O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

ladylazarusplath 14/01/2024

Fajuto, mas incrivelmente bacana
O apanhador no campo de centeio retrata minuciosamente os sentimentos de um adolescente perdido, solitário e muitas vezes incompreendido por seus conhecidos.

O livro é ótimo, a demasia de gírias na obra tornam a experiência de leitura fantástica, mas um pouco fatigante. A história em si é parada, não há acontecimentos surpreendentes.

Holden é um personagem completamente identificável! Afinal, quem nunca se sentiu terrivelmente deprimido, sozinho e incompreendido na adolescência?

Bem, acredito que todos nós, inclusive o meu camarada Caulfield, somos meio fajutos no fundo.

Eduzito 13/01/2024

Inesperadamente interessante
Eu pensei que seria um livro com um simbolismo mais escancarado, cheio de palavras bonitas, etc. Mas na verdade, o livro traz uma reflexão muito interessante sobre a vida, usando um vocabulário de um adolescente comum.
Apesar de ser chato no início o uso EXESSIVO de "tal" e "meio", com o tempo a gente se acostuma.
Mas no geral, é um livro meio legal e tal. Vale a pena a leitura

Camila 10/01/2024

Um fajuto que te mata
O que dizer do nosso amigo Holden Caufield? Esse garoto é o maior fajutão, fajuto pacas, mas aí ele vai e faz qualquer coisa que te mata e você fica com dó dele, depois dele te encher os nervos pra caraca, ele te deixa com dó dele e isso te mata, mata mesmo. O que dizer de O Apanhador no Campo de Centeio? O livro todo se passo no máximo em um fim de semana, é um plano sequência, cansativo e repetitivo, só melhora no final. Até que o Holden é um cara bacana, confuso e revoltado, mas lá no fundo muito bacana. O livro esconde alguns segredos e poucas pistas sutis são lançados ao longo da história, se nao estiver atento, é difícil enxergar os detalhes em meio a confusão do Holden, o melhor do livro fica assim, escondido em segundo plano.

Ka 10/01/2024

Esperava mais
Comprei o livro por pura curiosidade, pois ele é muito comentado. Vou considerar o livro como bom, a princípio a história do Holden não é muito atrativa, mas no decorrer você vai pegando uma feição.

bookstoer 09/01/2024

Eu também queria ser só um apanhador no campo de centeio.
Acho que me identifiquei com coisas demais desse livro, como um garoto de 18 anos que não sabe bem o que quer fazer da vida ainda fiquei bem pensativo em algumas partes e talvez eu tenha uma crise existencial mais tarde kk.

O final me deixou um pouco chateado talvez porque não termina bem fechadinho mas essa é a essência dele de ser o mais real possível como todas as gírias e xingamentos do protagonista.

Sinto que vou amar reler esse livro daqui alguns anos já que ele é tão pequeno e te envolve muito.

Sieg.sv 09/01/2024

Na primeira vez que li gostei mas ao mesmo tempo fiquei????????????????? Vou reler pra vê se compreendo melhor

aracnideos 09/01/2024

É tão fácil se identificar com o Holden, o protagonista. Me vi quando ele se distanciava das pessoas, fantasiava situações, tinha crises de identidade e era engraçadinho. Apesar disso, Holden também conseguia ser um grande chato impertinente, meio esnobe e egoísta quando queria. É um menino muito ambíguo. Eu queria dar uma de Phoebe e virar as costas pra ele, mas assim como a Phoebe eu voltava a simpatizar com o mlk.
Eu gosto de personagens assim, pra mim significa que eles foram muito bem escritos, o ser humano é assim mesmo, complexo.
Em relação ao final do livro, fez sentido pra mim. Holden é muito dramático, me fez pensar que ele é um sem futuro e por isso não achei que fosse ficar tudo bem no final, eu acreditei que ele morreria ou algo assim. Mas a realidade de quase todo jovem é essa, acreditar que tudo é o fim do mundo mas depois fica tudo bem e nossa mente entra em ordem. Os problemas são mais fáceis de resolver do que pensamos. Amei!!!! Só não dei 5 estrelas por causa da tradução.

Giiocg 08/01/2024

Holden é maluco
O livro e a história em si são bem legais mas eu particularmente não gostei muito da escrita, achei repetitiva. A história é sobre o Holden um garoto que é expulso da escola e aí ele vai te contando sobre vários momentos da vida dele, não é nada muito empolgante e os personagens também não são muito legais, mas é um bom livro.

