Tao Te Ching

Huberto Rohden

Resenhas - Tao Te Ching

1 | 2 | 3 | 4

LaraF 20/03/2009

se a tradução do livro - do chinês original - para o português foi díficil, dá pra imaginar o quão difícil é compreender a linguagem complexa, ambígua, contraditória/complementar do autor. os versos servem de reflexão, possibilitando uma infinidade de traduções e interpretações. mas o mais importante é chegarmos a conclusão de que esse livro dever ser lido e relido ao longo da vida, e sempre, sempre vamos nos deparar com uma interpretação completamente nova. o segredo dos versos é q eles não revelam algo, mas sim, nos revelam...
ReHidalgo 06/03/2022minha estante
Comprei o livro recentemente e acho que vou ler e alternar com os vídeos da Profa. Lúcia Helena Galvão. Assim acho que vai ser bem proveitoso...

Hildeberto 10/10/2015

O Tao Te Ching é um livro que, embora pequeno, deve ser lido bem devagar, pois cada capítulo contêm temas de sabedoria profunda que merecem uma boa dose de reflexão. Não se trata apenas de ler as palavras contidas no livro, mas tentar absorver seus significados mais profundos. É uma obra que já marcou de forma categórica a forma como vejo o mundo e, para aqueles que estiverem abertos a uma leitura mais minuciosa, pode estimular a introspecção.
Modesto 25/09/2016minha estante
undefined

Kil 10/05/2010

Equilíbrio
Um livro belíssimo que pode ser consultado como um oráculo. Os versos são simples e muitas vezes, abro as páginas ao acaso e procuro sabedoria para o que estou vivendo. Encontro! Sempre!

Hudson 21/10/2010

Abissal...
Um livro simples e grandioso...

é através de palavras simples, mas de sentido bem amplo que Lao Tsé

explica a essência do "Tao"

não é um livro de linguagem rebuscada, mas rico mesmo sendo escrito dessa forma.

a intenção é deixa-lo acessível a qualquer pessoa...

bastando apenas um pouco de reflexão pessoal para que seja entendido.

o grande mérito do livro talvez seja esse ser simples essencial, porém profundo e abissal ao mesmo tempo, um livro de contato pessoal acredito eu.

joedson 15/12/2010

TAO TE CHING

à toa pra tudo lao
esvazia qualquer teoria
com a cuca cheia de tao

sonia 28/01/2012

escrito em uma noite
Diz a lenda que Lao Tsé ditou este livro ao guarda da fronteira, ao partir da China. É um legado precioso que nos deixou a China. Diz-se que, nas mãos de Gandhi, ajudou a derrotar um império.
Tem sido livro de cabeceira de reis e líderes espirituais, merece ser degustado devagar e apreciado com carinho.

Dany 27/08/2013

Taoismo e zen-budismo
O Livro do Caminho Perfeito é o texto essencial do Taoismo e do Zen-budismo.

Esta tradução não é uma tradução direta do chinês antigo, mas no entanto usa como base uma das traduções mais importantes, senão a mais importante, para o inglês: a de James Legge, o primeiro professor de chinês de Oxford.

Uma das vantagens que vejo numa tradução ocidental é que há uma tendência a se usar mais palavras para descrever o que há para ser descrito, enquanto que as traduções diretas do chinês possuem poucas palavras. Certamente o Tao continuará sendo tão indescritível e indecifrável tanto numa quanto outra versão, mas a versão ocidental certamente deve agradar mais aos ocidentais.

Há uma versão gratuita deste livro na Amazon, que também é muito boa. No entanto, além de ser uma tradução direta do chinês, está um pouco mal diagramada (provavelmente por ser gratuita, claro). Acredito que esta tradução mais moderna (de 2013) valha o (baixo) investimento.

O ideal, entretanto, me parece ser ler as duas e compará-las, afinal se trata de um livro histórico - para não dizer, lendário!

Danilo 04/09/2015

O Tao Te Ching é definitivamente um dos melhores livros que já li. Revelando como a filosofia oriental estava muito à frente dos gregos na época de Platão, os conhecimentos de Lao Tsé demonstram um grande domínio de ideias que só seriam desenvolvidas no ocidente séculos depois de sua escrita, como linguística e pontos sobre a realidade. Com um bom toque da poesia com que o oriente encara (ou ao menos encarava) a natureza e a harmonia do homem com ela, um conhecimento extremamente pragmático pode ser encontrado por meio dos poemas do livro. Realmente uma leitura obrigatória para qualquer um que goste de filosofia ou que procure uma forma mais leve de levar a vida.

Sapo d=] 31/01/2017

Um livro para a vida toda!
Magnífico! Creio que toda pessoa deveria se dar o presente de ler e reler esse livro. É como se a cada verso meditado fosse-lhe aberto uma cortina para enxergar a verdade do mundo. Não é um livro de fácil entendimento, ele se revela aos poucos, mas os perseverantes e pacientes encontrarão uma sabedoria divina que não encontrei ainda em livros ditos "inspirados por deus". Se vale a pena ler? Vale muito!

Gabriel Baliza 04/02/2017

Confuso.
O livro é bem profundo. Porém, também é bem confuso o que dificultou bastante meu entendimento.

AriAri0 01/04/2019

Composto por 81 aforismo para o desenvolvimento pessoal em relação ao Tao, que é inominável e realiza grandes coisas em pequenas atitudes. Com isso aprende-se o Caminho em direção ao Wu Wei e as virtudes do Tao... ;)

Lel352 03/07/2019

Aforismo 63
"Agir pelo não-agir!
Sede ativos na inatividade!
Achai gosto no desgosto!
Vede o grande no pequeno!
Vede o muito no pouco!
Enfrentai o ódio com o amor no coração!
Reconhecei o difícil,
Antes que apareça a sua dificuldade!
Realizai o grande,
Amando o pequeno!
Todo o complicado no mundo
Começa simples!
Todo o grande
Nasce pequeno!
O sábio não se preocupa com sua salvação,
E por isto a encontra.
Quem facilmente promete
Não merece confiança.
Quem age levianamente
Esbarra com dificuldades.
O sábio prevê as dificuldades.
E por isto as supera." Um livro com 81 aforismos, pequenos de uma até duas páginas, de complexa leitura, mas contendo em cada linha uma bela sabedoria, para vida.

Lao-Tsé, como grande outros sábios(Jesus, Buda, etc..) cada qual com suas palavras, como seu modo de expressar, colocaram seu pés nesse mundo para ensinar a humanidade um caminho de paz, humildade e comunhão entre todos.

Que todos possamos compreender o Tao para vivermos nele.

@life_library 14/02/2020

Leitura agradável e filosofia cativante, que nos mostra como a vida simples pode ser bem mais feliz.

Raphael 18/05/2020

Síntese do divino
Através de 81 versos curtos, Lao Tsé revela o essencial para a descoberta de Deus. Um dos melhores que já li.

1 | 2 | 3 | 4