O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

lisyrb 13/02/2019

Um livro inesquecível!
Nota Final = 4,8 (5)

Diagramação = 3; Plot/Enredo = 5; Desenvolvimento do Plot/Enredo = 5
Plot Twist/ Previsibilidade/Mind-Blowing = 5; Ambientação/Cenário/Universo = 5
Protagonista = 5; Desenvolvimento do protagonista = 5; Personagens secundários = 5 Desenvolvimento dos personagens secundários = 5; Antagonista (se houver)= não tem; Desenvolvimento do antagonista = não tem; Conteúdo = 5; Mensagem = 5

Essa obra de Salinger é sensacional! Vou dividir a resenha em duas partes: um breve resumo do livro e minha interpretação dos fatos.

RESUMO

Holden Caulfield é um garoto de 17 anos narrando dois dias de sua vida (de sábado até a tarde de segunda), de quando ele ainda tinha 16 anos. Porém, esses dois dias são determinantes para entendermos o que está acontecendo com o personagem.
Holden será expulso de sua escola e resolve voltar para sua cidade natal (New York) antes disso ocorrer (que seria na quarta-feira), pois não quer ir para casa antes dos pais receberem a notificação de sua expulsão da escola.
Caulfield vive alguns apuros ao se hospedar em uma espelunca e resolve rever sua namoradinha. Após, Holden resolve ver sua irmã (único familiar que ele demonstra real carinho) e, depois, resolve se hospedar na casa de um ex-professor. Porém, sua estadia é abreviada após comportamento estranho do professor, o que muda os planos de Holden. Todavia, seus planos sofrem nova mudança ao se encontrar com sua irmã novamente...

