Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

Lorrany 13/03/2019

Retrato Ultrarromântico
Essa obra é um retrato perfeito do Ultrarromantismo português. Como não sou a maior fã dessa escola literária, o livro não me chamou tanta atenção, apenas o li para uma prova da faculdade (curso Letras). Em questão de literatura portuguesa, prefiro Trovadorismo e suas novelas de cavalaria. Não nego que achei o livro cansativo, especialmente porque já tinha lido no ensino médio e conhecia a história. Quem gosta de Romeu & Julieta, com certeza vai gostar desse livro, já que a semelhança entre as histórias é notória. De qualquer modo, é impossível negar a importância de Castelo Branco e de Amor de Perdição. Essa é uma leitura essencial para quem tem interesse em estudar literatura e conhecer mais sobre a segunda fase do Romantismo português.

site: https://stupidshift.blogspot.com/

Alves 30/01/2019

Amor de perdição
Este livro foi um dos primeiros que li, e deve confessar que, ele foi também uma das razões pela qual me apaixonei pela leitura, um amor tão intenso cheio de entregas, ódio entre famílias e o emendo desejo de estar juntos, faz lembrar um a história de Romeu e Julieta. Com personagens distintos, cujo o grande amor os levou também a morte, por não poderem estar juntos.

Caio 22/12/2018

Mais ou menos: Não sou mt fã de Ultraromantismo
É tipo de uma obra estilo Romeu e Julieta, duas pessoas de famílias rivais se apaixonam perdidamente. Ai fala daquele amor inacessível, sofrido, platônico, todo mundo contra a união do casal, intrigas que giram o sofrimento dos pombinhos. E a morte para certificar que o amor só fica na questão da imaginação, na tentativa, na dor, na vontade. Não gosto desse gênero exagerado do romantismo, é muito imaginativo, meloso, chato. Mas é interessante compreender como o escritor pensa e escreve sobre o assunto, sendo uma obra importante da literatura portuguesa,se quer conhecer, vale a pena sim para entender essa visão de mundo do escritor, mesmo ele criticando o próprio trabalho feito quando estava na prisão quando ele diz que nao ficou boa o suficiente. 3/5.

Douglas 06/11/2018

Amor de Perdição
Fernando Pessoa, Luís de Camões e Florbela Espanca. Se resumia a estes três autores o meu conhecimento da literatura portuguesa. Sendos três poetas, notei que jamais tinha lido um romance lusitano.

E nada melhor para entrar neste mundo do que um romance romântico, certo?

Fui, então, ao mais celebre deles. "Amor de Perdição" é tido como o "Romeu e Julieta" escrito em português. Apesar de achar que a alcunha não é justa, é inegável negar a semelhança entre as duas obras.

O romance impossível, as famílias inimigas, a juventude dos protagonistas, a efusividade dos sentimentos, a pureza romântica. Tudo está ali. O que faz qualquer romântico irreparável se sentir em casa em suas páginas.

É verdade que o primeiro capítulo da história é irrelevante, mostrando apenas um background familiar do protagonista de forma prolixa. Mas Portugal é mesmo um país verborrágico e logo isso passa e embarcamos no que talvez seja a maior história de amor escrita na península.

Fiquei feliz de adicionar um quarto nome à minha lista.`

Leituras do Sam 11/08/2018

Sem resenha pra esse clássico. Não tenho paciência rsrsrsrs.

Dani | @aliteratar 10/08/2018

Bom.
Com uma linguagem bem direta e ácida, Amor de Perdição nos conta a história de Simão Botelho e Teresa, dois jovens portugueses que se apaixonam perdidamente. No entanto, o que poderia ser um amor saudável e intenso, transforma-se em morte e dor.

A família de Simão e Teresa além de serem vizinhas, são rivais. Com efeito desse destino, ambos são obrigados a separar-se e uma tragédia começa a se escrever. Quando o pai de Teresa decide levá-la para o convento ? único meio de afastar a filha do amado ?, Simão determina se revoltar e planejar algo com Teresa para que isso não aconteça. Na medida que o plano ficou ao conhecimento da família, Simão comete um crime contra o primo de Teresa, no qual, seria seu futuro marido. Agora condenado a 10 anos de prisão na Índia, Simão e Teresa terão suas vidas destruídas pelo um amor proibido.

