Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

thaisraiz 05/06/2022

Escrevi o romance em quinze dias, os mais atormentados de minha vida
Não sei muito bem o que dizer desse livro. É exatamente tudo que se espera de um romance no começo do século XIX.
Uma coisa que eu me lembrei quando terminava de ler esse livro é que meu professor do ensino médio mencionou ele em alguma instancia e eu tinha dito a mim mesma que nunca leria esse livro porque seria perda de tempo, já que ele seria a típica história da fase romântica e esses traços eu já sabia de cor e salteado. Pois bem, li e é exatamente tudo o que eu poderia ter previsto. No entanto, posso dizer que é legal ter acesso a esse referencial teórico. Não posso dizer que me senti particularmente apaixonada pelo romance, mas sei que isso deve se dar pelo fato de que os significados que foram escritos nesse livro não são os mesmos que eu leio hoje.
Posso dizer que em poucas linhas o romance se resume como Castelo Branco resumiu em seu primeiro prefácio "Amou, perdeu-se e morreu amando". Todos os conflitos teriam sido poupados e resolvidos se eles não tivessem agindo com as emoções afloradas e tivessem esperado um pouquinho mais para começarem a se envolver. Quanto mais penso, mais impossível é para mim escrever uma crítica séria pois os problemas desse romance parecem como Castelo Branco também disse: " O Amor de Perdição, visto à luz elétrica do criticismo moderno, é um romance romântico, declamatório, com bastantes aleijões líricos, e umas ideias celeradas que chegam a tocar no desaforo do sentimentalismo."

Kersia 30/05/2022

O romance faz parte da segunda fase do romantismo, caracterizada por retratar o amor que é levado às últimas consequências, ou seja, até a própria morte. Como toda boa novela passional romântica, tem um tom muito trágico, as personagens encontram terríveis obstáculos para conseguirem ser felizes no amor.

Ariadne 28/05/2022

Bom livro
Gostei bastante da história e de como ela se desenvolve. Todas as situações são bastante dramáticas ainda mais tendo em vista que a história é baseada em Romeu e Julieta, mas não é aquele dramático irritante que dá vontade de largar o livro.

Bom livro com uma escrita um pouco difícil por ser do século XIX, mas com insistência do leitor, caminha bem.

Bianca.Vielmo 24/05/2022

Tive que ler esse livro no ensino médio, achava que não ia gostar pelo fato de não conhecer e ser um livro antigo, mas até que gostei.
Lembro desse livro até hoje e sempre acabo citando ele sobre as leituras que já fiz.

Gabriela 12/05/2022

"Considero-te perdida, Teresa. O Sol amanhã pode ser que eu o não veja. Tudo em volta de mim, tem uma cor de morte. Parece que o frio da minha sepultura me está passando o sangue e os ossos. Não posso ser o que tu querias que eu fosse. A minha paixão não se conforma com a desgraça. Eras a minha vida: tinha a certeza de que as contrariedades me não privavam de ti, Só o receio de perder-te me mata. O que me resta do passado é a coragem de ir buscar uma morte digna de mim e de ti. Se tens força para uma agonia lenta, eu não posso com ela."

Thayane 11/05/2022

"Romeu e Julieta português"
Caonsiderada uma espécie de "Romeu e Julieta português", tratando-se de Camilo Castelo Branco, é muito mais que uma história passional. A engenhosa narrativa, sob pretexto de verídica história familiar do tio Simão Botelho e da amada Teresa de Albuquerque, relaciona-se à imagem romântica que o autor queria construir.

Audrey.Louise 27/04/2022

Eu tentei...
Eu realmente tentei ler com a mente aberta. Não estava animada mas realmente esperava "pagar a língua", queria muito que isso acontecesse. Infelizmente, não ocorreu. Só tenho uma coisa a dizer: que livro horrível! E se o decorrer já é chato o final foi pior ainda. Quanto mais eu lia maior o livro parecia. Tive a impressão de que não acabaria nunca! Dei uma estrela porque, de fato, a protagonista é ótima. Não tenho o que reclamar dela. Amei o fato de que ela não abaixa a cabeça e fala o que pensa com quem quer que seja. Gostei que ela se impõe e tentou, ao máximo, lutar pelo seu amor. Quanto ao resto, enfim, prefiro nem pensar em quantas horas eu perdi lendo isso...

