Notre-Dame

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cheiro de Livro 13/05/2020

Notre-Dame
Quando a catedral de Notre Dame em Paris pegou fogo o mundo parou para ver a destruição de um símbolo. Um símbolo criado pela literatura. Existem várias catedrais medievais deslumbrantes, mas nenhuma delas abrigou o Quasímodo de Victor Hugo. O incêndio causou uma comoção mundial e uma série de ações para arrecadar dinheiro para a sua reconstrução. “Notre-Dame” (tradução de Bruno Fiuza e Roberta Clapp) é a colaboração de Ken Follett aos esforços de arrecadação para a reconstrução.

Não pegue esse livro achando que vai encontrar uma história da Catedral ou mesmo uma ficção com ela como personagens. Follet fala sobre o impacto que sentiu ao ver o incêndio, fala sobre como a catedral ganhou notoriedade com a obra de Victor Hugo. É um ensaio sobre a importância dessa catedral medieval para humanidade.

A parte final do livro é um trecho do próximo livro de Follett, “O crepúsculo e a aurora”. Para quem é fã do autor inglês dá uma vontade de ler mais do novo livro e ao mesmo tempo me fez buscar minha edição de “Os Pilares da Terra” para, quem sabe, reler nesses tempos de pandemia.

site: https://cheirodelivro.com/notre-dame/

Ronan.Azarias 08/10/2021

Decepciona
Achei que o livro seria mais instrutivo. Tudo bem que é para reconstrução da catedral ( o que eu super apoio) mas gostaria de receber mais do que foi entregue. Além de curto demais, parece mais uma coluna de jornal feita por um jornalista de turismo do que propriamente um livro escrito por um dos escritores mais conceituados do mundo que escreveu sua maior obra em torno de uma catedral.

Inspirações Literárias 05/09/2021

Nobreza na intenção da ideia do livro.

Uma síntese com objetividade que passa pela história do escritor com as Catedrais e a Catedral de Notre Dame.

Joao Martins 04/09/2023

Adoro Ken, mas esse ficou bem abaixo. Para o que foi proposto com esse livro ok!
Vale a pena comprar e ler. Minimamente teremos participando da recontratação de Notre Dame.

Pheriannath 11/06/2023

Tocante e informativo
Contextualizando Notre Dame, suas principais passagens históricas e o impacto que a catedral teve na vida do autor. E principalmente o que acarretou ver a catedral queimar em 2019 e o que isso resulta no coração parisiense.

A alguns anos visitei a Igreja e convento de São Francisco em Salvador, e realmente é possível absorver toda a magia e opulência que a igreja católica exercia. O ouro nas paredes, o altar todo de prata, o túmulo dos donos do nordeste do Brasil logo abaixo do altar. Os mesaninos com os brasões das famílias mais ricas, do café, da cana, do diamante. É possível até mesmo sentir a presença dos artesãos e construtores, os escravos responsaveis por toda aquela magnitude feita com sangue e morte.

Realmente há algo mágico em se visitar uma catedral e uma igreja histórica. Principalmente se ela é um pedaço da história do nosso país. Construída com sangue de tantos escravos, sendo o palco de tantos acordos selados, que de forma direta ou indireta, nortearam ao Brasil de hoje.

Consigo mensurar a dor de um Parisiense em ver Notre Dame queimar. Senti o mesmo com Museu Nacional do Brasil um ano antes. A diferença cultural está no fervor nacionalista em querer ver e ser reconstruído um patrimônio histórico do seu país.

Adri.RMonteiro 21/07/2023

Ken Follett narra um pouco da história da Catedral de Notre Dame, sua construção é inspiração de grandes obras de Victor Hugo, como por exemplo OS MISERÁVEIS e o NOTRE DAME DE PARIS.

Para escrever OS PILARES DA TERRA, Ken estudou sobre as catedrais medievais. Logo que a catedral de Notre Dame pegou fogo, entraram em contato com ele para mais informações.

Esse livro foi feito nos cinco dias seguintes ao incêndio e a renda arrecadada com as vendas foi revertida para a catedral.

Livro breve, com leitura agradável e uma pitada de ?saudade do que não vivi?, pois tenho muita vontade de ir para Paris.

Raphael 12/06/2020

"Nous rebâtirons"
Livro curto, escrito por um apaixonado por esta catedral. Repleto de fatos históricos interessantíssimos que nos mostra sua importância durante a história, como a marcha de Charles de Gaulle. Após esta leitura fica fácil entender o seu poder de inspirar, vide os lindos clássicos como: Notre-Dame de Paris (O Corcunda de Notre-Dame) e Os Pilares da Terra. O ponto fraco é justamente o tamanho, os últimos 40% é propaganda do próximo livro do autor.

