A Volta ao Mundo em 80 Dias

A Volta ao Mundo em 80 Dias Júlio Verne

Resenhas - A Volta ao Mundo em Oitenta Dias

Feliky 04/09/2023

Premissa interessante
Comecei gostando por causa da escrita. Vi muita gente falando que ela é complicada, mas a edição da Martin Claret (cuja capa dura é linda, aliás) pelo menos não me pareceu difícil não e até foi fluida, o que me surpreendeu porque peguei já esperando ter que ficar com o celular ligado no Google na outra mão para ir pesquisando palavras. Infelizmente, à medida que eu prosseguia a leitura, fui gostando menos.

Os personagens em si não são nada de tão profundo, eles parecem arquétipos mesmo. Isso não me incomodou a nível de eu achar o livro ruim por isso (na realidade, eu até tinha começado com um interesse pelo Phileas Fogg porque o achei intrigante), mas com certeza me ajudou a não ter apego nenhum por eles e ter dificuldade em me importar com o que faziam. Mas o motivo da falta de estrelas não é esse, é mais o enredo mesmo. Em certo ponto (acho que lá pro meio?), a história se torna arrastada e maçante. Há uma tentativa de romance que pra mim eu não poderia me importar menos, justamente porque eu não liguei muito para os personagens.

Mas um ponto interessante é que você consegue ver que A Volta ao Mundo em 80 Dias é, de fato, um produto de sua época. Isso é visível pelo modo como a obra não parece tentar mostrar de modo a interessar as culturas dos países pelos quais Phileas passa, só joga amontoado de esteriótipos vazios mesmo (em especial a Índia, onde podemos ver a visão imperialista que o autor francês tem). E considerando o contexto em que o livro foi publicado, acredito que a ideia de conseguir fazer uma viagem ao mundo em 80 dias através das locomoções mostradas deve ter parecido realmente atraente para os leitores da época, que ainda estavam vivenciando a "aura" da Revolução Industrial (da segunda, se não me engano).

Enfim, eu daria 2 ou 2,5 de nota. Não tenho certeza.

Ytinha 31/08/2023

Manooo,o final tem uma reviravolta muito massa,pensei que tudo estava perdido,é simplesmente incrível esse livro,recomendo pra quem gosta de uma aventura

Alê Guimarães 27/08/2023

Nostalgico
Uma obra que lembra as aventuras dos filmes da minha adolescência. Divertido, instrutivo e empolgante. Verde constrói essa narrativa nos moldes das grandes histórias. Vale a leitura por ser leve e agradável.

Bianca 20/08/2023

A volta ao mundo em 79 dias kkkk
Por já ter lido outro livro deste mesmo autor, julguei primeiramente chato, porém ele foi contra minhas expectativas. É um livro bom de ser lido como passa tempo. Não posso dizer que é o melhor que já li, nem o pior, ele é bom mas não me trouxe sentimentos de apego. O final é uma fofura.

Gabryely2 07/08/2023

Encantada!!
Devo admitir que esse livro não tem o começo muito rápido, mas assim que embarcamos com o senhor Fogg e Passepartout no trem tudo começou a me prender no livro.
Sou suspeita pra falar sobre esse livro pois sou uma amante das obras de Jules Verne, desde que me entendo por gente o nome de seus livros me acompanha e agr já adulta estou tendo o prazer de embarcar nessas jornadas.
A alguns anos atrás dei meu primeiro passo no mundo de Verne quando me aventurei com Otto Lidenbrock atrevés do centro da terra... e que viajem meus amigos.
Ontem retornei dps de dar a volta ao mundo passando por diversas culturas e lugares.
De começo eu não sabia muito o que esperar pois já conhecia o filme mas por mais que sejam bem diferentes os dois tem um lugar guardado no meu coração.
Fogg com seu temperamento diferenciado me surpreendeu muito com o desenvolvimento no decorrer da jornada com inteligência e coragem. Passepartout junto com o seu magnifico box francês jamais serão esquecidos por mim.
Verne tem esse poder ne, de fazer você passar por cada experiencia junto com seus companheiros de viagem.
Para aqueles que nunca leram fica aqui minha indicação, é uma ótima jornada para crianças e adultos e totalmente sem restrições.
Espero que façam uma ótima viagem de elefante pela Índia, que passem uma agradável hora no barco e não menos importante, desejo sorte no combate a invasão do trem.
Se me derem licença estarei me preparando para a próxima jornada a bordo no Nautilus.

Tiago Fachiano 04/08/2023

Classico
Sempre bom ler um clássico e entender qual foi seu contexto histórico e o quão importante foi sua escrita, sempre rompendo com o básico e inserindo o novo.
Uma história fascinante...

Duquxx 03/08/2023

80 dias de fortes emoções!
O livro é simplesmente fantástico. A leitura é incrivelmente imersiva e dinâmica. Eu realmente pude me sentir como um personagem a que tudo observava com atenção, atônito, ansioso e boquiaberto com as soluções engenhosas do Sr. Fogg. Nunca passou pela minha cabeça a ideia de um dia ler um livro do Júlio Verne. Muito menos pensei que esse livro poderia me CONQUISTAR em poucos dias de leitura!
A volta ao mundo em 80 dias (literalmente) é uma jornada cheia de emoção e uma experiência valiosíssima! Vale super a pena dar uma chance.

