O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Aline Memória 10/12/2010

Sempre quis ler O Apanhador no Campo de Centeio para satisfazer a minha curiosidade de descobrir por que, afinal, este livro é tão famoso. Confesso que, a príncipio, me decepcionei um pouco com a história, que não tem nada demais: um adolescente, literalmente de saco cheio da escola/amigos/vida, depois de saber que ia ser expulso, foge do colégio. Aí se dá a história, tudo o que acontece na vida de Holden em tão pouco tempo, alguns dias na cidade de Nova York, em que ele espera para voltar para sua casa e ver a reação de seus pais ao saber que ele foi expulso do colégio - de novo.

Várias coisas acontecem, envolvendo uma prostituta, um cafetão, briga com seu colega de quarto, porres, encontro com uma namorada, devaneios sobre a menina que sempre esteve em sua cabeça, encontros aleatórios com taxistas, freiras e com sua irmã mais nova... Entre todos os acontecimentos, a narrativa de Holden vai revelando algumas coisas que aconteceram em sua vida que, embora fossem acontecimentos fortes, são tratados de forma simples, casual.

Eu acho que é aí que está a singularidade do livro, o ponto que o eternizou: a narrativa. Nunca tinha lido uma narrativa que se parecesse tanto com a realidade, com as gírias usadas, a forma que o pensamento é feito sem censuras, e as emoções e as angústias que acompanham Holden durante toda a história.
Jolie 14/06/2011minha estante
Cara desde que eu assisti a "Captulo 27" tenho vontade de ler esse livro ,mas nunca o encontro =(

daninegredo 25/06/2011minha estante
Verdade, Aline. Também li só pra saber o que o tornava tão famoso. Valeu a pena. Livro mito bom =)

Isabela 19/07/2012minha estante
Li esse livro pela curiosidade de saber por que ele era tão famoso, ainda mais depois de ter lido que este é o livro preferido de Woody Allen.
Decepcionei-me um pouco com o livro, talvez justamente por não ter uma ?grande história?, talvez tenha sido realmente um ótimo livro para os jovens na época em que foi publicado, quando eles não se expressavam tanto quanto hoje. Acho que se tivesse lido-o há dez anos poderia ter se tornado bem mais interessante pra mim.
Só tenho uma crítica forte: a tradução é horrorosa! Para quem domina o inglês, aconselho a leitura no idioma original. Parece que o tradutor estava com ?medo? de usar palavrões.

Fabiana 29/07/2012minha estante
Hmn... Não entendi a galera falando que esperava mais do livro. Achei simplesmente foda. Quando mais eu ia ledo mais ia me identificando. Além do que, nunca ri tanto com um livro

Guilherme 18/08/2012minha estante
Quando eu o li nem sabia que era famoso, li por acaso, mas foi o primeiro livro que eu realmente gostei, foi um dos primeiros que li na verdade. Apesar da tradução que é duvidosa(Não sei se deveria repetir tantas palavras), é um ótimo livro!

Leonardo 26/11/2012minha estante
As angustias e dilemas que enfrentamos na complicada transição adolescência/maturidade, em decorrência de dogmas e doutrinas impostos por uma sociedade hipócrita. Uma narrativa bem humorada e deprimente ao mesmo tempo, muito bom.

GabGuillotine 28/04/2013minha estante
Sua resenha, assim com os comentários acima, foram estimulantes. Comecei a ler o livro e tive essa mesma decepção inicial, porém, acabei por parar a leitura. Talvez porque não seja mesmo o estilo de livros que aprecio, mas vá.

Tiago Nery 09/06/2014minha estante
Acho que alienação de adolescentes definitivamente não é algo que me interesse. O livro é bem escrito, mas a história é pífia. Roda, roda, roda, e no fim eu torcia pro Holden morrer e nem isso acontece. Enfim, se eu conhecesse um cara como ele, com certeza acertaria umas nele, ooo guri idiota. Talvez isso seja o ponto positivo do livro, descrever um adolescente sem noção de forma bem convincente. Mas, nunca mais lerei esse livro de novo.

Vinicius 17/10/2015minha estante
Concordo com você Tiago Nery com relação ao livro ser péssimo. Dei uma estrela pra ele. É MUITO CHATO! O protagonista é um porre. A escrita é horrível (tudo bem que é um adolescente de 16 anos escrevendo), é repetitivo demais, não consegui extrair nada de bom dele...
Pelo que li sobre, o livro foi inovador na década de 50, em apresentar os pensamentos de um adolescente (paranóico, molestado na infância/adolescência, psicótico, depressivo) da época. Sendo que até então, pensava-se que existiam somente duas fases na vida: a infância e a fase adulta. Tudo bem que em sua época, o livro pode ter sido considerado "inovador"; agora colocá-lo como clássico??? Só podia ser coisa de americano...os nossos escritores estão a anos luz desse lixo de livro.

Me perdoem a indignação...

Simone 16/11/2015minha estante
Também decidi ler para descobrir porque a obra ficou tão popular,e, como eu também, quando adolescente fui expulsa de dois internatos, amei a narrativa. Senti-me adolescente outra vez. devo dizer que apesar de ser um livro dirigido mais a pessoas bem jovens, não perdi meu tempo lendo. Muto interessante.

Isabella.Sousa 27/01/2017minha estante
Eu estou a procura desse livro só que na edição de 1987.
Quero dar para um pessoa especial, que quer muito ter esse livro e já faz dois anos que procura.
Adoraria ajuda, se alguém puder me ajudar. Agradeço.

Isabella.Sousa 27/01/2017minha estante
Estou a procura desse livro só que na edição de 1967 se alguém puder me ajudar. Agradeço de coração.

Bia 24/06/2017minha estante
Estava pensando em ler esse livro, agora depois que li sua resenha, vou lê-lo com certeza.

Andre Felipe 01/05/2018minha estante
Exatamente! Sempre tive curiosidade de ler este livro e agora eu tive a oportunidade de ler. Quando li do que se tratava logo falei que poderia ser um livro chato que fala sobre o final de semana de um adolescente com todo seu bla bla bla, mas não é só isso! O livro é maravilhoso e aposto que muitos de nós ja passou por algumas coisas que esse jovem passou e ja se sentiu exatamente igual a ele! Além de tudo que acontece o livro te da lições de vida incríveis e te faz refletir sobre a vida pós adolescência. Tenho 25 anos e ele me fez pensar o que fazer quando tiver com 30. É maravilhoso e indico sempre! É um livro para se ter em casa sem sombras de dúvidas!

Suzi.Borges 29/02/2020minha estante
Li ano passado pelo mesmo motivo, e fiquei igualmente decepcionada... não achei absolutamente nada de mais... Não consigo entender.. realmente parece mesmo a narrativa de um adolescente escrevendo em seu diário... Bem comum, nada de mais...

