O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

AriAri0 13/01/2023

O Eurico, homem esquisito apegado nessa porca e devoto a Santo Antônio!
Vários casais atrapalhados, muito papo de riqueza e esperteza.
Uma peça super divertida e leve
Muito boa para passar uma manhã lendo!

Bruna.Cristina 04/01/2023

Avarento
Eurico é avarento guarda uma porca que foi herança de seu avô. Mas, não consegui enxergar quão sortudo é por ter amigos maravilhosos.

Fernanda 29/12/2022

Nosso autor
A peça foi escolhida para finalizar uma etapa do curso de formação em Pedagogia Waldorf de JG/MG. Eu fui uma das que "briguei" para que a peça fosse escolhida, e não me arrependi.
Tema atualíssimo e necessário para todos.
Além de ser muito engraçada!
Leiam Suassuna!!!

Larissa 23/12/2022

todo o poder de Suassuna
Leitura breve, poucas páginas, somando pouco mais de 140 com o prefácio. Li tudo de uma vez. Nessa peça, Suassuna te faz querer saber qual vai ser o final da bendita porca, e dos casais atrapalhados, o mais rápido possível. Eurico tão apegado a porca não percebeu a passagem do tempo, nem a confusão que acontecia embaixo do seu nariz. Tão apegado a porca, não soube como continuar sem ela.

Looser 22/12/2022

Foi meio confuso
Esse livro eu tive que ler como modo de peça eu tbm não sei se tem o normal.
Mas assim, eu achei bom mas teve umas cenas q eu não entendi mto mas além disso eu recomendo:)

wmeAman 13/12/2022

Acredito que as ideias principais do livro sejam a avareza e a traição.
A traição representada a todo momento, principalmente nos conflitos de Seu Eurico, que não sabia escolher entre o Santo e a porca. E a avareza justamente na porca, que de tanto pensar nela, Eurico se viu sozinho, sem seus familiares e amigos, sem a porca, e somente com o Santo, ao qual ele termina questionando o sentido de tudo aquilo.

victorialane 13/12/2022

Brilhante!
Sou suspeita demais para falar sobre Suassuna mas esse livro é incrível, é engraçado, tem críticas sociais bem escondidas (ou nem tanto) que você reflete bastante, dar bastante risada e acaba com aquele gostinho de quero mais.

Suassuna, você é imortal, porém, que saudade de você!

Giovanna 06/12/2022

Recomendo?
Nesse livro o Ariano Suassuna representa o nordeste brasileiro com uma escrita fluída, divertida e cheia de regionalismo!

Joelma 04/12/2022

É difícil de acreditar que um livro escrito em 1957, é tão atual no seu conteúdo.
Eu me peguei rindo várias vezes com as confusões, Corona uma criada que resolve ajudar a filha do patrão a casar com seu amado, o pai pirangueiro louco por uma porca cheia de dinheiro, Dodó filho do fazendeiro querendo casar, com a filha do patrão e não sabe que ele é rico. É tanta confusão é tão bom, que a leitura passa rápido demais.

marina 26/11/2022

o santo e a porca
achei o livro bem engraçado a muuuiiitooo fácil de ler, li em um dia e mesmo com certeza não sendo nada haver com o que eu leio gostei demais

Leila171 23/11/2022

Comédia maravilhosa e cheia de reviravoltas.
Essa peça foi a minha primeira leitura de Suassuna e eu amei.
Comédia de costumes com mal entendidos, disfarces, tramoias e um personagem que ama sua porquinha cheia de dinheiros.

Luriam 05/11/2022

Bem bom!!
Achei engraçado e leve!! Aquela confusão gostosa e cheia de personagens com características divertidas.

Letícia Alves 09/10/2022

Um ótimo embate singular entre o sagrado e o profano, demonstrando isso com a briga entre o mundo espiritual (O santo) e o mundo material (a porca) e a riquíssima cultura nordestina, característica típica do autor.
No fim, O Santo e a Porca é uma leitura divertida quando precisa ser e reflexiva quando se propõe a provocar o leitor a fazer. Só tenho a curtir cada vez mais a escrita mágica de Suassuna que me encanta a cada novo livro lido ou relido.

Kaylaine 02/10/2022

Mais um livro muito engraçado que estou lendo para interpretar com os meus amigos. Gostei demais desse autor!