humano como se fosse lixo?
O relato da autora no final me pegou de surpresa e apesar d achar algumas situações sem sentido entendi completamente o lado dela pois também sou uma pessoa fora dessa realidade. Ela conseguiu escrever isso bem, fazendo todo mundo lembrar que:

"También de este lado hay sue?os" (grafite no muro da fronteira em Tijuana)

Monize 01/08/2022

Tema sensível...
Mas não me prendeu. Achei que o começo é bem marcante, assustador. Mas o desenrolar da história ficou cansativo demais. Nada acontece e continuei a leitura por pura insistência. Achei q ficou mal contada a parte final, com o Javier, e faltou um desfecho mais emocionante diante de tudo que passaram.

Nathy 31/07/2022

PERFEITO
A forma como essa escritora relata as situações que os imigrantes percorrem até chegar ao seu destino e os motivos que os levam a sair de onde vivem, é muito intenso e realista.
Não achei que iria gostar de início, mas eu me emocionei muito. Recomendo muito!!

hércules 21/07/2022

Emocionante
Terra Americana me fez lembrar constantemente de qualquer filme sobre imigração que já assisti. Tiveram momentos em que senti uma familiaridade e momentos que senti não saber nada sobre o que estava lendo, porque os assuntos que a autora nos traz são frutos de uma extensa pesquisa sobre o longo caminho entre o Mexico e os Estados Unidos.
O que mais dificultou a leitura não foi os debates sobre migração, fronteiras e política, e sim a forma como a autora misturou isso com a parte de romance e de ação em uma forma, no mínimo, peculiar. Não acho que o livro é mal escrito, apenas mal resumido. O teor emocional que a autora quer passar é, diversas vezes, exagerado e repetitivo, o que tornou a leitura pesada em alguns momentos.
Mas quero destacar aqui como pontos fortes a trama bem construída, a construção de personagens e a nobre intenção de Jeanine de trazer os fatos o mais próximo da realidade. Às vezes é muito pertinente saber de assuntos que ocorrem do lado de lá, mesmo que permeadas pelo véu da ficção.

Sofia.Batista 20/07/2022

Definitivamente difícil de digerir!
Sabe quando você tem q parar pra digerir o que acabou de acontecer? Isso me ocorreu algumas vezes lendo Terra Americana.

O livro começa com a mesma dor que carrega até o fim, e se faz mais que necessário! É como finalmente criar laços a vida de migrantes que são resumidos aos números que sempre vemos nos jornais, todas as dores, os medos, as prioridades e desventuras das personagens agora parecem mais próximas e reais.

Ing | @ingridalvesdiary 15/07/2022

PERFEITOOOOOO
Dezesseis membros de uma mesma família foram brutalmente assassinados. Incluindo o marido de Lydia, o jornalista responsável por divulgar o perfil completo do maior narcotraficante e homem mais poderoso da cidade de Acapulco. Sendo os únicos que escaparam, ela e seu filho Luca precisam chegar aos EUA. É a única chance deles sobreviverem. Mesmo devastados por perder tantas pessoas que amavam, eles precisam ter uma determinação inimaginável para fugir e passar por todos os desafios (muitas vezes mortais) de serem migrantes.

Acompanhamos essa jornada de 3.000 km, com um nível de angústia que beira o desespero. Quem lê só tem um sentimento: "cheguem bem nos Estados Unidos! Por favor! Sobrevivam!".
Eles passam pelas situações mais extremas, mais perigosas, e cada cidade se torna uma vitória, um risco a menos. Muito estudo foi feito para que esse livro fosse criado, o que torna ainda mais real e necessário, pois esse é um retrato dos migrantes que sonham em ter uma vida mais digna. Eles não tem escolha.

Está mais do que claro para mim o porquê desse livro ter sido indicado por Oprah Winfrey e Stephen King. É uma escrita num nível que poucos conseguem alcançar: narrativa cheia de pontos altos e que, até quando não está acontecendo nada demais, te envolve para continuar lendo com o mesmo interesse e emoção.
Ele é necessário. E esmagador.

Um favoritado que me emocionou em vários momentos. Um dos poucos que no exato momento que terminei, queria voltar ao início para ler tudo de novo.

Deixo aqui uma frase da vida real que a autora trouxe em seus agradecimentos, que a moveu durante toda a escrita de Terra Americana:
"Deste lado também há sonhos".

Esse livro precisava ser escrito.