Esse foi um livro muito sofrido! Do começo ao fim, vemos o sofrimento entre Teresa e Simão. Dois jovens apaixonados que por suas famílias, são destinados a viver uma vida longe um do outro com a incerteza do futuro nas mãos. Uma vez que essa foi minha primeira experiência com o Castelo Branco, achei a escrita muito bem feita e profunda, ao mesmo tempo que podemos ver a amargura dos personagens. O final foi totalmente árduo e triste, desiludindo todas as minhas esperanças de felicidade para a história. Todavia, gostei bastante da leitura e continuarei a conhecer mais outras obras do autor.

Volnei 05/05/2018

Amor de perdição
Este pode ser considerado como sendo um romance no estilo Romeu e Julieta a moda portuguesa . O casal se ama mas as famílias se odeiam e fim da história também é trágico O autor toma como base para tal história fatos ocorridos dentro de sua própria família e de muitas coisas que acabaram por desagrada-lo no decorrer dos anos

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Encanto Literário 25/03/2018

Olá leitores!

O que dizer da obra Amor de Perdição?

Que seu enredo é muito próximo ao de outros livros que tratam do amor em sua forma mais pura, angustiada e desmedida?

Que o autor bebeu na fonte de Romeu e Julieta de Shakespeare?

Que sua leitura é um pouco difícil por apresentar palavras arcaicas que o distanciam de muitos leitores não familiarizados com estes termos?

Sim.
Porém pode-se dizer também que apesar dos exageros que cercam esta novela de amor passional, ela é fascinante e consegue prender a atenção do leitor que decide desbravá-la.

A obra conta a história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, os quais são vizinhos e apaixonam-se perdidamente. Entretanto suas famílias são rivais e quando desconfiam do amor entre os jovens fazem de tudo para separá-los. Como se não bastasse, Teresa é prometida em casamento a um primo e após seu pai tentar casá-la com este sem sucesso, decide interná-la em um convento. Assim, todos os fatos que cercam o casal enamorado formam um verdadeiro prelúdio de infelicidades.

Camilo Castelo Branco foi um grande boêmio com vários problemas pessoais principalmente amorosos, mas apesar de seus infortúnios ele possuía uma habilidade incrível para escrever, fato que pode ser confirmado através do pouco tempo que ele despendeu para criar Amor de Perdição. O autor utilizou a obra para apresentar e fazer críticas de forma clara e simples sobre a sociedade da época (preconceituosa em relação à posição social das pessoas) e ao clero e sua falsa imagem de retidão contra os vícios e as intrigas.

Vale a pena ler!

Abraços!

site: http://www.encantoliterario.com.br/2012/09/amor-de-perdicao_21.html

Leticia Simoncelos 10/03/2018

Vale apena ler e reler
Li este livro na época de escola para um trabalho e não consegui viver sem o mesmo em minha coleção.

Aquele traço marcante de Romeu e Julieta numa versão ainda mais trágica ao meu ver. Confeço ter finalizado o livro em meio aos prantos e mesmo sendo suscetível a isto não se pode dizer que um livro para fracos de coração.

Mika 07/03/2018

Camilo Castelo Branco se apresenta ao leitor na medida em que o mesmo não se percebe diante do encontro.
O livro é uma novela exímia no que diz respeito a ideia fatalista que o universo romântico pode oferecer. Embora a narrativa possa parecer simples inicialmente, Camilo passa a surpreender o leitor, seja pelo peso que a erudição se faz em sua mão ou pelas intervenções postas quase de forma abruptas em sua narrativa.

Amor de Perdição embora seja curto possui o tamanho e caminho necessário para se compreender a luta entre tempo, espaço e sacrifícios entre duas (ou mais?!) almas destinadas a ficarem juntas.

André 01/02/2018

3º Livro, 2º ano do Ensino Médio