Notre-Dame

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mila F. @delivroemlivro_ 31/05/2020

Muito Interessante!
De antemão já preciso informar que a experiência com Notre-Dame não poderia ter sido melhor, muito embora, a ideia para esse livro surgiu com o trágico incêndio, em 2019, de uma das Catedrais mais bonitas do mundo, a Notre-Dame, em Paris. inclusive, toda a renda recebida com a venda desse livro será destinada para a reconstrução da Catedral.

Como Ken Follett já tem um conhecimento muito profundo sobre Catedrais, advindo de suas leituras e estudos para escrever Os Pilares da Terra, este volume veio para o público com o intuito de promover algumas informações sobre a construção de catedrais, sobre passar informações sobre a construção e história de Notre-Dame, bem como as reformas pelas quais já passou.

Além do mais, Notre-Dame, faz um apanhado não somente histórico, cultural, econômico e político da Catedral parisiense, mas também aborda produções artísticas que foram inspiradas nessa Catedral, como o clássico de Victor Hugo: O Corcunda de Notre-Dame.

Obviamente, Notre-Dame, cumpre aquilo a que se destina, passar informações de forma acessível e rápida sobre a história da Catedral, no entanto, quem busca conhecimentos mais aprofundados e minuciosos, poderá ficar um pouco decepcionado, pois não é o escopo desse livro. Ken Follett apenas buscou trazer informações gerais para leigos sobre tudo o que está envolvido numa construção dessa magnitude e a importância desse local dentro da sociedade.

Em suma, achei Notre-Dame, uma leitura fascinante, meu primeiro contato com o autor só me deixou mais curiosa para ler outros livros dele.

site: www.delivroemlivro.com.br
Schu 19/09/2021minha estante
Esse livro não se compara aos que Ken Follet já escreveu... recomendo Os capilares da terra e a trilogia... são fascinantes... deixando esse como um rascunho.... Boa leitura.

Marcio 11/03/2022

Catedral
Algumas curiosidades sobre Notre-Dame, o autor também demonstra, nesta pequena obra, de onde veio a pesquisa para a elaboração da obra "Os Pilares da Terra".

Bel 11/10/2020

Muito bom !!! Ken Follett nunca me decepciona.

Camila | Book Obsession 04/05/2020

De forma fluida e com uma escrita de fácil compreensão, é impossível não se emocionar com a trajetória da catedral, Ken destinou todos os lucros da venda desse livro para ajudar a reconstruí-la. Assim como sua inspiração e influência para um de seus conhecidos romances, Os Pilares da Terra. E ainda que não tenha lido esse livro, através desse compilado fiquei extremamente curiosa com essa leitura.

O autor ainda nos presenteia com um trecho de seu próximo livro O Crepúsculo e a Aurora.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2020/05/resenha-notre-dame-ken-follett-editora.html

Carol 31/08/2020

É um livro bem interessante, principalmente por sua finalidade e conhecimento do autor.

Cristiane 03/04/2022

Notre-Dame de Paris
Este é um livro pequeno, porém enriquecedor. Li para me auxiliar na produção da resenha do livro O Corcunda de Notre-Dame que postarei em meu canal no Youtube:leitura de abelha.
Ele apresenta um trecho de um novo livro do autor, chamado O crepúsculo e a aurora (quero ler).

Ket 24/09/2020

Um belo livrinho que pode ser lido em uma hora, onde Ken Follet discorre sobre a Catedral que é um símbolo de Paris e faz parte intrínseca da história da cidade. O livro foi escrito como homenagem e também buscando angariar fundos para a reconstrução da mesma, após o incêndio de 2019.
Não é um conteúdo aprofundado, mas vale a leitura para entender um pouco melhor como se deu a construção e a transformação de Notre-Dame em símbolo parisiense.

E claro, a ação por trás da escrita é nobre e já vale a leitura!

Livrendo 23/07/2023

PERFEITO!!!
Mundialmente famosa, a catedral de Notre-Dame, em Paris, só entrou pra valer no meu universo pessoal a partir da leitura de O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo. Foi por meio dessa história que o ponto turístico saiu do campo de “atração a ser visitada um dia” para uma referência de história, de arquitetura e, por que não, de uma nação. Publicado em 1831, o romance de Hugo fez dela um organismo vivo, testemunha e palco da história. E assim ela passou a significar algo a mais nos meus níveis de conhecimento.