Paizinha 11/03/2020minha estante
Esse livro me conquistou pelo título. Queria saber a razão dele. Quem era o apanhador no campo de centeio... Só descobri no final da história, por meio de uma metáfora que jamais esquecerei. Vale a pena!

mili 17/05/2021minha estante
gente como lê este livro aqui ser pagar não tô conseguindo

Tayná Pionteke 09/06/2021minha estante
Coitado Tiago, terminei de lê-lo agora, eu gostei, ele é um reclamão e tem medo dos pais mas isso quase todo adolescente tem
Eu não perdi ano na escola
Era boa aluna rsrs
Mas tinha um medo da minha mãe q procurava fazer tudo certo. Kkkk o livro mostra tb um pouco do abandono da família - sei lá, ele era novo ainda, perdeu o irmão, saiu da escola antes e ninguém se da conta ... li e fiquei esperando ele melhorar e o final deixa em aberto neh?
Mas espero que ele tenha melhorado kkk acho que era o próprio Salinger
Vai saber ...

Isabelly.Rodrigues 11/07/2021minha estante
Terminei de ler esse livro agora a pouco e queria conversar com alguém sobre oque esse livro significou para ele/ela, eu nunca li um livro em tão pouco tempo,nunca me identifiquei com um personagem tanto assim e nunca quebrei a cabeça tentando entender oque havia acontecido ao terminá-lo, certamente operou grandes mudanças em mim!

Amigo Imaginário 23/07/2021minha estante
Achei legal a narrativa, vários traços no personagem são interessantíssimos, mas as idiossincrasias dele no meio do livro me cansaram. É um personagem esnobe, monótono e cansativo.

nina 20/09/2021minha estante
meu livro favorito para sempre. conta uma história com um protagonista tão único, que consegue expressar em um só livro tudo que eu quero dizer. holden caulfield é uma parte de mim

Diogo 08/01/2022minha estante
Concordo

Mel Fernandes 20/01/2022minha estante
Por incrível e absurdo que pareça, me lembrou a narrativa de Mrs Dalloway...

O viciado 30/01/2022minha estante
Acho que as pessoas que esperavam mais do livro não entenderam muita coisa do livro. Dizer que é apenas um livro com boa narrativa sobre um cara que ta de saco cheio da vida é uma afirmação muito pobre de conceitos e conhecimento de mundo. Poderia ficar horas aqui escrevendo a respeito da filosofia, dilemas, estado social, problemas da sociedade, família que o livro aborda. Esse livro dar uma infinidade de conhecimentos sobre a sociedade que nós vivemos e nós mesmo. Um dos livros mais espetaculares que li na vida.

Lidiane.Sorato 09/03/2022minha estante
É bom

Gigikas2love 25/06/2022minha estante
Eu comprei esse livro e pra mim foi uma decepção apesar da boa escrita como disse...simplesmente chato rs

Douglas 06/09/2022minha estante
Também li pelo mesmo motivo que vc, entender o porque de tanta fama. Como se não bastasse cheguei exatamente as conclusões que vc chegou. Talvez o lance seja ler esse livro em idade mais próxima do personagem. Mas tem muitas qualidades, adorei a parte que dá o título ao livro, e como ele exalta a beleza da infância em várias partes.

Aline 09/09/2022minha estante
O Holden é um jovem que tem depressão. Eu senti lendo o livro o mesmo cansaço que a gente sente quando tenta ajudar uma pessoa deprimida, que está odiando tudo. Ele fala sobre muitas coisas que acha hipócritas mas não admite a hipocrisia do comportamento destrutivo dele. Ele também tem um histórico complexo, com a perda do irmão (e possíveis abusos sofridos?) . Eu gostei da história, senti muita empatia por ele e queria muito que ele ficasse bom!! A história deixa em aberto mas eu espero que tenha dado certo :)

Douglas 22/09/2022minha estante
Sim, com certeza,problema muito mais comum hj em dia pelo que vejo. O final mostra que ele está em tratamento, me pareceu que iria dar certo...

GEILSON JR 28/11/2022minha estante
excelente resumo/explicação... É exatamente isso que se passa no livro.. é bem simples ou você gosta ou não gosta desse livro, não tem meio termo.

Natalie Lagedo 06/12/2016

Não é difícil encontrar alguém que ame O Apanhador no Campo de Centeio. Também não é raro achar quem o deteste. Diante dessa bipolaridade, resolvi ler para tirar minhas conclusões. Fiquei surpresa, pois geralmente livros com uma linguagem carregada de gírias e expressões como “cretino” não fazem meu estilo. No entanto, este é exceção. Ficou espontâneo, natural.

Holden Caulfield é um rapaz de 17 anos que conta a história do fim de semana em que foi expulso pela segunda vez de um colégio interno onde estudava. De família abastada, é um típico adolescente que acha a vida, as pessoas e o ambiente medíocres. Poucos entram para a sua lista de interesses. Tudo é um tédio. Mas há um diferencial. Apesar do descontentamento, preocupa-se com os outros. Fica incomodado quando alguém sente o que ele chama de complexo de inferioridade, preferindo se diminuir para que os outros fiquem melhores. Acredita que as crianças são espertas e puras, ao ponto que os adultos são asquerosos.

Curiosa crítica ele faz acerca da mídia de massas, como o cinema produzido em Hollywood. Holden não foi capaz de perdoar o irmão D. B., que produzia ótimos contos, por ter “se vendido” aos holofotes. Considerou isso uma tremenda traição à boa arte. Para o adolescente, a fama é um impropério. Por isso afirma algumas vezes no decorrer dos capítulos a maravilha de se viver no isolamento de uma pequena cidade do interior, com um emprego qualquer. É a melhor forma se de manter longe da influência negativa da sociedade tão desprezível. Ironia ou não do destino, o próprio Salinger foi um autor que vendeu muito e tornou-se recluso depois disso. Se vida e arte se confundiram não sei dizer. O que posso afirmar é que o jovem protagonista é uma contradição, capaz de provocar raiva e afeição concomitantemente. É irritantemente humano. É insuportavelmente identificável.
Pipo 06/12/2016minha estante
Como você pontou ´´3.5``?

Natalie Lagedo 06/12/2016minha estante
Me identifiquei mais com Holden do que eu queria e isso não me agradou. :)

Hester1 06/12/2016minha estante
Acho que a curiosidade do Pipo e a mesma que a minha. Como vc conseguiu o meio, pois geralmente as pontuacoes sao cheias; 2, 3, etc. Nunca consegui dar um 2,5 por exemplo.

Pipo 06/12/2016minha estante
Exato, Hester.

Natalie Lagedo 06/12/2016minha estante
Só consigo fazer isso pelo app. Acho que não há opção no site. :)

Hester1 06/12/2016minha estante
Ahhhhhhh!

Ricardo Rocha 06/12/2016minha estante
acho que é a primeira vez que discordamos total. não o acho identificável. não amo, longe disso, e tampouco detesto (pq foi um amor de juventude - mas não um AMOR, uma paixaozinha esquecível. enfim. pra culminar, o autor, como pessoa, até onde conheço tampouco me comove

Natalie Lagedo 06/12/2016minha estante
Eu também não o amo nem o detesto, mas era essa a impressão que tinha sempre que alguém falava comigo sobre o livro.

Ana 06/12/2016minha estante
eu detesto! rssr aliás, não me acerto com o Salinger em geral, não só esse livro.

