O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Gois 13/10/2022

Razoável
De alguma forma, que eu não entendo, esse livro é um clássico da literatura. Li quando jovem e não gostei. Reli agora e... não gostei! Haha Pra mim é só um livro de adolescente revoltado com o mundo (ele tem raiva de tudo, ate a irmã pequena dele percebe), refletindo (de maneira bastante infantil) sobre questões internas e externas. Não consegui empatizar com o personagem principal nas suas angústias e a linguagem do livro, simulando o linguajar dos adolescentes, me cansou. Mas é um livro curto, rápido e fácil de ler. Tem como se identificar com algumas das angústias que ele passa e com o medo de viver e de virar adulto que ele tem. Mas aí vc tem que ler para ver se gosta ou não.
Sabrina - @linhaposlinha 13/10/2022minha estante
Cara, eu tô lendo pela primeira vez e tô querendo tacar tudo que eu vejo na parede. Mlk insuportável

Sabrina - @linhaposlinha 13/10/2022minha estante
Inclusive, tá sendo um parto pra ler, achei nada rápido não kkk

Dea Campodonico 13/10/2022minha estante
Um dos livros mais chatos que já li na minha vida

Jorge16 21/04/2021

Conexão zero com o protagonista e sua jornada
Que livro ruim! Desculpa aos fãs da obra!
Mas minha conexão com o protagonista, Holden, foi zero (ok, talvez se eu fosse um adolescente isso seria diferente) e o livro é cansativo (poucos diálogos e muita reflexão por parte do narrador-protagonista). Além disso, eu achei a história muito plana. Superficial.

Ela conta a história de um adolescente branco, rico, hétero (adicione mais privilégios) frustrado com sua expulsão da escola particular onde estudava, que decide gastar o dinheiro do papai em NY, fazendo o que bem entende, de maneira inconsequente.

Sei da importância da obra pra época em que foi escrita, já que pouco se falava sobre esse período das nossas vidas - a adolescência -, Mas pra mim, a leitura não funcionou.
Kah 21/04/2021minha estante
Ano passado eu coloquei esse livro como o pior do ano, se não o pior que já li na vida.

Rosane 22/04/2021minha estante
Também detestei quando li. Achei que tinha sido problema meu, pq todos elogiam tanto. Pelo menos agora vejo q não sou a única... rsss

Livia Barini 14/05/2021minha estante
Concordo com vocês. Esse livro é horrível. O coisa chata...

Leticia 26/09/2021

venho informar que zero (0) centeios foram apanhados no campo.
????????????????????

Matheus656 28/09/2021minha estante
Errado não ta kkkkkk

isaazm_ 30/01/2022

Um livro deprimente
É um enorme monólogo, Holden fica divagando demais sobre coisas nada a ver e também tem muita repetição, linguagem chata, cheia de palavrões. Fora que não tem muito conteúdo, foi um livro meio sem pé nem cabeça, não entendo a fama que tem. Tudo pro personagem principal é fajuto e deprimente. Esse livro foi deprimente para mim.
Jesse_RLopes 30/01/2022minha estante
Eu tive as mesmas sensações ao ler. Sigo sem entender a fama...

kendi 30/01/2022minha estante
oi isa, sinceramente tive a mesma sensação lendo o livro, até tentei abstrair um pouco da questão da luta entre a adolescência e as responsabilidades e papeis que a vida adulta vai começando a exigir e obringando a se encaixar.

mas lendo um pouco depois sobre a obra e o autor acho que faltou muito contexto. aparentemente o livro é sobre a guerra e estresse pós traumatico (PTSD) do autor no pós guerra. então acredito que por isso as gerações americanas pós guerra se identificam muito com a angústia do personagem e por isso a fama.

mesmo com essas informações, nao acho que a leitura tenha sido muito marcante para mim, mas talvez lendo hoje teria uma outra sensibilidade e compreensão do livro e da desilusão do holden pela sociedade.

espero não ter falado muita merda, mas espero que esclareça um pouco da obra

Mei 30/01/2022minha estante
Eu já li, gostei bastante. O livro não é pretensioso, ele só fala um pouco disso que é ser jovem, de como podemos nos sentir confusos, tristes e desorientados. Holden está tentando buscar ajuda e entender as próprias ideias, sentimentos. Mas não consegue se expressar bem nem para as outras pessoas e nem para ele mesmo.

Acho que é sobre isso.

Letícia 06/12/2021minha estante
Esse livro é mesmo muito bom, já faz um tempo que li mas pelo que me lembro, Holden tem uma apatia muito grande pelo mundo e uma dificuldade de lidar com suas emoções, então ele simplesmente escolhe as coisas que acabam fazendo mal pra ele. Mas apesar de tudo, acho que ele não faz por mal, e esse sonho dele de ser um apanhador de crianças no Campo de centeio para impedir que caiam do penhasco mostra que ele tem boas intenções. Talvez eu deva ler de novo para ver se é isso mesmo...

alexandra165 06/12/2021minha estante
nossa cara você me esclareceu um pouco mais, agradeço. acho que realmente devia fazer uma releitura. reler é sempre bom :)

Dhewyd 06/02/2022minha estante
Esse eu tenho ... bem diferente...

