Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

linguagem dificil
acabei abandonando

: 26/03/2016

Curti ;-)
Amor cada vez mais impossível e trágico....
Mariana. Que rapariga querida!

Thainá - @osonharliterario 26/11/2015

Um amor sincero, mas impossivel
O narrador comeca a historia nos mostrando um folheto que encontrou entre os livros no cartorio. Nesse folheto tem um comunicado dizendo que um jovem de 18 anos chamado Simao Botelho, que estava preso, foi mandado para a India. A partir desse folheto que iremos conhecer a historia de Simao Botelho, desde sua criacao ate o momento de sua prisao. Simao era o segundo irmao mais velho em uma familia de cinco filhos. Aos 15 anos foi estudar humanidades, e la fez amizades que lhe tornaram uma pessoa teimosa, de mau carater e que se achava invencivel e valente. Nao aceitava desaforos e andava acompanhado de uma arma. Era o oposto de seu irmao mais velho e seus pais insistiam em sempre lembra-lo disso. Um dia, quando estava passando as ferias com sua familia em Viseu, se meteu em confusao e agrediu alguns criados. Com isso, foi mandado para uma prisao, porem escapou para Coimbra antes de ser preso. Depois de algumas semanas, foi pego e mandado para uma cela por falar mal de guerras, nobres e reis, por andar armado e por se gabar de suas brigas. Quando saiu, voltou para Viseu e mudou seu comportamento com uma rapidez inexplicavel, deixando sua familia surpresa e feliz. Sua mudanca tinha um motivo: estava apaixonado. De sua janela, Simao trocava palavras e gestos com sua vizinha Teresa, por quem nutria um amor e muitos planos para um futuro juntos. Teresa de Albuquerque era mais nova que ele, morava com o pai e vinha de uma familia que era rival da de Simao, ou seja, eles nutriam um amor e um futuro impossivel. Ao voltar para Coimbra, trocava cartas com Teresa, se esforcava em seus estudos e fazia promessas que se casariam no futuro. Mas, o pai de Teresa decidiu casa-la com seu primo Baltasar Coutinho e ela se recusou, recebendo ameacas de ser mandada para um convento caso nao obedecesse. Seu pai tentou obriga-la mais vezes, mas Teresa sempre se recusava e dizia preferir o convento ou a morte. Sim?o ao saber das ameacas e intrigas que estavam acontecendo, veio escondido ate Viseu para ve-la e acabar com essa guerra.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

Silvestarley Oliveira 10/09/2015

Amor de Perdição
Li Amor de perdição pela primeira vez quando ainda era adolescente. As primeiras páginas do livro não me encantaram, mas, depois, fiquei completamente envolvido pelo livro, embora a intensidade do amor entre os personagens seja tão grande que parece até absurda, o que se justifica, tendo em vista que é uma obra típica do Romantismo.

É uma obra linda, com ação e certo suspense também. Achei muito interessante as semelhanças com Romeu e Julieta: o amor entre Teresa e Simão que é proibido devido o ódio entre duas famílias. Uma leitura requintada e deliciosa, que, indubitavelmente, eu recomendo.

Madalena 05/09/2015

Tributo à dignidade
"Oláá!!

Alguém aí? :-)