MINHA INTERPRETAÇÃO

Antes de seguir, deixo um aviso: pode ser que o que você ler a seguir tenha alguns spoilers...
Uma coisa precisa ficar bem clara para entendermos o livro: ele foi escrito no período pós Segunda Gerra Mundial. O que isso tem a ver com a história? Bem... na verdade, TUDO!
O período entre os anos 40 e 60 não é lembrado por ser um marco no entendimento da vida de um adolescente. Na verdade, pouco se falava sobre a adolescência, sobre os problemas enfrentados na puberdade, sobre o conhecimento sexual nessa idade, etc. Hoje, isso é muito mais conhecido e debatido do que na época. Assim, pode-se dizer que Salinger foi um gênio ao fazer essa crítica da forma que ele fez.
Holden não entende a razão pela qual ele não é compreendido (principalmente pelos adultos). Isso o transtorna demais, fazendo com que ele se torne triste, solitário, infeliz e amargurado.
Eu acho que a morte do irmão de Holden fez com que ele tivesse contato com a finitude da vida desde muito cedo, e isso mexeu muito com o psicológico dele. Acredito que essa "mexida" se deve ao fato de nós, humanos, nunca estarmos preparados para a despedida. Isso também serve para o período de troca da infância/adolescência para a vida adulta.
Acredito que as "escolas" que ele relata são, na verdade, manicômios. Penso isso porque acredito que Holden não conseguiu lidar com a perda do irmão para uma doença tão anormal (leucemia) para a idade de Allie. Muitos interpretam os pensamentos de Holden como simples atos de rebeldia. Porém, eu acredito que ele e a mente dele são vítimas de alguns transtornos, como o transtorno bipolar, por exemplo. Esse transtorno fica evidente em diversas passagens da narrativa, principalmente na volatilidade dos sentimentos do personagem.
Quanto aos valores morais, Holden demonstra-se avesso à falsidade e aos hipócritas. Porém, sua conduta sombria quanto a alguns assuntos é perturbante: Holden parece ser homofóbico, racista e ageista. Confesso que no começo do livro cheguei a cogitar que Caulfield era homossexual ou bissexual, mas mais adiante descartei essa possibilidade.
Minha interpretação para a loucura ganhou força em minha mente porque ele mesmo se descreve como "maluco" em diversas passagens. Sua volatilidade é preocupante, fazendo o personagem ir de pensamentos doces e inocentes para uma ira, raiva e ódio quase descontrolados em um piscar de olhos. Segundo algumas frases de Holden, acredito que ele não chegava ao descontrole por causa de sua covardia. Além disso, Holden descreve sua narrativa como uma "estória" em diversos momentos. Atualmente, "estória" é tida como uma palavra coloquial para "história". Porém, antigamente, "estória" era um conto onde o autor utilizava figuras de linguagem e acrescentava passagens para encobrir a realidade, ou seja, a real "história". Pode ser apenas um erro de minha parte, mas só saberei a verdade disso no dia que ler o livro original, em inglês.
A narrativa de Holden é no linguajar de um adolescente, com gírias, palavras e palavrões em toda narrativa. Porém, seus pensamentos profanos são assustadores em diversos pontos da história.
Outros relatos na narrativa me levam a crer que Holden sofreu algum tipo de abuso físico antes do período narrado por ele. A reação dele perante a ação do ex-professor (Antolini) é simplesmente assustadora. Tal ação foi a "prova final" para eu pensar que ele foi vítima de algum tipo de abuso e, além disso, demonstrou sua homofobia ao relatar o que pensou sobre a atitude do professor.
Além da perda de Allie, Holden novamente demonstra seu péssimo relacionamento com a morte e com a perda ao relatar o suicídio de um rapaz em sua antiga "escola". O professor Antolini teria sido o único a chegar perto do corpo moribundo do rapaz, levando-o para a enfermaria.
A passagem mais impressionante e esclarecedora do livro é quando Holden relata o que gostaria de ser na vida (adulto). Em sua mente, é como se o mundo fosse um grande campo de centeio limitado por um abismo. Na minha visão, Caulfield utiliza essa metáfora para demonstrar sua imaturidade e sua relutância em passar para a vida adulta, dizendo que gostaria de "apanhar" todas as crianças que chegassem perto desse precipício, tentando evitar a queda delas e sua transformação em "adultos idiotas". Na minha visão, a queda seria a passagem da vida infantil/adolescente para a vida adulta. Ainda, esse trecho me fez entender o motivo do nome do livro ser esse.
Outra passagem esclarecedora sobre o medo de Holden em transitar para a vida adulta é o diálogo dele com o professor Antolini. A conversa mais parece uma sessão de psicanálise, demonstrando que o tal "professor" talvez seja, na verdade, um psicanalista/psicólogo/psiquiatra. Antolini diz ver Holden prestes a ter uma "queda", lembrando-me novamente da queda no abismo que limita o campo de centeio.
Em outra passagem, Holden mostra sua aversão pelo dinheiro, dizendo que o dinheiro sempre faz com que as pessoas se sintam "tristes pra burro". Também, em outra passagem ele mostra um pouco mais sobre sua personalidade justa, utilizando a metáfora do assovio para dizer que muitos são idiotas ao tentar julgar pessoas e suas ações.
Há mais um trecho que demonstra a indignação de Holden com as pessoas e com a vida. Vejo o trecho em que ele fala sobre não haver lugares tranquilos como uma metáfora para relatar o desrespeito das pessoas em relação a ele a outras pessoas como ele (adolescentes). O uso do "FODA-SE" é essencial para entender essa parte da narrativa, pois a palavra é usada de forma profana para demonstrar o pensamento de Caulfield sobre a ausência da tranquilidade em seu mundo.
Caulfield parece confiar em poucas pessoas e parece ter uma relação familiar difícil. Seu carinho pela irmãzinha chega a ser comovente e puro, demonstrando o lado inocente de Holden.
O Apanhador no Campo de Centeio é um livro que, apesar de sua escrita simples, é extremamente complexo. Holden pode estar relatando de dentro de um manicômio o que ocorreu naqueles dois dias e o relato ser verdadeiro, assim como o relato pode ser uma metáfora para sua ida para o manicômio. A única coisa certa é que essa obra de Salinger é, sem dúvida, uma das mais geniais da história da literatura. Leia esse lindo livro! Você não se arrependerá...
Nycolly 16/03/2019minha estante
Adorei sua interpretação ????

lisyrb 18/03/2019minha estante
Obrigado, Nycolly!

