O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

ekundera 21/02/2021

Expectativas foram frustradas
O livro nos faz acompanhar um fim de semana de um jovem de 16 anos inconsequente, insuportável, sem noção e extremamente carente nas suas necessidades de forçar amizade com pessoas que não se interessam por ele. A narrativa é contada por ele, com um vocabulário chulo e afetado próprio da idade, com repetições sem fim de gírias e palavrões. Um pé no saco ler uma história sem muito propósito.
Gabi.ccoutinho 13/03/2021minha estante
Li as primeiras páginas e achei exatamente isso kkkk nem sei se vou continuar

ekundera 14/03/2021minha estante
Tenta seguir pra ver se sua opinião muda. Hehehe.

Camila.Stephane 25/09/2021

Não Gostei
Oh livro sofrido pra ler...demorei uma eternidade. Acho que o q mais me incomodou foi a linguagem, por ser contada por um adolescente acaba tendo muitas gírias e um vocabulário muito pobre e repetitivo. O livro ate tem uma mensagem interessante, problemas mentais,emocionais em adolescentes que muitas vezes passa despercebido ou ate msm ignorado. Ate se tira alguma coisa de proveitoso dos conflitos da cabeca do Holden mas a leitura, pra mim,foi cansativa e desagradável.
Juju 26/09/2021minha estante
Oi, camila. Acredito que o intuito desse livro realmente é ser uma leitura "difícil" e desagradável. E para mim esse é o motivo por eu ter gostado e de toda a fama por trás dele

Camila.Stephane 26/09/2021minha estante
É pode ser isso msm,caisa um conflito no leitor tmb

Dinho 10/01/2012

Rito de Passagem
"The Catcher in the Rye" foi escrito por Jerome David Salinger em 1951, e no Brasil se chamou "O Apanhador no Campo de Centeio". Este livro foi lançado no Brasil em 1999 e conta a vida do adolescente Holden Caulfield, que acaba de ser expulso da sua terceira escola e se passa nos EUA nos anos 50. Numa linguagem coloquial o que torna a tradução dificil e por isso tantas criticas a edição brasileira, Caulfield vai falando, pois o livro é uma narrativa, do seu passado, sua família, seus amigos, e sua viagem a New York. Holden Caulfield é o anti-herói. Vítima de si próprio e de sua sensibilidade, um sujeito que não se dedica aos estudos, não consegue achar nada agradável. Vai ao cinema e parece que entende de cinema mas odeia todos os filmes, odeia tudo. Ele Bebe, fuma, todos os lugares que ele vai são ruins, todas as pessoas as quais ele conversa são babacas e hipócritas, menos as crianças. Ele acha que não consegue achar o lugar certo ou a pessoa certa,tirando sua irmã de 10 anos, que ele se sente bem, mas o problema é que ele carrega todos esses sentimentos, não importa onde ele esteja ou com quem. Ele sempre terá as mesmas queixas. Mas o que realmente o incomoda é o vazio e a falsidade das pessoas, pois ele acha que no final as pessoas sempre irão decepciona-lo. A estória alterna momentos de pessimismo e depressão com humor negro, o que torna a leitura por vezes dificil e faz que muitos não gostem desse livro. Mesmo assim, O "Apanhador no Campo de Centeio" é um daqueles livros que não pode faltar na estante de quem gosta de literatura, pois ele provoca, traz inquietações e perguntas. Fala sobre o rito de passagem pelo qual todos somos obrigados a cruzar, quando perdemos a inocência e percebemos que a infância ficou para trás e que o mundo adulto traz responsabilidades e compromissos. O livro é uma verdadeira aula sobre comportamento humano pois mostra o Holden covarde, depressivo, carente, contraditório, dai o grande sucesso do livro pois todo mundo tem um pouco de Holden dentro de si.
Jerome David Salinger, sempre foi avesso à imprensa e sempre viveu recluso, não dá entrevistas, não se deixa fotografar. Ainda na época do lançamento de "O Apanhador no Campo de Centeio", fez o seu editor prometer que não lhe enviaria quaisquer críticas que fossem publicadas sobre o livro.
É leitura obrigatória, uma obra-prima sobre a adolescência e comportamento humano.
Caty 11/01/2012minha estante
Eu gostei do livro também.
Apesar de que eu esperava uma coisa
completamente diferente.
Esperava um livro de um gênio da literatura,
com linguagem certinha e se passando
numa fazenda, mas não tinha nada haver.
parabéns pela resenha, retrata direitinho o livro.