Camile.Mayumi 16/05/2022

Um dos meus livros favoritos com toda a certeza
Eu comecei a ler esse livro porque era o nome do último episódio de um anime que eu vi, eu nem sabia do que se tratava na realidade, e essa história tem um estilo bem diferente do qual estou acostumada, mas a narrativa desse livro me prendeu de uma forma que eu não sei explicar, ele não só destruiu minha ressaca literária, ele botou fogo e cuspiu em cima dela para vocês terem noção.
Recomendo esse livro pacas, sem brincadeira
Bernal 19/05/2022minha estante
Qual anime?

Camile.Mayumi 19/05/2022minha estante
Banana fish, e se eu não me engano ele também é o livro favorito do protagonista do anime

Bernal 23/05/2022minha estante
Legal! Bom saber.

Pedro.Melo 25/01/2023

Um pouco decepcionado
Há anos queria ler este livro, por toda sua fama, porém ao passar as páginas, não sentia que a história tinha um verdadeiro propósito e parecia só um adolescente odiando a tudo e a todos. Achei cansativa e entendiante.
Brenda 25/01/2023minha estante
Também tenho vontade de ler pela relevância da obra, mas essa temática também não me anima kakakaka sem grandes expectativas

Pedro.Melo 25/01/2023minha estante
Apesar disso, acho que vale a pena. Por meio desse livro o autor criou uma cultura de juventude antes inexistente, já que a obra fala da adolescência sob o ponto de vista de um adolescente, o que foi algo pioneiro pra época.

Brenda 25/01/2023minha estante
Sim. Percebi isso no filme "Um Ano em Nova York". Esse livro impactou toda uma geração de adolescentes, principalmente nos EUA, e continua bem relevante por lá. Pena que eu já passei dessa fase kakaka acho q aproveitaria melhor da leitura se fosse alguns anos atrás.

Aninha.Costa 20/11/2022

Um clássico chato
Minha opinião em relação a essa leitura provavelmente será extremamente impopular, mas culparei a mim pela expectativa criada, não é tudo que falam.
O protagonista tem atitudes dissimuladas e um tanto irresponsáveis, fica pra e pra cá e na minha conclusão não chegou a lugar nenhum ao final.
Klinsmann.Pereira 20/11/2022minha estante
Eu gosto do livro, mas realmente falta uma certa objetividade, o protagonista "procura chifre em cabeça de cavalo" a todo momento. Acho que gosto pois ilustra um pouco vários anseios adolescentes

Aninha.Costa 20/11/2022minha estante
Compreendo, sei que existe o contexto político daquele época, só acho que a ambientação era em si mais interessante que o protagonista.
Quando falavam pra mim sobre esse livro eu atribuía um outro sentido, achei que teria algo similar a O Senhor das Moscas ou 1984 eu lutei para não abandonar pra desgostar com propriedade rs

Katia C. Menezes 20/11/2022minha estante
chatíssimo.

Karen Schiavinato 12/09/2023

Livro curioso
Na verdade é uma leitura simples sobre a vida de um jovem! Porém, não sei explicar, mas esse livro ficou na minha cabeça por bastante tempo.
Bebelll 12/09/2023minha estante
É bom? Estou pensando em ler

Karen Schiavinato 12/09/2023minha estante
Não é um livro ruim, ele prende você na leitura, mas é um livro estranho rs

Fernanda1943 19/09/2023minha estante
Eu estou relendo esse livro, pois quando adolescente eu li essa obra e ela ficou marcada em mim Especialmente o final dela. Hoje, mais de 10 anos depois volto a ela para entender o que me causou esse sentimento.

Mariana 02/07/2023

Ir
Com toda a minha sinceridade, não sei bem o que escrever...
Cobicei tanto esse livro porque muita gente indicou, minha amiga Pri, me presenteou, mas me. avisou kkkkkkkk Aaaaa Pri...

Então temos a história do jovem Holden com seis 16/17 anos, um jovem com boas condições financeiras, uma família aparentemente normal, com seus problemas claro...

Expulso de mais uma escola, por sua falta de interesse em estudar ou seria por não se adequar, ainda estou analisando isso. A leitura é muito fluída, mas eu sempre espero um plot twist quando está tudo muito linear... Parece que falou um pedaço da história.

A sensação é que o jovem fracassou e continua a fracassar, ou não, pode apenas ser um gênio que não encontrou sua lâmpada mágica... enfim. É um clássico, que me deixa com um buraco negro na mente .
Toshiko.Pri 03/07/2023minha estante
Kkkkkk, parece uma história sem sentido né?!

Mariana 03/07/2023minha estante
Só parece???? ahahah...

Toshiko.Pri 04/07/2023minha estante
??

