Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Clio0 21/01/2024

"As armas e os barões assinalados,(...)" e a minha mente se enche dos canhões de Tchaikovsky e eu tenho novamente quatorze anos, ouvindo minha professora de literatura (que todos chamavamos de Fofa) entrar na sala declamando esses versos que ressoam na alma.

Eu ouvia essa mulher recitar de memória sobre os perigos trazidos por Adamastor e as montanhas do Cabo das Tormentas tomavam a forma do gigante apaixonado. Percorria com dedos úmidos de suor sob o telhado de zinco da minha classe, os versos de tristeza horrorizada do destino de Inês de Castro, aquela que foi rainha depois de morta.

Mais de vinte anos já se passaram e eu não me lembro mais do seu nome, D. Fofa, porém o amor por essa maravilha literária permanece.

Outros poetas que me perdoem, mas Camões é fundamental.
preta velha 21/01/2024minha estante
que texto lindo! ?

Aline.Torre 21/01/2024minha estante
Que lindo ??????

Fábio 29/07/2011

Agora Inês é morta!

Os Lusíadas é a epopéia portuguesa escrita por Luís Vaz de Camões, principal nome do Quinhentismo português. Nesta obra, basicamente ele conta três histórias: Viagem de Vasco da Gama; História de Portugal e Luta dos Deuses do Olimpo.

Depois das grandes epopéias da Antiguidade (a Ilíada e a Odisséia, de Homero), a poesia épica raras vezes atingiu a altura a que se elevam 'Os Lusíadas'. Camões “O homem da pena e da espada” , isto é, além de escritor foi aventureiro (mas não navegou nesta que ele conta), faz 1102 estrofes de 8 versos, que são divididos nos 10 cantos, dedicado ao rei D. Sebastião, usa como musas, as Tágides, ninfas do rio Tejo. Vou destacar os episódios mais importantes e fazer sucintamente um comentário:

- Consílio dos Deuses:
Nesse é o que há mais emoção;

- Inês de Castro:
O mais lírico, no qual há mais sentimentos, fala-se de amor;

- Velho do Restelo:
Neste há um critica ao expansionismo português;

- Gigante Adamastor:
Sobre o Cabo das Tormentas, é o que tem mais mitologia;

- Ilha dos Amores:
Hora do recreio, descanso para os merecidos navegadores.

O momento e o assunto, ou seja, o Renascimento que fervilhava na época, e o episódio da conquista dos mares e avanços sobre terras distantes e desconhecidas, mais um poeta grandioso, foram os grandes ingredientes para esta magnífica obra. Todos que tem como língua materna o português, tem por obrigação pelo menos conhecer essa grande obra, na qual Camões mostra toda a sua erudição nas ciências humanas, realmente um clássico além-túmulo.

Marcos.Azeredo 18/11/2021minha estante
Os poemas líricos dele tambem muito bons.

Rogério do espeto 21/01/2022minha estante
Mano, eu li uma vez um poema de Inês, o melhor poema que eu já li, porém não encontro em lugar algum, apenas outros poemas

Diego 27/01/2021

Edição ótima!
Um clássico como este dispensa grandes comentários.
Talvez um conhecimento mais profundo das minúcias da história das navegações portuguesas evitasse um pouco de dispersão minha durante a leitura.
Mas é uma obra linda!
Além disso, está edição que li, toda realizada por mulheres, está ótima! Muitas explicações históricas e mitológicas necessárias às pessoas que, como eu, tem pouco mais que um verniz de cultura...
Leiam esta edição.
Livianmassafera 29/01/2021minha estante
Bom saber disso!

Julia Manjko 18/04/2023

Curto mas mesmo assim cansativo
Uso esses livros como uma amostra grátis , se gosto sempre vou procurar a versão completa no futuro, porém esse foi extremamente cansativo e entediante, parecia que tinha 1000 páginas.

Quase não consegui terminar, e olha que algumas partes pareciam que tinham muito potencial.

Acredito que o livro original trás muitos relatos importantes e sei que o livro foi um marco na literatura, porém não é um livro que vou buscar agora, quem sabe mais pra frente.