Lety Valadares 08/01/2024

Minha primeira leitura de 2024
O livro narra o fim de semana de um jovem de 16 anos depois de ser expulso da escola.
Holden sai perambulando em Nova York e vive algumas experiências. Ele está vivendo um momento turbulento, seu psicológico está abalado, ele se sente perdido, e sente que não se encaixa em lugar nenhum.

literaliza 08/01/2024

?no duro?
Uma obra-prima escrita por J.D. Salinger e publicada em 1951. Narra a jornada emocional e existencial do protagonista, Holden Caulfield, um adolescente rebelde e sensível que luta contra a hipocrisia e a falsidade do mundo adulto. Ele odeia os adultos, o cinema e tudo que há de hipocrisia neste mundo.

Salinger habilmente captura a voz autêntica de um jovem confuso e alienado, mergulhando profundamente nos pensamentos e na psique de Holden. A narrativa em primeira pessoa permite que os leitores mergulhem nas angústias e na busca por autenticidade desse personagem complexo.

A crítica social presente na obra é atemporal. Salinger apresenta uma visão crítica da sociedade, expondo a superficialidade, a hipocrisia e as expectativas impostas pelos adultos, enquanto Holden luta para encontrar significado e autenticidade em um mundo que ele vê como falso e corrupto.

No entanto, algumas críticas à obra destacam sua natureza pessimista e a falta de resolução clara para as questões levantadas. A ambiguidade do final pode deixar alguns leitores insatisfeitos, pois não oferece uma conclusão definitiva para a jornada emocional de Holden. Entretanto, creio que a sacada lógica foi essa: a mente de um adolescente confuso, depressivo e como ela funciona.

Apesar disso, "O Apanhador no Campo de Centeio" continua a ser uma obra influente que ressoa com diferentes gerações, tocando temas universais como a transição para a idade adulta, a busca por identidade e a luta contra a alienação social.

No geral, é uma leitura poderosa que convida os leitores a refletirem sobre as complexidades da juventude, da sociedade e da busca pela verdadeira autenticidade em um mundo cheio de artifícios.

Erick Simões 07/01/2024

Um sentimento misto
O livro me despertou um sentimento misto, parece muito algo perfeito para um adolescente que vai se identificar com a rebeldia sem causa do personagem, porém para alguém já adulto é bem chatinho, apesar de pequenos momentos de humor que te trazem de volta para história.
Considerando como acabou eu não levei apenas como uma "novela adolescente" e isso me fez ter esse sentimento misto.
É uma boa leitura, mas não uma das melhores. Não entendi a paixão de tanta gente por esse livro.

Will 07/01/2024

A vida é medíocre e cretina, no duro.
?Você não gosta de nada que está acontecendo.
Quando ela disse isso fiquei ainda mais deprimido.?

Holden é um adolescente de 17 anos de saco cheio da escola, dos amigos, da vida e que acaba de ser expulso do colégio por reprovar em 4 matérias. Decide perambular pela cidade de New York antes de ter que retornar para casa e contar aos pais.
Mais que um adolescente problemático, vejo no Holden um adolescente problemático com depressão.
Ele teve uma grande perda em sua vida e desde então nunca mais as coisas foram as mesmas.
Vem de uma família rica, tem os melhores bens materiais, estuda nas melhores escolas, no entanto de que adianta isso tudo se acabamos perdendo quem amamos?
No decorrer do livro vemos o quanto Holden odeia e critica tudo e todos, ingere bebidas alcoólicas em excesso, se coloca em situações de risco, não dorme, não se alimenta bem, chora, tem crise de ansiedade, fica constantemente deprimido.
Um livro cuja leitura flui fácil e que nos traz a mensagem de que é preciso falar sobre saúde mental, inclusive na adolescência. Um adolescente reprovando de ano talvez não seja só um adolescente preguiçoso, provavelmente tem algo a mais acontecendo.

A vida é mesmo medíocre e cretina, cheia de hipocrisia, interesse e falsidade, no duro, mas ainda assim é possível encontrar a felicidade nas coisas mais simples e com certeza ela vale a pena.

Bia 06/01/2024

No duro mesmo, que livro bom!!!!?
Já tinha visto falar muito do apanhador no campo de centeio, até mesmo através de outros livros. E após ler entendo porque ele é tão citado nos livros. Ele merece a fama que tem.
Com uma narrativa fácil, senso de humor crítico extraordinários e conflitos de adolescente, o apanhador no campo de centeio trabalha de forma genial com momento reflexões da adolescência e principalmente sobre a vida.
O livro me surpreendeu e me prendeu do início ao fim. De fato um livro que dá vontade de sair recomendando, falando pra tudo mundo ler. Inclusive, se podem ler, leiam. Vale muito a pena.

Will 07/01/2024minha estante
Li esse livro quando tinha uns 20 anos e na época achei o Holden um chato. Hoje relendo aos 32 anos, vejo no Holden um cara que mais que um ?reclamão?, é um cara com depressão, que não consegue mais encontrar prazer na vida e nas coisas após a morte do irmão. Hoje em dia o livro teve outro significado pra mim e consegui gostar bem mais.