A Volta ao Mundo em 80 Dias

A Volta ao Mundo em 80 Dias Júlio Verne

Resenhas - A Volta ao Mundo em Oitenta Dias

Gabriel Abib 17/05/2024

A volta pelo mundo com ponto de chegada no seu coração
Confesso que demorei MUITO pra escrever essa resenha, não faço ideia do motivo, pois AMEI o livro e me empolgou para ler o restante do box do autor, com culpa no cartório então ai vou eu:

Que excelente história, tem um toque de humor muito bom, o segmento inicial por mais fantasioso (talvez até absurdo, numa perspectiva realista) é deveras intrigante, culminando numa reunião entre criado e patrão cômica, dei boas risadas com o Passepartout todo faceiro com seu austero e perfeito novo patrão voltando e anunciando uma empreitada exótica e nada ortodoxa, a surpresa e confusão eram palpaveis. A jornada por si só foi um espetáculo, apesar do detetive paspalho tivemos formidáveis aventuras, a parte na India é um show a parte de aventura e imaginação (não perde em nada pra um Jumanji ou Indiana Jones), todo segmento, os personagens adicionas (coronel, o jovem parsi e o elefante é claro) proporcionaram uma incrível viagem e aventura, culminando num momento heróico do frânces, essa primeira passagem é fundamental pra marcar o espirito do empregado e a benevolência do rigido e quieto patrão, pessoas com carater admirável. Em seguida tivemos Hong Kong, confesso que achei a pior parte do livro, o segmento entre o detetive e o frânces é muito boa, culminando numa atitude desperada e deveras imprudente, a viagem maritima seguida do reencontro não me conquistou tanto, o reencontro foi muito irreal (sim até mesmo pra uma história de elefantes). Depois tivemos os EUA, essa parte também foi fascinante, todo segmento de pancadaria em São Francisco me pegou totalmente de surpresa, e o trem foi um espetaculo, confesso que mesmo encantado pela premissa do duelo, achei que extenderam demais, quase perdando a mão, tanto que a interrupção e cancelamento do confronto foi um balde de agua fria, não deviam ter chegado até ai, mas se fizeram TINHA q ter um duelo. Trocar isso por aventuras com indios não me apeteceu.
Ao final da jornada tudo deu certo, missão cumprida, reputação mantida, detetive de araque dispensado, e o amor prevaleceu, final previsivel e meio infantil, mas devido a natureza da jornada, é satisfatório sem dúvida. Além da grande criatividade do autor, o destaque vai pro carisma dos personagens, o exrtrovertido frânces com seu obstinado inglês fizeram uma BAITA dupla.
EXCELENTE LIVRO, e recomendo FORTEMENTE como introdução para Julio Verne.

Henrique Vaz Martins 17/05/2024

Phileas Fogg é um excêntrico e cavalheiro inglês que aceita uma aposta de dar a volta ao mundo em 80 dias.

junto com seu secretario ele embarca nessa jornada para provar que é possível fazer essa jornada em período tão curto de tempo graças aos avanços da tecnologia do transporte da época.

Tendo uma viagem cronometrada e não podendo ter nenhum atraso os dois começam essa jornada em Londres.

Júlio Verne é, sem dúvidas, um produtor de clássicos e volta ao mundo em 80 dias não é uma exceção.

Explorando o lado humano além da excentricidade do personagem temos uma história rápida, envolvente e impossível de deixar de lado.

Um dos melhores livros do autor na minha opinião.

NatRGW 15/05/2024

Amei
Era exatamente o que eu esperava. Um livro com emoção, muita geografia, personagens doidos (no melhor estilo Júlio Verne). A história é super legal e bem escrita é deixa o leitor pensando se eles vão conseguir. Amei muito e ainda não acredito que não tem balão.

Ily.mah 11/05/2024

Excelente!
Gostei muito do livro, bem desenvolvido, ótima escrita, mas é uma leitura difícil por ter sido escrito há muito tempo.

É uma história cheia de aventuras e reviravoltas que retratam as culturas ao redor do mundo com uma riqueza de detalhes que nos faz viajar o mundo inteiro sem sair do lugar.

Super recomendo! Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória, um clássico que vale muito a pena ler.

Tem uma escrita envolvente e cativante.
Adorei os plots que tiveram durante a leitura e os do final foram melhores ainda.

Jandielson Neves 10/05/2024

Uma maravilhosa aventura
?Fica provado que Phileas Fogg nada ganhou ao dar a volta ao mundo, exceto a felicidade.?

Esse livro é extremamente empolgante e envolvente.

Jaque 08/05/2024

"Ora, e será que não daríamos, por menos que isso, a volta ao mundo?"
Que aventura MARAVILHOSA!
Totalmente inesperado e diferente. Apaixonante.

O meio da história foi meio cansativo, mas o Jules sempre é muito descritivo, e acaba me cansando. Mas tudo bem, o final foi maravilhoso demais.

Quero dar um spoiler. É bem pequeno. Talvez nem seja.
Não tem balão kkkkkkkk

Lucas1429 05/05/2024

Essa bela história nos mostra a sabedoria de phileas fogg, ao enfrentar perrengues nos 360 graus do globo terrestre. Mesmo ficando falido, sem saber como iria pagar a conta de gás, , com uma mulher para cuidar, ele continuou sendo um verdadeiro gentlerman.

nsimo 22/04/2024

Achei a escrita de Júlio Verne muito boa. Ele descreve muito bem os lugares e a história é bem interessante. Mas, como o livro foi escrito no século XIX, tem algumas partes em que ele fala algumas coisas que hoje não são bem vistas, e foi o motivo de eu avaliar com 3.5 estrelas. Tirando isso, o livro é ótimo.

Carolina.Lazzarett 21/04/2024

Uma leitura bem rápida e intrigante com as constantes reviravolta. Tem um toque de galhofa que diverte.

Sara 21/04/2024

Meu Deus que livro difícil de ler
Personagens:???
História :???
Fluidez:?
Plot:??

Olha...eu sinceramente não entendo como isso pode ser literatura infantil sendo que é quase impossível entender as palavras, é muuuito rebuscado, mas fora isso é um livro consideravelmente bom, dá para matar o tempo e relaxar a cabeça...a menos que você não goste de se sentir analfabetos.

jessy :)) 19/04/2024

O livro trata de temas cotidianos como saudade, felicidade, perda e partida? Com uma narrativa singular, fluida e de fácil compreensão. Vale a pena a experiência!

Alinde 18/04/2024

Leitura gostosa, ótima para se fazer de forma despretensiosa. Leitura pra descanso mesmo.

Dei quatro estrelas por duas razões. As duas não são muito justas com o Jules Vernes, por serem elementos comuns à literatura de entretenimento do século 19. Mas não posso deixar de comentar, sendo uma leitora do século 21. A primeira delas é o excesso de "Deus ex-machina" na narrativa. A segunda é o eurocentrismo. Mas mesmo assim o prazer em ler foi a tônica dos dias em que passei acompanhando Philleas Fogg e Passepartout pelo mundo.

Pequeno adendo: muitas das notas da edição foram ótimas para situar o contexto da obra. Indico bem ler por essa edição comentada da Zahar.