Ziza 06/12/2016minha estante
Já li e não gostei do Holden. Achei ele um adolescente mimado e chato, daquele tipo que tem raiva das pessoas sem o mínimo motivo. Ele precisava era de um tratamento psiquiátrico urgente, isso sim1

Ana 06/12/2016minha estante
Ziza, to contigo! rsrs me espanta taaaaanto que as pessoas se IDENTIFIQUEM com o mala do Holden, parece um atestado de chatura. Revoltadinho sem causa, precisava pegar umas duas tarefas de campo pra arar e largar mão de frescura rsrs

Natalie Lagedo 06/12/2016minha estante
Olha, não me espanto com a identificação não. Inclusive conheço muita gente super parecida com ele. Principalmente adolescentes, que tendem a ser chatos pra caramba, não importa o que a psicologia tente justificar.

Ana 06/12/2016minha estante
sim, Natalie, tem um monte de chatos como ele. Mas as pessoas se assumirem chatas como ele é que espanta ...

Márcio_MX 06/12/2016minha estante
Eu pretendo ler pela importância literária da obra, mas confesso que a geração Beatnik é chatíssima para mim. Kerouac (On The Road) foi um suplício. Rsrsrs

nossa, Marcio, perto do Salinger, Kerouac é um Faulkner rs

Aline164 08/12/2016minha estante
Li quando era adolescente e não gostei - lembro que achei o protagonista irritante e não me identifiquei com nada. Mas ainda quero reler para ver se depois de tanto tempo minha visão sobre a obra mudou.

Érica 15/01/2011

I don't wanna grow up!
Algumas pessoas se queixam dizendo que nesse livro nada acontece e que o garoto é problemático. A primeira acusação me irrita. De verdade. Eu fico pensando: o que será um acontecimento?, pra tanta gente reclamar que o livro é parado e tal.

O livro não se prende muito a acontecimentos exteriores. Quem inclui na sinopse desse livro que é a história de um garoto que é expulso da escola e fica passeando em NV não diz nada. Não só pelo motivo óbvio de que é uma única frase (e não se resume um livro, por menor que ele seja, em apenas uma frase!), mas porque isso é secundário. O acontecimento do livro não está no que o Holden faz nesses dias que ele conta, mas a sua visão sobre as coisas, o elas o fazem pensar e sentir e como tudo isso pode levá-lo a uma série de lembranças. Ser expulso e andar por NY é apenas um fio condutor para o que realmente importa no livro, a visão de um adolescente sobre as coisas comuns, contada de uma maneira banal. Isso é o que faz o livro tão especial. São narradas banalidades (passeios, pensamentos impulsivos tipo fugir de repente e outros irracionais como achar que está desaparecendo porque atravessou uma rua, etc...), mas o acontecimento não importa, o que importa é a postura do Holden diante das coisas e sua maneira toda própria de narrar.

No final das contas, percebemos que ele não quer crescer e passa por uma crise por causa disso. Dá pra justificar essa afirmação com várias partes do livro. Todas as pessoas que ele admira são crianças, as coisas que ele admira são meio infantis. Tipo o livro que o irmão dele escreveu sobre o peixinho. Ele adora a irmãzinha ele, lembra com nostalgia do passeio do colégio ao museu, quando ele era criança (aliás, uma das minhas partes preferidas, a do museu), ele se irrita com o palavrão que ele encontra pichado no colégio da irmã e fica imaginando uma criança qualquer lendo aquele palavrão e tenta apagá-lo, como se tentasse proteger as crianças de se corromperem na sua inocência natural. Quem canta a música/poema que dá título ao livro é uma criança. Fora que, claro, tem a interpretação óbvia do sonho dele, no qual ele é uma espécie de salvador das crianças que ficam brincando em um campo, impedindo-as de caírem no precipício. O Holden tenta protegê-las de entrar na vida adulta (o precipício indica a vida adulta).

Claro que, naquele mundo, no qual a inocência não é cultivada e a vida adulta domina, alguém como o Holden só pode acabar adoecendo. Ele vivia numa época em que a adolescência não existia comercialmente (época b.B. = before Beatles), não havia um real reconhecimento dessa faixa-etária como toda uma etapa da vida que diferia da infância e da vida adulta. Adolescente era um pequeno-adulto.

Lembro da música do Tom Waits que ficou famosa na cover dos Ramones (I don't wanna gow up):
Well, when I see my parents fight
I don't wanna gow up
They all go out and drinking all night
And I don't wanna grow up
I'd rather stay here in my room
Nothin' out there but sad and gloom
I don't wanna live in a big old tomb
On Grand Street

A citada parte do museu também é significativa nesse sentido. Ele compara a permanência das coisas no museu com a inconstância das coisas fora dele. Ele diz que certas coisas não deveriam mudar. Ele não aceita muito bem ter que crescer.
Acho muito delicado quando ele diz que qualquer coisa poderia mudar um desses passeios ao museu, um passeio que a escola fazia com certa freqüência (o Museu de História Natural de NY). Ele diz que a experiência de ir até lá poderia mudar completamente se o colega com quem vc tivesse que dar a mão (para não se perder) tivesse pego cachumba e não pudesse comparecer, ou se a professora tivesse sido substituída por outra, ou se vc tivesse escutado uma baita briga dos seus pais no banheiro ou se, na rua, vc tivesse visto uma poça dágua com um arco-íris de gasolina dentro dela. Isso tb mostra que é um livro de pequenos acontecimentos, mais interiores do que externos e casuais. Por isso ele é tão nostálgico e no final começa a sentir saudades de todo mundo....

O Selinger morreu recentemente (ano passado). Pra mim ele é imortal por ter escrito O Apanhador. O Holden é daqueles personagens que dá vontade da gente ligar pra ele pra bater um papo. rs...

When I see the 5 o'clock news
I don't wanna grow up
Haila.Batistao 17/01/2011minha estante
ótima resenha! aliás, também acho a parte do museu uma das melhores.

lumi 11/05/2011minha estante
Acho que quando alguém diz: Nada acontece é porque não consegue ver que o livro não precisa ter uma história épica para ser bom. Apanhador mostra isso lindamente, um bom exemplo disso é a passagem do museu que você citou. Cada momento é um acontecimento. Chorei ao ler a passagem da poça de gasolina porque me identifiquei com o personagem. E O apanhador faz isso com a gente, traz significado a tudo que achamos supérfluo ou não damos muita atenção.
Resenha muito boa, resumiu o que eu sinto pelo livro.
E sim, eu também tenho vontade de ligar para o Holden e bater um papo.

Ananda Sampaio 05/06/2013minha estante
Quem lê esse livro já adulto consegue captar muito de nossas revoltas adolescência e o desejo de não se render a tudo que condenamos: a hipocrisia social, o trabalho entendiante doa adultos e a apatia que de repente toma conta de nós quando "crescemos". Holden expressa tudo isso, todo nosso medo de nos tornarmos aquilo que sempre condenamos. Um livro muito poético, sem dúvida.

