O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Aline Mari 06/04/2022

Engraçado e reflexivo
Gostei muito da leitura, embora não seja meu gênero favorito. Além de engraçado, traz uma reflexão sobre o valor que damos ao dinheiro e se realmente é valido tanto apego aos bens materiais. Em alguns pontos lembrou muito O Auto da Compadecida, que a propósito, segundo meu ponto de vista, não foi superado por esta obra.

samuca 02/04/2022

Mais uma maravilhosa peça escrita por Ariano Suassuna!
Não me cansa ler as peças escritas por Ariano Suassuna. Conhecer o mundo criado por esse gênio da literatura nacional.
A paixão dos personagens por um bem precioso. Para uns o dinheiro e para outros uma pessoa.

Cheio de marcas regional, divertidíssimo e leve.

Carol 23/03/2022

Salve Ariano!
Apesar de engraçado, o texto tem um fundo filosófico, o que não pode passar despercebido.
Aproxima-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do Nordeste. Na trama, Suassuna narra a história de um velho avarento conhecido por Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Muito divertida, a história mistura o religioso e o profano.

Morango 13/03/2022

Achei uma história divertida, porém acredito que não era necessário estender tanto o enredo igual foi feito

Richarlyson.Lopes 08/03/2022

Leitura boa e engraçada, é muito parecida com outra peça do autor, o alto da compadecida, gostei do livro, mas ele não faz meu tipo de leitura

Elineuza.Crescencio 06/03/2022

Algo divertido
Tema: Leituras de Março 2022 (18)
Título: o Santo e a Porca
#desafiodos24temas - 5. Livro com autor nascido no mês de meu aniversário.
#desafiovailendo2022 - Livro com animal na história - 13/25
Avaliação: 3/5
Término da leitura: 06/03/2022
#desafiodos100livrosemumano 18/100

Autor
Ariano Vilar Suassuna foi um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor, advogado e palestrante brasileiro.
Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.
O Movimento Armorial visava criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular, no nordeste.

Obra
Esta comédia em três atos, escrita em 1957, traz todas as características do Movimento Armorial, criado por Suassuna.
Aproximando-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do nordeste, narra a história de Euricão Árabe, um velho avarento devoto de santo Antônio que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro.

Duda Garcia 25/02/2022

Comédia
Muito engraçado! E ainda traz aquela reflexão. É a segunda vez que estou lendo e já estou com vontade de ler mais.

Kisa 21/02/2022

Avareza
Embora seja permeado pela avareza, em termos de diversão este livro não é avarento.
Uma peça fantástica, divertida, rápida e com uma moral válida e inteligente! Como no Auto da Compadecida, Ariano Suassuna nos conduz entre situações divertidas e nos apresenta personagens verdadeiros, conhecidos. É um teatro tangível e se parece demais com a história de algum conhecido distante.
Mais que recomendado!
Fernanda.Melo 10/07/2022minha estante
Kkkkkkk ele tá na minha listinha de "abandonados" rsrs (aquela de q tu mangou pq coloquei O Silêncio dos Inocentes ?), mas é pq comecei a ler na livraria e depois fui embora. Tava legal e engraçado até então

Kisa 10/07/2022minha estante
Kkkkkkkkk ai, amiga, mas é a sua cara mesmo

turtlee 20/02/2022

superou minhas expectativas
tive que ler para a escola, e me surpreendi, achei um livro facil de ler e com um otimo humor, li em uma hora, recomendo!

Ester Mendes 11/02/2022

Tô aprendendo a gostar de clássicos ?
Leitura leve, inteligente, rica culturalmente e ainda entrega várias reflexões. Li pra escola e não achei que fosse gostar tanto, mas amei

Malu 01/02/2022

Livro da escola
Sim eu coloquei bom. Eu confesso que no começo estava com preconceito com esse livro porque era da escola, mas ele me surpreendeu ele não é muito grande então li rapidinho, me prendeu bastante e o drama dele é muito bom meio confuso mas é muito legal, fala sobre problemas brasileiros de uma forma tão não sei mas que dá pra entender enfim, esse livro me mostrou que eu não tenho q ter tanto preconceito com alguns livros da escola, bom pelo menos por enquanto kkkk

Alessandra.Lemes 26/01/2022

A palavra pode ter vários sentidos
É muito incrível acompanhar a evolução da história, o desenrolar dos enganos e a maneira criativa como as coisas são resolvidas.

Fernandohorse 25/01/2022

Suassuna e sua enorme capacidade de nos fazer rir com figuras caricatas de um sertão onde tudo parece simples.

alinevianadp 17/01/2022

Leitura leve, inteligente e divertida!
"O Santo e a Porca" é uma peça de teatro escrita por Ariano Suassuna (1927 - 2014), escritor brasileiro por quem tenho grande admiração pessoal (como não amar "Auto da Compadecida"?). Em geral, a obra de Ariano Suassuna reune muitos elementos culturais brasileiros, como o folclore nordestino, a simplicidade da gente, o humor e a religiosidade.

"O Santo e a Porca" é uma peça ambientada no Nordeste que conta a histórica de um senhor chamado Euricão Árabe, um homem muito avarento, extremamente apegado ao dinheiro, que juntava todas as suas economias numa porca de madeira. Ao mesmo tempo, ele tinha uma grande devoção por Santo Antônio: daí o nome da obra (uma contraposição entre o mundo material e o mundo espiritual).

Logo no início da peça, Euricão recebe a carta de um fazendeiro chamado Eudoro, e nessa carta Eudoro conta que pretende privá-lo do seu maior tesouro, sem deixar explícito o que era. Ao ler isso, Euricão fica apavorado e ansioso, logo achando que Eudoro havia descoberto o tesouro que ele guardava dentro da porca. Mas a empregada de Euricão - a personagem Caroba, que é muito esperta - acaba percebendo o sentido das palavras de Eudoro, e conclui que o tesouro ao qual ele se referia era, na verdade, Margarida, filha de Euricão: a intenção de Eudoro era se casar com Margarida. Mas Caroba não revela isso para o patrão, até porque ela sabia que Margarida era apaixonada por outro. Além de não revelar para Euricão as intenções de Eudoro, Caroba inventa a história de que Eudoro queria, na verdade, pedir a mão da irmã de Euricão, Benona, em casamento. Daí já se pode imaginar a confusão que é formada: ao longo da peça, é mal-entendido atrás de mal-entendido.

O texto é super leve e fluido, porque, além de não ser um livro denso, é uma peça teatral. Então, quase não há narração, apenas os diálogos dos personagens. Além disso, trata-se de uma comédia, e Ariano Suassuna escreve humor melhor do que qualquer outra pessoa.

Lendo a peça, somos levados a questionar: é possível ter amor ao dinheiro e às coisas espirituais ao mesmo tempo? É possível equilibrar esses dois mundos? Vale a pena focar no dinheiro como uma das coisas mais importantes da vida? Será que existe um ser humano sequer que não tenha uma pontinha só de amor pelo dinheiro? No fundo, será que todo mundo não está lutando para se dar bem na vida?

Para refletir sobre essas questões de forma leve e bem-humorada, não deixe de ler "O Santo e a Porca"!

E para mais indicações literárias, acompanhe meu perfil no Instagram: @alinevianadp ;)