larissa1963 13/06/2020

Notre-Dame: breve história do significado das catedrais

Desolado ao assistir pela televisão as imagens da Catedral de Notre-Dame de Paris consumida pelas chamas em 15 de abril de 2019, Ken Follett, autor da também monumental obra Os Pilares da Terra e conhecedor da arquitetura das catedrais góticas, aceitou o convite de sua editora francesa para escrever um texto sobre seu amor pela obra, a fim de que os direitos autorais provenientes de sua venda fossem revertidos para as obras de restauração de Notre-Dame.
Sua narrativa envolve os primórdios da história da bela catedral, 5ª. igreja erguida no local, assim como algumas passagens importantes da história da humanidade em que ela imponentemente esteve presente como um dos monumentos mundiais mais significativos, trazendo dados sobre os períodos de sua construção e a sociedade da Idade Média.
Ele questiona:
“Como foi possível? Como uma beleza tão majestosa emergiu em meio à brutalidade e a imundície da Idade Média?”.
É o ponto de partida para breves reflexões sobre as dificuldades da construção das catedrais, os fatores nela envolvidos, os interesses de cada grupo de poder da sociedade medieval a que serviam, as reformas realizadas e alguns poucos aspectos de sua detalhada decoração, envolvendo gárgulas e quimeras que se lançam sobre o exterior e inspiram o imaginário.
Apresentou a catedral por alguns relatos literários que inspiraram vários artistas, dentre eles, Victor Hugo, autor de “O Corcunda de Notre-Dame”, que analisa um pouco mais detidamente em um capítulo, além de citar William Golding, T.S. Eliot, Anthony Trollope, Raymond Carver e Nelson de Mille, escritores que, como ele, ficaram extasiados com algum aspecto do esplendor das catedrais e se debruçaram sobre elas.
Apesar de se tratar de um escritor habilidoso, ao percorrer os caminhos da não-ficção deixou sem resposta adequada à pergunta acima, limitando-se a retratar a catedral como algo que o encanta e traz paz e beleza, sem abordar vários aspectos históricos, sequer as causas e fatos relacionados ao incêndio que a consumiu em abril de 2019 e nem detalhar os aspectos de sua arquitetura gótica que a todos encantam.
Por entre lágrimas de pesar e labaredas, o autor traz um brevíssimo e superficial relato da história da catedral de Notre-Dame de Paris, permeado de suas impressões e de aspectos de sua pesquisa para escrever “Os Pilares da Terra”.
Confesso que, como leitora apaixonada por suas obras e conhecedora de seu talento e do intrincado mundo que criou para descrever a fictícia catedral de “Os Pilares da Terra”, esperava muito mais dessa leitura, que ficou muito aquém de lhe fazer a homenagem que merecia e de nos trazer sua história, tanto que foi preciso incluir um trecho do próximo livro do autor nessa edição para aguçar os leitores porque talvez a obra não se sustentasse sem outros atrativos.
Muito dessa decepção, todavia, pode ser creditada à tradução do sub-título da obra para o Português. No Brasil, o livro foi publicado de forma enganosa como “Notre-Dame: a história de uma catedral”. Na edição em Inglês o subtítulo alerta o leitor que esta é “a short history of the meaning of cathedrals”, ou seja, verifica-se que a história da catedral em toda a sua extensão e profundidade não foi algo que o autor pretendeu abordar com esse breve texto.
Na tradução da obra portuguesa, também o sub-título diverge daquilo que o autor se propôs a nos trazer: “uma das maiores obras da civilização europeia”.
Enfim, a leitura valeu pela curiosidade de ler algo de Ken Follett e por ter ajudado, com o valor da compra do livro, para a realização das obras de restauração da fabulosa catedral, todavia, terminei-a e fiquei com a mesma impressão dele ao citar a emoção que se vivencia ao observar os uma obra de Picasso:

“Compreender os agrupamentos de estátuas sobre um portal é como decifrar uma imagem de Picasso. Dizemos: “Ah, claro, deve ser Santo Estevão”, assim como, depois de estudar um Picasso por um tempo, podemos dizer: “Claro, ali está o cotovelo dela, despontando da cabeça”. Mas ficamos com ainda mais perguntas”

Notre-Dame de Paris em recortes e fragmentos, que não deixam de ser interessantes, apesar de superficiais.

Renatinha 22/06/2020

Sendo um livro de Ken Follett já é um sinal de que teremos uma ótima leitura. Desta vez ele conta sua experiência frente ao incêndio em Notre Dame, que chocou milhões de pessoas, e ainda nos presenteia com um capítulo de seu próximo livro.

Beta Oliveira 18/05/2020

Há pouco mais de um ano, um incêndio causou grandes danos à Catedral de Notre-Dame. Apaixonado por catedrais e com uma ligação especial com este símbolo de Paris, Ken Follett escreveu este ensaio que terá todo o valor arrecadado revertido para o fundo da reconstrução.
Ele fala sobre como se sentiu, a história das reformas pelas quais a igreja passou, o que ela representa para os franceses. Apesar de ser um texto curto, Follett traz muito para quem lê este relato pessoal, afetivo e histórico da jornada de Notre-Dame.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2020/05/cap-1683-notre-dame-ken-follett.html

Renata | @am0r_p0r_livr0s 18/05/2020

Uma decepção...
Olá pessoal! E venho com mais uma decepção... ai gente, não estou dando sorte nas leituras que ando escolhendo... Peguei esse livro na esperança de que fosse mais umas das histórias maravilhosas de Follett, mas não. Nesse pequeno volume de 112 páginas (das quais somente 73 são utilizadas com o objetivo de falar sobre a catedral), o autor inicia descrevendo o que sentiu quando viu na televisão a tragédia ocorrida em 2019 e reúne informações históricas que serviram de inspiração em diversas outras catedrais ao redor do mundo.