Joce 22/09/2013minha estante
Melhor resenha que li deste livro (Y)
Acabei de ler ele essa semana,e realmente,tenho de concordar e fazer de suas minhas palavras.

Vania :) 21/10/2013minha estante
Enquanto lia o Apanhador, e também depois que terminei, fiquei pensando que se eu tivesse lido aos 18 ou 19 anos, teria entendido o Holden melhor, por estar passando naquela época por coisas parecidas com o que ele passa na história...
Mas também fiquei com a sensação de que eu tinha perdido algo, sabia que tinha algo escondido naquela narrativa toda de eventos simbólicos, e você acabou de me dar a luz que faltava pra cair a ficha da grandiosidade metafórica que é esse livro. :)

Ephaisto 12/01/2014minha estante
Excelente análise ! :-)

Kotó 21/10/2014minha estante
Perfeita resenha. O ápice do livro não é a história, e sim a parábola contida nas linhas da narração.

Alice 30/04/2015minha estante
Melhor resenha :D

Jade A. 15/09/2015minha estante
Eu tinha uma grande curiosidade por esse livro, porém sempre enrolei pra comprar, afinal, ele é muito caro, em um dia de sorte, encontrei-o em promoção e não pensei duas vezes. Assim que ele chegou, eu comecei a ler, de fato, me encantei com a narrativa do Holden e o visualizei (fisicamente falando) de uma forma diferente do que ele mesmo se descrevia, mas que se adaptava ao jeito dele. Quando terminei de ler, me decepcionei um pouco, porém, fiquei encucada, "como um livro tão famoso, pode simplesmente não ter nada?". Eu só poderia não ter entendido alguma coisa, alguma mensagem oculta no livro. Passei então para uma amiga minha que faz letras ler, e talvez analisar o livro, ela também não encontrou nada, mas esse não era o estilo de leitura que ela gostava de fazer análises.
Agora, devo te parabenizar, e agradecer!! Sua análise do livro, me fez ver que sim, eu havia deixado de entender alguma coisa, e você acabou de me mostrar que era a coisa!! Irei com certeza reler o livro com uma outra visão, para absorvê-lo melhor!!!

Nayara.Zamai 02/02/2016minha estante
Eu acabei de ler esse livro e posso garantir que você deu cor ao que eu pensava sobre essa história. Obrigada!

Deh 09/10/2016minha estante
eu acho que eu tô chorando

Melissa 20/01/2017minha estante
Ótima resenha, li muitos comentários antes de escrever alguma coisa, até porque li o livro uma única vez em uma tarde na biblioteca pública e talvez muitas pessoas discordem das escritas do Selinger por não se identificar com o personagem ou até mesmo por não se enquadrar na história. E não me enquadro na história, mas o quadro nostálgico e a forma como Holden vê as pessoas e de um modo tão real, sem hipocrisia, sem censura é magnifico, um pouco quanto inocente, mas real, porém mesmo o livro não sendo tão incrível como dizem, eu releria várias e várias vezes.

silvia.rbf 05/11/2017minha estante
O livro é muito bom, cheio de simbolismos. Até o boné virado para trás em alguns momentos tem seu significado.

Fabiene 10/12/2019minha estante
Ótima resenha! Para mim o que mais me marcou foi o sofrimento dele.

Pefico 04/06/2012

Porque mesmo esse livro é famoso?
Resolvi ler esse livro pra entender porque ele se tornou um clássico da literatura americana. Afinal, esse foi o critério que usei pra decidir ler "How to kill a mockingbird", que virou um dos meus livros favoritos. No caso do Apanhador, ainda estou tentando entender como alguém pode ter gostado desse livro.
O protagonista é um moleque irritante, que tem tudo para ser feliz na vida, mas faz questão de não ser. Talvez essa seja a pegada do livro, jogar a vida pela janela da forma mais idiota que você conseguir, mas já vi o mesmo tema ser explorado de forma muito mais interessante.
Não recomendo.
Franny Glass 12/06/2012minha estante
"...tem tudo para ser feliz na vida, e faz questão de não ser". já ouviu falar em adolescência, imaturidade, depressão ou qualquer coisa menos simplista que a sua "resenha"? Você não ENTENDEU.

Pefico 12/06/2012minha estante
Querida Franny Glass, adorável comentário, obrigado por contribuir. Nem todo o adolescente imaturo deprimido é idiota como o protagonista. Talvez você tenha simpatizado com o protagonista por ser.

Franny Glass 12/06/2012minha estante
vc só lê livros sobre felicidade ou ausência de idiotice, por exemplo? acorda, tenta ender as metáforas

Pefico 12/06/2012minha estante
Querida Franny, claro estou aberto a ler qualquer coisa idiota, tanto que estou me dando ao trabalho de ler seus comentários.

sua agressividade mostra tudo

Franny Glass 12/06/2012minha estante
talvez com a sua opiniãozinha o livro deixe de ser aclamado

Pefico 12/06/2012minha estante
Oh, estou tão ofendido... talvez eu até tenha que tomar remédios para depressão porque você não gostou da minha resenha...

Franny Glass 12/06/2012minha estante
vc tá mesmo achando o que vc escreve muito bem sacado?

Franny Glass 12/06/2012minha estante
leia mais, muito mais. quem sabe vc se familiariza com o que é bom pra reconhecê-lo. aproveita toma uns todynhos

Arabelly 16/06/2012minha estante
Faço minhas as suas palavras. Até hoje não entendo a fama desse livro. A tradução é péssima, mas creio que não exista tradutor que faça a narrativa ser bacana. Muito ruim mesmo.

Kneese 22/04/2013minha estante
Entendam,esse livro tem uma personagem como o Peter Pan: ele ouve o poema do apanhador no campo de centeio, que as crianças brincavam em um campo de centeio, ao lado do abismo, ele é o apanhador a pessoa que salva as crianças do abismo. O abismo é o mundo adulto, ele não quer crescer por isso repete de ano, para não deixar as crianças caírem no mundo adulto. Interpretem livros melhor, tenho 14 e entendi esse livro, se não entenderam eu explico melhor é so pedir.

ROSANA_79 27/03/2015minha estante
Independente deste livro ser famoso ou não?Possuir uma metáfora ou não, concordo que seu valor literário é muito raso, comparado a centenas de obras que já li durante minha vida.Fiquei bastante decepcionada e não recomendaria a ninguém.

Livrissimu 13/02/2020

EU NÃO PRECISO AMAR TODOS OS CLÁSSICOS. E VOCÊ TAMBÉM NÃO.
Quando se fala de livros consagrados como clássicos, um jugo automático se estabelece sobre o discernimento do leitor, moldando, talvez inconscientemente, as impressões que esse ‘’’pode’’ou ‘’não pode’’ ter de uma obra. O leitor talvez, então, comece a se questionar debaixo do peso da aprovação de outros leitores e da critica literária, pois deve haver algo de errado com ele, afinal, para não ter amado aquilo que todos parecem elogiar? Será que não foi capaz de abstrair os significados e nuances da obra? Será que viajou na maionese e deixou a grandeza da obra passar despercebida?

