Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Lize 23/02/2022

Os Lusíadas
Sim, livro obrigatório dá escola é muito difícil de ler, mas incrivelmente eu consegui ler esse numa boa.
Não gostei da introdução do livro, muito fato histórico e uma leitura arrastada que fiquei duas semanas só nela.
Já a parte dos cantos eu consegui ler numa boa, tem um linguajar mais complicado sim, mas analisando cada estrofe como um todo foi mais simples de entender (com uma ajudinha também dos comentários e explicações que foram colocados no livro).
Assim, a parte histórica deste livro é mais chata de ler, porém quando entra nos cantos fica algo mais heroico e fantasioso, trazendo uma leitura mais fluída e também ritmada.

Marília 05/01/2022

Até que a leitura não foi tão difícil com as explicações. É uma leitura lenta porque fala de um outro tempo e modo de vida.

Livs 22/12/2021

Honestamente, leitura de texto épico não é pra mim, português menos ainda, mas também não posso deixar de exaltar a beleza do texto.

estercleite 15/11/2021

leitura pra a faculade
definiavamente não foi uma leitura que me entreteu. São muitos fatores que podem ter causado isso, como ter sido pra a faculdade, a maneira de organização do texto e etc. (nessa questão de como foi escrito, não crítico, porque ele foi feito pra ser assim, diferente, poético, metódico. mas não rolou pra mim). Além de que é uma história da qual não me interesso rs e o prof somente puxando o saco pra os portugueses acabou dando uma gastura. Tiveram muitos momentos que eu n fazia ideia do que tava lendo, mas só segui o fluxo hehe

Stephanie E. 11/11/2021

Saudosa terrinha
Afamada obra de Camões, um verdadeiro aventureiro.
Esse livro narra um pouco das aventuras vividas pelos navegadores em busca dos Caminho das Índias.
Bacana é ajudinha dos deuses romanos para o desenrolar da história.

Storil 23/10/2021

Gênio
Obra máxima de Camões e da poesia da língua portuguesa, Os Lusíadas constitui o poema mais abrangente e expressivo do humanismo renascentista, em que a expansão marítima de Portugal se transformou em monumento de imaginação e de arte literária.

O motivo central é a viagem de Vasco da Gama em busca do caminho para as Índias pelo Ocidente.

Poesia poderosamente épica, é considerada por todos a obra-prima de Camões. Os Lusíadas cantam uma coletividade, o "peito ilustre lusitano" em movimento, descobrindo o mundo. Leitura obrigatória.

asteuwick 21/10/2021

Leitura difícil
A história é muito boa, mas a leitura é complicada, eu só entendi algumas coisas, porque essa foi uma leitura mediada.
Juh 28/11/2021minha estante
Eu não entendi nada quando li mas pretendo ler novamente kkk

Paula 09/10/2021

Grandioso
Que obra espetacular, difícil de entender algumas partes, mas com certeza Camões era um homem de inteligência insuperável. Lendo a epopeia a gente se dá conta de tão grande foi o seu conhecimento para escrever essa maravilha. Mais pessoas deveriam ler esse livro, tem um pouco de tudo, história, ninfas, ilha dos amores, deuses, o gigante Adamastor, é muito incrível, é uma viagem mesmo!

Nana 06/10/2021

Bom, eu achei que seria uma leitura mais difícil. Sempre ouvi o pessoal falando que era uma leitura bem difícil...não sei se foi porque a minha professora mandou a obra adaptada, mas eu não tive dificuldades.
Eu gostei da história até, em algumas partes eu fiquei muito indignada com a forma como eles falavam das ninfas mas eu entendo que era o pensamento da época (o que não muda muito do pensamento ridículo dos dias de hoje).
Agora vamos ver como eu vou me sair na provakkkk
cath 06/10/2021minha estante
boa provaaaaa

Everton Gonçalves 22/09/2021

Edição comentada por Francisco de Sales Lencastre.
Neste volume encontram-se apenas os 5 primeiros cantos da obra.
É um grande clássico. Leitura extremamente pesada. O poema em si já é difícil, mas o esquema didático utilizado de fazer o comentário abaixo de cada estrofe faz com que a beleza poética entre as estrofes se percam. Os comentários ajudam a situar e acrescentam algumas informações muito úteis para entender, sobretudo as comparações e citações que são feitas ao longo dos cantos.

hagabrielah 22/09/2021

Tive que ler esta obra para uma disciplina na faculdade e, mesmo achando algumas partes maçantes, encantei-me com a escrita.
Eu já tinha lido outros sonetos de Camões então já esperava encontrar as palavras certas nos lugares certos hahah

Gaby 20/09/2021

Mais um clássico que li apesar de não ler clássicos li por conta da faculdade eu achei meio confuso então planejo reler

jascosmic 11/09/2021

nao entendi nada
li pra escola pra fzr a prova dboa e no final nem teve nada sobre o livro
n gostei mt nao achei mt formal mas fzr oq tem q ler

jotaefesanchez 28/08/2021

Inegável importância na literatura portuguesa
Clássico é clássico...

Ainda que eu não tenha o conhecimento técnico pra analisar os elementos desta obra, é facilmente perceptível, mesmo para um leigo, as qualidades de sua estrutura e narrativa.

Particularmente, posso dizer que gostei bastante, apesar de alguns elementos que soam estranhos depois de 500 da publicação, como a superficialidade da descrição dos povos pagãos da África e dos muçulmanos, por exemplo... Ou mesmo a mistura que soa "esquisita" com a interferência de Deuses da mitologia Grega/Romana.

Apesar de narrar feitos que muitas vezes podem não soar "empolgantes" do ponto de vista da aventura heróica, tem um charme único e cativante.