O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Acho que esse livro bota a gente doidinha... Muito bom mesmo, esperava menos. Superou minhas expectativas.

allan.leitor 29/10/2023

Clássico Juvenil!
Holden é um adolescente rebelde, imaturo, mentiroso e cheio de questionamentos sobre o mundo em que vive. Mesmo assim, não deixa de ser sensível e sonhador. O protagonista narrador aqui desenvolve sua história de três dias após a sua suspensão da escola. Com uma linguagem bem coloquial, o autor nos coloca ao lado de Holden para ouvi-lo contar suas aventuras e digressões. Gostaria de ter conhecido este livro quando era adolescente pois, com certeza, sua leitura me encantaria muito mais. Gostei do trabalho de tradução feito por Caetano W. Galindo, pois o mesmo consegue desenvolver uma linguagem fluída, fácil e com base na oralidade, conforme o texto original de J. D. Salinger. Os "palavrões" aqui transcritos não são 1/11 dos que escutamos em sala de aula dos estudantes hoje em dia... Ótima indicação para leitores jovens, inclusive está no PNLD Literário. O livro aborda assuntos como escola, amadurecimento, traumas familiares, responsabilidade, entre outros.
Thais 29/10/2023minha estante
Agora estou com vontade de lê-lo também

allan.leitor 29/10/2023minha estante
Ótima indicação para leitura.

Germana14 28/10/2023

Holden é um adolescente que está passando por uma crise de identidade. Está de saco cheio de tudo e não consegue encontrar algo que lhe dê algum estímulo.
No início a leitura é um pouco entediante mas à medida que ele narra os acontecimentos, começamos a entender seus sentimentos e angústias. Um livro pra nos fazer refletir.
milly87 28/10/2023minha estante
na minha cabeça esse livro é uma conversa de bar, onde o narrador senta com a gente e conta a história dele..
nao sei, pra mim faz sentido

Germana14 28/10/2023minha estante
É mais ou menos isso. Ele está o tempo todo conversando com a gente.

giulia! 28/10/2023

nunca me passou pela cabeça ler esse livro. li exclusivamente por conta de um clube de leitura, e felizmente me surpreendi. foi uma das gratas surpresas literárias de 2023 para mim.

de início, confesso que tinha achado extremamente entediante a narrativa de j. d. salinger, que não passa de um retrato simples do dia a dia: um adolescente de saco cheio de tudo e todos, após descobrir que vai ser expulso novamente de sua escola, decide fugir do colégio. vai a nova york e passa alguns dias lá, apenas esperando o momento certo para contar aos seus pais que foi expulso novamente. é a partir desse ponto que a história se desenvolve.

a verdade é que holden caulfield é apenas mais um adolescente com problemas em seu núcleo familiar e social, fazendo fácil o nosso reconhecimento nele. holden é um exemplo claro e simples de muitos dos adolescentes de hoje em dia que, diga-se de passagem, continuam tendo os mesmos problemas que o personagem. por esse e tantos outros motivos acredito que essa seja uma leitura atemporal, que sempre vai continuar englobando e retratando boa parte dos adolescentes.

durante o meio tempo em que está em nova york presenciamos diversas situações inusitadas junto ao protagonista, que envolvem uma prostituta e um cafetão, brigas com os seus colegas de quarto, encontros e desencontros com freiras, taxistas, senhoras, namoradas e com sua irmã mais nova, devaneios... tudo isso abordado de uma forma casual e cotidiana, com uso até mesmo de gírias, que creio que é um dos principais motivos do livro ser comentado até os dias atuais. a forma como o autor aborda a adolescência e seus dilemas é muito real até hoje, e falo isso sendo uma adolescente em 2023.

de modo geral, gostei muito da leitura. demorou pra engrenar? demorou, mas depois que engrenou, fluiu rápido até demais. não via mais nem as páginas passarem. quando percebi, já tinha finalizado-o. recomendo a leitura a todos, sem exceção. mesmo que não seja seu tipo de leitura (como eu também achei que não era o meu), dê uma chance. muito provavelmente você não vai se arrepender.

carlamarcon 26/10/2023

Terminei! O livro cumpre o que propõe. É um clássico. O personagem tem momentos bons e ruins, assim como qualquer pessoa, e eu gostei disso!
Foram altos e baixos.
Gostei da linguagem, a escrita é muito acessível.
Uma coisa que eu não gostei foi que o livro, até mesmo depois da metade, parece que fica dando voltas e mais voltas.
Chega até a parecer meio bobo, mas cheguei a conclusão de que esses acontecimentos só reforçaram o sentimento de despertencimento que o personagem possui.
Pra mim ele representa as pessoas que não se sentem encaixadas em lugar nenhum.
Achei algumas partes engraçadas!
Não fez meu estilo de leitura, mas eu até que gostei.
A escrita apesar de acessível é meio entediante e isso fez com que eu demorasse pra ler.