Semanas atrás terminei a leitura do livro: Amor de Perdição, do escritor português, Camilo Castelo Branco.
O livro escrito em 1861 é simplesmente formidável, talvez potencializado por se tratar de uma história real. Algumas dificuldades nas primeiras 3 ou 5 páginas, depois é uma leitura indescritível, a ponto de eu enrolar a leitura nas últimas páginas para tentar esticar o livro um bocadinho mais.
A história de vida do autor é outro ponto maravilhoso.
Mas por que estou falando sobre isso mesmo? ...
Ah! Lembrei-me.
Algumas passagens são tão aplicáveis nessa nossa realidade, que me causa novamente a sensação de que, essencialmente, nada muda.
Ontem eu me lembrava daquele caso do motorista de ônibus de uma linha que fazia Nova Friburgo x Rio de Janeiro. Vamos recordar o caso: Joilson Chagas, em vistoria ao interior do ônibus, encontrou uma pasta com mais de 74 mil reais. Ele prontamente procurou o dono e devolveu o dinheiro. Curioso é que o Joilson estava desabrigado, pois em 2011 houve alguns deslizamentos de terra e a sua casa havia desabado naquela tragédia ocorrida na Região Serrana. Não bastasse isso, a esposa dele estava grávida de 5 meses. Pois bem, tendo feito isso, naturalmente, a empresa se viu no dever moral de homenageá-lo. O impressionante disso tudo, não foi a atitude de Joilson Chagas, isso se chama honra, essa palavrinha que segundo o dicionário Houaiss é “... dignidade e honestidade moral. Marca de distinção ...”. Você que não se lembra desse caso faz ideia do que aconteceu com Joilson? Então, o impressionante disso tudo, foi que ele virou motivo de piada, teve seu crachá jogado dentro do vaso sanitário e no banheiro foi escrito “Chagas Otário”.
Assim como eles não entenderam a atitude de Chagas, eu não entendo a atitude dos tais colegas.Talvez porque a humanidade esteja dividida em legiões, do bem, do mal, dos que têm personalidade, dos que não têm, dos que caem, dos que derrubam, dos dignos, dos indignos...
O que isso tem a ver com o livro?
Uma frase:
“Tenho a demência da dignidade: por amor da minha dignidade me perdi; quero agora ver a que extremo de infortúnio ela pode levar os seus amantes.”
A dignidade é cara porque é rara.
Tem que ter coragem para ser digno, porque, coragem quer dizer “força moral”.
Esse é apenas mais um dos inúmeros mistérios da humanidade, fazemos tudo certinho, sofremos e não nos conformamos.
Talvez porque mesmo sendo dignos, não estamos dando o devido valor à dignidade. Já viu alguém fazer o mal chorando? Pelo contrário, a expressão conhecida é: mata sorrindo.
Mesmo que a dignidade seja vista por alguns como “demência” ela é marca de distinção que atribui pessoas a uma ou outra legião.
É como eu sempre digo: - enquanto houver gente do bem, fazendo o bem, a maldade jamais será unanimidade, e isso dá força e sentido na vida."

Madalena Daltro
autora@globomail.com

site: https://www.facebook.com/madalenadaltro
Silvana Barbosa 06/09/2015minha estante
Resenhão do Bom !

Larissa 19/08/2015

Amor somente por correspondência
Dois jovens perdidamente apaixonados, vive uma história de amor a distância pois seus familiares são rivais. Teresa é levada para viver no convento pois seu pai não quer que ela case com Simão Botelho o seu amado. Porém, eles Simão e Teresa vivem se comunicando por meio de cartas, mas toda essa história de amor não vive por muito tempo.

