Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Cheile.Silva 29/08/2024

O romance trágico.
Acho que a leitura de romances não é muito para mim. Gostei da forma que o livro foi escrito, e fica muito claro o porquê Werther sofre tanto (todo mundo que lê ou quer ler acaba sabendo que foi inspirado na vida de autor e um outro infeliz), porém Charlotte me dá raiva e Werther é um dependente emocional obcecado.

Júlio 28/08/2024

Um prato cheio para psicólogos (Série Volta Literária ao Mundo: #4 - Alemanha)
Os sofrimentos do jovem Werther é um livro intrigante. Ele explora as emoções humanas de uma forma exagerada e muito intensa.

Werther é desde o princípio apresentado como um jovem de um sentimentalismo diferente do tradicional, com opiniões sobre as pessoas e ambientes que já imprime a percepção de alto grau de sua sensibilidade.

Ao se apaixonar por Lotte, uma jovem já prometida para Albert, Werther passa a sofrer pela impossibilidade de não ter seus sentimentos atendidos. O sofrimento do amor impossível pelo qual Werther passa escalona de forma absurda já no primeiro quarto da obra e se eleva até chegar nos níveis da paranoia.

Percebo que o livro trata dos sentimentos humanos e da dificuldade (às vezes da incapacidade) de sabermos lidar com eles e controlá-los. Os próprios personagens, do meu ponto de vista, personificam emoções:

- Werther o ser passional; e,
- Albert o ser racional.

Lotte, nesse cenário, representaria um evento externo, e Werther e Albert a luta entre a emoção e razão que existe dentro de nós diante de um evento externo a nós que nos ocorre. E estamos igualmente propícios a ouvir quaisquer uma dessas sensações. Porém o livro nos mostra como se atentar exclusivamente a uma (no caso, a emoção) pode gerar consequências bem negativas.

Com certeza, um prato cheio para, principalmente, psicólogos.

TauLima 28/08/2024

Não é apenas uma história de amor trágica...
O primeiro livro que li de Goethe e foi por indicação de um amigo, e devo dizer que me surpreendi bastante. A escrita de Goethe me cativou de imediato, especialmente pela forma como ele retrata a profundidade das emoções humanas. O livro, estruturado em forma de cartas escritas pelo protagonista, Werther, destaca-se por sua intensidade emocional e introspectiva. A divisão em partes é bastante marcante, evidenciando uma fase inicial iluminada, onde o amor floresce, e uma fase sombria, na qual o desespero e a melancolia tomam conta.

Werther é um jovem sensível e apaixonado, que se vê consumido por um amor impossível por Charlotte, uma mulher já comprometida. Essa paixão não correspondida é o ponto central do livro e conduz Werther a uma espiral de emoções intensas, que vão desde a euforia até o desespero mais profundo. É fascinante como Goethe explora temas como a natureza do amor, a solidão, e a alienação social, tudo isso através das angustiadas palavras de Werther.

Por fim, "Os Sofrimentos do Jovem Werther" não é apenas uma história de amor trágica; é um mergulho profundo nas emoções humanas e nas consequências devastadoras de uma paixão não correspondida.

Isadora362 25/08/2024

Surpreendentemente bom
Há algum tempo eu não lia nada romântico, então creio que estava sentindo falta. Eu amo a natureza nessa história, como ela vai de plácida e charmosa a destruidora e bela, como guarda essa ambiguidade em si mesmo o tempo todo e reflete os conflitos internos dos personagens.

O protagonista pode ser cansativo em suas lamentações, mas dizer que ele sofreu apenas por não ser correspondido é injusto. Ele se sentia um estrangeiro, alguém sensível e emotivo, desajustado frente a um mundo que preza a suposta sensatez racional, a superficialidade e o status.

Foi uma leitura muito feliz que vou guardar com carinho na memória ?.

