Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

Luiz Phelipe 30/05/2013

Um amor sem barreiras
Amor de perdição,é uma obra de Camilo Castelo Branco.A história se passa em Viseu(Portugal),no século XIX.E os protagonistas são Simão Botelho e Teresa de Albuquerque.O amor de ambos é impossível,pois as famílias são inimigas.Domingos Botelho,pai de Simão ganhou uma causa na justiça contra Tadeu de Albuquerque,pai de Teresa.Ambos são vizinhos e torna a convivência mais difícil.
Simão e Teresa em certo dia trocam olhares pela janela, e se apaixonam inevitavelmente.Mas infelizmente os pias descobrem o amor proibido de ambos.O pai de Simão o manda para Coimbra, e o pai de Teresa manda a fidalga para um convento,pois além de se apaixonar pelo filho do seu inimigo,desobedece o pai quando ele a manda se casar com seu primo Baltasar.
O casal de adolescentes trocam cartas de amor,e Simão decide ir para Viseu ver a sua amada.Ele se abriga na casa de João da Cruz, um ferrador que é muito grato ao seu pai.João da Cruz tinha uma filha,Mariana se empenha a cuidar de Simão e fazer o que lhe pede,Mas ela se apaixona por Simão, e infelizmente o amor não é correspondido.
Teresa quando foi levada ao convento,levou consigo um tinteiro e papel.E Mariana e uma mendiga servem de cúmplices para trocar as cartas de amor.Ao saber que sua filha mantinha contato com Simão decide troca-la de convento.Simão sabendo disso,vai até o convento e decide rapta-la.Mas não dá certo,pois Simão discute com o primo Baltasar e o mata.Simão não foge e assume as conseqüências do crime.Simão é preso e João da Cruz e sua filha acaba, cuidando dele.
Teresa e Simão trocam cartas ainda,mas o pai de Simão com ex-corregedor poderia “aliviar a barra” para o seu filho.Mas a sua ira era tanta ao saber o que seu filho fizera,que influencia o meirinho,e o juiz a ser mais severo com seu filho.
A lei foi severa a Simão,ele fugiu da forca,mas foi condenado a dez anos na India.O final de Simão é a morte,ele morre com febre,ao saber que sua amada Mariana tinha morrido.Ele é jogado ao mar e Mariana se joga junto ao mar.Na história Ainda João da cruz,morre.
A obra em si é boa,o drama e o romance contido,faz com que a obra se torne o mais agradável possível a cada momento,a obra até parece que ocorreu mesmo.Mas o único ponto negativo que eu achei foi a linguagem,o leitor tem que ter paciência para ler.
Um ótimo livro pra que procura uma história onde tenha amor,drama,aventura e até ação.

