Tao Te Ching

Resenhas - Tao Te Ching

1 | 2 | 3 | 4

Dany 27/08/2013

Taoismo e zen-budismo
O Livro do Caminho Perfeito é o texto essencial do Taoismo e do Zen-budismo.

Esta tradução não é uma tradução direta do chinês antigo, mas no entanto usa como base uma das traduções mais importantes, senão a mais importante, para o inglês: a de James Legge, o primeiro professor de chinês de Oxford.

Uma das vantagens que vejo numa tradução ocidental é que há uma tendência a se usar mais palavras para descrever o que há para ser descrito, enquanto que as traduções diretas do chinês possuem poucas palavras. Certamente o Tao continuará sendo tão indescritível e indecifrável tanto numa quanto outra versão, mas a versão ocidental certamente deve agradar mais aos ocidentais.

Há uma versão gratuita deste livro na Amazon, que também é muito boa. No entanto, além de ser uma tradução direta do chinês, está um pouco mal diagramada (provavelmente por ser gratuita, claro). Acredito que esta tradução mais moderna (de 2013) valha o (baixo) investimento.

O ideal, entretanto, me parece ser ler as duas e compará-las, afinal se trata de um livro histórico - para não dizer, lendário!

sonia 28/01/2012

escrito em uma noite
Diz a lenda que Lao Tsé ditou este livro ao guarda da fronteira, ao partir da China. É um legado precioso que nos deixou a China. Diz-se que, nas mãos de Gandhi, ajudou a derrotar um império.
Tem sido livro de cabeceira de reis e líderes espirituais, merece ser degustado devagar e apreciado com carinho.

joedson 15/12/2010

TAO TE CHING

à toa pra tudo lao
esvazia qualquer teoria
com a cuca cheia de tao

Hudson 21/10/2010

Abissal...
Um livro simples e grandioso...

é através de palavras simples, mas de sentido bem amplo que Lao Tsé

explica a essência do "Tao"

não é um livro de linguagem rebuscada, mas rico mesmo sendo escrito dessa forma.

a intenção é deixa-lo acessível a qualquer pessoa...

bastando apenas um pouco de reflexão pessoal para que seja entendido.

o grande mérito do livro talvez seja esse ser simples essencial, porém profundo e abissal ao mesmo tempo, um livro de contato pessoal acredito eu.

Kil 10/05/2010

Equilíbrio
Um livro belíssimo que pode ser consultado como um oráculo. Os versos são simples e muitas vezes, abro as páginas ao acaso e procuro sabedoria para o que estou vivendo. Encontro! Sempre!

LaraF 20/03/2009

se a tradução do livro - do chinês original - para o português foi díficil, dá pra imaginar o quão difícil é compreender a linguagem complexa, ambígua, contraditória/complementar do autor. os versos servem de reflexão, possibilitando uma infinidade de traduções e interpretações. mas o mais importante é chegarmos a conclusão de que esse livro dever ser lido e relido ao longo da vida, e sempre, sempre vamos nos deparar com uma interpretação completamente nova. o segredo dos versos é q eles não revelam algo, mas sim, nos revelam...
ReHidalgo 06/03/2022minha estante
Comprei o livro recentemente e acho que vou ler e alternar com os vídeos da Profa. Lúcia Helena Galvão. Assim acho que vai ser bem proveitoso...

1 | 2 | 3 | 4