Nádia 11/01/2012minha estante
Gostei da resenha, é crítica e objetiva.
Quanto ao livro, eu o li, e confesso que qnd o fiz, não estava preparada para apreender o total significado do livro. Afinal eu era adolescente. Mas é um dos livros que percebo te ruma grande profundidade e apresenta muito sobre o que refletir e é sim um dos livros que lerei novamente, só que agora, com outros olhos.

Juli 12/01/2012minha estante
Sim bem analisado e objetivo, Holden leva umas característica um pouco misantropo, e ele sabe que a sociedade não é tão verdadeira por isso leva essa vida.

Moisés 22/02/2021

Novo clássico favorito da vida
É engraçado falar desse livro pq quando comecei ele eu achei muito chato, o texto repetitivo e meio vazio (TUDO que esse livro não é). Porque o livro é contado na perspectiva de um adolescente, e a escrita é mt simples, com vicios de linguagens, muita repetição de gírias e no começo foi cansativo e difícil de me conectar.

Eu comecei achando o Holden uma pessoa muito insuportável (e não culpo quem não gosta do livro por conta disso), mas a medida que eu ia lendo eu comecei a me identificar com algumas coisas, e quanto mais ele ia se abrindo com o leitor mais eu ficava abismado em como dava pra relacionar ele com a minha adolescência, no final do livro eu já tava achando ele um personagem incrível apesar de todos os defeitos dele e queria defender ele do mundo

O livro fala sobre um menino solitário, triste, confuso, sobre amadurecimento, saída da juventude para a vida adulta, sobre um garoto deslocado que não entende os próprios sentimentos e desejos, e como o próprio livro diz, ele não é o único no mundo, e por isso é tão fácil se relacionar com ele. E o Holden vai muito além do clichê de garoto rebelde (isso muito antes de questões da adolescência ser um tema "legal"), ele é muito mais complexo que isso. Ele é sim um cara reclamão, ele fala mal de todo mundo o tempo todo, mas tem muito mais a se discutir sobre ele e sobre o livro em si

Ótimo livro pra uma leitura conjunta, apesar da linguagem super simples o livro traz uma história muito densa e complexa que da pra abordar vários tópicos, foi uma experiência incrível ler esse livro e pretendo ler mais vezes, recomendo principalmente quem tem entre 14 e 17 anos, mas é um livro que ultrapassa faixa etária
Brenda 22/02/2021minha estante
Dps dessa resenha vai pra minha lista de quero ler

Moisés 22/02/2021minha estante
Amém

Mari 30/12/2021

Holden não tem medo de ser ele mesmo
?Entre outras coisas, você vai descobrir que não é a primeira pessoa da história a ficar confusa e assustada e até sentir repulsa do comportamento humano?.

Eu achei esse livro incrível, amei a forma como o Holden conta sobre sua vida, como se fosse um diário mesmo. Mas uma característica desse personagem q eu gostei foi como ele é sem filtro com as coisas q ele fala. Claramente
Holden é um menino muito problemático, mas quando ele expressa suas opiniões, totalmente sem filtro, ele não tem medo de ser quem ele realmente é ou o que as pessoas vão dizer ou pensar dele.
Sarita 03/01/2022minha estante
resenha perfeita, descreve perfeitamente o holden

Mari 03/01/2022minha estante
Brigada pelo livro sarita amo tu ??

Chele 03/08/2020

Um livro clássico que sempre tive curiosidade pra ler. No entanto estou na contramão da maioria que já o leu (pelo menos é o que me parece). O personagem principal do livro é um garoto de 16 anos extremamente chato, e birrento que não gosta de nada nem de ninguém e não dá mínima pra coisa nenhuma, exceto a irmã mais nova. Muito provavelmente é alguma crítica referente a época em que foi escrito, no entanto não me cativou a forma em foi exposta, fiquei desapontada.
Xaaaa 26/08/2020minha estante
na verdade, penso que ele não seja birrento, ele deve ter depressão. Como na época não existia o diagnóstico, ele foi taxado como birrento mesmo
mas perder o interesse em coisas, não ver sentido na vida, ficar irritado fácil; são sintomas da depressão. ;)

anita 04/08/2020

Para mim, foi difícil encaixar a realidade do Holden no contexto atual, então, num primeiro momento, não gostei tanto do livro. Mas depois de refletir bastante e conversar com pessoas que já leram, entendi melhor a proposta e a importância que esse livro tem na literatura norte-americana. Ainda assim, achei um pouco super estimado, por isso o meu 3.5/5.
Matheus.Lopes 04/08/2020minha estante
Cavaluuuu