Laah 29/05/2013

Amor de Perdição
A obra ultra-romântica Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco,é um clássico do Romantismo sem nenhuma dúvida,acolhendo todos os detalhes da era ,nota-se claramente as características do Romantismo em cada página,e até inspirada na vida amorosa agitada do autor .
A obra nos conta um romance trágico,envolvendo Simão e Tereza ,personagens principais,Simão Botelho e Tereza Albuquerque na jovialidade de seus 18 anos se apaixonam,mas se o amor bastasse nessa obra,não estaria eu já lhe contado no inicio que é um romance trágico. A história começa com o autor voltando bem antes de Simão e Tereza existirem e sim,quando os pais de Simão se conhecem,D.Rita Preciosa e Domingos Botelho,o pai dele um corregedor,a mãe dele uma mulher bem lúbrica,mas enfim se apeguemos ao que importa,após de os pais de Simão terem se casado,tiveram filhos,mas o que mais chama a atenção é Simão por ter uma personalidade forte,e um gosto especial por brigas e um gênio sanguinário. A família vai morar em Viseu,e lá tudo começa com as rixas bem pessoais da família Botelho com os "Albuquerque",a família de nossa querida Tereza. Simão provando de sua personalidade,se envolve uma briga e foi mandando a Coimbra,mas lá também,Simão não acalmou o seu ânimo e voltou para Viseu,e ai meu caro leitor,tudo acontece,Simão um dia se depara dom Tereza por uma janela ,e assim em meio de olhares e várias cartas o amor nasce. Os dois amavam.O amor era de tal forma que afetou a tão robusta personalidade de Simão,o rapaz mudou,adquiriu as qualidades dos que amam (se assim posso dizer),mas meu leitor,que futuro terá esses jovens de famílias rivais ?E eu mesmo lhe respondo,nenhum.
O amor de Simão e Tereza,segundo eles era o que os mantinham vivos,e planos e mais planos,eles faziam ,Simão assim foi para Coimbra se formar,para pode sustentar a amada,mas o pai de Tereza já havia notado a proximidade dos jovens e os problemas mal haviam começado,o pai à ameaçou de manda-la para um convento,e Tereza jurou-lhe que eles se comunicariam por cartas ,mas ai o destino resolveu colocar outro empecilho ao amor de Simão e Tereza,a mesma foi prometida em casamento ao primo Baltasar,mas Tereza se recusa incansavelmente,diz que prefere o convento á se casar com o primo,o pai não aceita em hipótese alguma,e afirma que Tereza então irá para o convento,a moça aos prantos aceita,ela prefere a vida lá ,á amar outro homem que não seja Simão,e Simão quando descobre,se revolta,e vai á Viseu encontrar com Tereza,e lá conhece João da Cruz que diz dever um favor enorme ao pai de Simão,e que vai ajuda-lo aonde for preciso,Simão se residencia na casa dele,e lá também conhece Mariana(que na minha humilde opinião é a melhor personagem dessa obra),com o caminhar das coisas ,tudo só piora para Simão e Tereza.Ela vai para o convento onde descobre ser muito diferente do que imaginou,o lugar é cercado por fofocas ao pé do ouvido,e comentários maldosos entre as feiras de umas ás outras,ela mesmo no convento ainda consegue se comunicar com Simão por meio de cartas,mas chega uma hora que até isso lhe é tirado e então o destino dos dois é ameaçado de vez,Tereza será mudada de convento.
Simão,não consegue suportar a ideia de sua amada tão longe,e decide arrancar Tereza a força do convento de Viseu,e ai é quando de fato qualquer possibilidade por mais mínima que seja de Simão e Tereza ficarem juntos,se esvai,no exato momento que Simão vai resgatar Tereza ,ela é está sendo trocada de convento com o pai e o primo,e então Simão e Baltasar se encontram,e já não suficiente todo ódio que Simão havia acarretado dele ,Baltasar ainda o provoca ,o resultado é claro,Baltasar morre.
A partir daí todas as consequências do ato de Simão vem,ele é preso ,e não se recusa,é condenado a forca,e os amados Tereza e Simão ,cada vez mais,vê a esperança desse amor acontecer,caindo pelas mãos deles ,e ao meio disso tudo,ainda tem a doce Mariana,que se apaixona por Simão ,um amor tão puro quanto á própria natureza,tão forte,que a mesma chega ao ponto de ser intermediadora das cartas de Simão e Tereza,e enfim o destino não dá espaço ao casal.
Tereza morre,prestes á ver o amado partir ,Simão não aguenta sua morte e delira em febre até que a morte decide que é a hora dele,e ele morre ,Mariana vendo Simão morrer tem um ato extremamente lindo ,beija a face do amado,e se atira ao mar com todas as cartas de Simão e Tereza,e assim a obra acaba,dando sentido á frase " Amou ,perdeu-se e morreu amando"
Características claras do Romantismo,marcam essa obra,Camilo desenvolveu bem o excesso de sentimentalismo,escapismo em Simão e Tereza,e o Egocentrismo em Baltasar,o amor de Simão e Tereza é algo imensamente grandioso que coloca a vida de ambos,como algo que facilmente pode ser deixado para trás,e a morte assim sendo a porta para enfim viverem o amor,e ainda tem a nossa querida Mariana,que particularmente é a melhor personagem desse livro ,Mariana tem um amor tão puro,tão singelo e doce por Simão,que sofre calada.Ama calada ,observa o amado sofrer cada vez mais por amor de outra e mesmo assim não sai do lado do mesmo por um só segundo,disposta á tudo por ele,sem esperar nada em troca,Mariana merece ser lembrada.
Camilo nos mostra os problemas da sociedade daquela época as criticas á burguesia,o egoísmo,o interesse constante em sempre estar "por cima ",e o preconceito claro pela camada mais baixa,casamentos arranjados,as famílias faziam de tudo que podiam para não se "manchar" ,o sobrenome naquela época,dependendo da família,carregava um peso enorme,que a partir dai se media a conduta de todos,e claro a critica ao clero,á figura da igreja,aonde deveria ser um lugar santo,com lugar só aos propósitos de Deus,é casa de mentiras,fofocas,o que só deixa a sociedade daquela época mais decadente.
Mas Camilo,se concentra com um fervor especial ao amor,talvez por que realmente os fatos do livro,são relatos da sua própria vida ,mas a forma que ele declara o amor de Simão e Tereza,é puro,é amor que se coloca a frente de tudo,de todos ,que ultrapassa a própria vida,que amor é esse,que a vida que é necessária para vive-lo pode ser deixada de lado ? É o amor descrito por Camilo,o amor que ultrapassa os limites da compreensão.
Apesar de particularmente não ter gostado muito da obra,por não ter muito afeto á finais trágicos,ninguém discute que a obra foi imensamente bem escrita,Camilo não poupou detalhes ou descrições quanto aos acontecimentos,tudo tem um "ponto" a mais de excesso,só confirmando mais ainda,o período em que a obra foi escrita,Amor de Perdição não virou um clássico á toa,pense comigo se até nos dias de hoje a igreja não tem problemas ?Arrisco,dizer na minha humilde sinceridade que Camilo,foi mais que um autor,foi um grande pensador,enxergou problemas que ocorrem até hoje.
Enfim,leia,e talvez odeie a obra ou aos mais apaixonados,emocionem-se com nosso querido Camilo Castelo Branco.