Começo com essa reflexão para relatar que a leitura de O Apanhador no Campo de Centeio, um livro por muitos adorado, foi a que menos me agradou no ano de 2019. ‘’Se você quer mesmo ouvir a história toda, a primeira coisa que você deve querer saber é onde eu nasci, e como foi a porcaria da minha infância, e o que os meus pais faziam antes de eu nascer e tal, e essa m&rd@ todo meio David Copperfield, mas eu não estou a fim de entrar nessa, se você quer saber a verdade.’’ Ao ler o trecho que dá inicio a obra, de imediato, assustei-me com o tom irreverente que choca, enquanto desperta curiosidade do leitor. Pensei: vou amar esse livro. Mas… A cada página a leitura tornava-se mais enfadonha. Temos aqui um protagonista chato, ume enredo que parece ‘criticar e refletir’’, mas a meu ver, apenas coça de leve temas que poderiam ser grandiosos. Para mim, pareceu-me uma obra que poderia ser, mas esqueceu-se como.

Sim. Há aspectos interessantes no livro (pude captar sim diversas criticas e reflexões). Reconheço o valor que a obra teve em seu tempo, talvez mesmo hoje. Mas… não pude deixar de sentir que outros já falaram o mesmo de Salinger, porém de forma mais envolvente... Fica aqui, entretanto, a ressalva de que livros são entidades vivas, que comunicam-se com o leitor, e que falam coisas distintas em tempos distintos. Quem sabe, um dia, uma releitura não revele um Holdem Caulfield também distinto e interessante para mim.

site: https://www.instagram.com/livrissimu/
Nicolas29 18/02/2020minha estante
Concordo demais!

Antonino 20/02/2020minha estante
Concordo.
Não o vejo como uma obra universal.

Taiana Couto 08/03/2020minha estante
Concordo!

Ste 04/04/2020minha estante
Que reconfortante ler isso, estava achando que não tinha entendido o livro por não ter gostado.

Diana.Cavalcante 16/07/2020minha estante
Concordo plenamente.

Raquel 24/07/2020minha estante
Concordo. Mas amo este livro! Faz uns 18 anos que o li e ainda há cenas vivas em minha mente.

moony 21/10/2020minha estante
concordo totalmente!!

bellamassiere 29/12/2020minha estante
sim!
achei tão repetitivo, e não acho que as palavras do livro foram bem escolhidas

Carlos.Vergueiro 31/12/2020minha estante
Acabei de lê-lo com a mesma sensação. Uma história frívola e enfadonha

Bru 22/01/2021minha estante
Nossa concordo demais com você. Acabei de ler esse livro e não gostei, e fiquei me sentindo culpada de dar uma nota baixa por ele ser um clássico. Sua resenha caiu como uma luva p eu perceber q n tem problema eu n ter gostado

Polly S 23/01/2021minha estante
Concordo muito

Sinésio 26/01/2010

Acho que estava mal informado sobre o livro, antes de começar a lê-lo. Acabei me decepcionando.
Não sei se foi problema de tradução (horrível!!), mas o tradutor abusou de expressões do tipo "ou coisa que o valha", "ou coisa parecida", "no duro", "pra burro", "pra cachorro", "pra xuxu", "a porcaria" disso, a "droga" daquilo. Irritante!! Aliás, o tradutor poderia ter trocado o nome do livro por "No duro, ou coisa que o valha". Misericórdia!!
Um adolescente revoltado, uns personagens sem interação entre si, um título que ficou meio sem a ver com a história.
Ou eu não entendi NADA?? Help!!
Fernanda :) 12/04/2010minha estante
Entendeu, o livro que é chato mesmo...

Bruno T. 15/10/2010minha estante
Se, voltando no tempo, eu pudesse ter lido o livro em 1951, quando foi lançado, minha impressão poderia ter sido outra.
Como só o li alguns anos atrás, em um contexto completamente diferente, também achei chato e decepcionante.

Caio 28/06/2011minha estante
Gostei só pelo comentário em relação a tradução. hahahahahah

cyntia 21/04/2012minha estante
Já eu adoro "no duro" e "ou coisa que o valha", quando peguei o livro, não conseguia parar de ler. acho que você não "entendeu" mesmo.

Arabelly 27/05/2012minha estante
a tradução é ruim pra chuchu, mas não acho que tem como esse livro ser bom.

Júlia 17/08/2012minha estante
Talvez sua idade não ajudou a enteder o livro,talvez.

maevsi 29/08/2012minha estante
O livro só é bom pra quem se identifica com o personagem do livro, ou seja alguém totalmente sem objetivos na vida. desculpe mas eu odiei o livro, além do limitado vocabulário, o livro é totalmente sem história, é como contar uma final de semana de sua vida em que não aconteceu nada de mais.
O título não foi muito bom não, escolhe-lo so pq o holden queria ser um apanhador de crianças no campo de centeio (tipo, uma profissão muito normal, né) não dá certo.
Holden é um total pessimista e bipolar, ao mesmo tempo q odeia ele gosta da pessoa, faz coisas totalmente sem sentido. Sinceramente acho q ele é um louco.
Só li o livro td pq meu professor pediu e fez uma grande propaganda dele. E vc, Sinésio entendeu o livro completamente.

Pat 09/11/2012minha estante
Na verdade, o problema de repetição das palavras não está na tradução. Isso também acontece no original, em inglês.

Marília S. 14/12/2012minha estante
Mas foi exatamente essa a ideia do autor, entrar no pensamento de um adolescente, que sempre fala as mesmas gírias em todas as frases, todo tempo, mesmo que seja repetitivo, porque é assim que os adolescentes falam. Acho que você você não entendeu a ideia porque começou a ler com um pensamento diferente do que o livro apresenta.

Kizzy 10/05/2018minha estante
Também achei a tradução pavorosa! Acho que o texto já não era tão bom assim, mas com certeza a tradução acabou de enterrou. Terrível

1650719214 10/05/2022minha estante
ele ouve o poema do apanhador no campo de centeio, que as crianças brincavam em um campo de centeio, ao lado do abismo, ele é o apanhador a pessoa que salva as crianças do abismo. O abismo é o mundo adulto, ele não quer crescer por isso repete de ano, para não deixar as crianças caírem no mundo adulto. O titulo tem sim a ver com a historia...

Luize 18/10/2017

Tem quem não goste do Holden, porque o personagem é "chato", ele é aquele adolescente que não gosta de nada, reclama de tudo, chama muito palavrão, fuma, bebe, e não sabe o que quer da vida. Gostar ou não do personagem pode ser determinante para gostar ou não do livro, já que ele é o narrador de sua própria história. Essa narração, por sinal, tem um quê de Freud e de psicanálise, a tal "cura pela fala", pois ao externalizar toda a sua raiva, Holden reavalia o próprio medo e toma consciência do período de transição em que vive.

