Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

Nathalia Almeida 23/09/2014

Um amor impossivel
Bem, sou uma pessoa que levanto a bandeira dos livros classicos, como este. O livro e bastante dificil de ler e um pouco chato em algumas partes, e muito repetitivo e so fica melhor no ultimmo capitulo. E uma historia de um amor impossivel entre um casal, onde as familias eram rivais e dessa forma o livro se desenvolve.

Hel 21/08/2014

Para ser bem honesta, peguei este livro na biblioteca uma vez para escanear a capa (não era essa que aparece aqui), que era fantástica.

Quanto à história... mesmo descontando a linguagem arcaica, e tudo, não achei a obra-prima que todo mundo neste espaço exalta. Pode servir como um estudo da literatura romântica portuguesa, quando muito. Mas pelo prazer de ler, é preferível até mesmo pegar algum romance da coleção Harlequin.
Lilian 14/05/2015minha estante
Já tentei várias vezes lê-lo mas não consigo ir além da page 20 , não dá não consigo concluir a leitura

Roberta 27/07/2014

Li pra fazer a prova final.
Pois é. Esses livros de Literatura Portuguesa e Brasileira nunca foram livros que me deixavam muito feliz de ler. Até que não li nenhum. Reunia de 5 a 10 resumos na internet e fazia o meu para entregar na escola, e nas provas do vestibular o máximo que teve de pergunta de Literatura era: -"Quem escreveu 'O Cortiço'?" e pensei: -"Ha! Aluísio de Azevedo!". Acabou.

Comecei a fazer Letras - Tradução e Intérprete ano passado sabendo que leria calhamaços de livros além dos de Literatura, dentre eles: Teoria, Filosofia, Linguística, etc.

Eu me foquei nesse livro, de verdade. É um Romeu e Julieta passado em Portugal e o Romantismo "grita". Faz parte da 2ª Geração Romântica Portuguesa, portanto, é tipo de história que parece que você está comendo mamão com leite condensado (quase me deu diabetes).

Eu gostei bastante do livro, foi uma experiência totalmente diferente do que imaginava na adolescência e tenho certeza que tivesse lido naquela época, eu não teria lido hoje (costumo ser bastante teimosa).

Procurei ver e analisar a Época Histórica da estória pra buscar mais razão do que emoção para fazer a prova do meu curso, mas não deixei de não me envolver com as aquelas situações. Me diverti com os diálogos das freiras e achei o final um absurdo!

É sem dúvida um dos livros que terei de reler um dia.

César 05/03/2014minha estante
esplêndido!

Jota 31/05/2014

Uma história de um amor perigoso, impossível, que vai envolvendo e afetando outras pessoas.
Não se trata de uma historinha de amor, como muitos livros e novelas hoje em dia.
Se trata de uma intensa história de amor e intrigas, de romances e brigas, com a narração e comentários do autor, que tornam a obra viva, empolgante e maravilhosa.

AnandaAldridge 22/05/2014

Romeu e Julieta português!
Quando li a sinopse do livro, achei parecidíssimo com Romeu e Julieta, minhas suspeitas foram concretizadas quando comecei a lê-lo.
É a mesma estrutura narrativa: triângulos amorosos, desavenças familiares, grandes amores e destaque aos personagens secundários. Mesmo sendo uma cópia, a estória é bem interessante e envolvente, trazendo consigo os principais elementos do Ultra Romantismo.
A personagem que eu mais gostei foi a Marianna, ela é a personagem mais romântica da obra. Ama, indiscriminadamente, o protagonista(Simão), sem pedir nada em troca, amar por amar. Como o próprio autor coloca é um " inferno surdo ".
A personagem se deixa envolver a tal ponto que, quando seu amado morre, decorrente de uma febre, ela se agarra ao cadáver e põe fim a própria vida.