Fascinado pelo mundo medieval e toda sua cultura, principalmente no campo religioso, me encantei com a saga da construção de uma catedral, dedicada a santo Adolfo, narrada por Ken Follett no monumental e épico Os Pilares da Terra. Fui fisgado pelo livro, devorei a série e tenho a história como uma das melhores já escritas. Follett deu vida a personagens humanos demais, críveis em excesso e ambientou a trama tão bem que quase me fez também um personagem a vagar por aquele povoado e sua sanha em homenagear Deus com sua catedral.

E numa triste noite a Notre-Dame de Victor Hugo, catedral arduamente construída como a de Kingsbridge de Follett, incendiou-se em um dos mais tristes episódios recentes de destruição do patrimônio histórico no mundo. “Incontestavelmente, a Igreja de Notre-Dame de Paris é ainda hoje um majestoso e sublime edifício. Mas, por bela que se tenha conservado ao envelhecer, é difícil não suspirar, não se indignar a gente à vista das degradações, das inúmeras mutilações que simultaneamente o tempo e os homens têm feito sofrer ao venerável monumento…”, escreveu Victor Hugo. Quão bem esse trecho se encaixa ao vislumbrar, séculos depois, a catedral em chamas?

No ensaio Notre-Dame, Ken Follett, construtor de catedrais, resgata a importância histórico-cultural da igreja. Em uma narrativa que se assemelha a um rico guia turístico, ele nos leva a desvendar detalhes da construção, destruição e reconstrução, reformas, ampliações, restaurações. O seu olhar de admirador é compartilhado conosco de forma que passamos a entender aquele monumento muito mais do que como um simples templo religioso. E nos faz olhar para nosso entorno porque, afinal, como não pensar no Museu Nacional incendiado no Rio de Janeiro e sem receber nenhuma solidariedade das autoridades? Qual importância damos aos nossos monumentos históricos que registram e são testemunhas do processo de construção do nosso Brasil?

De fácil e rápida leitura, Notre-Dame é informativo e cultural. Um pequeno texto de amor à arte, arquitetura, história, religião. “Catedrais sempre foram cheias de turistas. Na Idade Média, eles não eram chamados de turistas, e sim de peregrinos, mas viajavam pelas mesmas razões: para ver o mundo e suas maravilhas, expandir a mente, educar-se e, talvez, entrar em contato com algo milagroso, sobrenatural, eterno”

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Danielle 27/08/2023

Um visão geral sobre a construção da Notre-Dame
Ao escrever ?Os Pilares da Terra?, Ken Follet fez uma pesquisa minuciosa sobre catedrais tornando-se um especialista ou alho assim. Quanto ocorreu o incêndio da Notre-Dane em 2019, acabou sendo chamado para falar sobre a catedral. Esse livro, não é um relato detalhado sobre a catedral, mas uma visão abrangente sobre a sua construção.

Coruja 28/12/2020

Peguei esse livro por acaso numa das últimas visitas que fiz à livraria, folheei rapidamente e quando me dei conta, já tinha começado e terminado de ler. É, afinal, uma edição de bolso curtinha, na qual Follett trata tanto da história da mais famosa catedral do mundo, como de seus próprios sentimentos quando do incêndio do edifício, em abril de 2019.

Eu conhecia algumas das histórias e personagens que Follett apresenta aqui - sempre que faço uma viagem, faço extensivas pesquisas sobre os lugares que pretendo visitar e há muito para aprender numa visita, se você não estiver só passando para tirar selfies -, mas é relevante ver as correlações que o autor faz aqui. Da construção de Notre-Dame como uma obra coletiva (havia uma exposição interativa muito interessante sobre isso na cripta que fica um pouco à frente da prédio e muita gente nem percebe que está ali) à sua importância econômica, cultural (é claro que Victor Hugo tinha de aparecer!) e histórica (eu não conhecia a história com Charles de Gaulle), Follett monta um painel que explica muito bem a comoção mundial causada pelas imagens do fogo na catedral.