Barbie grew 31/07/2015

Um dos favoritos... de tão BOM!
Obra do Romantismo português que comove, envolve e... Apaixona.
Aqui, observamos uma linda história de amor elaborada pelo ilustre, como também é critico às pessoas, à vida de mentiras, regras desonestas que eram impostas e claramente presentes na época.
“Amor de Perdição” conta a historia de amor de Simão e Teresa, cujas famílias se odiavam devida a rixas pessoais, induzindo a separação dos dois amados. O enredo inicial é focado na formação da família dos “Botelho”, contando a origem do amor de seus representantes (D. Rita e Domingos Botelho, mãe e pai) e com isso já se mostra o “feio” da sociedade pois D. Rita é libertina e todos os homens tem olhos para ela, e ela não se aflige, pelo contrário, até gosta. Domingos Botelho um homem descrito como feio, não possuindo atrativo algum além de sua inteligência. NO desenrolar da história, Domingos e D. Rita têm filhos, destacando-se pela personalidade forte, Simão, rapaz durão, que andava com más companhias.
D. Rita querendo uma moradia melhor convence seu marido a se mudar para Viseu, e é lá onde acontece o grande marco da historia.
Como seus vizinhos, há a família Albuquerque, seus rivais. Teresa, uma menina doce, pura e meiga mas que lutava sempre pelos seus ideais se destacava e logo chamou atenção de Simão. Este então comete um crime na trama e vai para Coimbra, onde não "colhe nada de bom" e volta à Viseu com sua família.
Teresa e Simão se veem pela janela de seus respectivos quartos e se apaixonam como um amor a primeira vista e continuam a se ver nas ruas de onde moravam. Com isso, Simão agora não é mais o de antes, mudara completamente seu estilo de valentão e brigão, pois Teresa havia despertado algo nele.
Tadeu de Albuquerque, pai de Tereza, viu Simão em companhia de sua filha e ameaçou sua filha a coloca-la num convento. Simão vai à Coimbra para se esforçar e estudar para oferecer um bom futuro a Tereza, continuando a se comunicar com ela através de cartas.
Teresa é prometida a se casar com seu primo, Baltasar, mas apaixonada por Simão, rejeita o pretendente. Simão vai a Viseu e fica na casa do ferrador João da Cruz onde se revela um dos personagens mais ilustres e originais desta obra: Mariana, uma menina bonita, simples e jovem que vive com seu pai no campo e que sempre foi apaixonada por Simão, mas sofre calada, ama calada, e respeita os sentimentos do filho do corregedor.
Porém, imprevistos ocorrem (sem spoiler), levando Tadeu de Albuquerque colocar a filha em outro convento, sem esperar a aparição de Simão. Porém os imprevistos vão contra nosso casal, levando a história à um sentimento de morte.
As cartas passam a ser tristes, tentando buscar até o último vestígio de esperança.
Simão primeiramente é condenado a forca e, em seguida, seu pai consegue a diminuição da pena: Degredo para a Índia.
Claro que há bem mais coisas por trás deste finalzinho de resenha, então sugiro que leiam, caríssimos ;D

A linguagem é difícil, estranhamos, pois, além de ser escrito em português de Portugal há ainda vestígios da linguagem da época. Existem termos difíceis mas, nada que incomode ou deixe de mostrar a essência do romance. Mas sem dúvidas que o tema central do poema é o amor idealizado, um amor puro, verdadeiro e eterno, que consegue ser levado além dos laços da morte. Um sentimento que nos leva a uma paz, a um lugar distinto que ninguém conhece, isso é o amor, sem explicação, sem definição, o amor no seu lado mais íntimo, espiritualizado, isso é a obra “Amor de Perdição” que além de ter um final triste e surpreendente nos mostra tudo o que alguém é capaz a fazer por amor.

Mad28 29/07/2015

Amor de Perdição - Resenha
Antes de mais devo dizer que este livro me surpreendeu em vários pontos. Quando comecei a ler este livro esperava um livro clássico cliché e um bocado chato, mas fui surpreendida. Como muitos sabem, este livro é uma história verídica associada à família do autor (e isto não são spoilers visto que apenas umas poucas edições tem essa pequena informação que de nada serve para o desenrolar da história), e o facto de a história ser verídica só a torna melhor ainda.
É um livro pequeno, que se lê depressa e quando o acabei de ler senti como se tivesse completo, eu levei spoilers, quando estava no Porto, em Portugal (onde se desenrola a ação), e mesmo sabendo o final isso não mudou em nada o meu amor à obra.
Simão é uma pessoa encantadora de uma coragem enorme e Teresa é uma rapariga que nos enche o coração de doçura. Por outro lado, algumas personagens mesquinhas tornam-se irritantes, mas não acho que tornem em nada negativa a história e considero-as até essenciais para o drama.
É um livro que recomendo, sem duvida nenhuma, e que deveria fazer qualquer português se orgulhar da sua literatura, das suas lendas, e acima de tudo, do amor que um português é capaz de ter para com os outros, é uma obra belíssima.
Resenha completa e frases/quotes no site a seguir

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.pt/2015/06/amor-de-perdicao-resenha.html

Felipe 16/06/2015

meh...