Natália Ranhel 02/08/2023

Eu não esperava que um livro com 150 anos fosse me surpreender tanto. Seu ritmo é dinâmico, a aventura prende a atenção ainda que suas reviravoltas sejam óbvias e esperadas. Fiquei curiosa em ler mais coisas do autor. Uma ótima opção de leitura pra quem busca algo fácil e divertido.

Hugoverso 02/08/2023

Quando estava na quinta, talvez sexta série, do ensino fundamental foi pedido que comprássemos ?a volta ao mundo em 80 dias? pois leríamos na aula, e teríamos que fazer uma resenha. Minha mãe, sempre muito atenciosa, tratou de correr atrás e achou essa versão, e me presenteou no mesmo instante.

O problema era que o livro era extenso, sem figuras, e eu consegui fazer as atividades lendo resumos na internet, até que por fim abandonei o livro. Por anos ele ficou em minha prateleira de livros, abandonado, sendo tirado apenas para tirar a poeira.

Em 2021, já na faculdade e ainda em pandemia e respeitando o distanciamento, me cansei do celular e resolvi ?garimpar? minha própria estante. Lá o achei e lembrei com muito carinho da dedicação que minha mãe teve para o achar, e resolvi o ler, mas agora determinado a termina-lo.

Aproximando-me do fim, resolvo ligar a televisão, vai passar o filme ?a volta ao mundo em 80 dias? e penso ?uau, que legal, vou ver o filme e depois posso ler o livro?, mas em menos de 5 minutos vejo algo que penso ser um spoiler do livro, até desliguei a televisão.

Triste por ter sido surpreendido on esse spoiler, fiquei dois dias apreensivo, pensando se deveria terminar a leitura, até que resolvo terminar o livro, pois como diria Lisbela de Lisbela e o prisioneiro - a graça não é saber o que acontece, mas como acontece e quando acontece. Li todo o livro, me apaixonei pelo mesmo, e fui surpreendido, novamente, o livro é totalmente diferente do filme? eu havia me preocupado atoa.

Brê 31/07/2023

Que deliciosa viagem Verne nos proporcionou com esse livro. Me lembro de assistir um filme de comédia quando criança, inspirado no livro e que contava com o Jack Chan como nosso querido Paspartour! Me senti nostálgica é muitíssimo feliz em cada página e a cada novo local que nosso amado trio chegava!

Henry59 29/07/2023

Volta ao mundo em 80 dias
O livro conta com personagens marcantes e inesquecíveis, com aventuras épicas é muito mais. Realmente um dos melhores livros que eu tive o prazer de ler.
Fazia algum tempo que eu não lia uma história tão fascinante como está.
Indico a todos os leitores que estão em busca de um clássico da literatura.

Keylon 28/07/2023

Em que Phileas Fogg não ganha nada
Que aventura envolvente e divertida. Jules Verne constrói uma narrativa brilhante e cativante, com personagens carismáticos e outros detestáveis.

Bruna Lima 26/07/2023

Uma aventura à moda antiga, desafio Maratona Literária
Esse livro estava preenchendo um dos desafios da Maratona Literária de Inverno (MLI 2023) organizada pelo Victor Almeida, do canal Geek Freak (GF), no YouTube. Eu coloquei um livro para cada desafio, cada atividade extra e cada recompensa, consegui completar e conquistei os 5 amuletos um dia antes de acabar a maratona, Mas, decidi continuar a leitura e terminar todos os livros da lista!
Agora sobre o LIVRO: Eu adorei, foi nostálgico já que as adaptações também são clássicas, a que mais gosto é o filme com o Jack Chan. Uma aventura bem escritura, um pouquinho monótona em algumas partes, acredito pela escrita ser um pouco mais rebuscada, afinal é uma história super antiga. Ela tem uma linda mensagem sobre amizade, lealdade, se desafiar e caráter. Uma aventura divertida e que vale muito a pena! Acredito eu que 15+

Nikolas 26/07/2023

Um dos Favoritos da Vida
Anos se passaram e decidi voltar a esse clássico que me apresentou o mundo mágico da literatura. Sempre o tive como um dos meus livros favoritos e continuo tendo. Apesar de essa leitura não ter sido tão proveitosa quanto a primeira (quando eu tinha meus 13-14 anos), ainda foi muito boa e empolgante, ainda mais para algo escrito no século XIX.

Nessa aventura acompanhamos o excêntrico cavalheiro inglês Phileas Fogg e seu empregado, Passepartout, numa jornada para completar uma volta ao mundo em 80 dias. Tudo isso para ganhar uma aposta... Nessa viagem, considerada por muitos como impossível, eles ainda vão ser perseguidos pelo investigador Fix, que erroneamente acredita que Phileas Fogg tenha cometido um crime grave.

Ainda amo esse livro e ainda acredito que seja uma das melhores histórias de aventura já escritas. Além de ser um bom ponto de partida para muitos jovens (no sentido de iniciante, não necessariamente de idade) começarem a ler. Mas acredito que isso possa ser válido para qualquer livro do Jules Verne (inclusive quero ler mais alguma coisa dele até o fim do ano).