O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

mica 14/01/2022

um tédio
além do livro ser super monótono, não consegui me identificar com o holden. o livro todo só fiquei esperando alguma coisa interessante acontecer, e adivinha? não aconteceu
Lover for book's 16/01/2022minha estante
Talvez o livro seja sobre isso, a confusão da cabeça de um adolescente tentando fugir e se descobrir

Pratique.Livrotera 29/09/2021

Holden Caulfield é um adolescente de 17 anos.
Nova-Iorquino, ele estuda em um internato só para garotos chamado Pencey.
O que acontece é que Holden levou ?bomba? em quase todas as matérias na escola, exceto em inglês, e foi expulso.
Expulso de mais uma escola!

Porém, para que os pais não descubram ou para que não descubram TÃO cedo, ele decide ?se mandar? da escola e ficar perambulando pelas ruas de Nova York.

Ele não iria precisar ficar muito tempo na rua porque logo a escola iria liberar os alunos para passarem o Natal em casa, então era só aproveitar a deixa.

Juntando os trocados que tinha e seu boné de caçador vermelho, embarca em um trem e sai sem rumo e sem destino certo.

Ao longo de seus dias e noites pelas ruas, ele se depara com pessoas e situações que hora o deprimem, hora o enraivecem.

?Eu ia ser o apanhador no campo de centeio e tal. Eu sei que é doido, mas é a única coisa que eu queria ser de verdade.?

Apesar do livro ter sido escrito em 1951 achei a linguagem bem simples, e caso não seja interpretado pela visão de Holden sobre as dúvidas que ele tinha e o drama adolescente, o livro pode passar bem batido, porque é simples messssmo.

Durante toda a leitura, eu senti como se estivesse de fato conversando e ouvindo um adolescente, o que me fez pensar em como isso tudo é real, e em como pra época e costumes isso ainda é tão comum. Eu tenho os pensamentos que o Holden tinha, e eu nem sou mais adolescente e nem sou daquela época.
Achei o livro MUITO bom!
Leiam!
Matheus656 30/09/2021minha estante
Boaa????

Mylena 11/05/2021

Reflexões de um adolescente solitário.
Um livro obscuro. A vida de um adolescente que, como qualquer um que passou por essa fase sabe o quanto ela é um novo nascimento. Ele foge de sua casa, e têm crises emocionais, depressão, refletindo sobre a vida no transcorrer do caminho. Chega a ser um garoto suicida. Durante o caminho vê freiras, encontra seus amigos de escola e disse que eles riem como hienas.
Li esse livro na adolescência, ouvi falar sobre ele na música do Green "Who write Holden Caulfield?" e em um blog chamado "sugar dance". Diz que o assassino de John Lennon tinha esse livro na cabeceira.
Retrata bem a época da adolescência e as crises de identidade que temos nela, a solidão, o medo de crescer, e a insegurança que temos diante da vida adulta. A perda da inocência, a sujeira da vida adulta, as relações falsas e baseadas em bem materiais.
A pessoa tem que ter um bom psicológico ao ler esse livro.
Hiago 11/05/2021minha estante
Ainda bem que eu fazia consulta na época que eu li

Francisco240 26/01/2022

?Se alguém encontra alguém atravessando o campo de centeio!"
Livro vai tratar a respeito de um garoto "problemático" no meio escolar.
Por conta de uma determinada situação ele acaba por ser expulso mais uma vez, entendo esse ponto do enredo exposto leitor acompanha Os devaneios regados a garrafas e garrafas de álcool somado com diversos maços de cigarro.
É uma história um tanto quanto interessante, durante alguns momentos da história cheguei a rememorar a escrita os pensamentos de Bukowski.
Francisco.Martins 05/02/2022minha estante
Gosto muito desse livro. Quero reler ele em breve.