Da minha parte tive uma empatia imediata. Ele é ácido e inconstante, porque é um adolescente em transição para a vida adulta, e tudo é muito intenso e confuso ainda para ele. Com o passar das páginas notei que Holden era um adolescente desajustado e que ele se sentia deprimido, em uma baita crise existencial, por enxergar tanta hipocrisia no mundo. Essa sensação de solidão, insatisfação, deslocamento e melancolia que permeia toda a narrativa me fez sentir ainda mais empatia pelo personagem. Em alguns momentos me diverti com Holden, em outros tive dó.

O livro se passa no período pós segunda guerra, EUA desponta como potência mundial, há muito materialismo, consumismo exacerbado e cultura massificada pela indústria de Hollywood. Holden detesta tudo isso porque acha tudo isso muito fútil, vazio ou hipócrita. Talvez a insatisfação do personagem seja a insatisfação de grande parte dos jovens americanos daquela época, já que na década seguinte eclodiu o movimento contracultura questionador do status quo. É provável que esse livro tenha sido a voz de muitos jovens da década de 50 e 60. Eis um dos motivos para que esse livro tenha feito tanto sucesso naquela época e hoje seja considerado cult.

A explicação para o título do livro tem uma simbologia muito bonita: a verdade é que Holden está com medo da transição para a vida adulta. E é por esse motivo que ele gostaria de ser o "apanhador" no campo de centeio. O seu sonho é irreal: salvar todas as crianças para que elas não percam a inocência e não "caiam" na vida adulta. Dada a transitoriedade da vida, eu diria: "Holden, "isso também vai passar".
Salomão N. 18/10/2017minha estante
16 anos bebendo e fumando e eu 16 anos vendo anime e lendo livros.
Estou me sentindo derrotado.
Agora sério, acho que você me encorajou a ler esse romance

Márcio_MX 18/10/2017minha estante
3 gerações, Salomão, é uma distância enorme em costumes.

Salomão N. 18/10/2017minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Pois é. Por esse motivo eu tenho um pouquinho de receio nesse livro: será que essa obra ainda é forte hoje em dia?
Será que é um clássico pela atemporalidade ou simplesmente pela importância?
Só descobrirei lendo!

Luize 18/10/2017minha estante
Todo livro depende do olhar do leitor. Para mim é um clássico atemporal, porque fala de um período - a adolescência - pelo qual todos passamos, e adquiriu o status cult dada sua importância para época por dar voz a inúmeros jovens inconformados com o status quo e que queriam ser ouvidos. Lógico que os valores da década de 40/50 são diferentes. Mas isso nunca nos impediu de apreciar obras de outras épocas, algumas ainda mais remotas do que a obra de Sallinger. Acho que gostar ou não do narrador é que é determinante para gostar ou não desse livro. E como o Salomão disse só é possível descobrir lendo.

Salomão N. 18/10/2017minha estante
Todas as traduções desse romance são cheias de gírias estranhas? Kkkkkk

Sylvinha 18/10/2017minha estante
Aiiiiii... já gostei. Não posso começar mais um, véi. Aliás, posso pq sim! Kkkkkk

Sylvinha 19/10/2017minha estante
Os livros em primeira pessoa têm a vantagem de nos colocar dentro da história, de nos fazer protagonistas do que é narrado. Assim sendo, pouco importa quando a história é narrada. Ler é a única forma que conheço de viajar, inclusive no tempo.

Sylvinha 19/10/2017minha estante
Os livros em primeira pessoa têm a vantagem de nos colocar dentro da história, de nos fazer assumir o protagonismo do que é narrado. Eu "vivo" muito as histórias em primeira pessoa, algumas chegam a me incomodar fisicamente de tanto que me envolvo. Assim sendo, pra mim, pouco importa o contexto temporal da narrativa, será sempre atual pra mim porque estarei lá, não importa quando. Ler é a única forma eficaz de viajar no tempo que conheço.

Craotchky 20/10/2017minha estante
Apesar dos valores serem diferentes hoje, há pontos de tangência como a sensação de desencaixe no sistema de comportamento padrão da sociedade e o materialismo, o sistema capitalista cada vez mais consumista. É um livro que depende de uma indentificação do leitor com Holden e o modo como ele vê as coisas. Ah, e a metáfora do título é maravilhosa, quando descobri fiquei encantado.

Evelyn.Vieira 21/11/2017minha estante
undefined

Rosangela Max 29/01/2024

Um protagonista irritante e irritável.
Provavelmente muitas pessoas não vão considerar essa história lá grande coisa, porque, de fato, na minha concepção, ela não é! Mas a nossa percepção sobre ela melhora quando entendemos que ela não foi feita para ser levada muito a sério.
Fala sobre um adolescente revoltado com a vida, que não dá valor as coisas e a família que tem, que se considera mais inteligente que todos e que pensa muito em mulher. Realmente, não dá para se esperar profundidade com este enredo.
No começo até achei que seria revelado algo que justificasse o comportamento dele, mas não rolou. Ele é um jovem que aparenta não está nem aí com nada, sendo que em algumas coisas é puro fingimento, e isso é deixado claro enquanto ele relata o dia a dia dele.
O final aconteceu de forma abrupta, mas, de alguma forma, combinou com a vibe da história.
Não está entre as piores que a li e também é diferente ver as coisa sob a perspectiva do protagonista. Desta forma, recomendo a leitura.
CPF1964 29/01/2024minha estante
???

Mário Sérgio 29/01/2024minha estante
Que pena que não gostou, esse é o meu livro favorito. rssss

Rosangela Max 29/01/2024minha estante
Não desgostei. Apenas achei razoável. ?

Michela Wakami 30/01/2024minha estante
Eu me irritei demais lendo esse livro.?
Me desfiz dele assim que terminei a leitura.?

Elton.Oliveira 30/01/2024minha estante
Eu tenho vontade de ler só pelo hippie que envolve a obra .... mas já ouvi muitos comentários que me desmotivaram a leitura.... Com o seu , que eu julgo de grande valor , o livro caiu novamente na fila dos próximos livros !!! ??

Rosangela Max 30/01/2024minha estante
Realmente, o que me levou a ler este livro foi a curiosidade, mesmo sabendo que ele não agradava a maioria. Por isso que oriento: Se tiver com vontade ler, seja qual for o motivo, leia! O máximo que pode acontecer é você não gostar da leitura. Pelo menos ficará como experiência. ??

Fabio 30/01/2024minha estante
Esse, realmente divide opiniões

Anezio 02/02/2024minha estante
Definitivamente é um livro superestimado. Não passa mesmo de razoável. Todavia, ainda assim é leitura obrigatória porque é muito falado no meio literário.

Beto 17/04/2011

Uma droga.
O livro é tão comentado, há tanto burburinho sobre ele, que resolvi ler para matar a curiosidade. E o livro é horrível! Li até o final para ter certeza de que era tão ruim quanto me parecia até às dez primeiras páginas... Minha opinião não mudou depois do ultimo ponto final.

O autor já deixou claro que este conto foi escrito só por escrever, no entanto as pessoas continuam buscando mensagens profundas e até mesmo subliminares em suas linhas. Até vi pessoas referirem-se ao livro como se ele fosse de auto-ajuda.