Milena 13/06/2015

Amor de Perdição
O livro Amor de Perdição do escritor Camilo Castelo Branco(Scipione, 2006. 80 páginas)Camilo Castelo Branco é um dos maiores autores do Romantismo em Portugal. Produziu seu romance mais famoso: Amor de Perdição, uma novela passional inspirados na obra Romeu e Julieta de Shakespeare. Conta a história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, dois jovens vizinhos que se apaixonam, mas que vivem um amor escondido, pois suas famílias eram inimigas. Se comunicavam através de cartas. A família tentou impedir esse romance, buscando fazer com que Tereza se casasse com seu primo Baltazar. Mas não conseguiram, assim internando ela em um convento. Simão após arrumar confusões vai morar na casa de um ferreiro que devia favores pro seu pai. Lá ele conhece Mariana, a filha do ferreiro, da qual acaba se apaixonando por Simão. Simão tenta resgatar Teresa do convento, e acaba baleando Baltazar e é condenado, tendo que ficar no exílio na Índia. Assim, formando um triângulo amoroso. É uma obra envolvente, para todos tipos de públicos, baseado em romances complicados. De fácil compreensão, uma história que envolve o leitor.

Ana Beatriz 13/06/2015

Amor de Perdição
Eu achei que foi um romance bom mas nada diferente.
É o tipo de romance que era escrito naquela época.
Um livro muito bem escrito, enredo bem desenvolvido e uma crítica ao preconceito da sociedade da época.

Taíla 03/02/2015

Amor de Perdição
Quem aqui amigo nunca pensou estar perdendo-se de tanta paixão? Para quem se identificou com este questionamento, fica o desafio de ler Amor de Perdição. O romance português escrito em 1861 é baseado na história de Simão Antônio Botelho jovem português que logo ao sair da adolescência para a vida adulta, apaixona-se pela vizinha Teresa de Albuquerque, filha do maior desafeto de seu pai. Tem início aí uma história de amor impossível e muitas tragédias estão para acontecer.

Esta obra certamente já deve ter sido leitura obrigatória em diversas provas de vestibular. Para quem não está habituado à linguagem mais “rebuscada” utilizada antigamente a leitura pode parecer difícil no início da leitura, porém com o andar da carruagem (:P) tudo fica mais fácil, não sei se por hábito ou se pelo interesse na história mesmo.

Achei que o livro seria maçante, mas fiquei surpresa ao perceber que em um final de semana já havia devorado as páginas com a maior facilidade. A história realmente é um completo drama, devido às limitações impostas pela sociedade da época. Podemos ver que os diferentes tipos de amor apresentados no livro podem levar o amante à sua ruína.

Para quem acha que os romances atuais são melosos, fica a dica para encarar este e conhecer um pouco mais dos costumes dos séculos anteriores. Saber que o próprio autor, Camilo Castelo Branco, passou por muitas histórias de paixões arrebatadoras e que escreveu este livro quando estava na prisão, deixa uma curiosidade a mais no ar.

Eu, como fangirl de romances, curti o desenrolar da história, sempre levando em consideração a época em que se passou. Preferiria que o desfecho fosse diferente, mas se é baseado em uma história real é uma baita história.

site: https://prateleirasemfim.wordpress.com/2015/02/03/amor-de-perdicao/

Cris 13/12/2014

Realmente, um amor de perdição...
O livro fala de amores impossíveis. E é impossível não torcer pelo casal principal, mas o que dizer de Marianna? Merecia muito mais...