Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

edu 22/05/2021

Eu quero bater em quem se atreveu a publicar isso, delirante, não recomendo de modo algum, tudo nesse livro me soa preconceituoso.

Carol 22/05/2021

É o romance romântico mais clichê que já li na minha vida kkkkk- posto q nunca li romeu e julieta- o começo é bem chato, depois fica okay. Parece q vai escorrer açúcar das páginas se preparem

mühlen 13/05/2021

Sem condições, terminei na força do ódio porque o livro era pequeno, e é isso, não gostei.

Fafá 10/05/2021

Segunda geração do Romantismo, é tão trágico quanto Romeu e Julieta. Curti o livro não kkk

Verônica 09/05/2021

Romance não é o meu gênero de leitura favorita, por mais que eu tenha lido vários deles com o passar dos anos. Esse livro estava encalhado na minha estante a anos, e resolvi completar a leitura dos meus livros parados antes de comprar novos (ao menos estou tentando fazer isso).
Amor de Perdição não me cativou como o título. Achei uma leitura bem enfadonha e arrastada. Um amor de adolescentes que se tornou grandioso demais a ponto de ser a ruína de duas famílias. Esperava mais.

omanoel 29/04/2021

??
Livro Razoável.

Gabriel 28/04/2021

Li o livro por obrigação da escola e acredito que não tenho muito o que falar. Ele se relaciona perfeitamente com todas as faces do romantismo e é uma história cheia de dramas e reviravoltas, não faz meu estilo, mas é interessante.

mclaraa_abreu 28/04/2021

Li pra fazer uma prova de literatura, mas gosto, então não foi um martírio kkk
Vou pontuar os aspectos positivos e negativos que percebi ao longo do livro, como uma boa estudande e leitora que sou kkkk
_Positivos: o cenário político no início, a escrita sensível do autor, a trama e as cartas (amo as cartas)
_Negativos: os personagens são muito chatooos(povo cheio de rilia e drama), muito mel kkk(eu acho que adquiri uma diabetes depois dessa leitura), como o autor descreve e retrata as mulheres, a trouxisse e todos, principalmente da Mariana coitada e essa necessidade de morrer o tempo todo

Ps: Esses pontos negativos foram coisas que me incomodaram, mas super entendo que são características coniventes com a época e com essa fase do Romantismo.

Garota Relâmpago 26/04/2021

O livro não é muito o meu estilo mas posso dizer que a história é legal, acho que enrola um pouco demais e tem uma linguagem um pouco complicada mas você fica consegue se entreter com o romance e principalmente com as cartas que o casal principal escreve.

Eu li esse livro por causa de uma prova mas acho que valeu conhecer a história, mesmo que eu a ache com certa semelhança com Romeu e Julieta.
QUE ISSO 10 CURTIDAS

JULIANA VC TA FAMOSA

ainda deu mta estrela KKKKK

AMG TO FAMOSAAAA QUASE IGUAL VC CARA

VC É MH INSPIRAÇÃO

Garota Relâmpago 26/04/2021minha estante
Amg é pq o livro vale a pena pra entender romantismo coisas de vestibular e essas coisas, só n é o meu estilo tendeu ?

PARA

KKKKKKKK

Entendi po

Lia 24/04/2021

Amor de Perdição
Amor de Perdição é um livro clássico do romantismo. Por datar de alguns séculos atrás, sua linguagem é um pouco diferente, o que pode dificultar a leitura no início; mas se esperar três capítulos você já se acostuma e fica muito mais fácil de entender a história.
Ele trata sobre amor, devoção, traição, família e honra, e é puro drama. Se você gosta de romances cheios de desafios, esse livro é para você!

CrisIngrid 17/04/2021

"Não inventemos maravilhas de abnegação. Era de mulher o coração de Marianna."
Duas famílias que se odeiam, dois jovens que se amam profundamente. Um amor proibido que não é suficiente para aplacar o ódio entre as famílias. E todos pagam um alto preço. Onde já ouvimos isso mesmo?

Mas aqui peço licença ao meu estimado Shakespeare para de dizer que a obra lusitana é bem mais emocionante. Talvez por ser um romance e não uma peça teatral e, por isso, ter mais tempo para trabalhar toda a questão.

Seja como for, "Amor de Perdição"(1862) me pegou completamente desprevenida, com as minhas guardas baixas, e quando me dei por mim, estava chorando de soluçar com as cartas de Thereza de Albuquerque e Simão de Botelho. Impossível não torcer pelo casal principal! Mas e a Marianna, gente? Merecia muuuuito mais. Sofreu e amou calada, engoliu o seu ciúme e a sua raiva, tudo para ajudar o seu amado Simão a ter pequenos momentos de felicidade, ainda que não fosse com ela. Foi incrível o amor que ela demonstrou, talvez a máxima do amor romanesco.

Absolutamente tudo nesta obra me comoveu. Desde a certeza do casal apaixonado de que valia tudo suportar em prol do amor que sentiam até à perspicácia de João da Cruz, sua sabedoria de vida, típica de alguém que já passou por maus bocados e aprendeu a fazer aquilo que precisa ser feito. Um personagem realista em meio ao romantismo.

Contudo, não se enganem! O amor professado aqui é visto hoje como piegas. Pior que novela mexicana, alguns diriam. E não é pra menos, né? Estamos falando de uma obra do Romantismo, da fase ultrarromântica, o momento dos românticos descabelados, esparramados, fatalmente exagerados em sensibilidade. É por isso que "Amor de Perdição" possui cenas capazes de fazer o leitor romântico se desfazer em lágrimas e o leitor realista se desmanchar em gargalhadas.

Piegas ou não, essa obra me tocou muitíssimo. Até os personagens que odiei, odiei com fervor. Meu coração ainda está em carne viva. Uma coisa ficou evidente para essa leitora aqui: os efeitos que as obras do Romantismo exercem sobre mim são imprevisíveis.

Um amor de perdição. Um amor pelo qual todos se perderam.

Alycia 15/04/2021

Clássico livro romântico
Pra quem gosta de romances com conflitos familiares, difíceis e trágicos; esse é um livro que recomendo. O enredo é bom, bem escrito e o final acaba chocando um pouco pelo fato da história ser baseada em fatos reais. Muito parecido com Romeu e Julieta, isso não dá pra negar. Não é uma leitura leve, mas não demora muito para ler pelo fato de ter poucas páginas. Se você decidiu lê-lo depois dessa resenha, se prepare para sofrer um pouco junto com as personagens e se indignar com a complexidade desse amor proibido.

julia 01/04/2021

O livro retrata um amor proibido, descreve o delírio dos personagens em cartas e transforma a história em memória. Um clássico da literatura portuguesa.

D@yse 21/03/2021

Quanto drama ?
Romance dramático que fala sobre a paixão de 4 jovens, cada qual de sua forma, sem pensar nas consequências de seus atos. Com obstáculos por querela de honra, inimizades entre famílias, casamento arranjado pelos pais por questões políticas, financeira e vingança.
Essa leitura representa um amor louco e complicado, mas conquistado através da morte.