Vitoria293 21/08/2024

Um mix de emoções
Esse é aquele tipo de livro que te guia por diferentes sentimentos durante a leitura.

Acompanhamos junto com o Werther vários momentos melancólicos e de exageros onde você questiona e acaba julgando bastante as ações e pensamentos do protagonista, porém, você também encontra diversas reflexões que geram uma certa identificação (de forma bem mais moderada) e trazem até um ar cômico quando paramos pra pensar o quão longe foram os pensamentos dele.

É uma leitura que no começo pode parecer bem parada, mas depois que a história começa a se desenrolar mesmo, não dá vontade de parar até entender como tudo levou ao trágico desfecho de Werther.

Pdrmcd 21/08/2024

Até onde controlamos nossos sentimentos?
Esse livro me deixou com sentimentos dúbios. A emoção intensa de Werther é um reflexo do quanto nossas próprias emoções podem levar ao limite do psicológico humano.

Realmente, todos nós temos pensamentos intrusivos e nos deixamos levar, de algum modo, pelas nossas emoções. No caso de Werther, esse romantismo é válido até certo ponto. Em alguns momentos, acredito que ele cruza uma linha entre o aceitável e uma obsessão doentia por uma paixão, que ao me ver, é muito mais reforçada pelo fato de ela ser esse ?objeto inalcançável?.

Pelo contexto histórico, o livro é bem legal e serve para as pessoas curiosas que querem saber mais sobre o romantismo daquela época. No entanto, a leitura deve ser feita de forma consciente e crítica: entender que uma boa saúde mental e emocional é importante para não termos um desfecho igual ao de Werther. Minha dica é: não passe pano para tudo que ele faz, mas tente entender alguns pontos.

No mais, o livro é bacana!

Anna 18/08/2024

Surpreendentemente bom!
Fiquei surpresa, geralmente quando leio o primeiro livro de algum escritor, crio ressaca literária mas ao contrário, tive facilidade em ler, o ar melancólico enquanto se lê, me prendi a escrita apesar dos textos longos, achei um livro bom!

A. Mendes 17/08/2024

O amor se transforma em angústia
O romance é o marco inicial do romantismo. A obra tem o formato epistolar e reúne cartas de Werther, que está de viagem a negócios, para seu amigo Wilhelm. Ele conta sobre suas vivências cotidianas, sentimentos e angústias, até o momento em que encontra Charlotte. Esse encontro muda completamente sua vida, fazendo Werther se apaixonar perdidamente por Lotte. Esta paixão traz à tona seu primeiro grande amor juvenil e, consequentemente, seu próprio aniquilamento existencial.

Mesmo que Werther e Lotte compartilhem uma história de amor (é o que parece, já que sabemos apenas pela perspectiva de Werther), a relação não pode ser recíproca pois Lotte já está noiva. Após essa informação, Werther se desespera por não conseguir concretizar seu desejo e passa a ficar cada vez mais deprimido e angustiado, até que decide pôr um fim em tudo. Goethe deixa os sentimentos de Werther explícitos em sua narrativa, eles são extremamente sensoriais, o leitor se vê também em sua angústia sem fim. Ademais, também fica evidente através dos elementos da natureza, eles são reflexos dos sentimentos de Werther (uma característica do romantismo). Na primeira parte do livro, quando Werther conhece Lotte e seu mundo se ilumina, os elementos naturais enfatizam sua felicidade. Os dias são sempre descritos como belos. Já na segunda parte do livro, quando ele descobre sobre o noivado e seu sentimento de angústia se intensifica, a natureza também se modifica. Há chuvas, árvores são cortadas, e o clima fica nublado, intensificando seu desespero.

É uma obra rica em detalhes que vai além da idealização do amor de Werther. Há também uma crítica à sociedade da época. Werther está constantemente em conflito com a sociedade, sente-se incompreendido e frequentemente expressa seu desdém pelas convenções sociais e pela burguesia. Isso ocorre devido à valorização do indivíduo e à autenticidade pessoal sobre as expectativas da sociedade.