Nay 29/05/2013

Amor alem da Vida
A obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco conta a historia de dois apaixonados Tereza e Simão, que não podem ficar juntos por que suas famílias são inimigas, uma briga antiga os dois se amam, mas a muitas coisas que o separam para começar o pai de Tereza a manda para o convento e Simão e mandado para Coimbra, mas ele volta e se esconde na casa de João da Cruz, que e um ferrador que o trata muito bem, enquanto o pai de Tereza tenta obriga-la a se casar com seu primo Baltazar, mas ela se recusa e por isso e mandada para o convento na tentativa de fazê-la mudar de ideia, mas durante todo o tempo ela e Simão mantêm contato, onde Mariana a filha do ferrador, que esta apaixonada por Simão, entrega as cartas de Tereza a Simão e vise-versa. Simão por um momento de raiva enquanto conversava com Baltazar o matou e foi preso por esse motivo e Tereza foi mandada para o convento de sua tia onde ficou por muito tempo. Já Simão foi preso e condenado à morte, onde seu pai intercedeu por ele para que não o matasse e então ele seria exilado na Índia por dez anos. Durante a prisão de Simão, João da Cruz foi assassinado e sua filha vendeu tudo que tinha continuou a cuidar de Simão. Quando a sentença saiu Tereza começou a se deixar morrer, e morreu pouco após Simão embarcar na viajem para Índia. Simão ao saber da morte de Tereza adoeceu e morreu em poucos dias, quando jogaram seu corpo ao mar Mariana se jogou com o maço de cartas de Tereza e Simão.

O livro e uma historia envolvente que porem tem uma linguagem que em muitas partes não da para entender por ser do século XIX. Um livro em pequenos capítulos como se fosse uma novela, e uma história com muito sentimentalismo e um drama.

greice silva 29/05/2013

Amor de Perdição
Amor de perdição ; é uma obra do autor Camilo Castelo Branco , umas das obra dele mais conturbada , que ele escreveu em 15 dias , publicada em 1861 . umas de suas obras mais famosas que se passa no século xix em Portugal . foi inspirada em na peça “Romeu e Julieta.
Na obra fala sobre o amor proibido de dois jovens Simão Botelho e Teresa de Albuquerque. A drama se passa em Viseu . A família deles eram rivais e não aceitava o romance entre os dois , o pai da jovem Tadeu de Albuquerque após de descobri que sua filha esta apaixona pelo rival decide , dar a mão de sua filha ao seu sobrinho Baltasar Coutinho. No entanto ela rejeita . E Simão vai pra Coimbra estudar , os dois vão se falado por carta , até que Tereza fala ao seu amado , que seu pai Tadeu vai coloca-la em um convento . Simão volta a Viseu e fica hospedado na casa de João da Cruz , Mariana filha de João se apaixona por Simão . E mesmo Tereza no convento eles ainda se fala , Tereza muda de convento . Simão combina de encontrar com sua amava , e lá se depara com Baltazar e Tadeu . Simão acaba dando um tiro em Baltazar e ele morre , e Simão acaba sento preso . Mariana e que o ajudava leva as carta dele pra Tereza , depois Tereza acaba morrendo de tristeza , Simão morre seu corpo e jogado ao mar com as cartas , Mariana vê seu amado jogado ao mar , e ela se lança junto .
O livro e uma linguagem muito difícil de entender , requer muita paciência e atenção .
A historia se quer e trágica e emocionante , se fala ‘’Amou, perdeu-se e morreu amando ‘’ mostra muito no livro o sentimentalismo o romantismo , pois eles não desistia um do amor pelo outro , o que mais toca em nós eo amor dos dois . recomento a todos , só te um pouco de paciência ao ler o livro , pois a historia e muito linda !

