O santo e a porca

O santo e a porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

Adson 29/04/2022

Queria mais de Caroba.
O Santo e a porca é uma peça que eu conhecia (por cima) por causa do filme que junta com o Auto da Compadecida.

Mas foi muito bom ler e conhecer a Caroba, uma personagem apaixonante, da pra entender colocar ela como João Grilo, mas eu gostaria muito de ver ela adaptada.

Leitura muito gostosa.

Zelinha.Rossi 17/04/2022

?Ai a crise, ai a carestia?
Mais uma excelente obra da dramaturgia de Ariano Suassuna - da qual me tornei irremediavelmente admiradora. Mais uma personagem marcante e inteligentíssima em suas tramoias - dessa vez, uma personagem feminina, Caroba. E por fim, mais uma importante lição de vida:
?? o dinheiro não é tudo neste mundo. Você tem sua filha, tem a todos nós que agora somos sua família. Deixe de depositar toda a sua vida nesse dinheiro! Não dê tanta importância ao que não vale nada!?

Jessi 17/04/2022

Não tem muito o que dizer
O livro é muito bom, mas sla nada se comprar ao auto da compacidade depois disso tudo parece previsível ( apesar de eu já ter pego a sinopse da história pelos YouTube da vida).

Maria 12/04/2022

O Santo e a Porca
O SANTO E A PORCA

Ariano Suassuna | Editora: Nova Fronteira | ?????(5,0)

Mais uma vez, só tenho a exaltar este ícone da cultura brasileira, que representa o povo nordestino através de suas obras; o tão renomado escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, o mesmo que escreveu "O Auto da Compadecida" e que também escreveu o livro da resenha de hoje, "O Santo e a Porca", a qual coloquei muitas expectativas, e não espero menos do que uma boa escrita em forma de teatro.
O livro trata de temas de suma importância, em especial, sobre o comportamento humano, a exemplo do protagonista Euricão, a qual coloca todas as suas esperanças em uma porca ao ponto de deixar a sua avareza tomar de conta da sua vida. Ou seja, o mesmo tenta preencher o vazio que existe dentro si no dinheiro que ele guardava dentro da porca, e quando descobre que todo aquela "riqueza" não tinha valor de nada, Euricão não vê mais sentido em sua vida.
Posso dizer que "O Santo e a Porca" é uma obra explendida, e que dentro dela trás de lições de valor, a exemplo do protagonista Euricão, além de outras histórias que também são tratadas dentro do livro, a exemplo de sua irmã que, por causa de uma simples escolha, mudou o rumo da sua história, trazendo consigo o arrependimento.
É uma obra simples e com uma linguagem também simplificada nessa edição. É recomendável para qualquer idade e para qualquer pessoa que esteja iniciando, já que o mesmo está em forma de teatro.

vitória 10/04/2022

Um livro leve, super rapidinho, com uma variedade linguística riquíssima é uma lição de moral muito boa.
Uns dos melhores livro que a escola me mandou ler.

Aline Mari 06/04/2022

Engraçado e reflexivo
Gostei muito da leitura, embora não seja meu gênero favorito. Além de engraçado, traz uma reflexão sobre o valor que damos ao dinheiro e se realmente é valido tanto apego aos bens materiais. Em alguns pontos lembrou muito O Auto da Compadecida, que a propósito, segundo meu ponto de vista, não foi superado por esta obra.

samuca 02/04/2022

Mais uma maravilhosa peça escrita por Ariano Suassuna!
Não me cansa ler as peças escritas por Ariano Suassuna. Conhecer o mundo criado por esse gênio da literatura nacional.
A paixão dos personagens por um bem precioso. Para uns o dinheiro e para outros uma pessoa.

Cheio de marcas regional, divertidíssimo e leve.

Carol 23/03/2022

Salve Ariano!
Apesar de engraçado, o texto tem um fundo filosófico, o que não pode passar despercebido.
Aproxima-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do Nordeste. Na trama, Suassuna narra a história de um velho avarento conhecido por Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Muito divertida, a história mistura o religioso e o profano.

Morango 13/03/2022

Achei uma história divertida, porém acredito que não era necessário estender tanto o enredo igual foi feito

Richarlyson.Lopes 08/03/2022

Leitura boa e engraçada, é muito parecida com outra peça do autor, o alto da compadecida, gostei do livro, mas ele não faz meu tipo de leitura

Elineuza.Crescencio 06/03/2022

Algo divertido
Tema: Leituras de Março 2022 (18)
Título: o Santo e a Porca
#desafiodos24temas - 5. Livro com autor nascido no mês de meu aniversário.
#desafiovailendo2022 - Livro com animal na história - 13/25
Avaliação: 3/5
Término da leitura: 06/03/2022
#desafiodos100livrosemumano 18/100

Autor
Ariano Vilar Suassuna foi um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor, advogado e palestrante brasileiro.
Idealizador do Movimento Armorial e autor das obras Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.
O Movimento Armorial visava criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular, no nordeste.

Obra
Esta comédia em três atos, escrita em 1957, traz todas as características do Movimento Armorial, criado por Suassuna.
Aproximando-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do nordeste, narra a história de Euricão Árabe, um velho avarento devoto de santo Antônio que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro.

Duda Garcia 25/02/2022

Comédia
Muito engraçado! E ainda traz aquela reflexão. É a segunda vez que estou lendo e já estou com vontade de ler mais.

Kisa 21/02/2022

Avareza
Embora seja permeado pela avareza, em termos de diversão este livro não é avarento.
Uma peça fantástica, divertida, rápida e com uma moral válida e inteligente! Como no Auto da Compadecida, Ariano Suassuna nos conduz entre situações divertidas e nos apresenta personagens verdadeiros, conhecidos. É um teatro tangível e se parece demais com a história de algum conhecido distante.
Mais que recomendado!
Fernanda.Melo 10/07/2022minha estante
Kkkkkkk ele tá na minha listinha de "abandonados" rsrs (aquela de q tu mangou pq coloquei O Silêncio dos Inocentes ?), mas é pq comecei a ler na livraria e depois fui embora. Tava legal e engraçado até então

Kisa 10/07/2022minha estante
Kkkkkkkkk ai, amiga, mas é a sua cara mesmo

turtlee 20/02/2022

superou minhas expectativas
tive que ler para a escola, e me surpreendi, achei um livro facil de ler e com um otimo humor, li em uma hora, recomendo!