Sofia136 24/05/2023

Li esse livro pois iria fazer uma prova sobre ele na escola, mas estava com altas expectativas em relação a ele, pois vários professores já haviam elogiado muito o livro. Mas eu me senti um pouco decepcionada depois de ter terminado a leitura.
Li super rápido, mas acho que foi mais a ansiedade de saber o que acontecia do que por conta da história em si. Fiquei o livro todo esperando um clímax que não aconteceu.
As duas estrelas vão mais para o Holden, que é um querido de fato, do que para a história em si.
Kate.Correia 27/05/2023minha estante
Sofia,
você vai tirar 10 na prova se ouvir esse vídeo:
Se já tiver feito a prova, pelo menos vai mudar de 3 pra 5 estrelas a nota que você dá ao livro.

Andre360 28/05/2023minha estante
Vídeo bom mesmo. O professor vai ficar grato se mandar pra ele!

Tamy 21/03/2023

Uma conversa com um adolescente...
Pelo título, achei que iria encontrar uma história bem diferente, porém me deparei com um adolescente contando um pedaço de sua vida. Salinger nos traz uma história que, literalmente, é uma conversa; foi como se estivesse sentada frente a frente com Houlden, um jovem de 17 anos, ouvindo suas aventuras, seus devaneios a respeito do  que se passou em um final de semana quando ele tinha 16 anos. Salinger soube retratar o adolescente na sua essência, as indecisões, os sonhos, o linguajar cheio de gírias e repetições.

Confesso que, muitas vezes, achei super irritante ?ouvir? essa conversa meio maluca, não suportava o modo de falar do Houlden, seus pensamentos acelerados e que mudavam constantemente, mas ao mesmo tempo conseguia entender tudo isso, a revolta com os adultos, com a escola, o desejo de sumir dali e viver uma vida completamente diferente e isolada dos ?fajutos?.

Não foi uma conversa fácil de se ?ouvir?. Talvez por achar que encontraria uma narrativa diferente, acabei não me conectando muito bem com a história. Quem sabe algum dia eu torne a ler e compreenda melhor a essência desse livro?
Canal_do_Youtube: Neylson 21/03/2023minha estante
Tamy, é bom que você muitas vezes tenha achado o Holden "super irritante" - é bom que não tenha se identificado com ele. Porque o problema do Holden vai além da problemática adolescente: o sentimento de desorientação dele vai além da desorientação da adolescência. Fiz uma playlist no Youtube sobre o clássico; o vídeo 4 explica o problema que o Holden vive, e o vídeo 6 explica o que, afinal, ele busca.

Você falou do desejo em compreender melhor a essência do livro, e este foi o meu foco nos vídeos.
Um abraço!

Tamy 22/03/2023minha estante
Muito obrigada, irei assistir!!! ?

Gustavo.Okonosky 21/04/2023

Tem coisas que fogem ao nosso controle e o fato desse livro ser um clássico e recomendado é uma coisa que foge ao meu, pois com certeza é um dos top 3 piores livros que li
talvez não tenha compreendido a verdadeira mensagem da obra, se for este o caso e vc, querido leitor de resenhas, puder me explicar, serei eternamente grato
Rogeris.Barreto 21/04/2023minha estante
Também não funcionou pra mim. Quando li fui cheio de expectativa e simplesmente não me conectei e também não gostei.