Matheus 29/05/2013

O amor impossível
"Amor de Perdição",é escrito por Camilo Castelo Branco.Onde se passa a história de um amor impossível entre Simão Antonio Botelho e Teresa de Albuquerque.Simão e Teresa eram vizinhos,pois nunca se falar devido a uma briga na justiça envolvendo seus pais,Domingos Botelho e Tadeu Albuquerque.
Simão e Teresa começam a se conhecer pela janela de seus quartos,acabam se amando,porém quando Tadeu Albuquerque,o pai de Teresa descobre que os dois pretendiam se relacionar e que se amavam,ele decide que Teresa se casasse com seu primo Baltasar Coutinho,e como previsto Teresa se recusa,pois ama Simão.Então Tadeu resolve coloca-la num convento,logo Simão descobre,e por cartas ele e Teresa armam para que o rapaz e com a ajuda de João da Cruz resgatem,sua amada,no entanto Simão acaba levando um tiro de raspão e não consegue salva-la.Neste meio tempo em Coimbra Simão conhece a filha de João da Cruz,chamada Mariana,quem cuidou dele e se apaixonou pelo rapaz,porém nunca tentou nada,pois sabia do seu amor por Teresa,e qualquer coisa que tentasse seria em vão.Teresa vai para outro convento,sem saber que no outro convento estariam Baltasar,suas irmã e Tadeu Albuquerque,Simão com duas pistolas foi até la para resgatar Teresa,então Baltasar tentou o impedir,mas não adiantou,pois Simão com um tiro na cabeça de Baltasar que acabou morrendo.
Simão foi acusado por homicídio,e levado para a Índia,para passar 10 anos preso,sempre com Mariana ao seu lado,no caminho de barco para a Índia,Simão descobre que Teresa faleceu.No caminha da viagem Simão fica muito doente e acaba morrendo,logo quando os navegantes jogam o corpo do rapaz no mar,Mariana a menina que o amava se joga junto ao corpo no mar e morre ao lado do corpo do rapaz.
A história apesar de ser muito complicada de se ler,por ter uma linguagem bem difícil,é um ótimo livro.Foi escrito na época do Romantismo,e o que marca bem essa passagem do Romantismo,é o excesso de sentimentalismo na obra.Eu achei muito bonita a história que mostra o que é um verdadeiro amor,entre duas pessoas,muito contrário do que se vê hoje em dia que todo mundo "ama" sem saber o que é amar de verdade.
A frase "amou,perdeu-se amando,e morreu amando",resume o livro,pois Simão e Teresa se amaram,perderam um ao outro se amando e morreram se amando.

Gabriel 29/05/2013

O romance conta a história de dois jovens Simão Botelho e Tereza Albuquerque, eles vivem um amor proibido pelo motivo que suas famílias são rivais.
Durante suas vidas eles se comunicaram por cartas, depois que suas famílias descobriram o romance dos jovens fizeram de tudo para separa o casal.
O pai de Tereza promete a filha para seu sobrinho Baltazar mas ela se mantém fiel ao seu amor e assim seu pai a levou para o convento, ao saber que sua amada esta presa Simão vai tentar resgatar e acaba matando Baltazar.
Ele é condenado á morte mas seu pai consegue que sua punição é convertida ao degredo nas Índias, durante a embarcação Tereza vê Simão pela última vez, a angústia é tão grande que ela acaba morrendo.
Dias depois de saber da morte de sua amada Simão morre com uma febre muito alta entre as ondas o oceano , Mariana ao ver Simão sobre o oceano se joga no mar, morrendo junto com o seu amor secreto.

thaís 29/05/2013

Romance Proibido
Amor de Perdição Camilo Castelo Branco. Duas famílias rivais Botelho e Albuquerque, um amor proibido, um amor de perdição.
Durante suas vidas se comunicaram através de cartas, Simão Botelho e Tereza Albuquerque, um amor proibido pelas famílias rivais, as famílias descobrem o romance, ao descobri o pai de Tereza obriga ela á se casar com seu primo Baltazar, mas a jovem é fiel ao seu amor, e é mandada a um convento por seu pai.
Pai de Simão o manda para a cidade de Coimbra para terminar seus estudos, mas ao descobrir que sua amada esta presa no convento, ele volta para a cidade de Virceu.
E se hospeda na casa de João um ferrador conhecido de seu pai, Simão se torna amigo de Mariana, filha do bom homem, Mariana apaixona-se por Simão.
Simão tenta resgatar Tereza, briga com Baltazar e o mata, em Virceu, o ferrador João tem um conflito com outros ferradores e morre.
Simão é preso e condenado a forca, com a interferência e negociação de seu pai, sua punição é convertida ao degredo nas Índias, na embarcação, a última troca de olhares entre Simão e Tereza, onde ela o ver de sua janela no convento, a angustia de Tereza, leva á sua morte.
Dias depois, quando Simão fica sabendo da morte de sua amada, com febre muito alta ele morre entre as ondas do oceano. Mariana que o acompanha na viagem, ao ver Simão sobre o oceano, rapidamente se joga no mar, morrendo junto com o seu grande e secreto amor.