Fellipe 24/07/2020

ROMANCE DE FORMAÇÃO: 'o apanhador no campo de centeio' e 'pure heroine'
O que o livro 'O Apanhador no Campo de Centeio' de J.D. Salinger (1951) e o álbum 'Pure Heroine' da Lorde (2013) tem em comum? É o que eu abordo no meu vídeo

site: https://www.youtube.com/watch?v=MJ9hcDqBxdk&t=6s

Marina.Siqueira 18/07/2020

Clássico
Um dos clássicos que vale a pena ler para conhecer diferentes tipos de narrativa, pois tem um estilo incomum.
Gabriel Farias Martins 18/07/2020minha estante
Adoro quando vai chegando pro final e o Holden reflete sobre a pichação no muro e o comportamento das pessoas!

Letícia Medeiros 31/08/2020

Horrível. Decepcionante.
A prova de que nem todo clássico tem algo bom para ser compartilhado. A leitura pela qual mais me arrependi na minha vida. Comecei a ler às cegas, sem nenhuma referência da história. Vi algumas pessoas dizendo que era bom e resolvi ler. Terminei por não conseguir deixar um livro pela metade.
Alaska 31/08/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkk foi assim comigo tb, eu comecei sem saber nada.. e terminei num nada sem entender Nada de nada ..

Silmara 03/06/2012

Acho que todo mundo quis ler esse livro porque o cara que matou Jonh Lenon leu, e eu também quis ler por isso...

Com certeza não tem nada nesse livro que acrescente alguma coisa em alguém, muito mesmo, uma motivação para assassinato.

Conheço adolescentes bem comportados que são muito mais rebeldes que esse personagem do livro, fora a escrita, poxa... nisso ele está quase chegando aos internautas de hoje, tantas repetições, não lembro exatamente a frase mas tem uma do tipo "tipo assim" que se repete um milhão de vezes.

Acho que o assassino do John Lenon foi algum funkeiro enviado daqui do futuro. O livro não teve nada a ver com isso...

Mas quando eu escrever um livro vou pedir para algum assassino que diga que se inspirou nele para matar, assim, com certeza, independente da minha escrita sofrivel e imaginação curta, o livro vai ser um sucesso.
buca 12/11/2012minha estante
Só para constar, o livro é de 1951, já o assassinato de John Lennon ocorreu em 1980.

pedroxadai 28/06/2011

O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger
O Apanhador no Campo de Centeio foi o único romance publicado por JD Salinger. Ele tem outros livros, mas todos são coletâneas de contos que foram publicados em revistas. Salinger escreveu O Apanhador e outros tantos contos e depois parou de escrever subitamente. Se aposentou da literatura e viveu recluso o resto de sua vida. Morreu em 2010 aos 91 anos. O livro já vendeu mais de 60 milhões de cópias no mundo e foi alvo de diversas controvérsias. A pessoa que assassinou o John Lennon, quando foi presa, estava com um exemplar do Apanhador.

Mas deixando isso de lado, eu tenho uma reclamação a fazer. Nunca li o original em inglês, então posso estar falando alguma besteira, mas eu acho que o livro repete muitas palavras. Sei que a estória é contada por um adolescente, mas é um pouco irritante as vezes o número de palavras repetidas, muitas vezes em uma mesma página.

Como já disse, o livro é narrado em primeira pessoa por Holden Caulfield. Tudo começa no final do ano letivo em sua escola, ele perdeu quase todas as matérias. O resto do livro mostra ele voltando para casa sem avisar aos pais, pensando em sua irmãzinha Phoebe e em como tudo que ele vê na sociedade não presta. Ele frequenta bares, hotéis, relembra verões passados quando era mais feliz. E fala muitas vezes sobre seu irmão mais velho, que é roteirista em Hollywood. Holdem odeia Hollywood, mas ama o irmão. Também amava o outro irmão, que morreu. Isso marcou muito sua vida.

Eu até que percebi durante a leitura, mas não achei tão importante na hora, só que lendo outras resenhas, realmente, o Holdem mostra alguns traços de que foi abusado sexualmente quando era mais novo. Tentem identifica-los, são parte importante do livro.

Bom, o livro tem uma linguagem fácil e todo jovem que se sentiu um pouco excluído vai identificar-se com ele. Recomendo.