Livros de Cabeceiras 15/05/2014

Romeu e Julieta
Li este livro há alguns anos por obrigação na escola e tudo o que achei é que não passa de copia de Romeu e Julieta só que ambientada em Portugal, seria muito melhor ter lido o original.
Hel 21/08/2014minha estante
Fico feliz de saber que não sou a única que não gostou. Já ia até desistir de escrever uma resenha, com tantos comentários entusiasmados! (enquanto um livro bom de verdade, como Os Olhos da Treva, permanece ignorado do público)

Juliana 27/04/2014

Amor de Perdição
Amor de Perdição, dentro do Ultra-romantismo Português, é um romance que aborda o impulso passional, o mito do amor eterno, entre outras características românticas. O amor está acima de tudo e, por ele, até regras morais podem ser quebradas. Mas esse amor avassalador, que cega os envolvidos, quase sempre traz consequências trágicas. Intenso, envolvente e emocionante, Amor de Perdição nos faz refletir sobre as "razões do coração" versus as razões da sociedade (burguesa).

Elifas 20/12/2013

Excelente expoente do Ultra Romantismo Português
“Amor de Perdição” obra de Camilo Castelo Branco é um marco da literatura ultra romântica portuguesa. É uma novela passional que conta a história do jovem Simão Botelho, filho do corregedor do Viseu, Domingos Botelho.

Simão tem uma vida desregrada em Coimbra, jovem com espírito revolucionário, prefere a amizade da plebe, que da nobreza. Até que se apaixona por Teresa, filha de Tadeu de Albuquerque, fidalgo que tem problemas jurídicos com o pai de Simão. O pai de Teresa tenta convencer ela a se casar com seu primo, Baltasar Coutinho. Teresa recusa o casamento e prefere o convento. Baltasar insiste até provocar a ira de Simão, este arranja uma tocaia e mata Baltasar. Morando na casa do ferrador João da Cruz, conhece Mariana, que a trato como seu senhor, provocando grande estima de Simão. Sua relação se estreita com Mariana e ela se apaixona por ele. Em meio a cárceres, conventos e planos, Simão é julgado e condenado a cumprir pena em Índia; Teresa continua presa no convento.

Por sorte ou ironia do destino (dependendo do ponto de vista) ambos, Simão e Teresa, estão em Porto. Ele preso no navio em direção à Índia avista Teresa o alto do convento. Pouco tempo depois a noticia chega até o navio: Teresa morreu!

Ao lado de Mariana, rumo à prisão, Simão entra em delírio e em febre, morre poucos dias depois em alto mar. Os marinheiros vão jogar o corpo dele no mar, mas antes disso, Mariana se atira as águas levando consigo as cartas trocadas de Simão e Teresa.

Quando li “Amor de Perdição” observei não apenas mais uma obra literária, mas sim, um marco desta época, uma literatura a frente de seu tempo. A obra por mais utópica e perto da pieguice que pareça, discute uma situação que é atual, a condição da classe social.

Claramente vemos que Simão preferia a plebe que a nobreza. Zombava de seus ancestrais nobres. Escolheu ficr numa acomodação simples que era a casa do ferrador, mesmo com sua família, lhe dando dinheiro. Abnegou sua condição de pertencente à família Botelho e “adotou-se” na família de Mariana.

Por isso considero a obra de Camilo Castelo Branco a frente de seu tempo quando denuncia de sua maneira a separação das pessoas mediante a sua classe social. Aprendeu mais com Mariana e João da Cruz, que com sua família nobre e seu pai corregedor.

De um ponto de vista, estritamente pessoal, as loucuras e os amores nada mais são que sinonímia. Simão poderia ter deixado a ideia de ter Teresa como sua esposa e partir para os braços de Mariana, que teria muito a oferecer; o próprio Simão reconhece essa situação, porém, mediante a sua paixão/loucura, segue-se ao seu martírio. Confirmando a característica de narrativa ultra romântica.

André Goeldner 09/07/2013

BONITO
Uma ode à impossibilidade do amor.

pedrita 13/06/2013

Escolhi a melhor fase p ler.. Estive tão Teresa sem Simão que tive vontade da morte.. Nasci na primeira página. Morri. E renasci ao concluir a leitura..