Carlinhos 29/05/2013

Amor de perdição - Camilo Castelo Branco
A obra escrita por Camilo Castelo Branco foca no romance de, Simão Antonio Botelho e Teresa de Albuquerque, que tem o romance impedindo pela rivalidade de suas famílias (Albuquerque e Botelho).
A causa dessa rivalidade seria um desentendimento entre as famílias em que Domingos Botelho o corregedor deu causa ganha para sua família.
Devido ao comportamento inaceitável Simão foi mandado para estudar na cidade de Coimbra, lá ele se envolve em confusões e é preso , quando foi liberto voltou pra sua cidade e se apaixonou por Teresa, sua vizinha.
Seus pais acabam descobrindo o namoro dos dois e o mandam de volta para Coimbra, Teresa é confrontada pelos seus pais e tem duas opções se casar com seu primo Baltasar Coutinho ou ir para o convento da cidade de Monchique, no Porto.
Proibidos de se encontrar os dois trocam correspondências, com a ajuda de Mariana filha do ferreiro João da Cruz, que acaba se apaixonando por Simão, mas sabe que o amor jamais poderá ser correspondido, por ela ser de origem pobre e por Simão ser completamente apaixonado por Teresa.
Teresa se recusa a casar com Baltasar e é obrigada a ir para o convento, Simão decide raptá-la e acaba matando Baltasar por amor à Teresa, e se entrega para a policia, O pai de Mariana o ferreiro João da Cruz se oferece para ajudá-lo a escapar da prisão, mais Simão recusa.
Condenado a morte, e com sua pena comutada Simão é degredada para a Índia, Mariana que esta do lado do teu amado a todo o momento, o acompanha.
Teresa pede pra que deixem ela se despedir de longe do seu amado, e acaba morrendo ali mesmo, mais tarde na viagem Mariana entrega a Simão a ultima carta de Teresa, e Simão quando se informa da morte de sua amada, morre também, quando vão jogar seu corpo ao mar Mariana o Agarra se suicidando junto a seu amado.
O amor exagerado leva Teresa, Simão e Mariana a morte.

Emanoelli Lima 29/05/2013

Um romance melhor que Romeu e Julieta .
O livro escrito por Camilo Castelo Branco tem por característica principal o tom trágico, o romance foca na historia de dois apaixonados, Simão Antonio Botelho e Teresa de Albuquerque, que tem o seu amor impedindo pela rivalidade de suas famílias, a historia se passa em Portugal no século 19.
Envolvem duas famílias Albuquerque e Botelho, a rivalidade entre estas famílias ocorre por conta de um processo em que o corregedor Domingos Botelho deu ganha a favor da família Botelho. O narrador diz contar fatos ocorridos com seu tio Simão (um dos cinco filhos do tal corregedor).
Devido ao seu comportamento explosivo Simão é mandado por seu pai para estudar em Coimbra, devido a confusões que ele acaba se envolvendo na cidade Simão é preso, quando ele finalmente é liberto , volta para Viseu e se apaixona por Teresa sua vizinha.
Simão começa a se transformar, se dedica mais aos estudos e torna como seu principio o “amor”, perante a toda mudança que ocorre em Simão, os pais descobrem o namoro, e Simão e forçado a voltar para Coimbra.
Os pais de Teresa decidem que ela terá que casar com seu primo Baltasar Coutinho ou se mudar para o convento, o casal proibido de se encontrar decidem trocar correspondências, e são ajudados por Mariana filha do ferreiro João da Cruz, que acaba se apaixonando por Simão mesmo sabendo que este amor não poderá ser correspondido, pelo fato de Simão ser completamente apaixonado por Teresa e não ter olhos pra mais ninguém, e por ser humilde, filha de um ferreiro, mesmo assim o ama a ponto de estar feliz por ver Simão feliz.
Após Teresa recusar o casamento com seu primo Baltasar Coutinho, seus pais a enviam para um convento em Monchique, no Porto, Simão resolve sequestrá-la e acaba matando Baltasar e se entregando para a policia, João da Cruz oferece para ajudá-lo a fugir, só que ele não aceita.
Matou por amor a Teresa, e assume oque fez e acha que deve pagar por isso, Simão indo para cadeia e Teresa indo para o convento, Mariana por sua vez procura sempre estar do lado de seu amado ajudando o homem em todas as ocasiões, condenado a forca, a sentença é comutada e Simão é degredado para a Índia.
Quando ele está partindo Teresa pede para que lhe deixem ver o seu amado partindo, e ali mesmo morre de tristeza, seu amor imenso a leva a perdição, durante a viagem Mariana mostra a ultima carta que Teresa escrevera para Simão e ele ao saber de sua morte tem uma febre inexplicável e morre, seu amor exagerado o leva a perdição. No dia seguinte teu corpo será lançado ao mar quando Mariana se agarra no corpo e se lança junto ao mar suicidando-se seu amor incondicional a leva a perdição.

