Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Cat Lu 23/07/2023

Chato ou genial: depende do leitor
Não consigo elaborar uma sinopse para a história, já que ela não decorre sobre um enredo específico, mas sobre a vida de Rubião, o protagonista, depois que um amigo morreu e o deixou uma herança, além de seu cachorro (Quincas Borba), que leva o nome do falecido dono.

Achei que a herança e o cachorro representariam coisas mais significativas para o clímax do livro, mas foi praticamente uma abertura, apenas.

Salvo algumas reflexões e sarcasmos do narrador, não gostei do livro. Minhas partes preferidas foram o começo e o final. O começo foi bom para
me fazer ler; e, o final, para não me decepcionar tanto.

Contudo, não li o livro de forma atenta e engajada; demorei bastante para terminá-lo, quase como se fosse uma obrigação, e muitas vezes lia sem entender de verdade o que as palavras queriam dizer. Provavelmente, isso contribuiu bastante para que eu não gostasse do livro. Creio que ele é bem melhor do que eu posso expressar.

Lívia 13/07/2023

Aiaai
Não sei como colocar bem em palavras. Rubião é um personagem que causa raiva e compaixão. A verdade é que não há nenhum personagem que consegui ter um amor, preferimento (só o cachorro mesmo, coitado. Pensa em um bichinho humilhado ?).
No início até dava pra gostar um pouquinho de Sofia, mas pensa em uma mulher que irrita em alguns atos. Quanto mais o livro chegava no fim mais os personagens revelavam que eram, em sua grande maioria, interesseiros e mal amados ?.

Karlla 13/07/2023

Li esse livro porque é uma das leituras obrigatórias, mas confesso que não achei de todo um livro "chato", e a linguagem não é tão rebuscada também. Avaliei com duas estrelas porque não faz o meu tipo de livro que eu goste.

Doris8 10/07/2023

Rubião meio canalha
Apesar do Rubião ser bem inconveniente em algumas situações, eu fiquei com dó pela forma como ele e o cachorro dele morreram. Nossa e coitada da filha do major, eu achando que ela ia ter um final feliz e no fim se fudeu bonito.

Joao.Vitor 05/07/2023

Humanitas é o princípio!
É um livro incrivelmente complexo. Os personagens a exceção do Quincas Borba (cão) não são fáceis de acompanhar ou de criar qualquer simpatia.

A minha percepção é de que esse é um livro sobre o orgulho, competição por dinheiro, amor e status, sendo aqueles que usaram os métodos mais sujos vitoriosos.

De um modo ou de outro, o mergulho no orgulho acaba por afogar os personagens no fim.

Nazrat 02/07/2023

Tomado pela loucura
Mais uma vez embasbacado pela escrita machadiana. A forma como Rubião é tomado pela loucura é tão fluída e, digamos, natural, quando vejo, ele já é um Napoleão! E sem contar as nuances e multidimensionalidade de cada personagem e como cada um se aproveita do então herdeiro.

Mateus P. 30/06/2023

Aaa rubião
Foi difícil me apegar , foi difícil me entreter porém conseguiu, com o passar das páginas eu ficava mais interessado em saber as peripécias desses personagens e aonde iria chegar tudo isso ?
eu fico muito contente de ter gostado da história, apesar de muitos pontos ( decorrente da época q foi escrito ) serem errados e completamente inadequados, a história é envolvente e coesa !
machado soube desenvolver muito bem o personagem principal , senti q conhecia esse tão bem q poderia prever seus atos ( hahaha ).
nao é uma linguagem difícil e chata, tudo flui naturalmente , gostei.

Jonathan153 28/06/2023

Depois de Memórias Póstumas, Machado nos brinda com outro clássico do realismo brasileiro. Não deixa nada a desejar a um Balzac ou Flaubert.

najuliass 27/06/2023

"E que melhor maneira de ferir o eterno que mofar das suas iras? Eu passo, tu ficas; mas eu não fiz mais que florir e aromar, servi a donas e a donzelas, fui letra de amor[...] Tu não, ó eterno; tu zangas-te, tu padeces, tu choras, tu afliges-te! A tua eternidade não vale um só dos meus minutos."

Maria 26/06/2023

Sem comentários?
Nn sei oq achar de vdd, dsclp Machado de Assis
quincas borba doguinho>>>>>>>>>qualquer outro personagem do livro

mntainsound 26/06/2023

ao vencedor, as batatas!
Esse é um dos livros do machado de assis que eu vejo quase poucas pessoas comentando sobre, particularmente é minha segunda leitura do autor e admito que apesar de certa estranheza no começo foi uma obra que me impressionou.
a história não tem um ritmo constante, senti algumas partes paradas enquanto outras eram mais corridas na história e admito que as vezes os personagens me deixavam entediada as vezes.
os personagens secundários e suas histórias são muito envolventes, adorei a dona fernanda e seu marido teófilo, major siqueira e sua filha dona tonica e até mesmo carlos maria e maria benedita.
essa interação com o narrador e o leitor que se dá as vezes por uma forma irônica da um toque a mais para a leitura ser proveitosa, e o livro aborda de uma certa forma muitos assuntos ao mesmo tempo, como a ganância, o adultério, o racismo e tudo de uma forma sarcástica e quase que divertida.
me senti lendo uma grande e imensa fofoca, basicamente.
no fim, fiquei muito triste pelo cão quincas borba e admito que rubiao me irritou um pouco as vezes, espero que palha e sofia tenham sofrido muito, é isso!

Bruno B. 22/06/2023

AO VENCEDOR... BATATAS!!
Esse é um livro que junto com memórias póstumas de Brás Cubas e Dom casmurro formam uma espécie de trilogia da fase realista machadiana. Esse livro foi publicado entre os anos 1885 e 1890, foi publicado aos poucos de capítulo a capítulo dentro de uma revista literária, em formato de folhetim, nessa altura Machado de Assis já era um autor conhecido.
O livro é uma espécie de expansão do universo universo construído em Memórias Póstumas de Brás Cubas, dando continuidade ao seu tom sarcástico irônico!!!
Uma curiosidade é que o personagem Quincas Borba faz uma participação em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Sendo assim não há continuidade direta mas sim uma espécie de spin-off. Mas não necessário ter lido um para se ler o outro.
Apesar de Quincas Borba dar nome a obra, na verdade quem é o protagonista é o Rubião, um sujeito simples de classe média, que trabalhava de professor, (que naquela época já não era tão bem valorizado assim).
Rubião faz amizade com esse velho filósofo chamado Quincas Borba, e que desse recebeu uma herança se tornando uma pessoa extremamente rica. Só que essa herança veio com alguns poréns...

Lucy 22/06/2023

Ah quincas
Ah que ódio do Rubiao maltratando o Quincas.
Preciso de uma pesquisa para enteder o livro em si pois ele é claramente um tratado sobre seu tempo.
Ele mistura as questões do alienista, do império, da cartomante, de tantas questões e a genialidade é tamanha que eu sou só um grão de areia alienado precisando de apoio pra entender.

Vou fazer isso.
Pesquisar.