O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Maria17400 23/06/2022

A leitura é leve, rápida e divertida. Só é necessário prestar atenção para não se perder na trama. Normalmente eu não gosto de livros nesse formato de teatro, mas gostei bastante desse.

Mariana113 17/06/2022

Livro super leve e divertido, li em apenas 3h. Uma das maravilhas do feriado é poder ler bastante, amo.

Gabi, the midgardian 09/06/2022

Leitura para a escola ?
Li esse livro por causa de uma atividade da escola, o que já foi um contra que afetou minha avaliação. Além do formato do texto, um texto dramático, um roteiro de peça, que não está na minha zona de conforto. Todavia, não foi de tudo ruim, a história é ótima e divertida. Por ser do mesmo autor, Ariano Suassuna, possui um humor semelhante a "O Auto da Compadecida" (um dos meus Top 3 filmes favoritos). É uma leitura que vale a pena e pode ser rápida se você se dedicar. Vou deixar essa obra como possível releitura, para quando não houverem prazo, tenho certeza que darei uma avaliação melhor do que a que tenho a oferecer hoje.

Fabricia82 05/06/2022

Uma história sobre a avareza
O livro é uma peça teatral em três atos. Simples e gostoso de ler. Uma comédia do tipo pastelão. Euricão, o personagem dividido entre o santo e a porca, definitivamente prefere a porca cheia de dinheiro que juntou a vida toda. Enquanto se preocupa em defender sua riqueza, se desenrolam os enredos amorosos regados a muita confusão em sua casa. Mais uma obra arte de Ariano Suassuna.

Gusta . 26/05/2022

É sobre
Livro que a escola mandou os alunos ler pra essa etapa.
Entendi nada, mas de certa forma gostei do livro.

O resumo dele é:

Família em primeiro lugar, dinheiro não é nada, e tenha fé.

KKKKKKKK muito bom.

juu 25/05/2022

Porca, Santo e carestia
Da série leituras obrigatórias do ensino médio, vem aí: O Santo e a porca!
Acho que eu acabei criando muuuita expectativa em relação ao final do livro e acabei me frustrando. Foi um final raso e sem nexo na minha opinião. Fora isso, a leitura é bem fluída e divertidinha ?

Patricia 14/05/2022

Ler Suassuna é um vício sem volta. Quanto mais você lê, mais você quer. Esse livro é mais uma pérola da nossa literatura. Mais uma vez ele mistura a cultura nordestina com comédia e uma boa dose de crítica social. E venham os próximos livros.

Waleska 13/05/2022

Não é meu tipo de leitura, confesso que li este até o final por uma questão simplesmente porque foi uma leitura obrigatória durante o ensino médio. Eu entendo a crítica social proposta mas como ele é em forma de peça teatral acho bem chato

Carol 11/05/2022

Eu amo a escrita de Suassuna, não é diferente nesse livro. Tem todos os elementos que fizeram sucesso em O Auto da Compadecida, o humor e as espertezas do povo, numa baita confusão divertida.

Nogueira 07/05/2022

É bom, até
O livro é uma peça teatral bem simples, que se passa só dentro da casa do Eurico mesmo. O bom é que você lê rapidinho, mas é levemente tediante

Adson 29/04/2022

Queria mais de Caroba.
O Santo e a porca é uma peça que eu conhecia (por cima) por causa do filme que junta com o Auto da Compadecida.

Mas foi muito bom ler e conhecer a Caroba, uma personagem apaixonante, da pra entender colocar ela como João Grilo, mas eu gostaria muito de ver ela adaptada.

Leitura muito gostosa.

Zelinha.Rossi 17/04/2022

?Ai a crise, ai a carestia?
Mais uma excelente obra da dramaturgia de Ariano Suassuna - da qual me tornei irremediavelmente admiradora. Mais uma personagem marcante e inteligentíssima em suas tramoias - dessa vez, uma personagem feminina, Caroba. E por fim, mais uma importante lição de vida:
?? o dinheiro não é tudo neste mundo. Você tem sua filha, tem a todos nós que agora somos sua família. Deixe de depositar toda a sua vida nesse dinheiro! Não dê tanta importância ao que não vale nada!?

Jessi 17/04/2022

Não tem muito o que dizer
O livro é muito bom, mas sla nada se comprar ao auto da compacidade depois disso tudo parece previsível ( apesar de eu já ter pego a sinopse da história pelos YouTube da vida).

Maria 12/04/2022

O Santo e a Porca
O SANTO E A PORCA

Ariano Suassuna | Editora: Nova Fronteira | ?????(5,0)

Mais uma vez, só tenho a exaltar este ícone da cultura brasileira, que representa o povo nordestino através de suas obras; o tão renomado escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, o mesmo que escreveu "O Auto da Compadecida" e que também escreveu o livro da resenha de hoje, "O Santo e a Porca", a qual coloquei muitas expectativas, e não espero menos do que uma boa escrita em forma de teatro.
O livro trata de temas de suma importância, em especial, sobre o comportamento humano, a exemplo do protagonista Euricão, a qual coloca todas as suas esperanças em uma porca ao ponto de deixar a sua avareza tomar de conta da sua vida. Ou seja, o mesmo tenta preencher o vazio que existe dentro si no dinheiro que ele guardava dentro da porca, e quando descobre que todo aquela "riqueza" não tinha valor de nada, Euricão não vê mais sentido em sua vida.
Posso dizer que "O Santo e a Porca" é uma obra explendida, e que dentro dela trás de lições de valor, a exemplo do protagonista Euricão, além de outras histórias que também são tratadas dentro do livro, a exemplo de sua irmã que, por causa de uma simples escolha, mudou o rumo da sua história, trazendo consigo o arrependimento.
É uma obra simples e com uma linguagem também simplificada nessa edição. É recomendável para qualquer idade e para qualquer pessoa que esteja iniciando, já que o mesmo está em forma de teatro.

vitória 10/04/2022

Um livro leve, super rapidinho, com uma variedade linguística riquíssima é uma lição de moral muito boa.
Uns dos melhores livro que a escola me mandou ler.