Wesley 29/05/2013

Amou, perdeu-se e morreu amando
A obra ``Amor de perdição´´ foi uma novela escrito pelo o autor Camilo Castelo branco, um escritor Português. No século XIX, esta obra foi uma das que marcou mais, pois esta historia foi baseado em alguns fatos da vida de Camilo, esta historia é literalmente romântica. Segue uma linha passional, a historia relata também a historia do seu tio paterno que era uma historia muito triste também. A obra foi escrita em quinze dias, em quanto ele estava na prisão em 1861, sabendo que ele não tinha nenhuma inspiração somente a vida melancólica de um prezo. Ele começa escreve sobre o amor de Simão pela jovem moça Tereza de quinze anos, o autor coloca em evidencia o amor exagerado que Simão tem por Tereza e Tereza tem por Simão. Isto esta bem explícita deixa muito bem relatado, não deixa de por as barreira que o casal sofre por ter famílias rivais, que resulta em um final triste e indesejável, sabendo que amar é tão bom quanto comer brigadeiro.
Quero colocar em destaque nesse parágrafo a parte que achei interessante que é o impedimento para o casal se amar, que é a intriga das duas família, podemos percebe que é puro orgulho entre as famílias, fazem de tudo para o casal não ficar junto e a família de Tereza se preocupa tanto com isto que acaba arrumando um casamento com primo de Tereza (Baltasar)que seria um casamento arrumado. A família de Tereza faz tudo isto por causa do maldito orgulho, podemos perceber também que naquela época já se tinha uma grande preocupação com a reputação das famílias, quero dizer com tudo que este casamento não foi só uma birra entre uma família e a outra, mas estavam preocupados com uma coisa chamada (Status), que não é diferente dos dias de hoje, pessoas se casam para mostra para sociedade que tem dinheiro, pois esquece do essencial que é (Amar na Doença Pobreza, na e RIQUEZA). Pessoas acabam casamento por coisas penais, um acidente ou por uma doença mas neste caso foi um motivo que é comum o interesse.
Bom este livro ele me chamou muita atenção por retratar muitas coisas boas, mas o livro apresenta uma linguagem difícil por te sido escrito no século 19 e às vezes incompreensível é muitas vezes cansativo e por ter varias gírias da época e por não ser Português do Brasil mas sim um Português de Portugal isto dificultou muito. Por um lado a obra ela traz vários aspectos positivo como a verossimilhança e o autor também chama atenção de varias coisas podemos percebe que fala da falsidade entre as freiras que seria o falso testemunho, que também acontece nos dias hoje com pessoas arrumando intrigas e com a vida desregrada com bebedeiras, com sexo desenfreado, que acaba se dizendo Católico e esse tipo de atitude deixa aquelas pessoas que não são Católicos mas distante da Igreja e começa a falar mal isto para mim é preocupante.
Encerro essa resenha fazendo a seguinte pergunta para a senhora professora Priscila Ferrari
Será que a morte era solução para este casal?
O amor tem limite?
Em minha opinião é uma coisa bonita, mas é preocupante pois não teria outra solução. Se formos pensar por outro lado temos a vida e a vida é dom mais belo que nós temos. me deixa um pouco confuso porque devemos ter coisas para alimenta a vontade de viver mas Simão e Tereza não tinha mais vontade de se viver porque um estava longe do outro.