Lala 22/04/2023minha estante
Gente dando uma estrela pro Apanhador ?
Vamos, Holden!Não se misture com essa gentalha!
(pelo amor de Deus é zoeira!ou não...ahsjsjsksk)

Beto 06/05/2023

Essa leitura foi um pouco frustrante pra mim. Estava com uma relativa expectativa, atraído por um título um tanto poético como esse, porém sinceramente foi uma leitura básica e rasa. Sei que ele é bem 8/80, e fiquei no grupo dos que não gostaram :(
Canal_do_Youtube: Neylson 06/05/2023minha estante
Beto,
ponha pra você ouvir o vídeo abaixo. Eu fiz no meu novo canal do Youtube, pra descortinar toda a sabedoria que tem nesse clássico, e pra mostrar como o que acontece ali é, na verdade, impactante. Tenho certeza de que vai valorizar muito o tempo que você investiu no livro.
Abraço!

Jorge 11/05/2023minha estante
terminei hoje a leitura Beto. Foi 8 pra mim também!

Rayza.Figueiredo 11/01/2023

prometeu profundidade, entregou uma poça
uma palavra define esse livro: CILADA!
não entendo como foi considerado um clássico.
esperava alguma filosofia sobre ?colher? alguma coisa, afinal: APANHADOR no CAMPO de centeio kkkkkk
esperava tudo, menos um adolescente revoltado q acaba de ser expulso de mais um colégio, falando sobre tudo e nada.
em algumas partes ele consegue ser sacana e engraçado, mas foram poucas.
enfim, chato pakarai0 ?
Emilia.Reis 12/01/2023minha estante
aff, me sinto trolada

Rayza.Figueiredo 12/01/2023minha estante
completamente kkkkkk

karol 21/08/2019

Eu consigo imaginar o quanto esse livro foi importante na época em que foi escrito, um jovem, com seus pensamentos, desejos e vontades. Foi uma quebra social.

O jovem Holden é um jovem cheio de conflitos internos, e isso acaba desencadeando certos problemas na sua vida social, amorosa, e etc.
Eu gostei muito de como o livro foi escrito. As gírias, os palavrões, e os sentimentos adolescente descrito.
Porém, não senti nenhuma empatia com o Holden, achei ele um chato. E isso acabou tornando a leitura massante. A leitura só ficou boa quando a Phoebe entrou na história.

E o Holden achava tudo chato e feio, e a vida dele teve um pouco de felicidade quando a Phoebe chegou. Essa experiência foi interessante pois o leitor também sente exatamente isso.

Acho muito cruel dar uma pontuação "ruim" pra esse livro, que foi tão importante em algum momento da história. Portanto dei "regular". Mas não leria denovo.
Leandro.Paiva 20/09/2019minha estante
Achei a honestidade dele um ponto forte do livro.

karol 23/09/2019minha estante
Concordo, em alguns momentos!

Lari 23/08/2010

O interesse por ler esse livro surgiu junto à paixão por Beatles, quando eu tinha uns 18 anos, devido às referências feitas pelo assassino de John Lennon (até hoje não me conformo com esse assassinato!). No entanto, fui lê-lo só uns 5 anos mais tarde. O livro apareceu na minha frente de repente e quando percebi, estava dividindo horas dos meus dias com Holden Caulfield.

Ao contrário da opinião de muitas pessoas, gostei muito do livro. Numa linguagem bastante coloquial, Salinger retrata a adolescência (assunto nunca antes focado na literatura) com suas inseguranças e incertezas, traz a revolta contra a hipocrisia das pessoas, os problemas de relacionamento, a solidão e a raiva que muitos de nós sentimos (não só durante a adolescência) na voz de um garoto de 16 anos que acaba de ser expulso (de novo) de seu colégio. O livro conta as experiências, angústias, paixões, reflexões e revoltas de Holden ao longo de três dias. Holden, a princípio, parece apenas um garoto chato, revoltado com tudo e todos, mas vai muito além disso. Esse garoto traz, com muita sensibilidade e franqueza, muitos conflitos que todos nós enfrentamos, e ao longo da leitura é impossível ficar inerte às suas emoções e reflexões a respeito da vida. Eu me apaixonei.