LINK PARA A RESENHA NO MEU BLOG: http://resenhaspedro.blogspot.com/2011/06/o-apanhador-no-campo-de-centeio-j-d.html

30/12/2010

Incompreendido sim. Incompreensível não!!
Qdo comecei a leitura, fiquei revoltada, achando tudo ruim: linguagem pobre, trama desinteressante... pq me interessaria em ler o "diário" de um adolescente norte-americano imbecil??? Uma chatice!!

Grande engano!!!

Vale à pena ser persitente, e não abandonar a leitura logo nas primeiras páginas.

Não demora muito pra vc se envolver com o personagem.
Afinal, ele é extremamente cômico, apesar de toda sua depressão. O senso de humor dele é sensacional!! Sincero, espontâneo... Ele é ótimo!!

E em pouco tempo vc já entende q todas aquelas digressões são de extrema importância, pq é a partir delas q a gente compreende a perspectiva q ele tem do mundo, das pessoas ao seu redor, dos fatos...

Quem, com o mínimo de caráter e integridade, em algum momento de sua vida, já não se revoltou com toda hipocrisia da sociedade???

Então, no fundo é isso aí, pq é mesmo deprimente viver cercado de hipócritas, cínicos...

Holden é um adolescente incompreendido, mas não incompreensível.
A revolta dele é válida. O modo como ele se revolta é cômico. A maneira como ele interpreta os acontecimentos é hilária.

É um bom entretenimento. Recomendadíssimo.

Fogui 30/12/2010minha estante
É muito bom se surpreender, não é? Neste caso, O Apanhador faz o seu papel.

Liz 23/05/2011

“Bom mesmo é o livro que quando a gente acaba de ler fica querendo ser um grande amigo do autor, para se poder telefonar para ele toda vez que tiver vontade.”

Sabe quando você ouve, desde sempre, que certo livro é genial? Quando você ouve tanto sobre ele que fica louco para lê-lo? E, quando finalmente consegue obtê-lo, a leitura revela algo totalmente diferente do que você achou que seria? Às vezes a surpresa é ótima, mas em outras é simplesmente decepcionante. Infelizmente foi a segunda coisa que aconteceu comigo.

Eu fui avisada para não esperar muito da história principal, sabia que é um livro sem clímax, mas ainda assim esperava muito mais do que li.
Em O apanhador no campo de centeio, o protagonista Holden Caulfield conta sobre um fim de semana onde, depois de ter sido reprovado, decide passar algum tempo sozinho antes de encarar a fúria dos pais. Ele só tem 17 anos, mas já reflete muito sobre a vida e as pessoas – e talvez por isso seja um pouco depressivo. Ele é um ótimo personagem, mas, por mais carismático que ele seja não consegui gostar muito dele. Simpatizei-me muito mais com sua irmãzinha Phoebe, tão madura quanto ele. Também gostei muito de algumas das pessoas que Caulfield nos apresenta durante seu monologo, como o irmãozinho Allie e a amiga Jane.

Posso não ter gostado muito da historia, mas adorei o jeito que ela foi contada. O monólogo do personagem foi escrito de um jeito tão natural, com direito a várias gírias e palavrões, desvios de assuntos e questionamentos, que parecia realmente que tinha um garoto da minha idade sentado na minha frente e me contando tudo aquilo. Sabe quando alguém começa a te contar uma longa historia à qual você presta atenção, se interessando por uma ou outra passagem, mas esperando desesperadamente que chegasse o sentido da conversa? Foi bem assim que eu me senti o livro inteiro.

Enfim, é um livro em que adorei a narração e apreciei algumas passagens, mas não gostei da historia em si. Talvez eu não tenha entendido mesmo o que o autor quis passar. Bom, de qualquer jeito, acho que recomendo para adolescentes, principalmente para aqueles que não curtem ler.
Rafael 05/06/2011minha estante
" Bom, de qualquer jeito, acho que recomendo para adolescentes, principalmente para aqueles que não curtem ler" - Também achei isso... Esse livro é ótimo para quem quer começar a gostar de ler, no caso os adolescentes ou para aqueles que não curtem ler já que a leitura é simples, direta e não há um vocabulário difícil... Poucas vezes você precisará consultar um dicionário, a não ser nas poucas vezes que ele faz alguma gíria dos anos 50, mas tirando isso é muito simples...

Maurício Gomyde 13/01/2011

Ótimo!
O Salinger escreveu uma obra-prima, com a linguagem utilizada atualmente por muitos escritores, na década de 50. Leitura ótima, afora todo o folclore em cima da obra.
LUCIANE 31/08/2011minha estante
eca!