Aleeh^-^ 29/05/2013

Amor de Perdição
A obra" Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco,conta a história de um casal apaixonado que vive um amor impossível por conta da rivalidade de suas famílias. De um lado Teresa de Albuquerque e do outro Simão Antonio Botelho.Teresa de Albuquerque estava prometida à seu primo Baltasar Coutinho,porém eles não se amavam.A história se passa em três lugares:Viseu,onde mora Teresa,Coimbra onde Simão ficou por um tempo e Porto,onde se dá o fim da história.
A obra foi publicada em 1862,em uma era ultra romântica,onde há bastante exagero de idéias românticas e por isso o autor leva às ultimas consequências a ideia de que o sentimento deve sobrepor-se à vida e à razão.A história é inspirada na obra "Romeu e Julieta" de William Shakespeare e na própria vida do autor(o qual teve uma vida repleta de aventuras).
Na história há dois triângulos amorosos.O primeiro é formado por Simão,Teresa e Baltasar,que apesar de não amá-lá luta por ela.E o segundo, é formado por Teresa,Simão e Mariana,que é perdidamente apaixonada por Simão e sofre em silêncio pois sabe que nunca será correspondida.
Ao descobrir o amor de Simão e Teresa,Tadeu de Albuquerque, o pai de Teresa, manda a garota para um convento.Teresa vai, pois prefere ficar em um convento do que casar sem amor,com seu primo.Simão e Teresa continuam se comunicando através de cartas,e foi através dessas cartas que Simão soube que Teresa ia ser transferida de um convento para outro e decide tentar raptá-la.Lá ele se depara com Baltasar,com quem tem uma briga.Simão mata Baltasar e contrariando o conselho de amigos lá presentes,acaba se entregando à policia.
Com um tempo Teresa acaba morrendo de tristeza , Simão acaba adoecendo e depois morrendo também.Quando o corpo de Simão é jogado ao mar, Mariana se joga agarrada ao corpo do amado , deixando espalhadas ao mar as cartas,a correspondência entre Simão e Teresa.
Esta obra marca bem a fase ultra romântica do romantismo,pois é uma história realmente emocionante e trágica e mostra,principalmente ,a emoção,o excesso de sentimentalismo,que é uma característica romântica.
Já na introdução do livro o autor resume a história em apenas uma frase:"Amou,perdeu-se e morreu amando".E é realmente assim que é essa linda história de um fim muito trágico e emocionante.
Apesar da linguagem ser difícil ,eu recomendo este livro pois possui uma ótima história!

Naiara 29/05/2013

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco
Não que eu curta muito esse estilo de livros, porém de qualquer forma, eu li Amor de perdição por causa da escola e não me arrependo ! É um romance do autor Camilo Castelo Branco Simão Botelho e Teresa Albuquerque são jovens que, apesar de suas famílias se odiarem até a morte, acabam se apaixonando. Como Romeu e Julieta? Sem dúvidas, não dá para não comparar. Mesmo nos dias de hoje, quando lemos algum "amor proibido", lembramos dos eternos sofredores. Então, eu não estava muito animada. Se matar? As pessoas daquela época não eram muito inteligentes... Por que não combinar tudo e, no final, acabar fugindo ? Ok, ok. Esqueça minha opinião, não teria história se eles seguissem isso. Obviamente, a linguagem arcaica foi uma das coisas que logo de cara já foi “barrando” a leitura , a história foi escrita dois séculos atrás e, apesar de ter algumas palavras não usadas atualmente, esse não foi o problema. Uma das coisas que o autor usava praticamente o tempo todo era o "hipérbato" e isso dificultava as coisas, porque nós raramente falamos assim . A história, em si... É boa. Na minha opinião, não tem nada de mais pra se tornar o "clássico" que se tornou, porque não foge do lugar-comum desse tipo de história (com os protagonistas morrendo no final). Mas não é ruim. Simão é um jovem que, atualmente, seria considerado um "bad boy", porque sempre está arranjando confusões e é apaixonado ao extremo por Teresa, a ponto de fazer qualquer coisa por ela. Eu não gostei muito dele, achei meio "cabeça-dura". Já Teresa é a mocinha da história... Nós a vemos menos na história do que Simão, o que eu não gostei, porque as partes com ela eram mais legais. Temos, então, o terceiro vértice desse triângulo amoroso . Mariana. Ela é, literalmente, uma pobre coitada, filha de um cara (João da Cruz) que abriga Simão quando ele vai para Viseu, a cidade onde Teresa mora . Mariana foi um dos personagens em que eu mais me conectei , o que é incrível, porque detesto essas personagens que põem tudo na frente de si mesma para a felicidade do amor. Foi uma leitura diferente, acima de tudo. Fugiu das coisas que normalmente leio e foi bom.