ps: Apesar de esse ser o livro mais famoso de Salinger (e de eu realmente gostar dele), não é meu favorito. O livro “Seymour – uma introdução” me tocou bem mais e fica aí mais essa dica de leitura.
Caduds 07/08/2010minha estante
Oi de novo.
Esse livro vc FEZ com que eu colocasse como desejado :p.. vamos ver no que vai dar, hehehe

mais bjs

Caduds 22/08/2010minha estante
Passei da metade desse livro em 2 dias, quem me conhece sabe q nao leio rapido, nao é?
Estou gostando bastante desse livro. Vlw pela dica.
Bjão ;)

Beatriz3345 20/04/2019

Um maravilhoso clássico.
Não vou mentir, a história e a narrativa são TOTALMENTE DIFERENTES do que achei que fossem. Estava esperando um estilo ?crime e castigo? mas foi totalmente ?misto-quente?, o livro é maravilhoso!
Conta-se a história de Holden, um adolescente que é expulso do colégio e ao voltar para sua cidade uns dias antes do esperado tenta matar o tempo fazendo MUITA BOBEIRA, adorei. Sem contar nas reflexões e nas crises de existência que o cara tem.
Andre Oliveira 20/04/2019minha estante
Ohhh, pelo que vc falou do livro deve ser bom mesmo

Bárbara 20/04/2019minha estante
Legal que tu gostou de cara, terminei de ler achando bem qualquer coisa e, uns dias depois, ainda estava pensando no Holden, daí caiu a ficha do impacto desse livro.

Erick.Rennan 26/12/2019

Expectativas foram criadas...
Não me prendeu, li até o final pq sempre vi boas recomendações desse livro, queria muito ler pq ele aparece no meu livro favorito "As vantagens de ser invisível" e eu acreditei que seria um dos meus favoritos, porém, não poderia estar mais longe disso. O livro é cansativo, repetitivo e nem tem um desfecho legal, ou abrangência da história dos coadjuvantes. Pode ser que exista una mensagem, uma filosofia, um sentimento que esteja sendo passado através da história, mas eu não consegui sentir. Talvez o livro nem seja tão ruim, mas como minha expectativa estava lá em cima, eu acabei achando bem fraco.
Mayla 27/12/2019minha estante
eu acho esse livro ruim demaaaais, alias li ele pelo mesmo motivo

Erick.Rennan 27/12/2019minha estante
Poisé, e ele é famosinho nos EUA, seila, eu esperava tanto hahaha, desapontado...

Luis Cesar 18/12/2015

The Catcher in the Rye
Muito bom. Mais um livro que vai para a lista "deveria ter lido com 16 anos". Acompanhamos 3 dias na vida de um garoto confuso, perdido numa fase transitória para a vida adulta. Vida essa que é cheia de responsabilidades e Hipocrisias. Gostei da relação dele com seus irmãos. Achei ele um tanto mimado, mas eu não o culpo completamente, afinal ele só tem 16 anos. Mas vale muito a leitura, com Holden podemos olhar com outros olhos para a adolescência.
Elisabete99 20/12/2015minha estante
Muito legal você resenhando, rasec!! :D
Continue!
Ainda não li esse, mas está na minha lista ^^

Luis Cesar 21/12/2015minha estante
Continuarei! Obrigado :)

MichelleSN 28/09/2023

É possível imaginar Holden feliz?
Comecei a obra sem grandes expectativas, conhecia sua existência, mas não imaginava que continha uma narrativa simples, mas densa.

Holden é aquele tipo de personagem que não vê sentido na vida, não se interessa por nada, não gosta de quase nada. Amor é algo quase inimaginável para ele.

Todos os dias rola a pedra até o alto da montanha da vida, sem viço ou vontade, para no dia seguinte repetir esse ciclo entediante.

