Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

Edkarl 28/11/2022

Terra Americana
Ultimamente tenho lido muita coisa "pesada", esse livro é mais um, uma ficção, que "teoricamente" retrata a violência no país do mexico e a dificil travessia da fronteira desertica para os EUA, para viver como imigrante. O mais estranho é que quem escreve é uma cidadã americana. Vamos ao que ela diz:
"Foram essas as minhas razões. E, no entanto, quando decidi escrever este livro, fiquei com medo de que meu privilégio me deixasse cega a certas verdades, de que eu entendesse tudo errado, como posso muito bem ter entendido. Tinha medo de que, não sendo imigrante ou mexicana, eu não tivesse o direito de escrever um livro quase todo passado no México, intei- ramente entre migrantes. Mas, então, pensei: Se você é uma pessoa que tem a capacidade de ser uma ponte, por que não? Então, comecei."
Fiquei com o pé atrás e li umas criticas sobre. Sobre o livro em si, a escrita dela é muito boa, leria outros livros dela com certeza, mass não sei, não foi um dos melhores livros que já li, apesar de me afeiçoar bastante aos personagens.

Flavia 17/11/2022

Essencial
Trata a questão migratória de uma forma sensível, diferente de apenas dados estatísticos impessoais como muita gente considera. O que faz milhares de pessoas no mundo se submeterem a tantos riscos numa tentativa, como no caso das personagens do livro, de apenas de sobreviver? Bem escrito e emocionante do início ao fim. Leitura extremamente necessária no mundo de hoje.

Beatryz 05/11/2022

Livro incrível, não o conhecia e comprei pela capa ser lindíssima. A leitura foi muito fluída pra mim, ficava super apreensiva lendo querendo saber como ia ser o desfecho. O final poderia ter sido melhor, mas foi ele que me deu uma nova perspectiva sobre a leitura e o quanto ela pode ser prazerosa em meios as aflições

Isa 14/10/2022

Possivelmente o melhor livro que li esse ano. Ele é tão envolvente e dramático, e descobri que tenho muito apetite pra leituras com problemas reais, com personagens mega humanizados que passam por traumas e experiências realmente COMPLICADAS. É um livro bem pesado, não aconselho ler se vc é muito sensível (principalmente em questão de assédio e estupro), eu tento sempre ler coisas assim o mais "de boas" que eu consigo, mas uma das partes me fez chorar de agonia, então fica ai o alerta de gatilho!!
Acho facinante como a autora trouxe uma história fictícia pra tão perto da realidade e (infelizmente) do comum e amo que ela trás a tona a questão da migração que é algo pouco falado.
É um livro tenso, dramático e que te deixa subindo pelas paredes de tanta agonia, não tem passada de pano e nem "ah isso vai dar certo, é só um livrinho, não tem como dar errado" NÃO AMIGS, NÃO VAI DAR CERTO, dá tudo errado mesmo!! Mas ele é simplesmente incrível, não consegui pensar em mais nada enquanto estava lendo ele!!!
Amei amei amei, acho que todo mundo deveria ler ele!!

Bela 13/10/2022

Perfeito
Esse foi o melhor livro lido do ano, entrei de cabeça na história, e saber que isso acontece com muita frequência é preocupante, a violência no mundo é grande. Me surpreendi no final com o que a autora relatou

Léslie 08/10/2022

"También de este lado hay sueños."
"Quando aparecerem migrantes no noticiário, possamos lembrar: são pessoas."

Importantíssimo. Fiquei muito satisfeita com essa leitura, a escrita é muito fluida, autora consegue nos fazer enxergar os cenários e sentir os sentimentos, na nota da autora pude me encantar ainda mais por ela e entender como ela conseguiu fazer essa escrita tão atraente sobre um assunto que não é lugar de fala dela. Ela estudou bastante, pesquisou minuciosamente por anos até começar escrever. Achei bonito o interesse dela em um assunto onde muitas vezes é invisível.

A garra de Lydia percorrendo essa travessia com seu filho e enfrentando coisas das quais ela jamais imaginou, foi angustiante de ver, mas ao mesmo tempo muito forte e admirável. Perceber o crescimento espiritual de cada um ao longo da caminhada. O avanço de Luca mesmo com toda dor. Caramba, foi muito bacana acompanhar cada personagem, a autora soube nos envolver em cada um de forma especial e única. A maneira que cada gancho se desenvolve, se interligando foi muito inteligente.

