Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Amanda 28/07/2021

É sensacional como Machado sempre nos apresenta exemplos a NÃO serem seguidos. Neste livro vemos as tristes consequências na vida de um ?Maria-vai-com-as-outras?, boa gente, mas extremamente influenciável. É ótimo ler esse tipo de livro, porque nos permite aprender com os erros alheios, antes de cometê-los nós mesmos, ou em tempo de repará-los.

vevê 17/12/2020

Ao vencedor, as batatas!
Um encontro mais com a grandiosidade de Machado de Assis.

O caminho da loucura; a fragilidade da mente humana, quando se tratando de sentimentos e amores. O quanto é preciso para nos tirar a sanidade?

Palavra chave pra descrever mais uma obra desse mestre da literatura nacional: genial.

Lais David 15/11/2020

O melhor de Machado está aqui
As digressões machadianas que tanto encantam estão presentes à farta no livro que tanto amo!

Taina 04/02/2022

Ótimo
Gosto de Machado de Assis pois ele traz ao contexto brasileiro muito daquilo que Flaubert escancarou sobre a sociedade francesa. Em verdade, vi muitos temas de Madame Bovary nesse livro sobre Rubião e Quincas Borba: vaidade, anseios em se assemelhar aos habitantes de Paris, hipocrisia, traição, relações vazias?
Os finais nunca são muito surpreendentes em Machado de Assis, mas toda trama, todo personagem, toda revelação do caráter e da hipocrisia compensam enormemente e tornam a leitura sempre um aprendizado social.
Quincas Borba é uma história sobre o vazio das relações que se constituem pelo poder aquisitivo. Triste e sublime. Um texto fabuloso.

huntero 31/12/2021

Clássico brasileiro
Conta a história de Rubião, um professor que enlouquece após herdar os bens de seu amigo Quincas Borba. ... O novo rico, então, se muda para o Rio de Janeiro e passa a ser explorado por ?amigos?, como o casal Sofia e Cristiano Palha.

Eva 04/04/2021

O segundo romance da fase realista de Machado e podemos ver que ele não poupa críticas à sociedade de sua época e muitas das críticas servem a sociedade de hoje.
A ganância, egoísmo, falta de empatia, hipocrisia etc, todos esses defeitos do ser humano são demonstrados nos personagens no decorrer da história.

A narração é feita em terceira pessoa e Machado se utiliza do recurso de ter o narrador fazendo pausas na história para ?conversar? com o leitor. Ainda não li Memórias Póstumas, mas acho que ele fez isso a primeira vez lá. Assim como utilizou o recurso de spin off que é usar uma história ou personagem derivada de outra. Nesse caso o personagem Quincas Borba que é um personagem de Memórias Póstumas, porém aqui não temos uma continuação de Memórias.

Machado tem o dom de me tirar umas risadas com seu sarcasmo, mesmo nos momentos mais inescrupulosos e hostis de seus personagens.

Particularmente, tive um misto de sentimentos em relação ao protagonista Rubião. No início repulsa com sua ganância, no meio incredulidade com sua ingenuidade e no fim compaixão pelo seu estado mental.

juliajunq 23/05/2021

Livro maravilhoso
É difícil descrever a obra de Machado de Assis por toda sua complexidade, mas acho que o que merece sempre destaque é sua atemporalidade e suas críticas sutis. O livro, ao contrário do que parece, não é de modo algum uma continuação de Memórias Póstumas, apresentando um conflito completamente diferente e abordando temas distintos. No geral, gostei bastante. Recomendo muito.

Monique 14/07/2020

Quincas Borba
É uma história triste e pesada.
Acho que é um período que os escritores da literatura estavam meio deprimidos, pois os finais costumam ser densos - ou o problema está em mim que tenho o psicologico fraco.

Quincas Borba, a princípio, é o personagem que a gente conhece em Memórias Postumas de Brás Cubas, mas também é o seu cachorro e bom companheiro, aquele por quem a pessoa tem muita estima e consideração.
Infelizmente, ele não dura muito e tudo passa para as mãos de Rubião, uma pessoa meio ingenua do interior e amigo de longa data. E a história se centraliza no que acontece a partir dai tanto com a herança deixada, quanto no destino dos personagens principais.

Acho que Machado de Assis estava influenciado por Gogol neste livro, só acho.

Quincas Borba, o cachorro, é o único personagem que realmente me interessa durante todo o narrar da novela, pois torço pelo seu bem-estar - o que nem sempre acontece e isso fragiliza meu psicologico.

Apesar de tudo, Rubião tem certa estima por ele e os dois permanecem juntos como companheiros.

Enfim, é uma história que ficou marcada para mim tanto pela influência que Gogol pode ter tido em Machado de Assis quanto por Quincas Borba - o cachorro.

Valeria242 20/02/2022

Ao vencedor...
"Ao vencedor as batatas" essa foi sem dúvidas a melhor fala/ensinamento desse livro!! como sempre machado assis sempre certeiro.

Let 27/08/2020

É um livro clássico de Machado de Assis que exige muito do leitor. É preciso atenção e concentração para poder captar os implícitos que o narrador deixa na história, detalhes essenciais para um pleno entendimento da obra.

tina 09/08/2020

não posso dizer que é incrível, mas é um livro bom p conhecer uns personagens diferentes (e doidos haha). valeu a pena

Lu Acadroli 20/03/2022

"O maior pecado, depois do pecado, é a publicação do pecado"
Que livro difícil de ler. Nunca tinha lido um clássico e resolvi começar logo em um que era mais complexo. Não entendi muito da história (se entendi 35% do livro é muito) mas tudo bem. Espero reler algum dia, quando tiver mais acostumada com literatura antiga e clássica.
Thais 20/03/2022minha estante
Indico que comece lendo os contos do Machado, são curtinhos, então a leitura se torna mais tranquila. Depois de se acostumar com a linguagem, dê uma nova chance, que Machado tem muito pra contar ;)

Dwarcy 13/07/2021

um livro bom
Li esse livro porque é exigido pela Fuvest, mas me surpreendi ao gostar da história.
Juntamente com Dom Casmurro, acho que esse livro é um clássico nacional que é de fácil leitura e que pessoalmente me cativou bastante até.
A coisa mais importante que eu vou tirar dessa leitura é que eu quero ter um cachorrinho pra colocar o nome dele de Quincas Borba.