Bru 07/04/2022

É Natal, e Holden Caulfield conseguiu ser expulso de mais uma escola. Com uns trocados da venda de uma máquina de escrever e portando seu indefectível boné vermelho de caçador, o jovem traça um plano incerto: tomar um trem para Nova York e vagar por três dias pela grande cidade, adiando a volta à casa dos pais até que eles recebam a notícia da expulsão por alguém da escola. Seus dias e noites serão marcados por encontros confusos, e ocasionalmente comoventes, com estranhos, brigas com os tipos mais desprezíveis, encontros com ex-namoradas, visitas à sua irmã Phoebe -- a única criatura neste mundo que parece entendê-lo -- e por dúvidas que irão consumi-lo durante sua estadia, entre elas uma questão recorrente: afinal, para onde vão os patos do Central Park no inverno? Acima de todos esses fatos, preocupações e pensamentos, paira a inimitável voz de Holden, o adolescente raivoso e idealista que quer desbancar o mundo dos "fajutos", num turbilhão quase sem fim de ressentimento, humor, frases lapidares, insegurança, bravatas e rebelião juvenil.
luiza 08/04/2022minha estante
sua escrita é muito boa!!

Jão.Silver 03/04/2022

O Apanhador no campo de centeio
Tá, vamos lá...
Nunca tive grande interesse em ler esse livro, mas depois de chamarem "Norwegian wood" do Haruki Murakami de 'O Apanhador no campo de centeio japonês' fiquei sinceramente curioso, já que amei ele.
A leitura não foi uma decepção para mim, já fui com certa consciência do que iria encontrar, sendo um livro de 1951. Ele com certeza foi super revolucionário para sua época de lançamento, mas atualmente acho que existem diversos livros com a "mesma proposta" que realizam ela extremamente melhor.
Também compreendo o porquê de tantas pessoas que declaram esse como seu livro favorito, ele é cativante, bem cru, fácil e deixa muitas reflexões durante o texto (infelizmente acho que a tradução para português peca nesse quesito, já que achei ela repetitiva).
Por fim, ótimo livro para quem quer começar com esse "gênero/tipo" de história, para quem já está acostumado talvez não seja grande coisa.
7/10
Gabriel Schorr 03/04/2022minha estante
Ainda tenho que ler ?

Ray 16/03/2022

O apanhador no campo da juventude
Holden, o adolescente mais puro e real que já li. Observei certas resenhas, as pessoas pegando pesado e falando sobre como ele é chato e dá ódio e tal. Mas eu tenho a idade dele, me vi nele. Fiquei com raiva dele por coisas que eu faço também. Essa é a parte mais foda. Eu amei muito. Linguagem mega informal e fluída, admito que quis arremessar o livro no chão no tanto de ?e tal? que ele dizia, mas é isso e tal.
Esse livro me deixou deprimente e me deu crise existencial. E para onde diabos os patos vão quando o lago congela?
greek tragedy. 18/03/2022minha estante
falou tudo !!

Yago.Fonseca 04/07/2022

Uma dessas leituras que te faz refletir
Acabei de ler e finalmente entendi porque esse romance é tão aclamado.
É o tipo de obra que você ama ou odeia, no meu caso, eu amei.
A construção do personagem é incrível e complexa. Um jovem que teve que lidar com o luto e a dor de perder um irmão logo no início da vida, e que resolveu guardar tudo, daí vem a rebeldia, mas apesar de tudo, fica evidente o quão bondoso pode ser seu coração.
A obra nos mostra nos detalhes que apesar de sempre criticar os adultos por atitudes hipócritas entre outras, O holden caulfield se importa bastante com as crianças e com os mais velhos, isso é demostrado em várias passagens do livro.
Apesar dos traumas que o personagem carrega, terem moldado sua personalidade adolescente, sua essência continua intacta, e isso é o que eu mais gosto no caulfield.
Flávia Menezes 05/07/2022minha estante
Maravilhoso! E se sentir vontade de ler algo com essa profundidade, se me permite? leia ?Vidas sem Rumo?. ?

raylla8 21/07/2022

rapaz, isso me matou! é tão legal a maneira que ele fala da phoebe que eu criei um afeto até maior pela personagem dela do que pelo holden. então minha parte preferida foi quando ela finalmente apareceu. amo ler sobre crianças espertinhas e amadas
Duda 31/07/2022minha estante
senti a mesma coisa pela Phoebe!