Matheus.Infante 26/10/2023

Foda
Livrão da 🤬 #$%!& , devorei o livro. Todos somos Holden em algum momento da nossa vida, é foda? É foda. Mas faz parte. O Holden odiaria essa frase, mas 🤬 #$%!&

brenno 25/10/2023

Enfim né
Tudo que eu posso dizer sobre é: se eu tivesse lido ano passado acho que provavelmente teria gostado mais

Gab 24/10/2023

O apanhador no campo de centeio
Esperava muito mais, é uma leitura muito fluida mas uma história chata com personagem insuportável, apesar de ter uma mensagem por tras q faz sentido, a grabde duvida de onde os patos do central park vão no inverno fazendo uma analogia a sua propria vida, para onde ele iria depois que tudo daria errado dnv, muitos palavrões desnecessários, pra um livro da década de 40 é pior q uma serie adolescente da netflix, muitos jovens podem ter se encontrado ali no meio, n foi meu caso, apesar de entender um pouco, achei algumas falas irritantes, frases desnecessárias q me incomodaram, o livro todo é so ele reclamando e no final ele ta com a irmã oq deixa mais leve e sentimental, no momento da leitura eu n tava gostando nd, mas é um livro q dps vc até consegue refletir e extrair algumas coisas, mas esperava algo completamente diferente e n entendi certas coisas tbm, acho q é um livro q cada pessoa vai interpretar de um jeito, pra mim esse fato dele estar meio perdido na vida foi o ponto mais forte pra mim

vih ð¥ 24/10/2023

O apanhador no campo do centeio
Esse livro não me cativou muito, mas sei da importância que ele poder ter pra outras pessoas. a luta interna do holden é um momento de vida que muitas pessoas podem estar tentando superar e que deveriam tomar um banho de água fria da irmãzinha dele.

um elemento que me fez gostar do livro é a forma como ele valoriza as crianças. seres isentos dos males da sociedade, diferente dos adultos fajutos, e dignas de atenção. nós vemos esse traço sendo quebrado no final do livro, quando ele se estressa com a irmã (qualquer um pode perder a paciência, mas ele foi além) e isso demonstra como ele estava fora de si.

apesar de ser uma leitura mais maçante, sem muitos acontecimentos emocionantes, não foi um livro que me entediou. a escrita cheia de palavrões e vícios de linguagem me incomodou kkkkk, mas não foi algo relevante pra eu não gostar do livro como um todo. porém tenho leituras melhores

Genevieve.Owen 22/10/2023

Superestimado
Eu achei chato. O protagonista tem uma vida infeliz e confusa, cheia de reflexões infelizes.
A titulo de curiosidade, vale a pena, mais que isso não vale, não.

Willians5 22/10/2023

O apanhador no campo de centeio
Esse livro me deixou com muitas perguntas e poucas respostas. Amei o livro, não sei mais o que falar, qualquer coisa que eu disser aqui será spoiler e acho que esse livro tem que ser lido sem você saber nada sobre ele.
Recomendo.

Gabi1444 21/10/2023

A phoebe sendo mil vezes melhor que o holden

pelo amor de Deus, nunca vi personagem mais chato do que ele, o cara não gosta de nada
nathyblues 22/10/2023minha estante
Eu recomendaria a releitura

Bianca 20/10/2023

Holden Caulfield mora no meu coração?
?O que me derruba mesmo é um livro que, quando você acaba de ler, você queria que o escritor fosse teu amigão de verdade, pra você poder ligar pra ele toda vez que desse vontade.?.
Essa frase do Holden resume o que eu senti depois de ler o livro: vontade de ligar pro JD Salinger (do além) e agradecer por esse livro tão imersivo, lindo e especial. Mas senti algo a mais, senti vontade de ser amiga do Holden, da Phoebe, do Allie, e falar mal de todos os fajutos desse mundo com eles. Muitas vezes durante o livro o nosso herói nos diz que queria que nós estivéssemos lá com ele presenciando as coisas bonitas que ele estava enxergando no mundo, e os momentos de felicidade que ele teve; devo dizer que o livro é tão bom e tão bem escrito que eu de fato me senti lá, me senti sentada do lado dele observando a Phoebe embaixo da chuva com meu chapéu de caçador, senti a felicidade plena dele, senti a paz que ele sentiu. Holden, você disse que quando você conta as coisas para as pessoas começa a sentir saudade; pois lhe digo aqui, sentirei muita falta de acompanhar você?