Diego 30/05/2013

Amou, perdeu-se e morreu amando
A obra "Amor de Perdição" foi escrita pelo autor Camilo Castelo Branco , um escritor português , romancista , cronista, crítico , dramaturgo , historiador , poeta , nascido em 16 de março de 1825 e falecido em 1 de junho de 1890 ( Lisboa - Portugal ).
O escritor escreve essa obra enquanto passa uma parte de sua vida preso . Enfim .
O livro e também filme de Camilo Castelo branco "Amor de Perdição " trata sobre um duas familias rivais os Albuquerque e os Botelhos . Até que um membro de cada familia se apaixona pelo da outra família que sao : Simão e Teresa ,que sente um pelo outro um grande amor ( Doentio) , tão forte que é capaz de provocar mortes.
Amor de perdição é um romance trágico que foi marcado pelo Romance perigoso .A obra e parecida com Romeu e Julieta que são dois jovens se amando contra a vontade dos país .
Então com a desunião dos dois pelos pais , Mariana acaba se apaixonando perdidamente por Simão ,e sempre querendo ele ao seu lado , mais sabia que esse amor jamais seria respondido , pela diferença de classe entre as duas famílias .
Nessa obra de Camilo o que era visa mais é o amor das pessoas pelas outras . O autor tenta contrariar bastante o Simão que vai mudando seu comportamento ao seu apaixonar por Tereza , já Tereza por sua fez ao se apaixonar toma coragem para tomar uma grande decisão que mudará sua vida para sempre , não se casar com seu primo , mas com essa decisão sua família decide lhe mandar para um convento . O casal se comunicava atrás de cartas que um envia para o outro através da irmã de Simão .
Simão mata Baltasar depois de ter caído em uma cilada feita por Baltasar, Simão se entrega a polícia , Tereza por sua vez se entrega a morte amando Simão após ver seu amor partindo para prisão . Simão sabendo da morte se sua amada , morre também após ler as ultimas cartas que lhe fora enviada por Tereza.
Simão após morrer é jogado ao mar com as cartas de sua amada , Mariana por tanto amor a Simão se joga ao mar também causando sua morte também .
O conceito ( ponto forte da obra, contexto) é muito bom , obra com bastante sentido e sentimento , mais ao mesmo tempo a obra perde na parte da linguagem utilizada dos tempos antigos do século XIX . Mais com esses pontos tanto positivo quanto negativo pode se considerar que a obra é bom , pois trata de um amor puro e verdadeiro .
A frase que se é muito familiar com o livro " Amou, perdeu-se e morreu amando".

Renata 30/05/2013

A mais bela forma de amar
Amor de perdição é um dos principais livros do romantismo, é considerado o "Romeu e Julieta" lusitano e foi escrito por Camilo Castelo Branco, escritor português da segunda geração do romantismo.
O livro narra o amor proibido de Simão Botelho e Teresa Albuquerque. A história acontece em Portugal, no século XIX, Teresa e Simão se apaixonam, porém, são filhos de duas famílias rivais. Quando Domingos Botelho descobre que seu filho está apaixonado por Teresa, o manda para Coimbra para estudar e Tadeu Albuquerque manda sua filha para um convento e promete a mão dela a seu sobrinho Baltasar. Mesmo com todos esses obstáculos, os dois jovens permanecem se comunicando através de cartas.
Tadeu Albuquerque exige que sua filha mude de convento. No dia da mudança, Simão fica observando ela de longe, mas Baltasar e Tadeu Albuquerque percebem sua presença. Simão e Baltasar começam uma discussão que resulta no assassinato de Baltasar. É então que João da Cruz oferece ajuda para a fuga de Simão, que se recusa a fugir. Na prisão, a filha de João da Cruz, Mariana, que é apaixonada por Simão, faz tudo que está ao seu alcance para ajudá-lo. O amor dela é tão grande que ela é capaz de ajudar na troca de cartas entre ele e Teresa.
Simão foi condenado a forca, porém, seu pai por ser corregedor e ter influências, conseguiu mudar sua sentença para passar dez anos na Índia. Teresa não aguenta ver o seu amado partir e morre. Em alto mar, Simão fica sabendo da morte dela e começa a ter febre, para ele a vida não tinha mais sentido sem ela, assim, ele acaba morrendo. Mariana se lança ao mar com todos os papéis de Simão no dia em que seu corpo foi jogado no mar.
Camilo Castelo Branco, através deste livro, faz críticas à sociedade daquela época. É possível perceber críticas à burguesia quando Domingos Botelho, por ter influências, consegue mudar a sentença de seu filho Simão. Ele também crítica o clero, mostrando como as freiras viviam e se comportavam, faziam fofocas, tinham vícios, e que mesmo assim tinham enorme influência na cultura da sociedade.
A história deste livro é muito boa, porém a linguagem dificulta o entendimento de alguns acontecimentos. As características do romantismo estão presentes nessa obra, como por exemplo, o excesso de sentimentalismo, o escapismo, o individualismo. Apesar do final das personagens principais ser trágico, a demonstração do amor puro e verdadeiro entres elas, que são capazes de preferir a morte do que viverem separadas, e Mariana que quer ver Simão feliz mesmo que não seja ao seu lado, faz com que o final da história seja visto como algo libertador, já que em vida, não conseguiriam ficar juntos. O livro pode ser resumido em uma frase "Amou, perdeu-se e morreu amando.", ou seja, eles amaram,mas esse amor foi uma perdição e como consequência desse amor proibido, morreram.
Recomendo o livro "Amor de Perdição" para quem gosta de ler, pois é o tipo de livro que no início parece que não será interessante, mas a cada página lida a sua vontade de descobrir o que acontecerá no final só aumenta. Esse livro é um clássico, exige um pouco mais de atenção, mas lê-lo só trará consequências positivas, aumentará o conhecimento e despertará novos pensamentos!