É um livreto interessante, mas creio que sua maior virtude seja o fato de que os direitos autorais foram doados para ajudar na reconstrução da Notre-Dame de Paris. Indiretamente, ao comprar o livro, você também está doando para esse esforço e ainda aproveita a leitura. Vantagem para todos.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/12/o-resumo-da-opera-uma-salada-de-titulos.html

Priscila.Kuczma 23/04/2020

Do auge à ruína
Todos os lucros e direitos autorais do livro estão indo para o fundo de reconstrução da catedral.

Um livro que é uma grande homenagem do autor, que foi influenciado pela catedral e agora conta sua história, relembrando a grande influência que ela teve no mundo. Mostrando o marco que ela é e continua tendo na arquitetura, religião e na política.

?Uma catedral, assim como uma sinfonia, tem um plano coerente, suas janelas e arcos formam ritmos, suas decorações têm temas e contam histórias, mas o todo é tão suntuoso que, à primeira vista, nos deixa sem palavras.?

Esse livro pequeno em quantidade mas grande em conteúdo me fez voltar às aulas de história da arte e arquitetura na faculdade, mas aqui o conteúdo alcança todas as pessoas.

Até para quem não é ligado em arte, arquitetura ou história, duvido que vá esquecer o fatídico dia onde o mundo inteiro parou quando a catedral estava em chamas. Mas para quem é, o livro consegue ser ainda mais belo e tocante, com a descrição de todos os seus pequenos detalhes tanto construtivos quanto sociais, o que só faz ser uma perda muito pior.

Citando desde sua criação, até romances que tiveram como pano principal a Notre-Dame, o livro consegue fazer você entender o modo como pode ter sido queimada, com as citações de quando ela pega fogo tanto no livro do próprio autor, ?Os Pilares da Terra?, como em ?O corcunda de Notre-Dame?, de Victor Hugo.

Uma viagem na linha do tempo dessa catedral que já passou por muita coisa, mas ainda permanece em pé.

?A Notre-Dame sempre pareceu eterna, e os responsáveis por sua construção na Idade Média sem dúvida acreditavam que ela duraria até o Juízo Final. Mas, de repente, vimos que ela poderia ser destruída.?

Kaue Garcia 25/04/2021

Livro com causa
O livro foi escrito após o incêndio que destruiu parte da catedral de Notredame em 15 de abril de 2019 e no livro conhecemos um pouco da história desta catedral que impactou outras obras de Ken Follet e outras grandes construções europeias, a escrita fluida e as ilustrações deixam a leitura no mínimo interessante. A última parte do livro apresenta um trecho do livro ?O crepúsculo e a aurora? - confesso que o trecho me deixou com mta vontade de continuar a leitura.

Ah é o título de livro com causa da minha resenha se deu porque os lucros com a venda deste livro são destinados ao fundo para reconstrução da catedral, assim como os direitos autorais

Demir.Dener 26/07/2020

Notre-dame
NOTRE-DAME: Hoje foi dia de relembrar a sua história.
No estilo de escrita único e pesquisas históricas imbatíveis de @kenfollettauthor , a experiência adquire contornos quase sagrados.
Positivado pra covid, mas bem, essa viagem literária transformou o isolamento desse domingo num grande e emocionante encontro com bispos, mestres de obra, artesãos, escritores, poetas, revolucionários, dentre outros. Que dia!!! Que história!!!

Carlos Nunes 04/03/2023

A história de uma catedral
Um livreto beneficente, escrito por Ken Follett meios às pressas, como ele mesmo conta, em meio à comoção provocada pelo incêndio na catedral. Um ensaio biográfico desse monumento mundial, escrito com bom humor e quase veneração, que nos apresenta muitos aspectos sobre a história da Notre-Dame e as inúmeras modificações e revezes pelos quais passou no correr dos séculos. Lido como preparação/complemento para a releitura de O CORCUNDA DE NOTRE DAME.

Luiza2030 27/03/2024

Esse foi o primeiro livro do Ken Follett que eu li, acho que ele conseguiu expressar o sentimento de muitos ao ver Notre-Dame em chamas. Foi interessante saber a história dessa igreja e agora quero muito ler outros livros desse escritor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5