04/04/2019

O Livro da Solidão ou o Quixote moderno.
O apanhador no campo de centeio é um dos meus livros favoritos e um dos maiores clássicos da literatura americana e universal. Identifico-me bastante com o protagonista, sua revolta, pessimismo e criticismo em relação ao mundo e as pessoas. Em tempos como os nossos, nos quais as pessoas se preocupam com suas imagens e reputações nas redes sociais, a leitura deste pequeno-médio romance torna-se mais do que necessária.

Expulso do internato, Holden Caulfield, 16, o protagonista, e também narrador-personagem da obra, resolve sair da instituição antes da data prevista. Durante três dias, Ele passeia pelas ruas de Nova Iorque e conversa com várias pessoas dos mais diferentes tipos. Ele sente um profundo mal estar diante do mundo e se convence cada vez mais de que a estrutura que o cerca não passa de um sepulcro caiado.

Ele sempre quer encontrar alguém legal, diferente, que o compreenda, mas seus intentos são frustrados, e ele quase sempre acaba sendo incompreendido por seus interlocutores.

Mesmo assim, quase beirando ao quixotismo, Houlden acredita que pode revolucionar o mundo e salvar a pureza das futuras gerações, sendo, numa linguagem metafórica, descrita na própria narrativa, uma espécie de apanhador num campo de Centeio próximo a um precipício, que tem como missão impedir a queda das crianças que brincam por lá. Ele não está encantado como o cavaleiro andante. Vê a realidade da maneira mais crua e realista possível. Mas, mesmo assim, insiste na causa por uma questão de princípios e não por pura utopia ou fantasia.

Se você sente que há algo de errado na maneira como as coisas estão, que está só mesmo em meio a tantas pessoas, que luta por uma causa perdida a maneira do Quixote, este livro lhe servirá de pão e conforto literário. Como diz o narrador do filme Matilda, naquela parte em que ele descreve a mensagem que os livros passaram para a menininha: "Você não está sozinho."
Natalie Lagedo 04/04/2019minha estante
Uau! Bela resenha.

Maria 04/04/2019minha estante
Li há alguns anos e, na época, senti uma profunda identificação com o protagonista. Permanece entre os meus favoritos. Excelente resenha.

04/04/2019minha estante
Fico agradecido pela leitura e pelos elogios ao texto. : D

prof.vinic 15/08/2016

Não fiquei com vontade de matar ninguém ...
Para quem não entendeu a referência, este livro foi apontado como o responsável por sugerir a Mark Chapman que ele deveria matar John Lennon! De fato, o próprio Mark afirmou isso na época. E talvez isso tenha atraído a atenção errada para o livro desde então ... outros assassinos alegaram o mesmo ao longo do século XX. Para mim não vi nada disso, vi apenas uma história ótima, embora curta. O enredo se atem a apenas alguns dias da vida de Holden Caulfield, um adolescente típico com todos os seus problemas de adolescente típico, recém "convidado a sair" de um colégio renomado. Confesso que me identifiquei bastante, se tivesse lido aos meus 17 poderia ter evitado algumas bobagens na vida (risos nervosos hehehehehehe). Uma leitura rápida e direta, sem grandes mistérios do desfecho, porém extremamente interessante. O autor conseguiu trazer todos os problemas existenciais da adolescência para o papel, inclusive a dualidade entre "o que sou/o que o mundo vê", tão típica desta fase e que as vezes permanece para sempre. Acho que a leitura pode ser feita de forma introspectiva (foi assim que a fiz) e trazer alguma coisa para tua vida, ou apenas como diversão. Em ambas o livro é perfeito.
schardong 20/08/2016minha estante
Acho que foi por causa do idioma, talvez se tivesse lido a edição em inglês hahahaha

prof.vinic 20/08/2016minha estante
Pode ser ... sorte do pessoal então que li em português! Hehehehe

schardong 20/08/2016minha estante
hahaha, diz a lenda que ainda tem que desvendar o segredo por trás das entre linhas....

Paloma 10/01/2021

Leitura que deve ser feita a partir de uma perspectiva mais psicológica, pelas entrelinhas da fala do protagonista, que por mais que seja extremamente irritante, possui uma grande sensibilidade. Se for uma leitura superficial talvez não seja proveitosa, pois não passará de reclamações de adolescente.

Tendo isso em mente a experiência de leitura cresce, pois acompanhamos na verdade um adolescente de classe alta em depressão e por meio de suas "reclamações", e revolta com tudo e com todos, uma forte crítica à hipocrisia dos adultos e à sociedade americana em geral, bem como o medo de crescer e não ter controle do que irá se tornar, dentre diversos outros aspectos que pode ser apreendido na leitura.

No fim das contas foi uma leitura bem interessante, compreendi toda a importância que essa obra tem e gostei bastante disso (principalmente depois de ter assistido o vídeo do Literatura Fundamental no YouTube, super indico), mas não posso dizer que amei, não se tornou preferido da vida e tá tudo bem :)

Ps: A parte mais bonita é quando descobrimos o significado do título do livro ?
Brena Lima 10/01/2021minha estante
Esse com certeza vai para a lista!

Paloma 10/01/2021minha estante
Procura a edição da Todavia. Essa tradução é terrível.

Brena Lima 10/01/2021minha estante
Obg pela dica!