William Paulo 30/05/2013

Amor Puro e Profundo
A obra “Amor de perdição” do escritor português Camilo Castelo Branco, traz uma história que se assemelha a obra Shakespeariana “Romeu e Julieta”, que é muito conhecida. “Amor de Perdição” se passa em Portugal no século XIX, e Camilo nos apresenta Simão Antônio Botelho que se apaixona por sua vizinha, Tereza Albuquerque, porém, esse amor é impedido por Domingos José Correia Botelho de Mesquita Meneses (Pai de Simão), por D. Rita Preciosa Caldeirão Castelo Branco (Mãe de Simão), Tadeu de Albuquerque (Pai de Tereza) e Baltazar Coutinho (Primo de Tereza). Mas Simão também recebe ajuda, ele é ajudado pelo Ferrador João da Cruz e sua Filha Mariana que se apaixona por Simão ao decorrer da história.
Apesar de serem de famílias rivais, Tereza e Simão trocam juras de amor, porém, Domingos Botelho e D. Rita Preciosa descobrem este romance e Mandam seu filho de Viseu para Coimbra, já Tadeu de Albuquerque decide casar sua filha o quanto antes com Baltazar Coutinho, por sua vez Tereza se vê obrigada a se casar com Baltazar, mas como ela se nega, é obrigada a ir para um convento em Monchique. Tempos depois, Simão retorna a Viseu e é salvo por João da Cruz, que por ter sido ajudado pelo pai de Simão se declara um servo fiel, a filha de João cuida dos ferimentos de Simão e começa a ama-lo. Ao chegar no convento Tereza conhece freiras fofoqueira e apesar de ser proibida de escrever cartas a Simão, ela as escreve e as manda a Simão através de uma mendiga, e Simão por sua vez as devolve através de Mariana.
Tadeu resolve trocar Tereza de convento, sabendo disso, Simão vai ao convento, tenta tirá-la de lá , Simão acaba discutindo com Tadeu e em um impulso acaba o matando, João chega e o aconselha a fugir, logo chega o Meirinho (guarda que é incumbido de levar Simão preso) e também o aconselha a fugir, Simão decide ficar e ser preso. Simão é preso e condenado ao degredo na Índia, Tereza pede para ver seu amado ir embora, no porto, ao ver seu amado indo embora, ela morre, e Simão quando lê a ultima carta, e descobre que Tereza morreu, ele tem uma febre e também morre, Mariana que se apaixonou por Simão, vê ele morrendo e também se joga ao mar junto com as cartas de Tereza e Simão.
Minha opinião sobre o livro é contraditória pois o livro apesar de contar uma bela história com vários desfechos e tendo altos e baixos, essa obra é de difícil compreensão e toma rumos estranhos, com Simão tomando Várias atitudes prejudiciais ao amor deles. E um ponto que prejudicou e muito a leitura e o entendimento, foi a linguagem que não foi atualizada, mas refletindo mas sobre o assunto, nota-se que se a linguagem fosse atualizada, perderia aquele ar de Obra romântica antiga, que é oque da graça aos romances de Camilo Castelo Branco, Willian Shakespear e outros autores sensacionais e consagrados, mas falando o português de hoje em dia e sendo meio nulo, o Livro é “Fóda”.