Personagens assim, hoje em dia, são até comuns, mas uma característica da personagem é um tanto quanto peculiar: Holden é adolescente.

Essa falta de ânimo de viver é muito explorada em pessoas com mais idade, sob o pretexto de já terem visto/vivido situações difíceis demais, mas como explicar isso em Holden?

É, mas assim como a vida, o sentimento de Holden pode não fazer sentido, mas é exatamente assim que é.
Sille 03/10/2023minha estante
*Amei sua resenha, a começar pelo título, ao ler a obra foi impossível para mim ñ associar a filosifia existencialista do Camus!

MichelleSN 03/10/2023minha estante
Sim, eu vi muito das personagens do Camus nas atitudes do Holden, apesar de imaginar que Holden ainda tem um longo caminho pela frente para tentar "criar" um significado... e que, infelizmente, pode nunca conseguir.

Allan.Franck 29/10/2023

Clássico Juvenil!
Holden é um adolescente rebelde, imaturo, mentiroso e cheio de questionamentos sobre o mundo em que vive. Mesmo assim, não deixa de ser sensível e sonhador. O protagonista narrador aqui desenvolve sua história de três dias após a sua suspensão da escola. Com uma linguagem bem coloquial, o autor nos coloca ao lado de Holden para ouvi-lo contar suas aventuras e digressões. Gostaria de ter conhecido este livro quando era adolescente pois, com certeza, sua leitura me encantaria muito mais. Gostei do trabalho de tradução feito por Caetano W. Galindo, pois o mesmo consegue desenvolver uma linguagem fluída, fácil e com base na oralidade, conforme o texto original de J. D. Salinger. Os "palavrões" aqui transcritos não são 1/11 dos que escutamos em sala de aula dos estudantes hoje em dia... Ótima indicação para leitores jovens, inclusive está no PNLD Literário. O livro aborda assuntos como escola, amadurecimento, traumas familiares, responsabilidade, entre outros.
Thais 29/10/2023minha estante
Agora estou com vontade de lê-lo também

Allan.Franck 29/10/2023minha estante
Ótima indicação para leitura.

Jeferson 02/08/2020minha estante
Desse livro me lembro: dos patos do Central Park.rrss.

Afonso74 15/08/2020minha estante
Perfeita resenha. Eu não aguentei nem 31 páginas... Gírias fora de contexto que talvez tenham tido impacto na época q foi lançado mas hoje não cabem e não funcionam.

Miguel.Bianconi 13/11/2023

Holden Caulfield é um menino que, assim como muitos jovens, sofre com problemas para se encontrar no mundo.
Para o garoto, todas as pessoas, sejam seus colegas, familiares ou autoridades, são passíveis de um julgamento feito por ele próprio, e poucos os que se salvam de serem chamados de fajutos dentro da mente do jovem.

Olhando assim parece só um adolescente descontente e revoltado, mas a escrita em primeira pessoa te transporta e faz sentir exatamente o que Holden sente. Não é só uma rebeldia, ele sente tristeza. Ele não quer se sentir sozinho e o tempo todo corre atrás de pessoas para preencherem o seu vazio.
Holden pode muitas e muitas vezes criticar as pessoas ao seu redor, mas o próprio admite sentir falta até das mais "fajutas" e odiaveis.

O protagonista apesar de por vezes ter atitudes e pensamentos que não são toleráveis atualmente (muito por conta da época em que o livro se passa) te faz sentir empatia por sua essência, e se identificar com ele.

Além disso, vale ressaltar que, para os fãs de games como eu, o personagem Jimmy Hopkins de Bully é muito inspirado em Holden (exceto pela violência do protagonista do jogo, coisa que não vemos em Holden que diz não ter culhões para tais atos).

É um livro que faz jus a sua fama e vale a pena ser lido.
ferohl 13/11/2023minha estante
é a melhor resenha q já li aqui

ferohl 13/11/2023minha estante
deu vontade de ler