RaHa 10/07/2022

Nada de fajuto e asqueroso por aqui :)
Eu amei muito esse livro, tipo, muito mesmo. Enquanto lia, tive a sensação de estar lendo "as vantagens de ser invisível", nada em comum, eu sei, mas senti uma nostalgia grandíssima. A obra foi lançada em 1951, naquela época, era quase inexistente histórias que narrassem com tanta precisão os pensamentos de um adolescente, (este foi o primeiro livro a abordar o sofrimento, a angústia e as dúvidas,que só os adolescentes possuem, de uma forma real). Tive vontade de abraçar o protagonista e de virar sua amiga, principalmente porque me identifiquei com ele. Holden Caulfield tem o tão comum medo de crescer. Por ter medo de deixar sua tão amada infância, suas críticas são voltadas para a fajuta vida adulta, tanto que sua maior vontade é ser o 'apanhador no campo de centeio' e salvar as criancinhas que, fantasiosamente, estão prestes a cair do penhasco, seu desejo é salva-las do que ele mesmo não pode escapar. Enfim, amei muito, grifei várias frases icônicas (que é o que o livro mais tem).
5 estrelas, favoritado !!!
Asecherini17 18/07/2022minha estante
Obrigada por mais uma resenha incrível! Já deu vontade de ler, graças a todo esse sentimento que você transmitiu.

GuiRa06 17/04/2022

Que clássico incrível
Muito emocionante, o livro trás bastante reflexões interessantes e a escrita do autor é muito boa e de fácil compreensão pra um clássico, oque eu temia não ser, já que li outros clássicos e achei a escrita bastante complicada em alguns momentos, coisa que não acontece nesse.

Um livro bem melancólico e dramático, não trás grandes acontecimentos. É muito mais sobre a visão do Holden das coisas do que dos acontecimentos em si.

Como já diria Isabela Boskov "É muito bonito. É muito silencioso. É muito discreto. É muito contido.E eu amei"
Nanda 25/04/2022minha estante
Eu adoro esse livros, é um dos meus favs

Joao.Alessandre 22/07/2022

Muito bom ****
Livro acelerado, alucinante. Os desdobramentos acontecem de forma errática, dando impressão de psicografia, não de escrita. A ação se passa em poucos dias. O narrador destrincha eventos pessoais sucessivos de forma ininterrupta, viciante, é difícil não terminar o livro no mesmo ritmo. Talvez seja algo pessoal ou toque cada pessoa de forma diferente mas minha experiência foi extremamente positiva. Salinger sabiamente escreveu apenas este romance (além de novelas e contos) e alçou sua narrativa ao nível dos clássicos essenciais da literatura universal.
Adriana.Lopes 01/07/2023minha estante
Não sei o que aconteceu, mas não entendi e desisti.

Santos 23/04/2013

O que eu achei do livro
Eu nao gostei muito deste livro, porque mesmo sendo um livro quase muito parecido com AS VANTAGENS DE SER Invisível, ou seja, feito por cartas, eu achei que este livro enrola muito, quer dizer que na história fica enchendo linguica para acabar logo o capítulo,e acho que devia ser detalhado, mas nao exagerado,mas gostei do personagem Holden, porque mesmo sendo chato e revoltado,ele tem um coracao bom, porque ele é como Charlie, uma pessoa que pode ser companheira, ou seja, cuidar dos outros como querem que cuidem de voce, mas o livro é muito legal e engracado, mas tambem tem partes do livro que nao sao boas, por exemplo, quando toda hora Holden fica dizendo:'pra chuchu ou alguma coisa parecida com na boa", mas alem disso o livro é muito bom narrando o fim de semana de Holden, explicando por o que ele passa, como Charlie.
Profa. Daniela 28/04/2013minha estante
Atenção, Gabriel, o livro não é feito por cartas. Revise o texto, ok?