Toda Magia

Toda Magia Johnatan Marques

Resenhas - Toda Magia

1 | 2 | 3 | 4

Nana Barcellos | @cantocultzineo 21/05/2022

Este é uma fantasia urbana LGBTQ+ repleta de humor. Aqui iremos conhecer Alceu - sim, você lembrou do cantor e ele já está cansado disso -, que após seu mais recente término não deseja encarar nenhum bloquinho carnavalesco por aí. Até Odete, sua melhor amiga, mencionar a bela presença de Luan Neves, seu maior crush da década, na folia lindamente fantasiado de Aquaman. Todxs fazem parte da Academia de Magia de São Paulo. Então Alceu decide dar o seu melhor, fantasiado de Lando Calrissian, para ser notado pelo crush; bastou um caldo de cana, preciso dizer. Ha! A narrativa do autor é bem humorada, repleta de referências modernas - apesar que sempre fico boiando nas coisas de Star Wars. Também adorei a dinâmica entre Alceu e Odete, daquelas amizades que a gente se diverte a cada catucada. Embora seja meio difícil, da minha parte, criar um vínculo com contos que soam como prólogo ou pedaço de uma outra história. Foi o caso aqui. Não vi muito da fantasia urbana, além das menções que o Alceu faz de alguns seres sobrenaturais que conhece. Fora que o enredo começa a soar parado assim que Alceu reencontra Luan - as páginas seguintes só preenchem. Super quero ler mais coisas do autor, quem sabe ele está preparando algo bacana neste universo. Acharia tudo de bom. Está muito bem revisado. E preciso mencionar o quanto essa capa é linda, cheia de símbolos do conto

site: https://cantocultzineo.blogspot.com/2022/04/contos-del-canto-5.html

bendtherules 27/08/2020

bom, mas arrastado
amei a vibezinha de carnaval do conto, é minha festa favorita do ano e me deixou melancólica (corona virus te odeio). em contrapartida, achei que no começo a história foi rápida demais, e no fim ficou muito lenta, acabou tornando a leitura meio arrastada. mas é bem divertido de ler, e por ser pequeno se lê bem rapidamente.

Aline ig @escape.abacharel 21/08/2020

"Toda Magia" é um conto bem curtinho onde somos apresentados à história de Alceu, um garoto gay com muitas inseguranças, mas que é desafiado por sua prima, Odete, a ir para um bloquinho de Carnaval. Porém, Alceu não quer ir, ele prefere ficar em casa jogando videogame... Além disso, ele odeia lugares cheios, odeia bebida, cigarro e drogas. Então por qual motivo ele iria para um bloquinho de carnaval?

Alceu não possui somente inseguranças, mas também traumas de relacionamentos passados. Em seu último namoro, Alceu estava sempre tentando fazer o melhor para o outro, mas não conseguia ver o que era o melhor para ele. Mas ao longo de um conto, mesmo curtinho, ele vai amadurecendo: "Não tem como eu saber se eu vou agradar os outros, e não preciso agradar os outros sempre. Preciso estar bem comigo mesmo, parar de me cobrar tanto e só viver."

Sua prima Odete acaba convencendo Alceu a sair de casa, afirmando que ainda é pré-carnaval, muitas pessoas ainda estão trabalhando, e esse bloco é em SP, não no Rio, o que quer dizer que a muvuca é menor haha. Além disso, é um bloco LGBT nerd, o que acaba convencendo Alceu.

No bloquinho, Alceu encontra o primeiro cara que ele beijou, Luan, que estava fantasiado de Aquaman (igual o Momoa no filme). É então que aquilo que ele não esperava, mas desejava, passa a acontecer. Como disse a prima de Alceu: "Não é melhor se arrepender do que você fez do que ficar em casa pensando no que você poderia ter feito?"

kayy 09/05/2021

Esse livro da um pouco de gatilho por causa do carnaval e dos bloquinhos AAAAAAAAA QUE SAUDADE DO CARNAVAL
O livro também fala sobre você viver o presente e esquecer o passado, assumir riscos sem ter medo do que vai acontecer depois.
Só não dou 5 estrelas porquê os elementos mágicos ficaram meio soltos e aleatórios.

Yago.CamurAa 29/03/2020

uma história lgbt bem interessante

Layla Felício 06/05/2020

Esse conto me fez sorrir do início ao fim, é muito fofo. Além de ter me feito querer conhecer mais esse mundo com magia, entender melhor. Então, Johnatan por favor, escreva um livro com esse mundo ??

ncamilafreitas 28/05/2020

Super rapidinho e gostosinho de ler! Pra quem é do team: não curto sair no carnaval, mas as vezes dá vontade, mas a gente sabe que vai se arrepender, mas e se for bom? haha! Adorei!

naflavia 25/07/2020

eu amei e choca um total de zero pessoas
Aiai, eu não me canso de vir falar a mesma coisa nas resenhas toda vez que leio um conto do autor: se ele escrevesse um calhamaço (grande mesmo, mil páginas) desse universo que ele cria aos poucos nos contos, eu leria tudo muito feliz da vida (é sério)! De verdade, gosto muito da escrita e das pequenas reflexões que cada conto traz e esse não poderia ser diferente.
(Poxa autor se um dia ver isso espero mesmo que inspire-se pra fazer um livrão e me fazer virar fã n°1 kkkk)

alice 03/12/2020

é por histórias assim que eu me lembro o pq de eu amar tanto contos, me divertir do começo ao fim

Alexander - Expectro Literário 16/09/2020

Panfletandooo - Leiam
Para aqueles que querem um conto romântico gay com representatividade preta e representatividade secundaria safico, além da cultura pop com referências cinematográficas desde internacional a nacional e por fim um contexto de magia esse conto entrega tudo isso junto de uma reflexão existencial - tudo sob medida, não faltou nada. Gritei muito lendo essa maravilha.

Silas 22/02/2021

uma folia realmente mágica
Mais uma vez Johncito entregando personagens queridíssimos, cheios de verdade e coração, e com aquela dose de breguice que a gente custa em assumir. Até nos coadjuvantes você sente o calor que te faz se importar e ter carinho. Um universo de afeto em expansão.

charlie54 13/08/2020

Reflexivo
Me identifiquei bastante com toda a coisa de pensar tudo antes de fazer, e estar constantemente se pressionando. Me levou a pensar bastante sobre isso.

É bem fofinho e rapidinho

nemlanency 15/07/2020

Me ganhou usando "sáfica"
Adorei a intertextualidade com as redes sociais e alguns recursos próprios. Me identifiquei e garantiu ótimos surpresas. Me despertou muita curiosidade de ler histórias maiores no mesmo universo.

Andresa 02/03/2021

Me vi demais nesse protagonista, e é estranho e legal ver a sua ansiedade representada tão bem... enfim, vale a pena as cenas de pegação, viu, misericórdia.

Silas 22/02/2021

uma folia realmente mágica