Revolucionário?! Por ser um dos primeiros, se não o primeiro, a usar palavrões de forma ostensiva?! Que grande mérito...
Ani Rovere 11/01/2012minha estante
Bem, parece que somos algumas vozes discordantes por aqui, Beto. Tentei ler o livro diversas vezes e em diferentes épocas da vida. A que conclusão cheguei? Nenhuma. Nada. Este livro não me diz coisa alguma. Tudo bem até aí. É minha opinião pessoal e reflete apenas um ponto de vista. Mas o que não entendo é todo esse 'endeusamento' feito nestas resenhas. Será que todo esse povo que parece tão crítico e intelectualizado realmente leu, entendeu a mensagem para transformá-lo em livro de cabeceira? Por que será que tenho a impressão que nestas horas o Salinger deve estar morrendo de rir com o rumo que seu livro seguiu...

Aleks 02/03/2012minha estante
Decepcionante! sinceramente esoerava muito mais de um livro tão comentado, achei que quem tivesse escrito fosse uma versão masculina de Thalita Rebouças kkkk ^^

Klerval 17/11/2013minha estante
Este é um livro muito superestimado. É muito superficial, como é usual na literatura americana.

Andrea 15/03/2014minha estante
Tenho a mesma impressão que você Beto! Aqui no Skoob já li dezenas de resenhas inflamadas sobre este livro e não consigo ver onde está a boa história. Horrível! Detestei o livro. Não traz nada de diferente ou que acrescente algo.

Ruth Aparecida 15/09/2014minha estante
Eu também li e não achei nada de tão incrível assim.

wanessa 10/12/2015minha estante
Também me decepcionei, mas, acredito que se tivesse lido aos 14 anos, quem sabe eu teria curtido mais...

Bia França 12/06/2020minha estante
Pensei o mesmo. Meu tempo foi mau gasto. Livro vazio.

talvez algum adolescente goste.

Angela.Thomasi 16/08/2021minha estante
Que bom que não estou sozinha. Pois estou no capítulo 3 e me perguntando "pq estou lendo isso?". Monótono demais. As pessoas falam "ah é a visão de um adolescente" não, não é. É a visão de um escritor adulto tentando parecer superficial como um adolescente e por isso não convence.
Além do mais, não tá acontecendo nada no livro. Não entendo onde as pessoas vêem tanta profundidade nele.

what0nc3was 05/12/2022

Injustiçado!!
Realmente não entendo porque todo mundo odeia essa livro, ele basicamente fala de um garoto que está depressivo e sente falta do
irmão. As pessoas tratam o Holden como se ele fosse um assassino por chamar os outros de falso e dar fora em algumas garotas.

Holden é o personagem mais relatable que existe.?
laís 05/12/2022minha estante
é facinho de ler? fico com receio de pegar por conta dá linguagem, por ser um clássico e tals, oq tu achou com relação à isso?

what0nc3was 05/12/2022minha estante
muito fácil de ler, como é um adolescente narrando não tem uma linguagem difícil, acho que fato de ser um clássico deixa um pouco apreensivo de começar a ler mas é de boa.

laís 05/12/2022minha estante
aaah blz, obrigadaa

Cris 05/12/2022minha estante
Terminei nesse instante e sinto que não dei a atenção que ele merecia... só fui de fato entender no finalzinho. E além desse ponto que você levantou, há um outro muito importante: o Holden provavelmente sofreu abuso sexual, isso explica o próprio título do livro e o motivo de ele não contar muita coisa sobre sua vida. Sem contar, é claro, todas as entrelinhas: um dos professores fazendo carinho em sua cabeça causando assim um gatilho; sua preocupação em preservar a inocência das crianças ao tentar de todo modo apagar os rabiscos de "foda-s*" nas paredes da escola da irmã. Enfim! Daí o livro acaba com ele numa clínica psiquiátrica ... ?????

Ele de fato é muito injustiçado quando não entendido.

what0nc3was 05/12/2022minha estante
A parte do professor é péssima, parece que é esquecida, uma cena tão importante para a história do personagem ser tratada como nada. Esse livro tem que ser muito bem observado quando lido, vai aparecer sempre aparecer algo novo

Cris 05/12/2022minha estante
Exatamente. Em uma futura releitura vou captar ainda mais detalhes.

Ewerton Farias 09/12/2022minha estante
Tenho vontade de ler esse livro por conta do Charlie de As vantagens de ser invisível

Esse livro tá na lista, pela tua resenha e da Cris, o Holden tem algumas semelhanças com o Charlie

Núbia Cortinhas 11/05/2022minha estante
Gostei da resenha! ???????

Welber 11/05/2022minha estante
Muito obrigado ?

mpettrus 11/05/2022minha estante
Tenho uma curiosidade imensa de ler esse romance.

Welber 11/05/2022minha estante
Por se tratar de uma história narrada por um jovem cheio de gírias, pode nos causar estranheza a princípios mas acabamos nos afeiçoado ao rapaz em questão.

Núbia Cortinhas 11/05/2022minha estante
E Welber, me diverti muito lendo os seus comentários, kkkkk me fizeram ficar com vontade de ler esse livro.

Welber 12/05/2022minha estante
Acho que esse é um dos livros mais divertido que já li kkkkk

Camilla 08/02/2010

Foi um livro que, realmente, definitivamente, não me acrescentou nada. A não ser a impressão de incentivar cada vez mais os jovens a beber e fumar cedo, talvez cedo demais.

Na verdade, o livro passa a impressão, de um modo geral, do ponto de vista de um adolescente naquela fase que acha que sabe de tudo e pode tudo e que só ele no mundo presta. Mas, na verdade, não passa de uma criança ainda.

Ou você lê quando tem uns 15, 16 anos e se sente inspirado ou você lê depois e vê que é uma merda [ao estilo Holden Caulfield de falar].
Eduardo 15/03/2010minha estante
pena que você não tenha lido aos 15, 16 anos rsrs

larissa dowdney 08/08/2010minha estante
eu li com 15 anos e não me acrescentou em nada.

Lari Padz 27/06/2011minha estante
Pra começar, na época que o livro foi escrito, fumar e beber era absolutamente normal em qualquer faixa etária. Na verdade, fumar significava status, era legal e todo mundo começava a fazer isso o mais cedo possível. Pode perguntar para os teus avós, se quiser.

Para quem pensar que adolescentes são apenas crianças confusas, esse livro realmente vai ser apenas mais um livro de merda.

Enigma 08/12/2011minha estante
Engraçado que algumas pessoas que disseram não gostar do livro são, quem sabe, as mesmas que cantam the wall (pink floyd), a plenos pulmões sem perceber a semelhante situação. O livro é bom, mas o leitor precisa se transportar um pouco para a época (fumar por exemplo era chic e não um mal exemplo).Holden não é um rebelde sem causa, na verdade é um gozador, irônico e como ele mesmo se descrevia, um ótimo mentiroso, o que é motivo de diversão até para os jovens de hoje em dia.O encontro dele com o velho professor mostra bem isso, por isso talvez o livro chame mais atenção do adolescente que do adulto que deixou a juventude para trás já a algum tempo.