Há muitas coisas que incomodam o leitor durante a trama. Além de ser extremamente melancólico em certos momentos, o leitor se pega questionando os atos de Werther e de outros personagens.

A tensão final é o marco da obra, a ação de Werther se torna heróica, pois se o amor é a fonte de realização, sem ele o mundo se torna inabitável.

Vale também ressaltar que a obra, além de ser de suma importância para a literatura europeia, causou um impacto social. Após sua publicação, muitos jovens imitaram o fim trágico de Werther, o que ficou conhecido como ?Efeito Werther?.

bia 15/08/2024

O livro tem muitas citações interessantes e que me tocaram muito, já que o protagonista é bem melancólico.
fora isso, é basicamente um homem rico depressivo que nao tem nd pra fazer e se apaixona por uma casada, então não me cativou muito.
(de certa forma, é tipo um memórias póstumas de bras cubas menos desenvolvido)

Eduarda2624 14/08/2024

Clássico absoluto
“Ah, o que sei qualquer um pode saber — mas meu coração é só meu.”

É a terceira vez que leio esse livro e, como qualquer boa obra, sempre é possível encontrar um detalhe novo que antes tinha passado em branco.

Talvez eu fosse muito jovem quando o li pela primeira vez, mas mesmo naquela época em que eu ainda entendia tão pouco de mim mesma e do mundo em que vivo eu ainda pude de certa forma ser tocada pelo romance.

Sua estrutura epistolar permite que o leitor se sinta no lugar do Wilhelm, como se ele próprio fosse um amigo íntimo do Werther.

Este é um livro extremamente belo e poético, vemos aqui o desenrolar de sentimentos tão universais que é difícil que alguém o leia sem se identificar com ao menos uma coisinha. A alegria e paz que o Werther sente nas primeiras cartas, o apreço pelas coisas mais prosaicas, a paixão que ele começa a nutrir intensamente pela Lotte. Todas essas coisas são descritas de maneira tão bonita que é difícil não se sentir contagiado pelos sentimentos do nosso amigo.

“Estou tão feliz, caríssimo, tão mergulhado no sentimento de existência tranquila, que minha alma se ressente disso. Não poderia desenhar nem uma linha neste instante, mas nunca fui um pintor melhor do que agora.”

Em contraste, o segundo livro mostra a decadência do Werther. Em meio a sentimentos tão tristes e sombrios, vemos a atmosfera inicial completamente transformada em um ambiente obscuro, vemos no exterior a situação interior do nosso protagonista.

Não surpreendentemente, o livro tem um certo caráter autobiográfico motivado por alguns episódios da vida do autor. Inclusive, lembro de ter assistido um vídeo anos atrás que até destacava a semelhança da pronúncia dos nomes Werther e Goethe.

Enfim, o livro é um clássico absoluto da literatura mundial, impossível não recomendá-lo a todos.

Tata 10/08/2024

"As promessas repetidas que selam a certeza de todas as esperanças, as carícias ousadas que multiplicam os seus desejos e envolvem a sua alma completamente; ela flutua em uma consciência indistinta, em uma sensação precoce de todas as alegrias, ela não cabe mais em si e, por fim, estende os braços para abraçar tudo o que desejou? e seu amado a abandona. Paralisada, sem sentidos, ela se vê diante de um abismo; em volta dela, só escuridão, sem perspectiva, sem consolo, sem suposição! Pois fora abandonada por aquele em quem sua existência encontrou o verdadeiro sentido. Ela não vê o mundo amplo diante de si, não vê os muitos que poderiam substituir a sua perda, sente-se sozinha, abandonada pelo mundo todo? e cega, encurralada no canto pela miséria terrível do seu coração; ela se joga do alto, para sufocar todos os seus sofrimentos com uma morte que lhe é totalmente receptiva."