David 29/05/2013

Amores Impossíveis

Amores Impossíveis
A obra tem como complicação o fato das famílias Botelho e Albuquerque serem rivais e pelos costumes de época, como “o Casamento arranjado”; A obra do famoso escritor português Camilo Castelo Branco, pode ser considerada como suas próprias aventuras no amor, pelo acaso dele ter tido uma vida amorosa bastante conturbada. A historia pode ser resumida em uma frase:
“AMOU, PERDEU, E MORREU AMANDO”.
Ou seja, a historia traz uma carga emoção, luta e suspense que rodeia esse amor.
Século XIX, Viseu, Teresa e Simão são vizinhos, quando começa o romance, pela janela de seus quartos eles se comunicam, e começa a alimentar aquela paixão devastadora, o problema é que os pais deles descobrem, e o pai de Simão (Domingos José Correia Botelho de Mesquita e Menezes), manda-o para Coimbra; e o pai de Teresa indignado com a descoberta, tenta apressar ao máximo o casamento prometido ao primo Baltasar Coutinho, ou a mandaria para um convento, a segunda opção foi à medida obtida pelo pai da moça, pelo fato dela não aceita o casamento.
Teresa levou consigo papel e tinta, e foi assim que Simão e Teresa passaram a se comunicar, por cartas, com ajuda de Mariana e de uma Mendiga.
Simão já de volta a Viseu abrigou-se na casa de João da Cruz, o ferrador, o senhor o hospeda com grande prazer; Lembra-se da Mariana? Então, ela é filha de João da Cruz, que passa a cuidar do hospede, e que acaba se apaixonando por ele, mas sabendo dos sentimentos dele por Teresa, não alimentava se quer uma migalha de esperança desse amor ser correspondido.
Ela tem um ato um tanto quanto inusitado, ela passa a ajuda-lo com Teresa, apesar de tudo que sentirá por ele, ela queria o ver feliz.
No convento Teresa se depara com um cenário que nunca esperará, Ela tem conviver com freiras fofoqueiras e maldosas. Então seu pai a troca do convento onde estava para outro, onde sua tia era freira.
Escondido de Mariana e João, Simão vai ao convento, então ha o “grande conflito”, Simão e Baltasar, frente a frente, sentimentos de raiva, vingança, honra todos a flor da pele. Depois de uma grande discussão o final é trágico, Baltasar acaba morto com um tiro na cabeça.
Simão é condenado a dez anos de prisão em Portugal ou exila cão na África. Teresa o pede que escolha ficar preso em Portugal, com medo de se ele fosse para a África nunca mais eles se vissem.
Nos capítulos finais é muito triste, Teresa morre Simão também e Mariana se atira ao mar.
Em minha opinião é um livro bem cansativo, pois é uma obra com vocabulário difícil e requer muita atenção e paciência.

Joyce 29/05/2013

Um romance proibido

“Amor de perdição”, é uma obra do autor Camilo Castelo Branco, esse é o romance mais famoso do autor, que foi inspirada na peça “Romeu e Julieta” de Shakespeare.
O livro conta a história que se passa em Viseu, de dois jovens(Simão Botelho e Teresa de Albuquerque) que se apaixonam, após se olharem pela janela, mas eles não podem ficar juntos pois as suas famílias se odeiam. Tadeu de Albuquerque, o pai de Teresa, após descobrir que sua filha estava apaixonada pelo filho do seu rival decidiu que ela iria se casar com o seu primo, Baltasar Coutinho, mas Teresa se recusou a se casar com o seu primo, pois amava Simão. Simão foi estuda em Coimbra. Teresa e Simão se falam por cartas, ate que Teresa conta a Simão que seu pai, Tadeu, irá coloca-la em um convento, então Simão volta para Viseu e se hospeda na casa de João da Cruz, que após uma emboscada tramada por Baltazar, Simão acaba levando um tiro de raspão e recebe os cuidados de Mariana, filha de João da Cruz, que ao ver o rapaz se apaixona. Mesmo Teresa estando no convento, eles ainda se falavam. Teresa falou para Simão para que ele voltasse para Coimbra, e que ela iria para outro convento, mas Simão foi ao seu encontro e lá estava Tadeu, Baltazar e as irmãs de Baltazar, e foi ai que Simão deu um tiro na cabeça de Baltazar. Simão foi preso , o pai de Simão, Domingos Botelho, era corregedor e resolveu que não iria ajudar o seu filho, que Simão deveria pagar pelo o que ele fez, Mariana fazia companhia e cuidava de Simão na cadeia, Mariana era quem levava as cartas de Simão para Teresa. Simão foi condenado a forca e seu pai ainda não queria ajuda-lo, os familiares de Simão pediram para Domingos que ajudasse Simão ate que um tio de Simão conseguiu convence-lo e Simão não foi enforcado, ele só ficou preso. Após a morte de Teresa, Simão lê as cartas de Teresa e morre, e é lançado ao mar junto com as cartas, Mariana de tanto amor a Simão se lança ao mar, causando a sua morte.
Eu gostei da historia em si, pois fala de um amor verdadeiro, puro, mas uma coisa que eu não gostei foi a linguagem, pois não facilita na leitura, mas de resto eu gostei bastante