Composto por somente seis capítulos e algumas ilustrações, temos o relato emocionado de Follett e sua homenagem a ela, desde a concepção da catedral até a sua importância para as esferas política e religiosa. Cita também a influência de Vitor Hugo, um dos grandes divulgadores da catedral e as referências de sua obra, um clássico da literatura, O Corcunda de Notre-Dame. Além disso, fala sobre a semelhança da construção dessa catedral com aquela de sua obra, para mim a sua mais magnífica, Os Pilares da Terra, falando também sobre as pesquisas minuciosas que fez para escrever essa obra.
Para continuar lendo a resenha, acesse: http://amo-os-livros.blogspot.com/2020/05/resenha-142020-notre-dame-historia-de.html
EduardoCDias 16/08/2020minha estante
E ainda assim foi uma decepção?

Vai Lendo 02/06/2020

Uma catedral. Não é apenas um prédio histórico. Muitos interesses, fatos e curiosidades estão envolvidos na sua construção. Uma maravilha arquitetônica que fascina e serviu de inspiração para muitas obras literárias. Ken Follett é um destes escritores, conhecedor do tema, que transformou o amor por esta construção em um romance que arrebatou milhões de leitores. Por isso, quando um incêndio de grandes proporções acometeu a Notre-Dame, na cidade de Paris, em abril de 2019, o autor falou sobre o ocorrido em diversos veículos de comunicação e, posteriormente, foi convidado por sua editora francesa para transformar o amor pela catedral em uma obra cujos direitos autorais seriam revertidos num fundo para a recontratação da Notre-Dame. Ele topou. E, agora, temos Notre-Dame: A História de uma Catedral, publicado aqui no Brasil pela editora Arqueiro.

Além de toda a comoção pelo incêndio e o afeto de Follett pela Notre-Dame, a obra narra a história por trás da construção da catedral ao longo do tempo e as suas reformas. Fala sobre o clássico O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo, que proporcionou grande visibilidade à igreja, movimentando turistas e peregrinos de todas as partes do mundo. O texto de Ken Follett mostra também a importância histórica da edificação. E, principalmente, reflete sobre o papel das catedrais, suas influências e como elas serviram de inspiração para um dos seus romances mais populares: Os Pilares da Terra.

Nunca havia lido nenhuma obra de Ken Follett antes, entretanto, a paixão que o autor colocou na escrita para falar da catedral me encantou. Inclusive, já coloquei Os Pilares da Terra na minha lista de próximas leituras. Mais do que um livro informativo em prol de uma causa, Notre-Dame: A História de uma Catedral envolve pelo texto, pelo amor colocado no papel. Acredito que, para os fãs do autor, se aprofundar nesse sentimento será o mais gratificante ao término da leitura.

Notre-Dame: A História de uma Catedral é um livro curto, para ser lido em uma tacada só. Conhecimento acessível até mesmo para quem tem pouco tempo disponível. Uma obra que reforça a importância dos prédios históricos e da sua preservação. Nessas horas, não tem como não lembrar do incêndio do Museu Nacional, aqui no Rio de Janeiro, em 2018, e comparar. A preocupação francesa com a história e com a cultura fará com que, em breve, eles consigam reerguer a Notre-Dame. Aqui, no entanto, as perspectivas não são muito animadoras. Infelizmente.

Termino esta resenha com o desejo de que a Notre-Dame, de fato, se reerga logo.

site: https://www.vailendo.com.br/2020/05/26/notre-dame-a-historia-de-uma-catedral-de-ken-follett-resenha/

Bia Torrezam 26/10/2021

Ótimo
Achei o livro muito bom, os paralelos são ótimos e cheios de detalhes. É um excelente livro para refletir sobre a importância da notre dame na história do mundo

Bidu 06/06/2020

Não dei a nota máxima para esse último título, do super escritor Ken Follett, porque, a meu ver, não se enquadra em livro. Considero um relatório sobre a Notre Dame, muito bem detalhado, mostrando q o escritor estuda / pesquisa antes de escrever suas obras. Ele mesmo menciona q foi procurado por repórteres, na época do incêndio da Notre Dame, visto o profundo conhecimento em catedrais adquirido para compor um de seus clássicos: ?Os Pilares da Terra?.
Vale salientar q as últimas páginas são dedicadas a um teaser de seu próximo livro.
Como qq obra de Follett, recomendo a leitura.

Marianne.Azevedo 22/06/2020

Ken Follett sempre perfeito
Recomendo. Quero ler tudo deste autor. É o 6o livro que leio dele. É curtinho, lê bem rápido, conta a história da Catedral de Notre Dame, e ainda tem o primeiro capítulo do próximo livro dele: ?O Crepúsculo e a Aurora?. Já quero ler o clássico de Victor Hugo: Notre Dame de Paris.
Luana 22/06/2020minha estante
Eu amo ?