Stephanys27 17/12/2022

Esse livro não foi nada fácil, li em 3 versões diferentes e confesso que da história toda pouco absorvi. O modo de escrita é muito rebuscado e escrito em versos o que me atrapalhou bastante já que eu não sou uma leitora de poemas não sou nada familiarizada a este tipo de narrativa.
Naiara 17/12/2022minha estante
entao te dou oa parabens, voce colocou sua bandeira em uma obra que foi nao habitual, desconfortavel e conseguiu terminar, isso ja mostra o grande passo fora da bolha, um grande passo pro novo e é normal ser desconfortavel de começo.. parabens, nao foi uma obra em vao, aprendeu algo com ela rs, bom ou ruim rs...

anniechase_br 10/05/2023

Minha professora de Português me obrigou
Camões, nessa epopeia, canta as aventuras do povo Português no caminho para a Índia. Não sirvo de parâmetro para comentários sobre esse livro pois não curto poesia, mas, no que toca a História, é muito envolvente e nos ajuda a compreender mais o homem dos Descobrimentos

Dayse.Carla 26/03/2023

Um clássico para eu ler novamente daqui a alguns anos, se tivesse lido na adolescência não teria entendido metade do que já não entendi agora. Apenas minha opinião.

@bibliotecagrimoria 12/07/2021

Poema máximo da língua portuguesa
A riqueza da obra máxima de Camões é uma das leituras que mais exigirá do leitor de língua portuguesa.
Com referências que vão desde a história de Portugal até a mitologia grega, romana, passando por tradições africanas e asiáticas, o texto é de uma riqueza incomparável.
Um épico que se debruça na ousadia do povo português; conquistadores do mar (como diria Roger Crowley).
O texto pode incomodar devido a forma pejorativa que se refere ao povo islâmico africano, e outras tradições religiosas. Mas, deve-se levar em consideração a mentalidade da época, à qual nem mesmo tão sonhadores poetas, cujas mentes desconhecem as barreiras do tempo e do espaço, escapam.

Eduarda.Silva 03/08/2021

Uma epopeia riquíssima em vocabulário...
Os Lusíadas = Os Lusos = Os Portugueses

Diante ao classicismo, Camões escreveu essa epopeia (longa narrativa heroica), é considerado o maior poema épico da literatura portuguesa.

O poema é feito por 10 contos, divididos em 1102 estrofe de 8 versos em decassilabos, com as rimas em ABABABCC.

Distribuído em:

? Proposição: Mostra um povo heroico.

? Invocação: Musas, ninfas e outras coisas tiradas da influência greco-latina que Camões possuía.

? Dedicatória para Dom Sebastião: o objetivo era apenas que ele financiasse a obra.

? Narração: parte mais longa, narrando diversos fatos e acontecimentos.

? Epílogo: visão negativista.

Também podemos observar sua rigidez formal e vocabular, Camões explorava as palavras deixando sua obra extremamente rica e com poucas repetições.

madalenab14 09/05/2023

Os Lusíadas
Se eu não tirar bom no domínio desta desgraça, eu queimo este livro ?.

questa merda oh Camões, podias ter perdido o cérebro em vez do olho, filho.

update: tive muito bom no domínio desta merda ??

Nimbus 06/06/2021

Come on, Camões
Quando li a Iliada, me senti inserido naquele universo e conseguia entender a riquesa e a importância daquela história, o mesmo não aconteceu com a leitura de Os Lusiadas.
  Muito provavelmente eu não estou pronto pra entender a riquesa dessa obra, mas os acontecimentos não são tão interessantes (talvez só o encontro com o gigante ou quando eles veem a máquina do mundo) e os protagonistas não tem graça nenhuma.
  É perceptível as várias influências dos gregos e romanos e, diferentemente da iliada e da odisseia, aqui o autor comenta e lamenta algumas ocasiões - o que é interessante para entender o pensamento do período.
Não me arrependo de ter lido visto que agora eu tenho uma certa noção de como era o pensamento naquele período das grandes navegações, mas também não é um livro que eu recomendaria fácil pra alguém.

Evy 20/01/2011

"Põe-me onde se use toda a feridade,
Entre leões e tigres, e verei
Se neles achar posso a piedade
Que entre peitos humanos não achei".

Tenho que confessar que me apaixonei de verdade por esta obra com o episódio de Inês de Castro, contado de forma tão bela e poética por Camões que é impossível não se comover e se apaixonar! É claro que a obra não é bonita apenas neste ponto, afinal é composta por dez cantos poéticos onde a ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal. Uma leitura recomendada para quem gosta de poesia!

@jmich3l 14/04/2020

Epopeia épica
Os Lusíadas é uma obra narrativa, narrada principalmente por Camões.
Sua estrutura é constituída por dez partes chamadas cantos. Cada canto tem um número variável de estrofes. As entrâncias possuem oito versos e a rima é cruzada nos seis primeiros e emparelhada nos dois últimos, sendo cada verso constituído por decassílabos.
É nessa estrutura impecável que Camões conta um pouco da história de Portugal e narra os caminhos que levam a descoberta marítima para a Índia por Vasco da Gama.