É um livro bem fechadinho, com amarras fortes e intensas. Vale a pena cada página lida. Me senti realmente muito tocada com a história fictícia, mas também com as milhares de histórias reais que sabemos que existem dia após dia em tantas travessias mundo a fora. Que Deus tenha piedade de cada ser humano que precisa se arriscar em busca de uma vida melhor.

Marcelle 09/09/2022

Que livro incrível! A narrativa me prendeu desde o início, com um ritmo super rápido que deixa sempre o leitor curioso pra saber o que vai acontecer. Com o desenrolar dos fatos vamos entendendo melhor tudo que levou ao assassinato da família e a relação de Lídia com o Javier(que achei que foi muito bem trabalhada).

Me apeguei muito aos personagem, Lídia e Luca ganharam meu coração desde o começo. A escrita da autora coloca o leitor na mente dos personagens de uma forma tão natural que faz o saibamos exatamente como cada um se sente. A força dessa mãe e a forma como Luca amadureceu no decorrer do livro é impressionante. Os personagens que foram chegando também me agradaram bastante (até ao coiote eu me apeguei kkkk) enfim, dou o mérito a escrita da autora que é realmente imersiva.

Fiquei triste com um fato final do livro mas já esperava que algo do tipo fosse acontecer, entao não foi algo que me pegou desprevenida. O livro tem um final coerente e bem escrito.

Recomendo muito a leitura! Aborda um tema pouco falado e super interessante de se conhecer mais a fundo.

Giullia 06/09/2022

Simplesmente maravilhoso...um livro que me fez chorar mtoooo!
Toda a trajetória, tudo o que eles passaram foi surreal.
A autora fez com que eu sofresse juntamente com cada personagem, me emocionou com as histórias de vida deles, me fez sentir raiva, alegria, tristeza e mais um misto de emoções.
Com certeza é um favoritado ???

Carlos Padilha 03/08/2022

Adrenalina com qualidade
O livro cumpre o que promete. Uma estória forte e bastante chocante. É aterrorizador constatar que, em um país de que ouvimos tantas coisas boas, com um potencial turístico gigantesco, possa haver um esquema criminoso tão poderoso, dominando a maior parte dos sistemas de segurança e judiciário. Precisamos ficar atentos para não chegarmos ao mesmo ponto em nosso país.
A leitura é sempre rápida, a autora não perde tempo com digressões desnecessárias, embora nos faça sentir com força os medos e angústias dos personagens em sua fuga desesperada.
Alerta de pequeno spoiler: achei o telefonema no final do livro muito pouco plausível. Um pequeno detalhe negativo que não compromete o todo.

1usuario 01/08/2022

Apreensão
Resumindo esse livro em uma palavra escolho essa: apreensão, pois foi o que senti. No começo não estava assim, achei bem cansativo e parado mas quando tudo aconteceu foi como um estalo, acabei lendo bem rápido apesar de ter muitas partes em que os personagens divagam.
É a primeira vez que leio algo com esse tema e não posso deixar de pensar como isso é preocupante pois ainda acontece em pleno século XXI. Como as pessoas podem ter uma mente tão pequena a ponto de pensar em um ser humano como se fosse lixo?
O relato da autora no final me pegou de surpresa e apesar d achar algumas situações sem sentido entendi completamente o lado dela pois também sou uma pessoa fora dessa realidade. Ela conseguiu escrever isso bem, fazendo todo mundo lembrar que:

"También de este lado hay sue?os" (grafite no muro da fronteira em Tijuana)

Monize 01/08/2022

Tema sensível...
Mas não me prendeu. Achei que o começo é bem marcante, assustador. Mas o desenrolar da história ficou cansativo demais. Nada acontece e continuei a leitura por pura insistência. Achei q ficou mal contada a parte final, com o Javier, e faltou um desfecho mais emocionante diante de tudo que passaram.

Nathy 31/07/2022

PERFEITO
A forma como essa escritora relata as situações que os imigrantes percorrem até chegar ao seu destino e os motivos que os levam a sair de onde vivem, é muito intenso e realista.
Não achei que iria gostar de início, mas eu me emocionei muito. Recomendo muito!!