Gabriela Copatti 21/04/2022

Tive que fazer algumas pausas nos primeiros capítulos, mas após isso a história teve certa melhora. Realmente o amor foi de perdição, pois se as famílias não fossem tão prepotentes isso não teria acontecido. Além disso, é uma pena Mariana ter se envolvido tanto na história e ter feito papel de "burra" em certos sentidos.

Carol 21/04/2022

O QUE ROLOU AQUI
eu como uma boa critica de romance já começo essa resenha dizendo que dessa vez não quero levar em conta o contexto em que foi escrito e nem essas coisas todas.
o casal principal não teve muita interação e consequentemente não teve muita química, o conflito entre as famílias foi mal explicado , focaram mais em Simão que na Teresa, sendo que eu queria saber mais dela também. Mariana foi uma trouxa que perdeu as partes boas da vida pra ficar servindo de babá pra um homem adulto, em algumas partes o livro se arrastou, em alguns momentos nada acontecia e em outros era uma enxurrada de coisa ao mesmo tempo, a escrita foi difícil e eu não senti conexão com os personagens.
o final foi meio triste e emocionante e se levar em conta o contexto em que foi inscrito, as inspirações do escritor, a época e o local onde a história se passa e o período literario que o livro pertence ele até que parece bom, espero que tenham gostado KAKAKAKAKKAKA

Lia 19/04/2022

Entenda os clássicos!
? Publicado em 1862 escrito pelo autor português Camilo Castelo Branco Amor de perdição é considerado uma das obras mais importantes do romantismo português, essa sendo a principal obra do escritor.

?  Em o amor de perdição acompanhamos história de um amor entre dois jovens que os conduziria morte: Simão Botelho e Teresa de Albuquerque eram vizinhos que se apaixonaram e por isso tinham esperanças de poderem viver o amor que compartilhavam um pelo outro de outras formas além de apenas pelas cartas e por acenos da janela, no entanto seus pais eram inimigos imperdoáveis e mortais desta forma eles proibiram veementemente a amizade e o amor dos jovens quando descobertos. Este livro traz descrições de um amor ultra romântico, porém mortífero que gerou a desgraça de todos que estavam ligados a ele.

? O narrador desse livro foi algo que muito me chamou a atenção porque é uma narração em terceira pessoa, mas que faz intromissões em primeira pessoa de modo muito sutil então por vezes você nem tem esta consciência de o narrador está contando a história até que ele ?quebre a quarta parede" e fale diretamente com você.

? Minha primeira leitura de um clássico do romantismo, por isso é de surpreender ler falácias de uma dependência emocional tão forte do casal que tem como natural o pensamento de ?viver o amor ou morrer?. Com esse livro acredito que é possível ver a dimensão do que a segunda geração romântica queria  passar, esse amor que acontece rápido demais, que é forte demais (na cabeça deles) e que o faz perecer caso não correspondido ou vivido com a pessoa amada.

?  O que quero dizer é: Este livro é realmente envolvente mesmo que alguns ponto não sejam tão bem entendidos em nossa época principalmente o ultra romantismo, mesmo assim é muito possível se conectar com essa época e ter até certo grau de identificação com partes da história principalmente se você vê a contextualização desta obra. Além disso, o meu nível de facilidade em entender a linguagem foi mediano, tive que reler alguns pontos, mas entendi! Então posso recomendar que você também tenha a experiência de ler esse clássico romântico.

Mais resenhas e conteúdos literários: @loucadobook_ ig ??

Angelito? 08/04/2022

Dor, dor e mais dor
Basicamente a história de um amor que nunca aconteceria, um amor impossível.

Terminei em um dia, só que é meio chato não sei, não gostei muito. Eu tenho ele desde que tava no ensino médio e nunca tive vontade de ler, meio cansativo mesmo em áudio book, então tive que dar algumas pausas.
Não vo fazer resenha mais bem escrita então é isso.

tina 07/04/2022

esse tipo de livro não faz mt meu tipo de leitura, mas tive que ler p escola, oq deixou minha experiencia com essa obra um pouco "chata"
a historia em si é boa, escrita um pouquito confusa, mas nada impossível de entender

Teca 30/03/2022

Top
Eu só li porque é uma obra do pas e vai cair na minha prova e eu só estou fazendo uma resenha para o desafio do Skoob.
O livro é mais chato do q eu imaginava.

Elo 24/03/2022

Sofrido
É um livro muito sofrido, um amor impossível e que tem um final muito triste, acho que daria um excelente filme.