Kneese 22/04/2013minha estante
Ja to cansado de ver resenhas e comentários de pessoas ignorantes, o que eu peço é atenção e interpretação na leitura, quem não tiver isso, vei então fica quieto q n entendeu.

Ivy 18/11/2016minha estante
As pessoas tem que respeitar a opinião dos outros e não chamá-las de ignorantes só porque não concordam com o que acham. Se amoça achou uma merda, é porque é uma merda e acabou-se. Cada um tem sua opinião. Vai que quem taxa os outros de ignorante nunca leu uma obra bem escrita de verdade. Estou usando o mesmo argumento pra você perceber que sua opinião não o faz melhor que os outros, nem mais intelectual. Cada um é tocado de uma maneira. Cada um tem uma personalidade diferente e se identifica com coisas diferentes. Não existe só um ponto de vista.

Nelson.Carvalho 28/02/2019

Não farei uma resenha, apenas darei uma dica. Pra quem ao final do livro ficou indeciso, como eu, sobre do que trata esse livro, recomendo ver o vídeo no YouTube da UNIVESP. É uma entrevista com a professora Maria Elisa Cevasco. Ela fala de muitos temas que são abordados no livro, muito interessante.
Lipe 28/02/2019minha estante
Gostei muito deste livro. Li mais por causa da entrevista da Maria Elisa.

Nelson.Carvalho 28/02/2019minha estante
Muito boa. VI que tem outra entrevista com ela comentando O grande Gatsby, será uma das minhas próximas leitura

Lipe 01/03/2019minha estante
Este também está na minha lista. Criando ânimo...

Anderson.Henrique 22/03/2019minha estante
O Grande Gatsby é um livro excelente!

Mayara.Bernardino 27/05/2019minha estante
Interessante essa sua dica. Ela faz de outras obras também? É sempre no canal da UNIVESP?

Phelipe Guilherme Maciel 26/04/2017

Cuidado: Você está entrando em uma mente adolescente.
Um livro fiel. E tenho algumas considerações a fazer sobre ele:

Enredo: É simples. Conta a história de um adolescente meio rebelde, expulso mais uma vez de uma excelente escola. Ele começará a citar os dilemas de sua existência e recordar passagens antigas suas nas escolas, o seu hoje, e divaga sobre o seu amanhã, onde ele sonha construir sozinho, sem a ajuda de ninguém, um pedaço de mundo perfeito sem a falsidade dos "adultos" e suas responsabilidades toscas.

Linguagem: Como disse acima, o livro contará os dilemas de Holden Caulfield, e para isso, o autor precisou utilizar a linguagem de um garoto, então pode-se considerar que a linguagem é chula demais, ou simplória demais, ou ou até irritante. Há tantos "no duro", "Coisa que o valha", "Na boa", gírias adolescentes repetidas diversas vezes. Leia sabendo que é um jovem com a mente confusa e com um coração enorme em um mundo tão cheio de dilemas éticos e morais. Nem todo mundo é capaz de compreender esta grandeza implícita no livro, a dificuldade de lidar com emoções, o choque com a descoberta de um mundo diferente do que imaginávamos, todas as dificuldades que nos atingem em nossa adolescência. Mas a grande maioria poderá se identificar com pelo menos 1 dos dilemas de Holden.

Polêmica: Muitos sabem que Mark Chapman, assassino de John Lennon, estava com uma cópia deste livro quando foi pego, e disse que ele foi um dos motivadores de suas ações. Não há nada no livro que motive um assassinato. Claro que não é difícil um estudante se identificar com a revolta existencial do personagem principal Holden Caufield. Um garoto de 16 anos que se depara frente ao cinismo e ao grande mundo hostil dos adultos. Por isso, digo que o livro é um pouco amargo, afinal, Holden estava amargo. A adolescência é amarga (Ou pelo menos, Agridoce).

Seria Holden um sociopata? - Deixo isso aos psicólogos de plantão.

Entendo que o final do livro é um tanto niilista, há aquelas reflexões sobre a morte, e sobre os vivos escreverem foda-se em seu túmulo, fica o questionamento do que é a vida, o que é a memória da pessoa, de tudo se reduzir ao nada.
O livro finaliza e te deixa olhando para o vazio, tentando entender o que aconteceu. Ele corta o argumento, mostra que está passando com um psicanalista e que está um pouco arrependido de lembrar do passado e das pessoas que passaram...

"A gente nunca devia contar nada a ninguém. Mal acaba de contar, a gente começa a sentir saudade de todo mundo."
Craotchky 26/04/2017minha estante
Solicitei este livro pelo Plus e o usuário já fez o envio, deve chegar semana que vem. Esta última parte da sua resenha me deixa mais empolgado. Cada vez gosto mais de histórias com uma pegada existencialista, que discute o ser humano frente as mazelas da vida. Estou, no momento, encontrando um pouco disso em Olhai os lírios do campo. Espero escrever sobre.

Phelipe Guilherme Maciel 26/04/2017minha estante
Olhai os lírios do campo me deprimiu quando li. Érico Veríssimo tinha uma escrita monstruosa. Todos aqueles conflitos do Eugênio, seu desespero para se realizar, aquela escrita quase lírica... Muito bom. Sem contar que o livro por si próprio é uma crítica social pesada. ;D
Acho que você vai curtir o Apanhador também. Tem uns trechos bem sarcásticos onde Salinger critica artistas, instituições famosas e etc que agradam bastante também.

Glauciany.Santana 26/04/2017minha estante
Já li esse livro 3 vezes e querendo ir pra quarta. Um dos meus preferidos da vida, justamente pela simplicidade e sarcasmo.

Phelipe Guilherme Maciel 26/04/2017minha estante
Uau! Já fiz várias releituras, mas não me relembro de nenhum que eu tenha lido 3 vezes, quanto mais 4. Mas ele é realmente muito bom!

Helo 23/06/2020

Apesar de ter muita polêmica envolvida sobre as reaçoes das pessoas ao lerem e algumas acharem o personagem chato e reclamão, esse livro é bem profundo. Holden é um personagem falho, revoltado com as coisas da vida e não é diferente de alguns de nós e pude me ver nele em alguns momentos. Quando o título do livro é explicado na obra, eu pude entender um pouco da complexa personalidade dele, de um menino tentando entender o mundo a partir de uma mente enérgica.
@riggifabio 24/06/2020minha estante
Sua leitura é bastante sensível, eu tb adoro esse livro, tá na lista dos que mudaram minha vida.

Helo 24/06/2020minha estante
Obrigada!! Gosto de ler o livro e entender todo o contexto da história e eu adorei o holden e queria entender como essa obra é favorita de "psicopatas" que nem a internet fala kkk

@riggifabio 24/06/2020minha estante
Acho q essa história começou por causa do Chapman. Mas o livro em si é lindo. O q eu gosto no Holden é q ele é mto humano, e não um personagem feito pra agradar o leitor.

Helo 25/06/2020minha estante
Isso, o Holden poderia ser qualquer pessoa que conhecemos ou até mesmo a gente, não é um personagem impossível de ser achado na vida real, deve ser por isso que incomode tanto as pessoas o jeito real dele.